BLOG DO GERVÁZIO PLÁCIDO. 31.01/01.02

Lei vai proibir consumo de bebida alcoólica entre 2h e 8h da manhã em Imbituba.


Em função dos episódios constantes registrados e do apelo de moradores da Praia do Rosa, Ibiraquera e outras regiões, o prefeito Rosenvaldo Jr entregou, na tarde desta terça-feira (31), para o Presidente da Câmara de Vereadores, Renato Ladiada, o modelo de projeto de lei proposto pelo Executivo que tem o objetivo proibir o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas de qualquer natureza, das 2:00 às 8:00 horas. “Nossa intenção com a edição desta lei é evitar consequências mais graves como atos de embriaguez, vandalismo, brigas, perturbação do trabalho e do sossego alheios, utilização de drogas ilícitas, dentre outros, inclusive e principalmente no que tange à ocorrência de homicídios, como ocorreu num caso recente. Levaremos o Projeto para discussão na comunidade, promovendo audiência pública para ouvir opiniões e ampliar a participação da comunidade nesta questão”, explica o Prefeito. Para o Procurador do Município, Gustavo Benetti, a administração entende ser prudente coibir o consumo e a venda de bebidas alcoólicas em locais públicos neste horário. “É de conhecimento de toda a população o acontecimento do dia 31 de dezembro de 2016, que provocou a morte de um jovem, e resultou graves ferimentos em outro, na localidade da Praia do Rosa, em Ibiraquera. Entendemos ser prudente coibir o consumo e a venda de bebidas alcoólicas em locais públicos neste horário”, analisa. Na foto o presidente da Câmara de vereadores Renato Ladiada recebe das mãos do prefeito Rosenvaldo Jr, o modelo do Projeto de Lei. Fonte: Tuliana Rosa.

Porto de Imbituba intensifica campanha contra a Dengue, Zika e Chikungunya.
O Porto de Imbituba está a todo vapor na prevenção ao mosquito Aedes aegypti. A campanha Porto sem Dengue, Zika e Chikungunya iniciou na última semana e deve mobilizar os trabalhadores e demais usuários do Porto nos próximos seis meses. O objetivo é conscientizar a comunidade portuária sobre os possíveis criadouros do mosquito e realizar vistorias intensivas durante o período de maior incidência dessas doenças. A atuação intensiva da administração portuária faz com que, desde 2015, não sejam registrados focos de Aedes aegypti no Porto de Imbituba. A campanha está sendo desenvolvida em parceria entre os setores de Comunicação Social e de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da SCPar Porto de Imbituba, com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. Em conjunto com o setor de SSMA, a Vigilância Epidemiológica de Imbituba realiza inspeção semanal em 13 larvitrampas (armadilhas para o monitoramento do mosquito), dispostas estrategicamente nas proximidades de áreas de risco dentro do Porto, como calhas, contêineres, guindastes, lonas e, principalmente, locais de grande movimentação de pessoas e veículos de cargas, como balanças e portarias. O Porto também monitora locais considerados críticos, através de buscas ativas de possíveis criadouros e focos do mosquito, inclusive na área das empresas arrendatárias, operadores portuários e adjacências. Além disso, é feita uma desinsetização periódica em pontos mapeados, como lixeiras e bueiros. Já o programa de conscientização da comunidade portuária é realizado através da entrega de flyers nas portarias, plano de fundo personalizado nos computadores da SCPar, e-mails marketing e cartazes distribuídos nas principais áreas de trânsito de pessoas. Os materiais de comunicação trazem dicas para que o público possa praticar a prevenção dentro e fora do Porto. O combate ao mosquito é uma luta contínua. Entretanto, cada um fazendo a sua parte faz com que sejamos capazes de eliminar esta ameaça que põe em risco a saúde de todos nós.

Prouni: saiba como ingressar na Unisul com a nota do Enem.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2017, será aberta à zero hora de terça-feira, 31/1, e encerrará às 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro. O requisito principal para a inscrição é que nota mínima seja de 450 pontos, recebida na edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. No entanto, o candidato ainda precisa ter cursado o ensino médio em escola pública, ou na condição de bolsista integral em rede particular, e comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. O Programa Universidade para Todos (Prouni) reúne vagas de bolsas de estudo em universidades particulares em um sistema on-line. Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha. No Prouni é possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência, por meio da página eletrônica do programa (http://siteprouni.mec.gov.br/). Fonte: Cilene Macedo.

Agronomia da Unisul prepara safra de milho para rebanho leiteiro.
A fazenda experimental Agro Veterinária da Unisul, em Braço do Norte, abriga em torno de 30 animais/gado leiteiro da raça Jersey, os quais além de gerarem o leite que é comercializado junto a lacticínios da região, também atendem as aulas práticas dos cursos de Agronomia e Veterinária, nas áreas de produção leiteira e derivados do leite, reprodução, sanidade animal, forragicultura, nutrição animal, entre outros. Silagem na fazenda experimental - A Unidade Experimental Agro Veterinária de Braço do Norte elaborou a primeira reserva alimentar (na forma de silagem) a partir do milho plantado na safra de verão, de uma área de um hectare (10.000 m2). Professores e acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária implantaram e conduzem a lavoura. Mesclando a prática e a teoria, são responsáveis pelo aproveitamento, ou seja, cálculo da base alimentar que a silagem representará na nutrição final dos animais. No inverno existe escassez de pastos, e com esta reserva alimentar a Unidade terá alimento suficiente para as vacas leiteiras. A fazenda experimental tem mais um hectare (10.000 m2) de milho plantado que também será utilizada para silagem no início de fevereiro, totalizando 2 hectares de lavoura de verão de milho. “Conceitualmente silagem pode ser considerada como o produto final da fermentação da massa de forragem (no caso a planta de milho) sem a presença de oxigênio, realizada por bactérias, que consomem, principalmente, os açúcares disponíveis no material depositado no silo”, destaca o professor Gilmar Pla. A Forragicultura é a ciência que estuda as plantas utilizadas como forragem animal e a interação delas com os animais, controle de solo e meio ambiente. Fonte: Cilene Macedo. 


Para garantir que o consumidor tenha tranquilidade na hora de comprar pela internet, o Procon de Santa Catarina atualizou nessa segunda-feira, dia 30, a relação de sites não confiáveis. “São sites que não respondem às notificações do Procon, ou que não atendem as demandas do consumidor, ou que não existem”, explica o presidente do Procon/SC, Maycon Baldessari. Na hora de comprar pela internet, a recomendação é que o consumidor busque a opinião de conhecidos e cerque-se de garantias. De acordo com Baldessari, também é importante ficar atento às ferramentas de segurança e certificados e checar se o site tem informações sobre a loja, como CNPJ, endereço e telefone de contato. Os direitos do consumidor na internet são os mesmos que em estabelecimentos físicos. Se houver problemas ou dúvidas, deve-se procurar o Procon mais próximo. Confira neste link a lista de sites não confiáveis segundo o Procon. Fonte: Secom SC. 

Jade Batista é a nova presidente do Metropolitano de Nova Veneza.

Um fato chama a atenção, considerado um dos mais forte clubes amador da região sul de Santa Catarina e dono de dezenas de troféus, o Metropolitano de Nova Veneza, será presidido por uma mulher, pelos segunda vez na história do clube, a primeira foi Ângela Guislandi. Depois do período em que Ângela esteve na presidência, o Metropolitano, foi dirigido por Marcos Frigo e agora assume o comando da gestão a empresária Jadina Ferreira Batista que substitui Marcos Frigo. A mudança foi aprovada ontem à noite, em assembleia. Com Jade, passam a compor a nova diretoria o agora vice Marcos Frigo, os tesoureiros Vilmar Pacheco e Tiago Gava, os secretários Vanderleia Begnini e Adilson Rodrigues e o Conselho Fiscal com Vanderlei Begnini, Douglas Ghislandi e Samuel Frigo. “Agradeço a todos que apoiaram o Metrô de alguma forma e permanecendo na diretoria reassumo o compromisso de trabalhar em nome do esporte”, disse Marcos Frigo. Saida - Com a nova diretoria, a família Ghislandi se desvincula do Metropolitano. 

Com Walter Ghislandi como técnico, o Metrô alcançou suas maiores glórias, como os títulos regionais e o Estadual de Amadores. "A família Ghislandi se afasta por questões pessoais. A responsabilidade comercial e financeira que eles tinham não terão mais", confirma a presidente Jade. “Vamos trabalhar com a mesma seriedade para elevar ainda mais o nome do clube”, salienta. A ex-presidente Ângela Ghislandi, porém, prestará auxílio na diretoria. A nova presidente antecipa que Jean Reis, que era o preparador físico do Metropolitano, será o treinador do time na Copa Sul dos Campeões, cuja estreia está marcada para 19 de março, em Siderópolis, contra o Ajax. O vínculo de Jade com o Metropolitano começou com a composição do time que a sua empresa mantém no campeonato de verão de Jaguaruna. “Lá, 80% da nossa equipe é composta por jogadores do Metrô”, conclui. Fonte: Denis Luciano/ Portal Engeplus. 

 Matriculas na rede estadual vão até o dia 6 de fevereiro


Os alunos que ainda não efetivaram matrícula na Rede Estadual de Ensino terão uma nova oportunidade entre os dias 1 e 6 de fevereiro. Com os devidos documentos em mãos, estudantes e seus responsáveis devem comparecer na secretaria da escola mais próxima para efetuar a matrícula. Entre os principais critérios para a matrícula na rede estadual está o zoneamento, em que o aluno deve ser inscrito na escola mais próxima da sua residência ou do trabalho dos pais. Como documentação, além da certidão de nascimento ou documento de identidade e histórico escolar, a secretaria da escola deve solicitar atestado de vacina ou declaração dos pais/responsáveis do aluno assegurando estar em dia com a vacinação. Em caso de transferência, atestado de frequência do estudante. Para alunos do ensino médio, técnicos EMIEP, Técnicos Subsequente e Concomitante, Educação de Jovens e Adultos, será necessário também uma cópia do CPF. Requisitos para ingresso na rede pública estadual. Ensino Fundamental Criança com 6 anos a completar até 31 de março de 2016. 

Ensino Médio e Educação Profissional - Ensino Médio e Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio: alunos egressos do Ensino Fundamental. Curso de Magistério: 1ª série: alunos egressos do Ensino Fundamental e 3ª série: alunos com 2ª série do Ensino Médio completo ou egressos do Ensino Médio, Curso Técnico Subsequente (pós-médio): alunos egressos do Ensino Médio ou matriculados na 3ª série do Ensino Médio. Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental: 15 anos completos no ato da matrícula. Ensino Médio: 18 anos completos no ato da matrícula. Calendário Escolar 2017Início do ano letivo: 13 de fevereiro de 2017. Recesso escolar: 17 a 30 de julho de 2017. Término do ano letivo: 15 de dezembro de 2017.

Empresários ficam acuados', diz Luma de Oliveira ao defender Eike.

Ex-mulher de Eike Batista, Luma de Oliveira defendeu o empresário em suas redes sociais. "[Ele] Fez muitos investimentos no nosso país com recursos próprios. Infelizmente, parece que os empresários ficam acuados por pseudogovernantes. Lamentável", escreveu. Luma falou sobre o assunto nesta segunda-feira (30), após receber uma série de comentários de seguidores que diziam estar orando por ela e sua família. "Estamos com muita fé de que tudo vai acabar bem", respondeu a ex-modelo e atriz aos fãs. "Ele enfrenta o que tiver que enfrentar.” Luma é reconhecida como uma das mais simbólicas musas do Carnaval do Rio de Janeiro e despertou polêmica ao desfilar, em 1998, à frente da bateria da Tradição, com uma coleira bordada com o nome de Eike."Estou firme o mais que posso para ajudar os meninos", concluiu, referindo-se aos dois rapazes que teve durante seu casamento com o empresário. A atual mulher de Eike também fez uma postagem nas redes sociais com a frase "Deus tem um propósito até nos dias mais difíceis". Ela é mãe do filho caçula do empresário, um menino de três anos. 

FILHO - O DJ Olin Batista, filho de Eike com Luma, também postou mensagens de apoio ao pai em uma rede social. Olin disse que "está na hora de passar as coisas a limpo", repetindo frase dita por Eike em entrevista à TV Globo antes de se entregar para a Polícia, na sala de embarque do aeroporto de Nova York. A mensagem é acompanhada de foto dele com os pais e o irmão mais velho, que já teve 2.398 curtidas e 409 comentários até hoje a tarde. Ele lançou a hashtag #Força Eike Estamos Com Você. Há expectativa quanto a uma possível delação de Eike. O empresário se valeu do relacionamento com políticos para construir seu império, que ruiu em meados de 2013. Eike foi levado inicialmente para o presídio Ary Franco, em Água Santa, zona norte, e depois levado para Bangu 9, na zona oeste. O empresário teve o cabelo raspado antes da transferência. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de pagar propina no exterior ao esquema que seria liderado pelo ex-governador Sérgio Cabral, também preso. Segundo as investigações, Eike teria dado US$ 16,5 milhões ao esquema. Na porta do presídio Ary Franco, o advogado criminalista de Eike, Fernando Martins, disse que a possibilidade de uma delação não estava definida. Fonte: Folha de São Paulo. 


Procuradoria vai abrir novo inquérito para investigar Aécio Neves, diz site.

Após delação, senador será investigado por suspeita de receber dinheiro desviado em obra. Após as delações da Odebrecht, a Procuradoria-Geral da República deve pedir nos próximos dias ao STF que um inquérito sobre o senador e presidente do PSDB, Aécio Neves, seja aberto. A acusação é de que o tucano teria recebido dinheiro das empreiteiras que fizeram as obras da Cidade Administrativa em Minas Gerais: entre elas a Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez. As informações são do Buzzfeed. O fato veio à tona após a delação da Odebrecht, que inclusive, deve fazer com que a Andrade Gutierrez seja chamada novamente, já que não havia revelado os pagamentos destinados a Aécio em seu acordo de delação. Na delação da OAS, o empreiteiro Léo Pinheiro contou que realizou repasses a Oswaldo Borges da Costa Filho, o Oswaldinho, apontado como operador e tesoureiro informal das campanhas de Aécio entre 2002 e 2014. De acordo com o depoimento de Pinheiro, cujo acordo de delação foi suspenso no ano passado pelo STF, 3% era o montante da propina paga aos tucanos pela obra mineira. Apesar de ter sido orçada em R$ 500 milhões, a Cidade Administrativa custou aproximadamente R$ 2,1 bilhões, sendo a obra mais cara feita pelo então governador Aécio Neves, que comandou Minas Gerais entre 2003 e 2010. O recebimento de recursos a partir das obras da Cidade já havia sido um dos pontos de acusação do empresário Léo Pinheiro, da OAS, na tentativa de fechar um acordo de delação premiada com a PGR. Após vazamento de seus anexos (tópicos sobre o que pretende delatar), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, suspendeu a delação. Até hoje o empresário aguarda que as negociações sejam retomadas. A Procuradoria-Geral da República já investiga Aécio devido à chamada lista de Furnas e por supostamente ter maquiado dados da CPI dos Correios para evitar que o Banco Rural fosse ligado ao mensalão mineiro. 

O senador nega ambas as acusações. Em resposta ao site, o PSDB-MG enviou uma nota afirmando que “desconhece a suposta decisão da PGR e rechaça as também supostas acusações em relação ao senador Aécio Neves”. Nota “Trata-se de assunto requentado. O PSDB MG desconhece a suposta decisão da PGR e rechaça as também supostas acusações em relação ao senador Aécio Neves. O partido informa que os valores citados estão equivocados. Nunca houve um orçamento no valor de R$ 500 milhões. Tal cifra surgiu apenas como estimativa, sem estar amparada em projeto ou orçamento, quando da primeira ideia de construção de outro projeto em outro local. Informa também que o valor licitado da obra foi de R$ 949.371.880,50. O PSDB MG contesta insinuação de irregularidade e informa que o edital da licitação foi previamente apresentado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas e todos os procedimentos foram acompanhados e auditados por empresa externa ao Estado contratada via licitação. Informamos ainda que o senhor Oswaldo Da Costa nunca teve atuação informal nas campanhas do PSDB com as quais colaborou, tendo sempre atuação formal e conhecida na arrecadação de recursos nas campanhas do PSDB”.Fonte: Jornal do Brasil. 

Família Sol em Imbituba. Terça-feira 31, Andrey e Carla Plácido, receberam a visita dos amigos Pricila e Eduardo Paes Sol, com os filhos, os gêmeos Vinicius e Vitor e a caçula Vivian, radicados no Rio de janeiro e passando férias na Zimba.. O encontro foi na casa da Pretta e do colunista e o papo foi em alto astral.


Nutricionista Guilherme Beza e a musicista Helena Dalbosco Gonçalves Beza, passando pela coluna para confirmar que a vida a dois está fazendo muito bem ao casal.



Jadina Ferreira Batista é a segunda mulher a presidir o Metropolitado de Nova Veneza. e diga-se, com muita competência e capacidade. O clube é um dos principais do futebol amador do sul de Santa Catarina.









0 comentários: