Rosenvaldo Jr. faz entrevista coletiva em Imbituba nesta quinta-feira.
O
prefeito Rosenvaldo Jr convida os jornalistas para participarem de uma coletiva
de imprensa, que irá acontecer amanhã (quinta-feira 02/02), às 14:00 horas, na
sala de reuniões do gabinete, na Prefeitura Municipal de Imbituba. A pauta é o
projeto de Lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas das
02:00 às 08:00 horas. Fonte:
Tuliana Rosa.
Unisul
lança MBA em Empreendedorismo e Inovação
As constantes transformações sociais, e de mercado, fazem com que profissionais, organizações, cidades e países necessitem diferenciar-se no cenário competitivo para alcançar vantagem competitiva, inovando e empreendendo. Com o pensamento de desenvolver competências para inovar e empreender que a primeira escola de negócios da região Sul do Brasil, a Unisul Business School (UBS) lança o MBA em Empreendedorismo e Inovação, com aulas quinzenais. O MBA em Inovação e Empreendedorismo destina-se a empreendedores, potenciais e futuros; empreendedores seriais e corporativos; analistas de projetos de investimento do setor bancário/financeiro ou do setor público; empresários; executivos; e gestores interessados em empreender ou desenvolver projetos de investimento corporativos autônomos, ou ainda como colaboradores de empresas que possuem uma postura intraempreendedora e gestores de governos, instituições e organizações preocupadas com a inovação e o empreendedorismo. O curso está dividido em 5 certificações: modelagem e criação de negócios inovadores de alto impacto, desenvolvimento de negócios inovadores de alto impacto, gestão para negócios em crescimento, metodologia da pesquisa científica e trabalho de conclusão de curso. Em cada certificação haverá um laboratório de inovação e empreendedorismo de alto impacto, que será desenvolvido em parceria com o iLAB (Laboratório de inovação e empreendedorismo da Unisul), uma das referências do estado e do sul do Brasil em desenvolvimento de novos negócios.
“Estamos trazendo para este MBA o que há de melhor e mais
contemporâneo na temática inovação e empreendedorismo para que o estudante
possa criar competências para desenvolver negócios, startups, spinoffs ou mesmo
ter ações e posturas intraempreendedoras”, comenta o professor Geraldo Campos,
vencedor do prêmio Endeavor de Educação Empreendedora em 2016. Geraldo tem
formação na Babson College (USA) e é um dos professores do curso e do
laboratório de inovação e empreendedorismo. O investimento do curso pode ser
parcelado em até 33 vezes de R$ 526,32, ou à vista R$ 13.872,00. As atividades
são oferecidas na Unidade Florianópolis, rua Dib Mussi. Para egressos da Unisul
são oferecidos descontos de 10 a 20%. O pagamento à vista gera desconto de 15%
no valor total do curso. Outras formas de parcelamento podem ser feitas e estão
disponíveis no site da oferta. As aulas ocorrem às sextas-feiras à noite e aos
sábados, com previsão de início no mês de abril. Mais informações na página do
curso: https://goo.gl/7GwD8c.
Fonte: Cilene Macedo.
Delegacia
de Desaparecidos vai utilizar sistema da SST para busca de pessoas.
O sistema da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
(SST) será mais uma ferramenta utilizada pela Delegacia de Polícia de Pessoas
Desaparecidas de Santa Catarina (DPPD) na busca de pessoas que a família
desconhece o paradeiro. A ação é permitida por meio de um Termo de Cooperação
Técnica realizado entre a SST e a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Atualmente,
o número de pessoas desaparecidas com ocorrências registradas na delegacia
chega a 4,2 mil. Destes, aproximadamente 100 são crianças, 1,8 mil adultos, 1,6
mil adolescentes e 700 idosos. A atualização do sistema da delegacia para
reduzir o número de casos descobrindo os que já estão solucionados será a
primeira ação, de acordo com o delegado Wanderlei Redondo. Segundo ele, no ano
de 2013, quando a delegacia foi criada havia 18,5 mil pessoas desaparecidas em
Santa Catarina. “Muitos casos foram solucionados e quem fez o registro não
procurava a delegacia para informar que o cidadão foi localizado. Após a
varredura que fizemos, até o ano passado, conseguimos reduzir as ocorrências
para o número de hoje”, disse o delegado. Ele acredita que dos registros
existentes, até 90% das pessoas desaparecidas já podem estar em casa de volta,
mas é difícil resolver tudo com o número de efetivo reduzido. “Acredito mudar
este cenário após a varredura que vamos fazer. Ai então o foco será para os
casos reais de pessoas desaparecidas”. O secretário Valmir Comin explica que o
registro das pessoas que estão no sistema será acessado exclusivamente para
casos de pessoas desaparecidas e o conteúdo solicitado pela delegacia terá
guardado sigilo absoluto. “Temos um universo de informações e entendemos que os
dados liberados para consulta da polícia poderá ser um instrumento poderoso na
busca pelas pessoas que estão longe das famílias. Só quem aguarda a informação
do paradeiro de um filho sabe a angústia que é. Acredito que nosso dever é
ajudar as pessoas”, assinalou Comin. Fonte: Kênia Pacheco.
Com
nota média estadual de 0,6 – numa escala que vai de 0 a 1 –, Santa Catarina é
um dos quatro Estados brasileiros que possui o maior número de municípios com
grau efetivo de gestão municipal no exercício de 2015. Este é o resultado da
pesquisa referente ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) — Anuário IEGM/TCESC - 2016 —,
dos 295 municípios catarinenses, realizada pelo Tribunal de Contas de Santa
Catarina. A avaliação é inédita no estado. O IEGM é um indicador que mensura a
qualidade das políticas e atividades dos municípios brasileiros, nas dimensões
educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas
e governança em tecnologia da informação. Ele apura a qualidade dos gastos
públicos e dos investimentos realizados, a efetividade das políticas públicas e
faz a mensuração dos serviços prestados ao cidadão. De acordo com a metodologia
aplicada na pesquisa, as notas finais variam de A (altamente efetiva) até C
(baixo nível de adequação). Também há uma nota geral, com a consolidação de
todas as áreas. Na apuração geral, nenhum município catarinense obteve nota A
ou B+. Das 295 prefeituras,163 obtiveram nota entre 0,5 e 0,599, evidenciando
que estão em fase de adequação (nota C+), e apenas 15 apresentaram nota abaixo
de 0,5, com baixo nível de adequação (nota C). Além de Santa Catarina, apenas
São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas tiveram nota média final classificada
na mesma faixa catarinense (nota B). A avaliação serve tanto aos prefeitos e
vereadores quanto aos cidadãos, pois possibilita a aferição de resultados,
correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento,
favorecendo o controle social. Na média geral, o município catarinense que
obteve melhor índice de efetividade foi Araranguá, que atingiu nota 0,74 (nota
B). Na outra ponta da tabela encontra-se o município de Calmon, com média final
de 0,38 (nota C). No quesito Saúde, 46 municípios obtiveram a nota A, como
Pomerode, Romelândia e Salto Veloso. O quesito Planejamento foi o que obteve a
maior quantidade de municípios com baixo nível de adequação. Pela pesquisa, 257
cidades (87% do total) encontram-se nesta faixa. Já em Educação, a pesquisa
revelou que os municípios de Presidente Castelo, com nota 0,94, e Erval Velho,
com nota 0,92, são os primeiros colocados no ranking estadual. Outros 82
municípios obtiveram nota B+. A cidade de Jaraguá do Sul destacou-se por
atingir a nota máxima (1,0) no quesito Meio Ambiente. São Francisco do Sul
(0,95), Porto Belo (0,94) e Saudades (0,94) completam o quadro de municípios
com nota A nesta área. Fonte: TCE.
Bolsa
Estágio: Inscrições começaram nesta quarta-feira (1°)
Prefeitura
abre vagas de estágio para estudantes de nível superior, técnico e médio. Carga
horária é de 20 horas semanais; bolsa-estágio vai de R$ 634,00 a R$ 342,36.
Começam nesta quarta-feira (1º), as inscrições para o Processo Seletivo 2017 do
Programa Bolsa Estágio, para o preenchimento das vagas de estágio da Prefeitura
Municipal de Imbituba nos níveis superior, técnico e médio. O prazo encerra no
dia 20 de fevereiro. A inscrição é gratuita e deverá ser efetuada pelo
estudante interessado no site, onde o candidato terá acesso ao Edital, à Ficha
de Inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição. A carga
horária é de 20 horas semanais e a remuneração bolsa-estágio é de R$ 634,00
para nível superior, R$ 405,76 e R$ 342,36 para nível médio. Para ter
acesso a ficha de inscrição, basta clicar no link : http://bolsaestagio.imbituba.sc.gov.br/ A inscrição não gera direito à contratação, que
dependerá da conveniência e necessidade da Administração Pública. Antes de
efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer os critérios do Processo
Seletivo de Estagiários, certificando-se de que preencherá todos os requisitos
exigidos no momento da formalização do Termo de Compromisso de Estágio. Para
acessar o edital completo, acesse o site da Prefeitura (www.imbituba.sc.gov.br),
Transparência/Editais/Bolsa Estágio 2017. As áreas constantes do edital:
Superior: Administração,
Arquitetura, Arquivologia, Artes, Biologia, Ciências Biológicas, Ciências
Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem,
Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia
Elétrica, Engenharia de Produção Engenharia da Pesca, Fisioterapia,
Fonoaudiologia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Nutrição,
Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Processos Gerenciais, Psicologia,
Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistema de Informação, Turismo,
Relações Internacionais, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Tecnólogo em Logística,
Tecnólogo em Redes e Tecnólogo em Segurança do Trabalho; Tecnólogo de Gestão em
Recursos Humanos. Aos estudantes dos cursos de licenciatura (com
exceção da Pedagogia), por exigência das instituições de ensino superior, ficam
destinadas as vagas apenas, dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Técnico: Administração,
Contabilidade, Enfermagem, Edificações, Informática, Meio-Ambiente, Segurança
do Trabalho, Turismo, Vigilância Sanitária e Recursos Humanos. Médio: Magistério
e Educação Geral. Fonte: Tuliana Rosa.

A
escola Mater Dolorum, de Capinzal, no Oeste catarinense, já soma 70 alunos
inscritos em duas turmas do 1º ano do ensino médio em tempo integral. Com a
segunda fase de matrículas iniciando nesta quarta-feira, 1º, e seguindo
até 6 de fevereiro, a unidade estadual de educação básica espera preencher três
turmas, totalizando 100 estudantes. Eles farão parte de um projeto-piloto
de ampliação da carga horária nessa etapa escolar, que está em implantação em
Santa Catarina em 16 escolas e deve contemplar pelo menos 2,8 mil
jovens a partir da articulação
entre Secretaria Estadual de Educação (SED), Instituto Ayrton Senna e
Instituto Natura. Esse é o primeiro passo para a reforma do ensino médio no Brasil, prevista em medida provisória. Apesar de no interior catarinense ser comum os filhos
trabalharem desde adolescentes para ajudar a pagar as contas da casa, a
diretora da escola de Capinzal, Giana Martins, garante que a aceitação do
modelo de educação em dois turnos nos últimos anos de ensino está sendo grande.
— Achávamos que não teríamos nem 40 alunos matriculados, mas no final do ano
passado aproximamos a escola das famílias, que conseguiram entender que hoje
não se pode mais pensar em um currículo tradicional para os filhos. A entrada
na universidade continua sendo importante, mas um currículo mais pessoal, menos
formal, que garanta protagonismo juvenil, autonomia, capacidade de se
comunicar, por exemplo, é de suma importância — explica. Para manter os alunos
do ensino médio integral interessados, diminuir índices de evasão escolar e
alavancar indicadores como o índice de desenvolvimento da educação básica
(Ideb), a matriz curricular do novo ensino médio prevê matérias mais vinculadas ao cotidiano.
Além das disciplinas obrigatórias, os novos alunos
terão aulas de línguas estrangeiras (duas) — uma moderna e outra optativa —;
projetos de vida (planejamento da própria carreira, inclusive no momento
posterior à escola, com a entrada em uma universidade, por exemplo); projetos
de intervenção e pesquisa (resolução de problemas existentes na comunidade
onde vivem ou na própria escola); e estudos orientados (uma espécie de grupo
de estudos). A proposta é mesclar os conhecimentos em todas as aulas em
contraponto ao formato "fragmentado, conteudista e pouco
atento ao desenvolvimento e interesses dos jovens", de acordo com o
gerente de projetos na área de educação do Instituto Ayrton Senna, Helton
Lima. — O aluno vai ter a experiência de um currículo totalmente
integrado, em que os professores trabalham uma perspectiva de desenvolvimento
de competências cognitivas [matérias tradicionais] e socioemocionais
["novas" matérias] em todas as aulas. Quando eles podem escolher
problemas que querem resolver na escola ou onde vivem, como um projeto de
leitura na comunidade, eles estão sendo protagonistas, colaborativos, exercitam
o pensamento crítico e ainda aprendem, porque terão a orientação dos professores
— explica.
Modelo
de escola do RJ é referência.
O gerente
de projetos na área de educação do Instituto Ayrton Senna, Helton Lima, diz que
o processo de convencimento é mais difícil em relação aos pais do que com
os alunos. Mas, para comprovar que o modelo traz resultados, ele cita
o Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro _ referência nacional e
um dos pioneiros no modelo de educação integral no ensino médio, há quatro
anos. A escola destacou-se entre as melhores na esfera pública no Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem) 2016 e, em 2015, nenhum estudante abandonou a sala de
aula. — Os pais muitas vezes tiveram uma experiência escolar diferente e
acham que a escola tem que ser mais rígida, disciplinadora. Convencê-los
acerca dos benefícios é o nosso maior desafio. Criando esse espaço, os alunos
geralmente ocupam. Há uma abertura muito grande para esse tipo de proposta,
porque eles percebem a possibilidade de uma experiência diferenciada —
completa. A coach em educação Jamile Coelho explica que a
decisão por um modelo de ensino integral cabe a cada família, que deve escolher
a escola com base nos objetivos do aluno, como o vestibular, por
exemplo. — Também deve ser levado em consideração o perfil do aluno: ele
está disposto a abrir mão de um tempo livre? Tem que estar a fim de se dedicar.
No entanto, a escola para muitos também representa a vida social. Quem tem de
trabalhar para ajudar em casa, que é a maioria da população carente, pode não
se adequar à proposta. Mas um trabalho como o Programa Jovem Aprendiz dá
maturidade, experiência de vida e orientação que o estudo não dá — pondera
a especialista.
O
pesquisador da história e historiografia da educação da Universidade do Estado
de Santa Catarina (Udesc), Norberto Dallabrida, aprova a integração no
currículo do ensino médio. Contudo, faz uma ressalva sobre a necessidade
de preparo dos professores. No novo modelo, o corpo docente terá uma tarde
por semana para planejar aulas, abordagens e metodologia, período que o
especialista considera insuficiente. — O trabalho em equipe é tão
antigo como o aprendizado por meio da resolução de problemas, mas essa
ferramenta didática deve ser muito bem planejada e executada sob a liderança
dos professores. Caso isso não seja feito, o resultado é desastroso porque gera
dispersão e desmotivação no trabalho educativo — alerta o professor, que ainda
destaca a necessidade de um espaço que estimule o aprendizado. No final de
2016, os mestres foram previamente capacitados para o ensino médio integral. A
formação deve continuar em 9 e 10 de fevereiro, data limite para que os
professores temporários sejam contratados em cada escola do Estado. A promessa
é de que a capacitação seja continuada ao longo do ano. Para mensurar a aplicação
do projeto, a SED pretende avaliar os estudantes de toda a rede estadual no
início e fim do ano letivo, conforme explica o secretário Eduardo
Deschamps. — A ideia é identificar a evolução do conhecimento por parte
dos alunos das 16 escolas com ensino médio integral e comparar a efetividade
com o modelo regular. Identificado um cenário positivo, Deschamps
acrescenta a possibilidade de expansão do modelo de jornada ampliada. O
representante da pasta cita, inclusive, o lançamento de novo edital do Ministério
da Educação sobre ensino médio integral ainda no primeiro semestre deste
ano.
ESCOLAS QUE TERÃO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM 2017:
EEM Elfrida
Cristiano da Silva, Itajaí
EEB Dom Jaime de Barros Câmara, Florianópolis
EEB Governador Ivo Silveira, São José
EEB Nereu Ramos, Santo Amaro de Imperatriz
EEB Eng. Annes Gualberto, Joinville
EEB Senador Rodrigo Lobo, Joinville
EEB Presidente Médice, Joinville
EEB Prof. Heleodoro Borgel, Jaraguá do Sul
EEB Mater Dolotum, Capinzal
EEB Almirante Barroso, Canoinhas
EEB São Vicente, Itapiranga
EEB Prof. Padre Schuller, Cocal do Sul
EEB Caetano Bez Batt, Urussanga
EEB Cordilheira Alta, Cordilheira Alta
EEB Leonor Lopes Gonzaga, Guatambu
EEB Coronel Ernesto Bertaso, Chapecó
EEB Dom Jaime de Barros Câmara, Florianópolis
EEB Governador Ivo Silveira, São José
EEB Nereu Ramos, Santo Amaro de Imperatriz
EEB Eng. Annes Gualberto, Joinville
EEB Senador Rodrigo Lobo, Joinville
EEB Presidente Médice, Joinville
EEB Prof. Heleodoro Borgel, Jaraguá do Sul
EEB Mater Dolotum, Capinzal
EEB Almirante Barroso, Canoinhas
EEB São Vicente, Itapiranga
EEB Prof. Padre Schuller, Cocal do Sul
EEB Caetano Bez Batt, Urussanga
EEB Cordilheira Alta, Cordilheira Alta
EEB Leonor Lopes Gonzaga, Guatambu
EEB Coronel Ernesto Bertaso, Chapecó
Como
será a educação integral para o ensino médio
Dentro
das 45 horas de programação semanal, os alunos terão 11 aulas por dia, das
7h30min às 17h15min, com intervalos de 15 minutos para lanche de manhã e à
tarde, além de pausa para almoço por uma hora. Nas quintas-feiras, o horário é
reduzido: das 7h30min às 12h15min. Nesse dia, os professores vão fazer reuniões
e focar na parte pedagógica no período da tarde. As disciplinas tradicionais
serão integradas em quatro áreas de conhecimento: matemática, linguagens,
ciências humanas e ciências da natureza. Haverá um núcleo de projetos
responsável por articular as disciplinas tradicionais aos projetos de vida dos
alunos, relação com a comunidade e desenvolvimento das habilidades
socioemocionais.
Desta
quarta-feira, 1, até 6 de fevereiro, jovens de Santa Catarina que quiserem
cursar o primeiro ano do ensino médio em uma nova proposta de educação em tempo
integral poderão fazer suas matrículas em 16 escolas da rede pública de ensino
espalhadas pelo Estado. O aluno deve ir até a escola onde deseja estudar
até 6 de fevereiro com RG ou certidão de nascimento, CPF e histórico escolar.
No ensino médio, não é trabalhada a questão de zoneamento, portanto o
estudante pode morar em um bairro e estudar em outro. Fonte: Gabriele Duarte.
Receita
reduz idade em que é obrigatório informar CPF de dependente no Imposto de
Renda
Os
contribuintes que informarem dependentes com 12 anos ou mais na declaração de
Imposto de Renda terão que indicar também o número do Cadastro de Pessoas
Físicas (CPF) de cada um deles. Em instrução normativa publicada no Diário
Oficial da União desta quarta-feira, a Receita Federal reduziu a idade em que a
informação do CPF do dependente é obrigatório, anteriormente em 14 anos. Em nota,
a Receita disse que a mudança reduz casos de retenção de declarações em malha e
reduz riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios ou de
um mesmo dependente em mais de uma declaração.
Marinha
abre concurso para aprendizes-marinheiros com vagas em Florianópolis.
A Marinha do Brasil abriu
nesta quarta-feira inscrições para o concurso público de admissão na Escola de Aprendizes-Marinheiros. Ao todo, são
1.240 vagas distribuídas em quatro escolas do país. Um dos centros de formação
fica em Florianópolis. O
concorrente pode optar por cursar em uma das escolas de preferência, mas o
órgão poderá designar o candidato para qualquer outra das escolas, atendendo,
se possível, à classificação do candidato. As informações são do G1 SC.
As inscrições para o concurso estão abertas até 6 de março pelos sites www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou www.ensino.mar.mil.br. A taxa é
de R$ 30. Para se inscrever é necessário atender aos pré-requisitos presentes no edital. As vagas estão disponíveis para candidatos do sexo
masculino solteiros ou que não tenham união estável. É necessário ter 18 anos
completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2017;
ter concluído, com aproveitamento, o ensino fundamental até a data prevista no
calendário de eventos para a verificação de documentos.
Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 -
9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará
na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.
Das 1.240 vagas de
aprendizes-marinheiros, 248 são reservadas para negros. Processo seletivo e
curso - O processo seletivo é constituído por uma prova escrita objetiva,
inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, verificação
de dados biográficos e verificação de documentos. O início do curso será
em 22 de fevereiro de 2018, com duração de um ano letivo. Os selecionados
ficarão sob regime de internato, com disciplinas do ensino básico e do ensino
militar-naval. Além de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica,
psicológica, social e religiosa, o aprendiz-marinheiro receberá remuneração. As
Escolas de Aprendizes-Marinheiros são estabelecimentos de ensino militar
da Marinha do Brasil, com propósito de formar marinheiros para o Corpo de
Praças da Marinha. Além da escola catarinense, há a escolas no Ceará,
Pernambuco e Espírito Santo.
Eleição
para presidência da Alesc terá divisão de mandato entre Dreveck (PP) e
Schneider (PMDB).
Sem
surpresas, o plenário da Assembleia Legislativa deve ratificar hoje, na volta do
recesso, o acordo para divisão do mandato entre os tradicionais rivais PP e
PMDB na sucessão do presidente Gelson Merisio (PSD). O anúncio foi feito em
novembro, quando as bancadas dos dois partidos e o PSD chegaram ao consenso em
torno dos nomes de Silvio Dreveck (PP) para comandar o parlamento em 2017 e
Aldo Schneider (PMDB) em 2018. A expectativa na Assembleia é de que o pepista
tenha um ano sem sobressaltos na condução do parlamento. Não devem entrar na
pauta projetos com temas polêmicos, especialmente envolvendo funcionalismo _
como aconteceu nas tensas sessões de 2015 que votaram a reforma da previdência
e o plano de carreira dos professores. — A gente não pode prever se haverá
algum tema mais polêmico, mas a tendência é que seja um ano muito mais tranquilo
do que foi 2015, quando votamos temas muito importantes e que garantiram a
Santa Catarina uma situação financeira melhor — afirma Dreveck. Os últimos
detalhes para o acerto, envolvendo as demais vagas na mesa diretora e o comando
das principais comissões, foram definidas ontem em reunião com os líderes das
bancadas partidárias.
A principal disputa envolvia a Comissão de Constituição e
Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos em tramitação na
Assembleia. Em nome do acordo que vai levar o partido à presidência em
2018, o PMDB abriu mão da posição que ocupava há 10 anos — até o ano passado
com o deputado Mauro de Nadal. A vaga também era postulada pelo PSDB, mas os
pessedistas apontaram que têm maior bancada e estão fora da presidência e das funções
de vice na mesa diretora. Em compensação, os tucanos mantiveram o comando da
Comissão de Finanças, que deve continuar com Marcos Vieira (PSDB). — Cedemos
mais do que precisaríamos, pelo tamanho da nossa bancada. O partido agiu com
maturidade para viabilizar esse acordo, mas deixamos claro aos demais líderes
que perdemos visibilidade — afirmou o líder da bancada do PMDB, Valdir
Cobalchini.
Com a mudança, o PSD garante maior controle sobre a tramitação dos
projetos. O nome à frente da comissão será Jean Kuhlmann. O acordo para eleição
de Silvio Dreveck também garante continuidade administrativa na Assembleia.
Indicado graças ao apoio do PSD, o pepista vai manter boa parte dos cargos de
direção de Gelson Merisio. Além disso, reforça a parceria entre os dois
partidos visando uma aliança em 2018. — Vivemos uma crise econômica, política e
financeira. Sabemos que 2017, pelo menos o primeiro semestre, não será um mar
de rosas. Merisio fez um grande trabalho e a ideia é dar continuidade — diz
Dreveck. — Não existe continuidade de gestão porque cada um tem seu perfil. Mas
o perfil dele é parecido com o meu. É um gesto claro de fortalecimento de um
aliado em potencial — afirma Merisio. Fonte: Upiara Boshi.
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