APÓS DUAS SEMANAS ÀS ESCURAS, ILUMINAÇÃO DA SERRA DO RIO DO RASTRO SERÁ REVITALIZADA - CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DISCUTE A ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CURRICULAR - 1º PEDALANDO PELA VIDA: MAIS DE 200 CICLISTA SÃO ESPERADOS NA PRAIA DO ROSA - CRICIÚMA TERÁ PRIMEIRO PARQUE GASTRONÔMICO DE CONTAINERS DO ESTADO - GRUPO ABBA ESTÁ DE VOLTA APÓS 35 ANOS SEPARADOS. SERÁ VERDADE? - UM LINDO E HONROSO CONVITE DOS NOIVOS MARIANA E GEOVANI.


CONVÊNIO DEVE REGULARIZAR O TRANSPORTE DE BALSA ENTRE IMBITUBA E IMARUÍ
A travessia de balsa, que é oferecida diariamente, entre os municípios de Imbituba e Imaruí, foi motivo de reclamação por parte dos moradores no último domingo (29). Isso porque, o serviço precisou ser interrompido por falta de funcionários. A Marinha determina que a passagem pelo Rio D’una seja feita com, no mínimo, dois profissionais habilitados. O problema é que, de uns tempos para cá, a prefeitura de Imaruí não tem conseguido atingir o número mínimo de trabalhadores na condução da balsa. Situação que ocorreu no último fim de semana. Como apenas um dos funcionários apareceu para o trabalho, o serviço não pôde ser executado. Como a balsa é de propriedade da prefeitura de Imbituba, o chefe do executivo pediu explicações sobre o caso. “Nós estamos cumprindo a nossa parte, inclusive com funcionários habilitados pela carteira da marinha. O assunto precisa ser resolvido. Primeiro, para que as pessoas não corram qualquer risco e, segundo, para que os moradores tenham o direito de ir e vir”, informou o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior. 
PRODUÇÃO DE MANIPULAÇÃO E FARMÁCIA SÃO LUIZ, RUA IRINEU BORNHAUSEN, NO CENTRO DA CIDADE. O MILAGREIRO SÃO LUIZ TAMBÉM É ENCONTRADO NAS FARMÁCIAS DE IMBITUBA.
----------------------------------------------------
Desde que a balsa começou a funcionar, há cerca de 50 anos, existe um acordo informal entre os municípios de Imbituba e Imaruí, para que o serviço seja oferecido à comunidade. Em dias alternados, funcionários de cada prefeitura se revezam na atividade. Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (30), o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior e o vice-prefeito de Imaruí, Juaci do Amaral, estiveram reunidos para tratar do assunto. Amaral sugeriu ao chefe do executivo, o repasse de um valor para a manutenção do serviço. Em contrapartida, a prefeitura de Imbituba assumiria, completamente, a administração dos funcionários da balsa. “Nós fizemos uma proposta, onde nós passaríamos um valor determinado e Imbituba contrataria todos os funcionários da balsa. Agora, a prefeitura de Imbituba vai elaborar a minuta de um convênio, que passará pelo aval das duas câmaras de vereadores”, informou o vice-prefeito de Imaruí, Juaci do Amaral. Na reunião, ficou acertado ainda que o município de Imaruí vai manter o trabalho e que, esta semana, os balseiros serão chamados para uma conversa. Os funcionários serão orientados a não interromperem mais o serviço, pelos menos, até que a situação seja definida entre as duas prefeituras.
GAROPABA COMEMOROU TEMPORADA DE BALEIAS FRANCAS COM VÁRIAS ATRAÇÕES.
A programação começou sábado e inclui uma caminhada cultural guiada para observação de baleias no Costão da Vigia. A programação especial teve as boas-vindas para as baleias-francas. As atividades começaram a partir das 12h no Centro Histórico e incluiu caminhada para observação e uma série de atrações culturais, gastronômicas e de oficinas. Entre as opções agendadas foram realizadas palestras sobre a baleia-franca e os oceanos, oficinas e exposições temática. Além disso, ouve degustação de pratos típicos apresentações culturais de dança, teatro e música. Um dos destaques foi a caminhada cultural guiada para observação de baleias no Costão da Vigia. O avistamento da baleia-franca, uma das espécies de cetáceos ameaçada de extinção, foi uma das atrações da natureza dessa época do ano nas praias da cidade. 
A temporada de visitas na costa do Litoral Sul catarinense ocorre de junho a novembro, onde centenas de baleias da espécie franca deixam as águas geladas da Patagônia e vêm dar à luz e amamentar seus filhotes. A programação: 12h – Degustação de pratos típicos nos restaurantes do Centro Histórico; 13h – Caminhada cultural guiada para observação de baleias no Costão da Vigia; 14h – Benção do padre, com leitura da carta de boas vindas e execução do Hino de Garopaba; 14h30 – Lançamento dos roteiros culturais TOBTerra na Costa Catarina, mostra e comercialização de produtos típicos dos artesãos e produtores da Costa Catarina; 15h – Esquete teatral “Garopaba, uma história para contar” (roteiro e direção de Eveline Klein); 16h – Apresentação do Ballet Arco- Íris/Academia Pinguirito “Homenagem à Baleia Franca”; 17h – Contação de histórias sobre as baleias: representantes das comunidades tradicionais; 18h – Yoga pela paz das baleias e da comunidade; 19h – Shows musicais com Kaala Shaw, Josimar, Pedro Oliveira, Rock Brothers e Resilientes; 22h- Encerramento. Fonte: G1 SC
APÓS DUAS SEMANAS ÀS ESCURAS, ILUMINAÇÃO DA SERRA DO RIO DO RASTRO SERÁ REVITALIZADA.
Cabos, postes e lâmpadas receberão manutenção e iluminação será reativada nos próximos dias. Empresa de Orleans ficará responsável pelos trabalhos. Após duas semanas totalmente às escuras, o trecho da SC-390, que abrange a Serra do Rio do Rastro, receberá revitalização no sistema de iluminação. Considerada uma das estradas mais espetaculares do mundo pela sua beleza, o trecho que liga Lauro Müller a Bom Jardim da Serra tem sido sinônimo de perigo durante a noite. Segundo o Gerente da Divisão Técnica da Celesc na Regional de Criciúma, Jânio Canela, os trabalhos devem iniciar ainda nesta semana e serão executados por uma empresa de Orleans. “Será uma manutenção geral. A troca de cabos, lampadas, recolocação de postes caídos e o restabelecimento da energia. Não vamos alterar nada e somente recuperar aquilo que estava danificado”, afirma. Os danos registrados na estrutura são oriundos, conforme a Celesc, da ação da natureza, como deslizamento de pedras e o vento. Canela destacou a existência de um projeto de revitalização geral da iluminação da Serra com lampadas de led e refletores para evidenciar a beleza da encosta da ser, mas está parado. “Foi desenvolvido um projeto moderno para ser refeito tudo, mas de momento não sabemos quando isso poderá acontecer”, finaliza Canela. Quanto a previsão de retorno à normalidade, a Celesc afirma que é incerto. O tempo dependerá dos danos encontrados pela empresa contratada para executar o serviço.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DISCUTE A ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CURRICULAR DE IMBITUBA.
A Secretaria Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) promoveu a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Imbituba. Essa atualização integra a “Proposta Curricular Municipal”, iniciada em 2017. Para os professores que trabalham nas creches, o tema abordado foi o cotidiano e a rotina na educação infantil. Já para os docentes do ensino fundamental (1º ao 5º ano), os orientadores trabalharam a alfabetização e o letramento, com a visão geral das áreas.Toda a formação foi realizada com o auxílio de profissionais especializados nos temas abordados. Os assuntos apresentados em sala de aula foram debatidos com base na atual Proposta Curricular de Imbituba, de Santa Catarina e da Base Nacional Comum Curricular. “Uma proposta curricular deve romper com a lógica histórica de organização da escola. 
A nossa intenção é construir este novo jeito de caminhar, procurando desenvolver um planejamento articulado com todas áreas de conhecimento”, informou o Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Filipe Dias Antônio. Ao longo do trabalho, as formadoras foram orientadas pelos técnicos do SEDUCE a iniciarem uma discussão sobre as bases teóricas que subsidiam a Proposta Curricular de Imbituba e os principais conceitos das áreas do conhecimento. “Esperamos que, no mês de setembro, tenhamos o documento preliminar da Proposta Curricular de Imbituba, que está sendo construída a muitas mãos. Afinal, trata-se de um documento tão importante que irá nortear as ações docentes em sala de aula, e só sai do papel se tiver na sua essência a produção coletiva”, ratificou o secretário.
1º PEDALANDO PELA VIDA: MAIS DE 200 CICLISTA SÃO ESPERADOS NA PRAIA DO ROSA.
O evento, que acontece há mais de cinco anos em Gravatal, será realizado, pela primeira vez, na Praia do Rosa, em Imbituba. O “Pedalando pela Vida” é uma volta ciclística com foco na ação social. As pessoas que, antes da inscrição, fizeram a doação de sangue em algum posto de captação do Hemosc, receberão, junto ao kit básico, uma camiseta especial. “Ao longo dos cinco anos do evento, mais de 4000 pessoas foram beneficiadas com as doações de sangue. A ideia é que esse tipo de ação se espalhe cada vez mais”, informou Rafael Zimmer, organizador do evento na Praia do Rosa. A volta ciclística, marcada para o dia 5 de agosto, terá um percurso de 25 quilômetros por cenários paradisíacos de Imbituba. A prova passará pelas praias do Rosa, Ouvidor, Luz e Ibiraquera. Até agora, 200 ciclistas já se inscreveram para a prova. Mas a expectativa da organização é que o evento tenha, no máximo, 250 participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.riscozeroadventure.com.br.
SERVENTES E MERENDEIRAS RECEBEM CAPACITAÇÃO.
Com o objetivo de qualificar as serventes e merendeiras de Imbituba, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SECUCE), realizou a primeira etapa do curso de formação e capacitação para as profissionais que trabalham nas instituições de ensino do município. No primeiro momento, as serventes e merendeiras assistiram a uma palestra com a psicóloga Luciana Tokarski, com o tema “Viver Brilhantemente”. Na sequência, houve atividades em grupo, para testar os conhecimentos sobre alimentação escolar. Em seguida, as agrônomas, Marlene Borges, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável Agrícola e da Pesca, e Priscila Lang Scoz, da EPAGRI, falaram sobre compostagem e meio ambiente. O encontro ainda contou com a palestra do Sargento Mattos, do Corpo de Bombeiros de Imbituba, que tratou das noções básicas de combate a incêndio, queimaduras e tratamento. Na segunda etapa do curso de formação e capacitação, foi realizada a elaboração de novas receitas, tais como, bife verde, estrogonofe de legumes, torta de macarrão com frango, bolo de cenoura integral, bolo de laranja sem glúten e leite, suco mix de laranja cenoura e maçã, entre outras. A capacitação foi coordenada pelas nutricionistas da SEDUCE.
A culinária gourmet de rua segue como a grande tendência do universo da gastronomia. Após a febre dos food trucks, um novo modelo de negócio desponta no segmento com a migração dos veículos para pontos fixos: os food parks. Criciúma, no Sul catarinense, aderiu a novidade e inaugura, em agosto, o primeiro parque gastronômico 100% emcontainers do estado. Idealizado pelo empresário Marcos Mendonça, o Container Food Park, já em fase de finalização, está localizado na Rua José Mezari, no bairro Próspera, ao lado do Parque das Nações, em uma área de aproximadamente 2,2 mil metros quadrados. A Praça de Alimentação do mais novo point gastronômico da região terá espaço para até 16 estabelecimentos divididos em oito containers. Entre as opções gourmet já confirmadas estão: hambúrgueres; pizzas; espetinhos; cachorro-quente; batata recheada; comida de boteco; culinárias árabe e oriental; açaí; sorvetes; doces; crepes; tapiocas; cafés; chopes e cervejas artesanais. 
Em formato de arena, o Container Food Park vai contar com áreas coberta e externa, com capacidade para mais de 200 pessoas. Destaque para Praça de Alimentação, Espaço Kids, palco para atrações musicais, além de amplo estacionamento para garantir conforto e comodidade aos visitantes. “Fomos em busca de inspirações em São Paulo e Curitiba, cidades precursoras do food park no Brasil. É uma tendência mundial de sucesso que vai ajudar a movimentar o setor de gastronomia e lazer de Criciúma e região”, afirma Mendonça. O Container Food Park vai funcionar de quarta a segunda, das 18 horas às 24 horas, com possibilidade de ampliação do horário aos fins de semana. A inauguração está prevista para a segunda quinzena de agosto, em data ainda a ser definida e divulgada. 
Outras informações podem ser obtidas nas redes sociais do empreendimento: @containerfoodparque. Localização privilegiada. O primeiro parque gastronômico exclusivamente de containers do estado possui localização privilegiada em Criciúma, na chamada “Rua de Eventos”, projeto da Prefeitura Municipal que deve ser concluído em setembro. Paralela ao Parque das Nações, no bairro Próspera, a Rua José Mezari faz ligação entre duas avenidas - a Centenário e a Gabriel Zanette – e terá estrutura diferenciada para receber eventos sazonais. Já pavimentada, com cerca de 400 metros de extensão e 20 de largura, a via deve ganhar ainda arquibancada, além de embelezamento. “A escolha do local foi estratégica, tendo em vista os variados eventos que serão promovidos na própria rua, mas também no Parque das Nações”, revela Mendonça. Fonte: Engeplus. Foto: Divulgação.
GRUPO ABBA ESTÁ DE VOLTA APÓS 35 ANOS SEPARADOS. SERÁ VERDADE?
Após 35 anos sem reunião para novas produções, o grupo pop sueco Abba está de volta com duas músicas inéditas. No Instagram da banda, nesta sexta-feira, 27, os integrantes anunciaram que as canções já estão prontas. Em um comunicado assinado pelos quatro músicos, o grupo revelou também que as canções serão apresentadas somente em dezembro em um programa de televisão produzido pela NBC e BBC. "A decisão de avançar com o emocionante projeto de turnê de avatar do Abba teve uma conseqüência inesperada. Todos sentimos que, depois de 35 anos, seria divertido unir forças e entrar no estúdio de gravação. Então nós fizemos. E foi como se o tempo tivesse parado e tivéssemos ficado fora apenas em um curto feriado. Uma experiência extremamente alegre!, cravou o comunicado. O mundo da música ficou em polvorosa já imaginando tamanha extravagância setentista de volta em pleno 2018. Porém, não é bem assim. Os primeiros rumores foram de uma possível turnê de reunião e uma participação no festival Glastonbury, após o grupo revelar que estava trabalhando no seu primeiro material inédito em 35 anos. 

Porta-voz e empresário da banda, Gorel Hanser foi enfático quanto aos rumores: Não, definitivamente não irá acontecer [a reunião no Glastonbury]. Nós precisamos lembrar como eles eram na década de 1970, e ouvir como cantam hoje. Com tantas reuniões acontecendo e um anúncio de músicas novas, foi apenas natural que todos imaginassem uma turnê dos intérpretes de clássicos como “Mamma Mia” e “Dancing Queen”, mas parece que tudo que teremos do ABBA “ao vivo” será mesmo a turnê de hologramas da banda. Quarteto volta aos estúdios para duas músicas inéditas. Encontro foi divulgado através do Instagram do grupo. As duas músicas inéditas devem ser lançadas no fim do ano. A notícia, que pegou até quem torcia o nariz para os suecos de surpresa, chegou através de uma nota simples de imprensa, ressaltando o trabalho com avatares que o grupo está preparando e que deve ser lançado no ano que vem. “Nós quatro achamos que, depois de 35 anos, pode ser divertido unir forças de novo e entrar num estúdio de gravação. Então fizemos isso“, diz a nota. Ela ainda indica também o nome de uma das duas novas músicas da banda: “I Still Have Faith in You”, que será apresentada em um programa de TV. Fonte: PG2.
UM LINDO E HONROSO CONVITE DOS NOIVOS MARIANA SILVA PIRES E GEOVANI FRETTA.
Casar já é lindo, poder participar da celebração, melhor ainda. É assim que a Pretta e eu nos sentimos desde às 20h30 de ontem (segunda-feira, dia 30 de julho), com a visita dos noivos Mariana Silva Pires e Geovani Fretta, acompanhados dos pais da noiva, nos convidando para assumirmos a função de comentaristas do enlace matrimonial do enamorado casal, dia 1º de setembro às 20h na Igreja Sant´Ana, de Vila Nova. É claro que aceitamos na hora, por termos a certeza que entendemos um pouco de amor e como Mariana e Geovani transpiram o verdadeiro amor, a nossa resposta não poderia ser outra, se não o Sim. Querido casal, para nós é uma honra, fazermos parte da realização desse sonho, sonhado desde o primeiro olhar, fortalecido a cada segundo, minuto, horas, dias, semanas, meses e anos. É claro que lá estaremos e fica aqui a nossa promessa, ajudar vocês a santificar o casamento sonhado e mais, sermos exemplo, assim como seus pais, Kátia e Nóca, Sirlete e Vânio, para que o casamento sonhado seja infinito e abençoado por Deus. Como diz o convite que nos foi formulado e entregue com uns doces mimos protegidos por uma linda caixa decorada ao estilo nupcial, com um maravilhoso texto: 
Gervázio e Pretta, em nossa trajetória estivemos cercados por diversas pessoas que têm grande importância na construção dessa história e vocês cultivaram um lugar especial. Agora que estamos prestes a iniciar nossa vida à dois, sob as bênçãos de nossos pais e Deus, ficaríamos honrados de ter nossa celebração religiosa de casamento conduzida por vocês, que são pessoas que acima de tudo crêem no Amor e que ao longo de tantos anos de vivência no Movimento de Irmãos, com um casamento sólido e uma família linda, se deixam envolver delicadamente com cada história que os casais trazem para contar. Sabemos que os celebrantes são aqueles que enaltecem e conduzem a cerimônia, fazendo do momento um evento inesquecível, tanto para os noivos como para os convidados. Portanto, com suas belas vozes, sua linda história matrimonial, a amizade verdadeira com nossos pais e o carinho e respeito que sentimos por vocês, lhes fizemos esse convite. ACEITAM SER NOSSOS COMENTARISTAS NA IGREJA DE SANT´ANA, dia 01/09/2018? Com carinho, Geovani & Mariani. 
Obs. Aceitamos na hora e agora publicamente. Além da honra é com muita emoção e alegria o nosso Sim, queridos noivos. Que Deus os abençoe sempre na sua trajetória de marido e mulher. Amém.


0 comentários: