BISPO DIOCESANO DE TUBARÃO ENVIA 114 NOVOS MINISTROS EM IMBITUBA - A COBERTURA FOTOGRÁFICA DO EVENTO - SAIBA O QUE É SER MINISTRO - CONHEÇAM OS VISITANTES DO BLOG.

Envio dos Ministros Extraordinários da Comunhão e Conselhos de Pastoral da Paróquia Imaculada Conceição de Imbituba
Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos. Missa de Provisão dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão com a bênção do Bispo Dom João Francisco Salm, ontem à noite na Igreja Matriz Imaculada Conceição de Imbituba com a presença de 114 novos Ministros Extraordinários da Comunhão que a partir do dia 15 de junho estarão trabalhando nas comunidades católicas da matriz de Imbituba. O que é ser ministro? O ministro extraordinário da sagrada comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispopresbítero ou diácono) que o possa fazer. Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem
Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.Os ministros extraordinários da comunhão surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias, tarefa que para muitos se tornava demasiado extenuante devido ao tempo e esforço dispendido. A introdução de ministros leigos que pudessem auxiliar na ausência de outros ministros ordenados teve como finalidade trazer mais eficácia e dignidade à distribuição da Eucaristia
Bem acolhida na generalidade, esta novidade, contudo, não foi bem aceita por muitos católicos tradicionalistas, que sublinharam a anterior disciplina de não permitir aos leigos em absoluto, tocar no pão ou no vinho consagrado nem nos vasos sagrados que os contêm. Preparação e designação. Os ministros extraordinários da comunhão devem ser escolhidos entre a comunidade cristã respectiva e devem ser pessoas idôneas e com boa prática cristã. Na maior parte das dioceses, os candidatos, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro. No fim de tal formação, são admitidos pelo bispo às funções para que foram escolhidos, o que nalguns casos é feito numa celebração litúrgica. Normalmente, a função é atribuída por um determinado prazo, que geralmente pode ser renovado. 
No entanto, para o caso de uma celebração em que são necessários os serviços dum ministro extraordinário da comunhão e não se encontra nenhum na assembleia, pode ser designada nesse momento uma pessoa idônea que auxilie o presidente da celebração. O missal romano apresenta, para esse efeito, uma fórmula de designação eventual de ministro extraordinário da comunhão. Neste caso, porém, a designação desse ministro cessa ao terminar a celebração. São estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão: distribuição da comunhão na missa. Distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem. Administração do viático. Exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo), em situações específicas. 
Todas estas funções devem ser realizadas em caso de necessidade, ou seja, quando não houver ministros ordenados disponíveis ou em número suficiente. Face a alguns abusos neste sentido, a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, de acordo com o Papa João Paulo II, declarou, na instrução Redemptionis sacramentum que "se habitualmente estiver disponível um número de ministros sagrados suficiente para a distribuição da Sagrada Comunhão, não se podem designar para esta função ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. Em tais circunstâncias, aqueles que estejam designados para tal ministério não o exerçam. É reprovável a prática daqueles Sacerdotes que, embora estejam presentes na celebração, se abstêm de distribuir a Comunhão, encarregando os fiéis dessa função.



























































































































































Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.






























































CONHEÇAM OS VISITANTES DO BLOG DO GERVÁZIO PLÁCIDO DESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 05 DE MAIO.
Serginho Nascimento, Christiano Lopes de Oliveira, Jailson Teixeira e Ramires Ferreira, em, encontro de suspense. Qual era mesmo o tema do encontro? 2 - As três mulheres da vida do empresário e repórter esportivo da Rádio Bandeirantes de Imbituba, Tataí Laureano, Ana Lídia, Mariles e Graziela, colocando a conversa de mãe e filhas em dia. 3 - Lena e Jair Dalbosco, assim, como a vida gosta e em recente evento social. 4 - Três excelentes jogadores da Vila Nova nos anos 80, se encontraram na final do citadino de futsal de Imbituba, Siri, Vá e Nóca. O papo ficou em dia. 5 - Já que falamos na final do futsal, aqui a equipe campeã, Vila Nova. Parabéns. Sejam todos bem vindos.







































































































































PRETTA PLÁCIDO: A Nossa Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 99139-1966. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.































0 comentários: