PRESIDENTE DA FIESC LEMBRA QUE REUNIÃO É A CONTINUAÇÃO DO DESAFIO - PREFEITURA DE IMBITUBA ANTECIPA 1a PARCELA DO 13o SALÁRIO - PM GARANTE SEGURANÇA NA FESTA DE LAGUNA - CRICIÚMA SEDIA OFICINA DO SISAN - RESTAURANTE MARCÃO TÊM PROMOÇÃO PARA O FERIADO E FINAL DE SEMANA - CONHEÇAM OS VISITANTES DO BLOG.

Ferrovia Litorânea: trajeto pelo Morro dos Cavalos é defendido pelo DNIT.
Representantes da Regional Sul da FACISC participaram de reunião com DNIT e FUNAI na Câmara de Transportes e Logística da FIESC, em Florianópolis na última sexta-feira. Durante a reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta sexta-feira (9), em Florianópolis, o engenheiro, coordenador de construções ferroviárias do DNIT Nacional e responsável pelo projeto da Ferrovia Litorânea (SC), Jean Carlo Trevisolo de Souza, afirmou que “a posição do DNIT em relação à Ferrovia Litorânea é pelo traçado original passando pelo Morro dos Cavalos. Estudamos à exaustão outras alternativas, mas elas trazem um custo muito grande para a ferrovia o que a inviabiliza”, explicou. Segundo Souza, a Ferrovia Litorânea foi dividida em dois lotes para a realização do projeto e em quatro lotes para realização da obra. O lote 1 é de 125 quilômetros de extensão e vai do Porto de Imbituba ao Rio Tijucas. O lote 2 tem 119 quilômetros de extensão e vai do Rio Tijucas até Araquari, onde se encontra com a ferrovia que vai ao Porto de São Francisco. 
-------------------------------------------
Restaurante e Pizzaria Marcão. Têm promoção especial para este final de semana, quinta e sexta-feiraTainha com ova fresquinha e na sexta a música de Igor do Canto Perfeito. e no sábado Gui Heleodoro. Imperdível.
--------------------------------------------
“Hoje o projeto básico está pronto, mas não consigo aprovar dentro do DNIT sem a licença do IBAMA, que só vai emitir a licença prévia se houver o componente indígena. Para fazer o componente indígena preciso de um termo de referência emitido pela Funai, que não estamos conseguindo obter”, explicou o engenheiro. Ele disse ainda que o custo dos dois lotes da Ferrovia está estimado em R$ 6,29 bilhões e prevê 96 obras de arte especiais. Participaram da reunião lideranças empresariais, parlamentares, representantes dos Portos e da Funai. Representantes da Regional Sul da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, que acompanham o tema, como o vice-presidente regional, Carlos Fornazza e o presidente da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM, Jaime Pacheco Alves, também estiveram no encontro, acompanhados do presidente do Conselho Superior da Facisc, Alaor Tissot.
Visão da Regional Sul. O vice-presidente da Regional Sul da FACISC reafirma a necessidade de que o projeto da Ferrovia tenha o Morro dos Cavalos como único trajeto. “Os outros traçados são inviáveis devido ao aumento da distância e a quantidade enorme de túneis. Diante disso ficou definido que vamos trabalhar para aprovar o projeto original. Em relação a FUNAI, nos parece que há uma má vontade em discutir o trajeto. A conclusão do que foi definido na reunião será de marcar um encontro entre DNIT e FUNAI em Brasília para esclarecer e finalizar de uma vez este impasse, afinal, os dois órgãos são subordinados ao governo federal, explica Fornazza. Para o presidente da ACIM, Jaime Pacheco Alves, não ter uma ferrovia que ligue o sul ao restante da malha ferroviária nacional, não pode ser uma opção. “Como representantes do Sul, precisamos estar atentos, pois já há propostas para cancelar o lote 1 do projeto. Assim, mais uma vez, ficaríamos isolados, o que é um absurdo. Além da movimentação de cargas, precisamos pensar também no transporte de pessoas. “Com um estado provido de ferrovias que o integram de Norte a Sul e de Leste a Oeste passando por todos os seus portos, é uma condição inigualável para desenvolver para o turismo”, acredita Alves. 
Visão da Fiesc. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrou que a reunião é a continuação do desafio que foi colocado em março de avaliar alternativas e buscar um consenso em relação ao traçado da Ferrovia Litorânea e em face das dificuldades conhecidas em relação ao sítio indígena do Morro dos Cavalos. “Na FIESC temos o propósito e o empenho de dirigir esforços para concluir os projetos em andamento que, como sabemos, já consumiram um grande volume de recursos sem que tenhamos concluídos os projetos, pelo contrário, há postergações. A ideia é buscar uma solução para a questão do sítio indígena que evite o aumento substancial dos gastos com ajustes nos projetos”, declarou, ressaltando que a questão do sítio indígena tem relação direta com a conclusão da BR-101 Sul, obra iniciada em 2005 e ainda não concluída pela falta da construção do túnel do Morro dos Cavalos. 
“Estamos convocando as lideranças empresariais, a Assembleia Legislativa e a bancada federal para que possamos em conjunto resolver essa questão em Santa Catarina. Para nossa surpresa, o que falta é uma interlocução entre as entidades que estão diretamente ligadas à essa decisão que é a Funai, o DNIT e a Valec. Então esses três órgãos precisam conversar e para isso está faltando uma coordenação que possa concluir esse trabalho”, afirmou o presidente da Câmara, Mario Cezar de Aguiar, ressaltando que a Ferrovia Litorânea não tem por objetivo ligar os portos catarinenses, mas sim, estes com a malha viária nacional e prover uma ampliação da malha viária do Estado tanto com destino ao mercado doméstico quanto para o mercado internacional por intermédio dos portos: FonteEmanuelle Querino/ACIM.
OLHA QUEM ESTÁ NO QUADRO VISITA DO BLOG DO GERVÁZIO PLÁCIDO.
Ego e Nelci Ferreira, passaram o dia dos namorados bem aconchegados. 2 - Nilda Farias e Batista Carvalho, em momento social. 3 - Flávia e Alemão, em momento amor explícito. 4 - Kiko Rodrigues, com a sua Lari Dalbosco, mostrando o fruto do amor que os uniu, Rian. 5 - De Itajaí, para o blog, Nelson Silva e sua querida esposa Sandra.6 - Nenhum ambiente resiste uma boa linda decoração. Olha como ficou o Ginásio de Esportes Olivar Francisco de Imbituba, decorado para o concurso Miis Santa Catarina e Mister SC. Arrasou. Foto de Miro Luz.













Prefeitura de Imbituba antecipa 1ª parcela do 13º salário.
Os servidores ativos e inativos da Prefeitura de Imbituba recebem nesta quarta-feira (14), a primeira parcela do 13° salário. A Secretária de Administração informou que, cerca de R$ 1.653.032,20 milhões devem ser injetados na economia, especialmente no setor de comércio de serviços da cidade. Segundo o Prefeito Rosenvaldo Júnior, 1.582 funcionários serão beneficiados com o pagamento antecipado. “A intenção é fomentar a economia local, principalmente, na baixa temporada”, declara o Prefeito. Tuliana Rosa.
PM Garante segurança nas festividades de Santo Antônio dos Anjos.
Policiais Militares do 28º Batalhão e Polícia Militar de Laguna garantiram a tranquilidade nas festividades do padroeiro Santo Antônio dos Anjos, em Laguna, no sul do Estado. O evento iniciou no último dia 31 e se estendeu até esta terça-feira (13). Durante a programação da festa, os vários shows artísticos da região e atrações culturais que ocorreram no Centro Cultural e na área externa ao lado da matriz, movimentaram um considerável número de turistas na cidade. Acompanhado das esposas, os militares participaram da tradicional Trezena de Santo Antônio, realizada na Matriz de Santo Antônio dos Anjos. No sábado (10), o governador Raimundo Colombo, o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira e autoridades locais e regionais estiveram em Laguna acompanhando a tradicional transladação da imagem. A caminhada começou na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora e seguiu até a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos. O comandante do 28º BPM, tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes, avalia de forma positiva o trabalho desenvolvido, sendo que não foi registrada nenhuma ocorrência grave relacionada às festividades.  Informações: sargento Cristiano Cesaro de Oliveira, da Comunicação Social da PM de Laguna. Foto: divulgação/Elvis Palma.

Tebaldi faz grande roteiro com lideranças no sul do Estado.
O Deputado Federal Marco Tebaldi (PSDB) realiza um grande roteiro na próxima sexta-feira (16) e sábado (17), pelo grande Sul de Santa Catarina. Nos municípios, sempre acompanhado de seus coordenadores Regionais Agnaldo Filippi (Amurel) e Cristian Novack (Amrec e Amesc), Tebaldi se reunirá com lideranças locais, a fim de identificar demandas e necessidades dos Municípios. Tebaldi está em seu segundo mandato na Câmara Federal e já destinou cerca de 12 milhões de reais para toda região Sul. Em 2016, o Deputado foi o campeão em Emendas Parlamentar com 16,3 milhões, sendo o primeiro colocado em Santa Catarina e o sexto parlamentar no Brasil que mais trouxe recursos. Em todo o Estado são mais de 124 milhões de reais destinados aos municípios. Deputado Tebaldi visita os municípios de Lauro Muller, Criciúma, Turvo, Timbé do Sul, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Içara e encerra seu roteiro no tradicional desfile de Máscaras em Nova Veneza. Fonte: Rafael Bianchi Luiz.

O município de Criciúma sedia no dia 21 de junho, a realização de uma das capacitações regionais das oficinas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), na região Sul. O evento será realizado na sede da Universidade Extremo Sul Catarinense (UNESC), com início às 8 horas. Participarão municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). A oficina tem como objetivo orientar os municípios para adesão ao Sistema, estruturação de suas instâncias e elaboração e execução dos Planos Municipais de Segurança Alimentar Nutricional. A Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Patrícia Bernardi afirma que objetivo é promover o debate e potencializar as ações municipais para garantir o direito de todos terem acesso a uma alimentação adequada. Segundo ela, a oficina buscará orientar os municípios em relação ao SISAN, seus componentes e organizações, vantagens e compromissos, e vai ainda orientar a elaboração dos planos municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, sem deixar de reconhecer as experiências positivas e debater as principais dificuldades para efetivação da política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Para o Secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, a realização do direito humano à alimentação adequada necessita de fiscalização, monitoramento, promoção, proteção e respeito ao tema. 
“É fundamental a participação dos municípios neste processo. Precisamos multiplicar a informação e com isso promover a segurança alimentar para que todas as pessoas possam levar uma vida ativa e saudável”, disse Comin. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do endereçohttp://www.tearsan.ufsc.br/pagina/oficina-sisan-sc. Podem participar gestores municipais, representantes da sociedade civil e membros dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Será priorizada a participação dos representantes dos municípios pertencentes a cada região. OBS: A oficina ocorrerá na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no seguinte endereço: Bloco R2 – Sala 11. Av. Universitária, 1105 – Bairro Universitário Criciúma – SC. Fonte: Ana Carolina Polidoro.

----------------------------------------------------
Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
----------------------------------------------------
Farol Shopping e Colégio Dehon/Unisul realizam Arraial Solidário.
Diversão, comidas típicas e muita solidariedade. Todas estas coisas estão garantidas no Arraial Solidário que ocorre neste mês no Farol Shopping. O evento está sendo organizado em parceria com o Colégio Dehon/Unisul e como o próprio nome sugere, tem cunho social. A entrada é gratuita, no entanto, diversos quitutes, como pé de moleque, churrasquinho, pinhão, quentão e pipoca serão comercializados no evento. Toda a renda arrecadada na festa será revertida para instituições beneficentes de Tubarão. São elas: Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Tubarão (Combemtu), Associação Tubaronense para Integração do Deficiente Visual (Atidev), Centro Educacional Filhos do Rei da Associação de Desenvolvimento Social Catarinense (Adesc), Centro Educacional Lar da Menina,Fundação Educacional Joanna de Angelis (FEJA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “Junho é um mês em que as pessoas gostam de se caracterizar, comer guloseimas e se divertir bastante. E porque não fazer isso tudo e ainda ajudar quem precisa? O Arraial Solidário é pra isso. Reunir os amigos, se divertir e ainda conseguir levar alegria e esperança a dezenas de pessoas da nossa cidade”, resume a gerente de Marketing do Farol Shopping, Georgia Menegaz. O Arraial Solidário acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, sexta e sábado, respectivamente, na Praça Ivo Prim. “A praça é um lugar amplo e terá muito espaço para que todos possam aproveitar bastante. Além disso, faremos uma estrutura coberta, para que todos se divirtam com conforto, mas também com o aconchego, típico das festas juninas”, comenta a coordenadora de Eventos do empreendimento, Julie Menegaz. 
E muito além da diversão, o retorno que este evento dará para as entidades é muito aguardado. “Já estamos ansiosos para o Arraial. Esta é uma ótima oportunidade para conseguirmos arrecadar fundos para manter vivo nossos projetos e ações na cidade”, diz a coordenadora geral da Combemtu, Janine Cristini Koenig de Lima. Atualmente 200 crianças e adolescentes são atendidos no programa, que visa fortalecer os vínculos com a família e também com a sociedade. “Este é outro ponto em que eventos como o Arraial Solidário nos auxilia. É mais uma oportunidade destas crianças e adolescentes serem inseridos no convívio com a população, de se sentirem acolhidos e parte da comunidade”, pontua. Horários: Sexta-feira, 23/06: das 17h às 23h. Sábado, 24/06: das 14h às 23h
Unisul Pedra Branca inaugura mais dois Laboratórios de Engenharia.

Os laboratórios receberam equipamentos de última geração. A inauguração será na próxima quarta-feira, dia 21 de junho. Os cursos de Engenharia da Unisul estão atentos à dinâmica do setor produtivo e por isso estão sempre em busca de inovação tecnológica. Os cursos já possuem dez laboratórios, agora inauguram mais dois, com equipamentos de última geração que irão reforçar ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química. Os laboratórios de Hidráulica e de Termodinâmica da Unidade Pedra Branca serão inaugurados na próxima quarta-feira, 21, às 15h. Os espaços são ambientes de aprendizagem diferenciados montados com equipamentos da empresa Ecoeducacional. “Nesses laboratórios serão desenvolvidas atividades de ensino, de pesquisa como iniciação científica e TCC, além da possibilidade para atividades de extensão”, contextualiza o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisul, professor Hércules Araújo. 
Os responsáveis são os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Oscar Lopez, e Ivete Rossato, de Engenharia Química. “Os laboratórios representam a realização de uma meta almejada no que diz respeito à qualificação e potencialização dos ambientes de aprendizagem. Com toda certeza, esses dois novos ambientes, somados aos atuais 10 laboratórios das engenharias, contribuirão significativamente para a melhoraria do atendimento das atividades acadêmicas dos nossos cursos”, ressalta o professor Oscar Lopez. Os novos laboratórios serão, prioritariamente, destinados ao atendimento das práticas e estudos de regimes de escoamento, perda de carga em acessórios hidráulicos, circuitos de bombeamento, ensaios com vertedores, regimes de escoamento, transferência de calor, estudos em túnel de vento, equilíbrio estático, entre outros experimentos e ensaios das unidades de aprendizagem de hidráulica e termodinâmica. 
O laboratório de Termodinâmica destina-se às práticas e estudos nos processos de secagem de materiais brutos ou produtos alimentícios. “Abordando todos os fenômenos que ocorrem durante um processo de secagem, na Adsorção em Sistema Sólido-Líquido, em condições batelada e contínua, nos fenômenos de transferência de calor por processo convectivo forçado, nas reações química a nível piloto, em Reatores de Mistura e em Reator Tubular, determinando-se parâmetros cinéticos, como constante de velocidade, ordem, tempo espacial e conversão experimental das reações”, complementa a professora Ivete Rossato. Fonte: Cilene Macedo.

 PRETTA PLÁCIDO: A Nossa Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 99139-1966. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.


























0 comentários: