VENDAVAL E CHUVAS ATINGEM LAURO MULLER, TREVISO E SIDERÓPOLIS NO SUL DO ESTADO. DEFESA CIVIL REGIONAL COORDENADA PELO IMBITUBENSE ROSINEI DA SILVEIRA DE CRICIÚMA DÁ SUPORTE AS CIDADES - TSE LIVRA MICHEL TEMER DE CASSAÇÃO DE MANDATO, MAS PRESIDENTE AINDA NÃO ESTÁ TOTALMENTE LIVRE VAI ENFRENTAR OUTROS PROCESSOS - CONHEÇAM OS VISITANTES DO BLOG.

O aniversário de um cara que pensa ser durão, mas é dono de um grande coração.
O que dizer de um cara que cresceu profissionalmente ao nosso lado? Quando iniciei as minhas atividades na comunicação em Imbituba, 1981, ele (nos seus 14, 15 anos de idade), transitava nos departamentos da Rádio Difusora de Imbituba (hoje) Difusora Bandeirantes. Irmão do Diretor Gerente Carlos Alberto da Silva, o Dr. Carlinhos, Osny Silva se mostrou interessado em trabalhar no Rádio, com excessão de um tempo em que trabalhou na Companhia Docas de Imbituba, nos demais anos, até os dias de hoje a sua vida respira rádio. Com ele, trabalhamos juntos por 24 anos ininterruptamente, a princípio nos fazendo o trabalho de sonoplastia (técnico de som), depois nos microfones apresentando programas, entre eles o de esporte, inicialmente como um excelente repórter esportivo e mais tarde na narração (se não foi o melhor), estava entre os melhores da região, ele narrando, Sidnei Souza, Rui Prates e Flávio Maurício alternados nas reportagens de campo e nós nos comentários, viajamos por várias cidades do Estado, cobrindo a participação do Imbituba Atlético Clube no Campeonato Catarinense de Futebol nos anos 80 e 90, também trabalhamos fora do estado e a transmissão que nos marca até hoje é a partida de despedida do jogador Zico do futebol e que envolveu vários craques do mundo do futebol, nacional e internacional, disputado no Maracanã, que contou com a presença do radialista, hoje em Braço do Norte, Luiz Antônio Brescianini em jogo inesquecível 
para quem participou e trabalhou nesta grande jornada esportiva. Ainda na Rádio Difusora, por sua dedicação e profissionalismo, assumiu a Gerência Artística da emissora, responsável pelo seu desenvolvimento logístico. Dono de um coração do seu tamanho proporcionou oportunidades para muitos profissionais assumir os microfones da emissora, entre eles, os narradores esportivos J. Custódio e Rui Prates, Charles David, Álvaro Prates, Fernando Paraíba e Renildo Ferreira, todos trabalhando até hoje na área de comunicação. Falador, crítico, habituado a falar alto e quem não o conhece, não consegue entender as suas atitudes, mas basta se aproximar para conhecer um cara sensível, gente boa, bom marido, pai, avô e se você precisar ele tira a camisa e te dá. Do seu namoro com a esposa Sueli, acompanhamos dos primeiros dias passando pelo noivado, casamento, o nascimento dos filhos Régis e Amanda, do neto Davi, filho da nora Ana Paula (Régis) e Bodas de Prata. Hoje Osny Silva é um dos gerentes da Rádio 89.30 FM de Imbituba e apresenta com a esposa Sueli nas manhãs de segunda a sábado o programa Sucesso de Revistas, que eles transportaram da Rádio Difusora AM para a 89 FM. 
Pois é, parceiro, hoje é o seu aniversário, 52 anos de uma bela história, muitos deles, acompanhados por nós. Amigo Osny Silva Filho, parabéns e que Deus te abençoe sempre ao lado desta maravilhosa família e proteja sempre este vozeirão. A homenagem apaixonada da esposa dedicada Sueli Só um amor verdadeiro como o nosso resiste ao tempo, por isso hoje eu quero comemorar mais um ano da sua vida com muita alegria. Nosso amor só tem crescido com os anos e me alegra ver você cada vez mais atencioso e amoroso. Você é um exemplo de homem para todos que o conhecem e o melhor esposo que alguém pode ter. Chega de propaganda! Kkkk. Feliz aniversário, meu AMOR.
Sobe para 97 o número de cidades atingidas por vendaval e chuva
O último relatório divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, às 8 horas desta sexta-feira, mostra que subiu para 97 o número de municípios prejudicados pela chuva e pelos ventos fortes. Ao todo, 31.729 pessoas foram atingidas. Segundo o relatório anterior, divulgado às 17 horas dessa quinta-feira, dia 8, eram 93 cidades e 31,6 mil pessoas afetadas de alguma forma pelos eventos climáticos. O número de desalojados e desabrigados continua o mesmo: 21.631 pessoas transferidas para casas de parentes ou amigos e 2.667 atendidas em abrigos públicos. Até o momento, houve estragos em 9.163 residências. "Geralmente, os meses do final de outono são mais secos e mais frios. O que ocorreu no final no mês de maio foi excepcional. Choveu quase 3,5 vezes acima do que é esperado para o mês de maio. A chuva seguiu nesta primeira semana de junho, causando esse transtorno grande ao Estado. Só nos primeiros 8 dias de junho, choveu duas vezes mais do que o previsto para o mês", explica o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram.Abrigos: Lages: 6 abrigos com 406 pessoas Rio do Sul: 22 abrigos com 1.079 pessoas Rio do Oeste: 3 abrigos com 186 pessoas Laurentino: 4 abrigos com 87 pessoas Agronômica: 1 abrigo com 97 pessoas Taió: 2 abrigos com 24 pessoas Correia Pinto: 6 abrigos com 88 pessoas Ituporanga: 9 abrigos com 121 pessoas Otacílio Costa: 1 abrigo com 21 pessoas Lontras: 5 abrigos com 255 pessoas Tangará: 1 abrigo com 11 pessoas 
Ocorrências: 6 registros de vendaval 10 registros de alagamento 11 registros de enxurrada 15 registros de chuva intensa 26 registros de inundação 45 registros de deslizamentos Barragens (leitura das 8h de 09/06): - Vale Sul Montante: 31.28m Jusante: 2.15m Lâmina vertedouro: 0,28m Comportas abertas: 5 Comportas fechadas: 0 Canal extravasor: fechado Tempo: bom Pluviometria: 0.0mm Reservatório: 100% - Vale Oeste Montante: 19.18m Jusante: 7.50m Comportas abertas: 7 Comportas fechadas: 0 Canal extravasor: fechado Tempo: nublado Pluviometria: 0.0mm Reservatório: 70% - Vale Norte: (18h) Montante: 14.60m Jusante: sem régua Comportas abertas: 0 Comportas fechadas: 2 Tempo: chuvoso Reservatório: 14% Nível dos rios: Taió: 7.08m Rio do Oeste: 7.64m Ituporanga: 2m Rio do Sul: 7.65m Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina. Fonte: Defesa Civil. Foto: James Tavares.
OLHA QUEM ESTÁ NO QUADRO VISITAS DO BLOG DO GERVÁZIO PLÁCIDO.
Adriana Dalbosco e Géo Gonçalves, relembrando a viagem de março no navio Costa Fascinosa, inesquecível. 2 - Karina e Anderson Lima, os imbitubenses radicados em Joinville, em visita ao nosso blog. 3 - João Anisio e Joana Medeiros de Souza, comemorando os 34 anos de casamento com as filhas Letícia e o maridoTales Campos, Gisele e o marido Victor André Pereira, no final de semana. 4 - Lupércio Borges, comemorando os seus 50 anos de vida com amigos do Movimento de Irmãos em Imbituba. 5 - Campeão mundial pelo Flamengo Lico, presenteando o amigo Pedrinho da Ki Sabor, com a camisa do Mengão assinado pelos campeões. 6 - Selma David Lemos, comemorando o aniversário da irmã Célia David da Silva. Sejam todos bem vindos.
















Neva por 15 minutos na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller
Fato aconteceu próximo das 14 horas desta sexta-feira (09). A neve que cai desde o inicio da tarde desta sexta-feira (09), também foi registrada em um dos pontos turísticos mais visitados do país e considerada uma das estradas mais espetaculares do mundo: a Serra do Rio do Rastro. O fenômeno atingiu o trecho mais elevado da SC-390, em Lauro Müller, por volta das 13h50min, perdurando por aproximadamente 15 minutos. Conforme a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Bom Jardim da Serra, as condições climáticas podem causar transtornos aos motoristas e, consequentemente as turistas que procuram o topo da serra. 
“A sensação térmica na rua é horrível. A neve não se acumulou até em função do vento forte que atinge essa região. A sensação térmica deve estar próximo dos -10°C, já que a temperatura aqui no posto é de 1°C, neste momento”, relata o Sargento Aurélio. Atenção no tráfego. Mesmo com as adversidades, o trânsito flui normalmente na rodovia. Segundo a PMRv, os motociclistas devem ter cuidado com as rajadas de vento. Quanto ao possível congelamento da água em alguns pontos da pista, o Sargento Aurélio esclarece que medidas de precaução, podem ser tomadas. “Dependendo da situação, podemos utilizar sal na pista para evitar acidentes em função da formação de gelo. O condutor deve sempre trafegar em baixa velocidade redobrar a atenção”, lembra o policial. Mais cedo, a neve caiu em Urupema, Urubici e São Joaquim.
Prefeito Jaimir Comin decreta Situação de Emergência em Treviso.
Prejuízos causados pelo vendaval desta quinta-feira ainda são contabilizados pelas equipes da prefeitura e moradores. O prefeito de Treviso, Jaimir Comin, acaba de assinar o Decreto 348/17 que instala a Situação de Emergência na cidade. O motivo é o vendaval que atingiu o município no fim da tarde de quinta-feira (8) e deixou estragos por vários bairros. Casas, estabelecimentos comerciais, empresas e sedes de órgãos públicos tiveram telhas arrancadas, vidros quebrados e paredes derrubadas. Dezenas de árvores caíram e bloquearam estradas. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. “Desde o momento em que o vento acalmou, no início da noite de ontem, nós já estávamos nas ruas oferecendo ajuda para aqueles que estavam em situação de perigo. A equipe da Secretaria de Obras auxiliou na retirada das árvores do meio das estradas e outra equipe providenciou as lonas para as casas destelhadas. 
Não temos, até então, o registro de nenhum morador que esteja desalojado ou desabrigado, mas os estragos foram muito grandes e o decreto de emergência é necessário para que possamos receber ajuda do Governo do Estado e do Governo Federal”, afirma o prefeito. O coordenador regional da Defesa Civil Estadual, Rosinei da Silveira, esteve hoje pela manhã no município e orientou a equipe da coordenação municipal sobre como proceder nesse caso. Duas equipes foram montadas para solucionar om problema do município.
 Sábado e domingo dedicado aos namorados, o Restaurante e Pizzaria Marcão, do amigo Clésio, está oferecendo 105 de desconto em qualquer pedido disponibilizado no cardápio Marcão. Além da excelente música ao vivo das 21h às 24h com o cantor Lucas Guimarães. Tire a sua esposa, noiva ou namorada da cozinha e você ficará livre de lavar a louça, saboreando os deliciosos pratos assinados pelo Clésio. 
Segundo Rosinei da Silveira, eles foram em todas as residências para cadastrar os moradores que foram prejudicados pelo vendaval. Agora no meio da tarde nós nos reunimos novamente para cadastrar esses prejuízos e enviar para o Governo do Estado. A Defesa Civil de Lauro Müller também está nos ajudando”, comenta o coordenador municipal da Defesa Civil, Vinicius Pasquali. Os bairros mais afetados foram Rio Manin, Santa Cruz, São Vitor, Santa Bárbara, Rio Dória e Centro. O acontecimento prejudicou o fornecimento de energia elétrica, deixando a cidade sem luz das 16h às 18h40min de quinta-feira. A Cooperativa de Eletrificação Rural de Treviso (Certrel) trabalha com a ajuda de técnicos da Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal) no restabelecimento da normalidade. 
As comunicações telefônicas foram afetadas e até esta sexta-feira algumas operadoras de telefonia móvel ainda não funcionam na cidade.A queda de um poste de energia elétrica na estação de tratamento do Samae fez queimar dois equipamentos que precisaram ser substituídos e, por conta do serviço, o abastecimento de água também teve que ser interrompido. O Corpo de Bombeiros de Criciúma foi acionado para auxiliar o município no corte de árvores que ainda atrapalham o trânsito em algumas localidades. “Todas as atenções dos funcionários da prefeitura agora estão voltadas a diminuir os danos ocorridos. O mais importante é que ninguém se machucou, mas é muito triste ver tanta destruição. Com certeza o trabalho da prefeitura se estenderá pelo fim de semana e vamos conseguir nos reerguer”, finaliza o prefeito. Colaboração: Bruna Borges – Assessora de Imprensa  da Prefeitura de Lauro Müller
Por 4 votos a 3, TSE rejeita cassação da chapa Dilma-Temer na eleição de 2014.
Maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral entendeu que não houve abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral, como argumentava o PSDB no pedido de cassação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu nesta sexta-feira (9), por 4 votos a 3, a ex-presidente Dilma Rousseff e o presidente Michel Temer da acusação de abuso de poder político e econômico na campanha de 2014. A maioria dos ministros considerou que não houve lesão ao equilíbrio da disputa e, com isso, livrou Temer da perda do atual mandato e Dilma da inegibilidade por 8 anos. O voto que desempatou o julgamento foi o do ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, o último a se manifestar. A ação julgada pelo TSE foi apresentada pelo PSDB após a eleição de 2014 e apontava mais de 20 infrações supostamente cometidas pela coligação “Com a Força do Povo”, encabeçada por PT e PMDB. A principal era a suspeita de que empreiteiras fizeram doações oficiais com o pagamento de propina por contratos obtidos na Petrobras, além de desvio de dinheiro pago a gráficas pela não prestação dos serviços contratados. Relembre: As principais fases do julgamento
Além da perda do mandato e da inegibilidade de Dilma e Temer, o PSDB reivindicava na ação que os candidatos derrotados Aécio Neves e Aloysio Nunes fossem empossados presidente e vice. O julgamento da chapa, que começou em abril deste ano, foi retomado nesta semana com os votos do relator, Herman Benjamin, e dos demais ministros da Corte. Também se manifestaram os advogados das partes (defesa e acusação) e o Ministério Público Eleitoral. Voto a voto Confira abaixo como votaram os ministros do TSE (clique no nome do ministro para ter mais informações sobre o voto): CONTRA A CASSAÇÃO. Napoleão Nunes Maia. Admar Gonzaga. Tarcísio Vieira. Gilmar Mendes A FAVOR DA CASSAÇÃO. Herman Benjamin (relator) Luiz Fux. Rosa Weber Voto do relator. Condutor do processo e relator do caso, o ministro Herman Benjamin apontou sete fatos que, sob sua análise, demonstram o abuso de poder na campanha: A coligação foi abastecida com recursos de propina acumulada ao longo do tempo doada por empreiteiras em troca de contratos na Petrobras; Os marqueteiros João Santana e Mônica Moura receberam pagamentos do estaleiro Keppel Fels por contrato para construção de navios-sonda; A empresa Sete Brasil repassou propina para o PT, que usou os recursos para abastecer a campanha de 2014; A Odebrecht disponibilizou para a campanha R$ 150 milhões, acumulados desde 2009 numa conta mantida a pedido dos ex-ministros Antonio 
Palocci e Guido Mantega; 
A coligação comprou, por cerca de R$ 25 milhões, apoio de quatro partidos para aumentar o tempo de TV na propaganda eleitoral; Pagamentos da Odebrecht para o casal de marqueteiros em conta na Suíça e em espécie de forma não declarada; Pagamento de R$ 56 milhões a três gráficas que não teriam comprovado a prestação de todos os serviços contratados, indicando desvio de parte do dinheiro. Benjamin desconsiderou em seu voto outras cinco infrações que não estavam no pedido inicial do PSDB, mas que, para ele, foram comprovadas ao longo da apuração. Tais irregularidades incluíam: repasses da cervejaria Petrópolis à campanha a pedido da Odebrecht, chamado “caixa 3”; propina na campanha oriundo de desvios nas obras da Usina Angra 3; propina na campanha a partir de desvios na Usina Belo Monte direcionada ao PMDB; pagamento via caixa 2 a Mônica Moura e João Santana pelo empresário Eike Batista, a pedido de Mantega; pagamento da Gráfica Atitude pela Setal. Durante o voto, que durou quase 14 horas ao longo de quatro dias, o ministro insistiu que limitou a investigação às suspeitas levantadas pelo PSDB na ação inicial, inclusive ao tomar depoimentos de executivos da Odebrecht que fizeram delação premiada. Argumentou ainda que, como juiz eleitoral, tinha poderes para ir além, mas não usou dessa prerrogativa. Voto de desempate. O placar favorável a Temer e Dilma só foi confirmado no voto do presidente do TSE, Gilmar Mendes, a quem coube desempatar o julgamento. No voto, o ministro disse que cassação de mandato só deve ocorrer em “situações inequívocas” e que o tribunal não existe para resolver crise política, argumentando em favor da “estabilidade”. “Não se substitui um presidente da República a toda hora. A Constituição valoriza a soberania popular, a despeito dos valores das nossas decisões. 
Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
Mas é muito relevante. A cassação de mandato deve ocorrer em situações inequívocas”, afirmou. O ministro disse que os fatos apurados no processo poderiam contaminar disputas realizadas desde 2006, que elegeram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e depois deram a Dilma seu primeiro mandato. O ministro disse querer o combate à corrupção, mas defendeu para isso uma reforma no sistema político. Quanto às acusações, Gilmar Mendes considerou que o processo extrapolou o que havia inicialmente na ação do PSDB, com a inclusão de depoimentos de executivos da Odebrecht. A ação julgada A sentença do TSE põe fim à novela política que se transformou a ação apresentada pelo PSDB, em 2014, que pedia a cassação do mandato de Dilma e de Temer. O processo foi protocolado dois meses depois de os senadores tucanos Aécio Neves (MG) e Aloysio Nunes (SP) terem sido derrotados na eleição. Principal partido da oposição ao governo Dilma, o PSDB se tornou o principal aliado de Temer, ao lado do PMDB. Os tucanos, que há três anos pediram a cassação da chapa, comandam atualmente os ministérios das Relações Exteriores (Aloysio Nunes), das Cidades (Bruno Araújo), da Secretaria de Governo (Antonio Imbassahy) e dos Direitos Humanos (Luislinda Valois). Números do processo Primeira ação julgada pelo TSE para analisar a cassação de um presidente da República, o processo acumulou mais de 8,5 mil páginas. Da apresentação das ações, em 2014, até o sentença final se passaram quase dois anos e meio. Nesse período, o tribunal eleitoral ouviu 62 testemunhas em cinco estados e no Distrito Federal e realizou duas acareações para tentar esclarecer contradições em fatos relatados por delatores. Rememore o julgamento A análise da ação que pedia a cassação do mandato de Temer e a inelegibilidade de Dilma teve início em 4 de abril. Na ocasião, o julgamento foi adiado, logo no primeiro dia de atividades. Para atender a solicitações do Ministério Público e dos advogados das partes, os ministros do TSE decidiram reabrir a etapa de coleta de provas, ouvir novas testemunhas e dar prazo adicional para as defesas entregarem as alegações finais (documento com as últimas manifestações sobre o caso). 
O julgamento foi retomado na última terça (6), depois de um intervalo de dois meses – período em que terminaram os mandatos de dois integrantes do tribunal (Henrique Neves e Luciana Lóssio), substituídos por magistrados indicados pelo presidente Michel Temer (Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira), conforme determina a Constituição. A análise da ação foi encerrada nesta sexta, em uma sessão na qual o relator concluiu a leitura de uma versão resumida de seu voto de 1.080 páginas. Após a leitura, os outros seis ministros do tribunal apresentaram os votos e, então, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, proclamou o resultado, absolvendo a ex-presidente e o atual presidente da República. Como foram as sessões. 9 DE JUNHO (sexta) A sessão começou com a conclusão do voto do relator. Herman Benjamin apresentou casos de abuso de poder econômico. Por mais de três horas, ele leu trechos do parecer final, apresentou slides que ilustram irregularidades cometidas pela chapa Dilma-Temer e reafirmou que houve abuso de poder econômico na eleição presidencial de 2014. Para o relator, as investigações demonstraram que houve uso de recursos de propina da Odebrecht e de outros fornecedores da Petrobras na última campanha presidencial do PT e do PMDB. Ele se baseou em depoimentos de executivos da Odebrecht ao TSE e em e-mails internos apreendidos pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. "Não há como investigar financiamento ilícito de campanha no Brasil sem se investigar a Odebrecht. Mesmo que a Odebrecht não tivesse sido citada expressamente, ainda assim, nós não teríamos como esquecer a matriarca da manada de elefantes. Isso se não estivesse mencionada, mas está", disse Benjamin. 8 DE JUNHO (quinta) Por quase três horas e meia, o centro da discussão foi sobre incluir ou excluir do processo os depoimentos de delatores da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura. As defesas de Dilma e de Temer pediram que os depoimentos não fossem considerados, mas o relator sugeriu a manutenção das provas. A maioria dos ministros aceitou excluir as informações dos ex-executivos da empreiteira. Um dos delatores da Lava Jato,
Marcelo Odebrecht disse, em março, ao TSE, que a construtora doou R$ 150 milhões à campanha presidencial do PT e do PMDB na eleição de 2014. Parte deste valor, segundo Odebrecht, foi paga no exterior ao marqueteiro João Santana. O publicitário e a mulher dele, Mônica Moura, disseram, por sua vez, que Dilma sabia que eles recebiam dinheiro de caixa 2 no exterior pelo trabalho na campanha e que a Odebrecht era quem realizava esses pagamentos. Herman Benjamin recomendou ao plenário do TSE que fosse mantido no julgamento o conteúdo das delações da Odebrecht. Gilmar Mendes, Admar Gonzaga, Napoleão Maia e Tarcísio Vieira sinalizaram que não iriam considerar os depoimentos. Somente Luiz Fux e Rosa Weber se declararam favoráveis à inclusão dos depoimentos, conforme havia recomendado o relator. 7 DE JUNHO (quarta). Durante toda a sessão, o relator respondeu a questionamentos das defesas apresentados na noite anterior. 
O principal deles estava relacionado aos depoimentos de delatores da Odebrecht e dos marqueteiros do PT João Santana e Mônica Moura. As defesas de Dilma e Temer haviam alegado que esses depoimentos não podem ser considerados pelo tribunal porque, segundo eles, não fariam parte do pedido inicial feito pelo PSDB, ou seja, por serem informações obtidas após a apresentação da ação. Seriam fatos novos, como a defesa classificou, e isso seria vedado pela legislação. Herman Benjamin usou dois argumentos principais para rejeitar estes questionamentos. Primeiro, destacou que o artigo 23 da Lei das Inelegibilidades autoriza a avaliação de quaisquer fatos que tenham relação com o processo e que isso está previsto também no Código de Processo Civil, além de ter sido garantido em decisão do Supremo Tribunal Federal. 6 DE JUNHO (terça) Na retomada do julgamento, após dois meses de interrupção, o primeiro a falar foi o relator do caso. Em seguida, se manifestaram os advogados dos partidos envolvidos no processo: José Eduardo Alckmin (PSDB), Flávio Caetano (Dilma) e Marcus Vinicius Furtado Coelho (Temer). O vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, também se manifestou. O representante do Ministério Público pediu a cassação da chapa Dilma-Temer. Fonte: Renan Ramalho, Fernanda Calgaro, Fabiano Costa e Gustavo Garcia, G1, Brasília.
19° Quermesse de Garopaba é solidariedade e sustentabilidade
O evento utilizará copos recicláveis e parte do valor será doado para 18 entidades que desenvolvem projetos sociais. Nos próximos dias 14, 15, 16, 17 e 18 de junho, o município de Garopaba receberá a festa mais aguardada do ano, e, seguindo a tradição, as entidades do município de Garopaba têm espaço garantido na 19° Quermesse, onde podem  arrecadar fundos para manter diversos projetos sociais. Na última quarta-feira, (07), todas as entidades estiveram representadas em uma reunião com a secretaria de turismo para tratar dos últimos detalhes como segurança, regras para a manipulação de alimentos, trânsito e também diversas novidades.  Neste ano, um dos diferenciais será a utilização do copo oficial do evento, vendido no valor de cinco reais e tendo metade da verba destinada às entidades.  Segundo o secretário de turismo Jackson Sena, não haverá a utilização de copo descartável na festa. "Essa é mais uma forma de ajudar as entidades e mostrar a preocupação com o meio ambiente, diminuindo drasticamente a quantidade de lixo gerado pela festa" explica o secretário. 
Os copos serão personalizados com a logo do evento, além de ter uma cor diferente para cada dia, dando a oportunidade ao público de ajudar diretamente as entidades, preservar o meio ambiente e claro,  de colecionar, levando para casa os copos. Doação de alimentos não perecíveis. A Quermesse é completamente gratuita, incluindo todos os shows nacionais das bandas Revelação, Nenhum de Nós, Garotos de Ouro e do Cantor Michel Teló. No entanto, para estimular mais ainda a solidariedade, estará sendo arrecadado um quilo de alimento na entrada do evento. O secretário explica, que a doação não é obrigatória. "Queremos incentivar o público a levar esse kilo de alimento de forma voluntária, como mais uma oportunidade em ajudar " afirma.  Uma equipe da secretaria de turismo estará recebendo os kilos de alimento, que serão destinados às famílias necessitadas do município, pela secretaria de assistência social. 

Siderópolis decreta Situação de Emergência por danos causados pelos fortes ventos.

A região mais afetada foi no entorno da Barragem do Rio São Bento, nas localidades de São Pedro, Linha Alexandre Da Boit e Rio Jordão. O prefeito Hélio Cesa, o Alemão, decretou situação de emergência em Siderópolis na tarde desta sexta-feira (09) após a avaliação dos danos causados pelos fortes ventos que atingiram parte do interior do município na tarde da última quinta-feira (08). A avaliação foi feita pela Defesa Civil municipal com apoio da Defesa Civil Regional. A região mais afetada foi no entorno da Barragem do Rio São Bento, nas localidades de São Pedro, Linha Alexandre Da Boit e Rio Jordão. Casas foram destelhadas, galpões derrubados e centenas de árvores arrancadas com a raiz, que acabaram obstruindo estradas e interrompendo o fornecimento de energia elétrica. 
“A natureza tem suas regras e cabe a nós nesse momento fazer o que for possível para dirimir os problemas causados à população. O prejuízo material está sendo avaliado, mas o importante é que não tivemos vítimas”, destacou o prefeito, que juntamente com o vice-prefeito, Xande Feltrin, prestou apoio aos moradores atingidos. Conforme levantamento preliminar da Defesa Civil Regional, Siderópolis foi o município com maiores danos sofridos com os ventos. “Nossa região da encosta da serra geral foi bastante atingida pelo vento que deixou um rastro de danos materiais e humanos nos municípios de Lauro Muller, Treviso, Siderópolis e Nova Veneza. Destes, o município de Siderópolis foi o que apresentou o maior volume de danos materiais”, afirmou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, acrescentando que muitas residências e estabelecimentos comerciais continuam sem energia elétrica. “A informação é de que o fornecimento será restabelecido apenas neste sábado pela Certrel, que vem atuando desde a hora da ocorrência para restabelecer o sistema, assim como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, concluiu o coordenador. Fonte: Defesa Civil Regional Criciúma e Simone Costa. 

0 comentários: