BLOG DO GERVAZ (Gervázio Plácido) A SUA REVISTA ELETRÔNICA

Goleiro Bruno consegue habeas corpus para deixar presídio

Ex-jogador está preso em Apac de Minas Gerais pelo assassinato de Eliza Samudio, em 2010. Preso desde 2010, condenado pelo assassinato de Eliza Samudio, além de ocultação de cadáver, o goleiro Bruno conseguiu sua liberdade por meio de um habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal. O alvará de soltura foi emitido noite da última quinta-feira. Bruno deverá deixar o presídio ainda nesta sexta-feira. O goleiro cumpria a pena na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), até ser transferido em setembro de 2015 ao centro de ressocialização Apac, em Santa Luzia. Logo que foi condenado, no entanto, Bruno ficou preso na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais. O ex-jogador do Flamengo tinha sido condenado a pela Justiça de Minas Gerais a 22 anos e três meses de cadeia pela morte e ocultação do cadáver de Eliza Samudio, com quem teve um relacionamento. O corpo da modelo até hoje não foi encontrado. Além do goleiro, mais cinco pessoas estavam condenadas, entre elas, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, amigo de Bruno. A modelo tinha 25 anos quando foi assassinada, deixando um filho recém-nascido. Bruno era o pai da criança.



Sindilojas - Aqui a sua voz ganha força! A serviço do empregador.

Ativistas denunciam presença de representantes da Cattalini no Porto de Imbituba.
Representantes do 'Fora Cattalini' estiveram na Câmara onde falaram sobre os riscos e as possibilidades ainda presentes de instalação da empresa na cidade, já que segundo eles, já teriam representantes da Cattalini atuando no Porto. Eles alertam que terminal de granéis líquidos pode ser instalado em áreas federais da cidade. Se implantado, o terminal poderá armazenar milhões de litros de óleos, combustíveis, ácidos e outros produtos líquidos, colocando tudo e todos sob risco constante. Eles apresentaram mostraram acidentes desastrosos em cidades com este tipo de terminal e explicaram que, devido a geografia de Imbituba, uma explosão ou vazamentos desse tipo causaria uma tragédia ambiental e de saúde sem precedentes. Os 13 vereadores declararam apoio ao Movimento e se posicionaram contrários a vinda da Cattalini. Fonte: Cléber Latrônico.

Ângelo Zabot, o Com, ex-vice-prefeito de Tubarão e ex-goleiro do Ferroviário, está na UTI

Ângelo Antônio Zabot, o Com, um dos políticos mais conhecidos de Tubarão, segue internado na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição – HNSC, na Cidade Azul, desde a tarde de ontem. Com deu entrada na instituição nesta segunda-feira com falta de ar e acúmulo de líquido no corpo. Há oito anos, ele sofre de insuficiência cardíaca congestiva. Nos últimos seis meses, o quadro de saúde se agravou, e chegou a ficar internado durante um mês, por volta de outubro do ano passado. No fim de dezembro passou por outra crise, seguida de recuperação, até que na segunda teve de ser novamente internado. Zabot foi diagnosticado com complicação renal em decorrência do problema cardíaco, o que o levou a ser transferido para a UTI, segundo seu filho Alexandre. Nascido em novembro de 1946, o político tem 70 anos e é casado há 47 com Eza Zabot, com quem tem três filhos e sete netos. Zabot estreou na política em 1968 como candidato a vereador pelo PSD, quando acabou como suplente. Em 1977, ganhou a eleição como vice-prefeito na chapa com Paulo Osny May, do qual, em 1982, foi prefeito interino. Em 1992, foi o segundo vereador mais votado em Tubarão, com pouco mais de mil votos. Na eleição seguinte, repetiu a façanha, sendo novamente o segundo mais votado, com 1,3 mil votos. Assumiu a presidência da Câmara de 1998 a 2000. Voltou a disputar a prefeitura em 2000 e 2004, ambas como vice de Carlos Stüpp e das quais a dupla saiu vitoriosa. Nas eleições seguintes, Com preferiu não concorrer mais. Transferiu-se, em 2009, do PP para o novo PSD, do qual foi presidente entre 2015 e 2016, até que teve de deixar o cargo por causa dos problemas de saúde. Sua mulher, Eza, elegeu-se suplente na última eleição municipal e este ano assumiu uma cadeira no legislativo, no lugar de Alexandre Moraes – única representante feminina na Casa. Antes da política, Zabot foi jogador de futebol por quase dez anos, com passagens pelo Ferroviário e Figueirense. Trabalhou na Estrada de Ferro e depois se mudou para Assembleia Legislativa, onde se aposentou. É também conhecido como Com, apelido dado por um tio, mas cujo motivo é desconhecido da família.

Deputado Edinho Bez participa de maior evento de telecomunicações

O Deputado Federal Edinho Bez embarca para Barcelona, juntamente com o ministro das Comunicações Gilberto Kassab, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, operadoras de telefonia, entre outras, onde participará do GSMA Mobile World Congress, maior evento de telecomunicações do mundo. Bez que presidente este assunto no parlamento passará o Carnaval, estudando, debatendo e se atualizando, principalmente no que tange o desenvolvimento tecnológico. O deputado federal Edinho Bez, entre suas visitas deste mês de fevereiro, esteve também em Florianópolis, junto ao ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, parlamentares, presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, entre outros, no evento da Facisc que debateu a Legislação Trabalhista. A reforma Trabalhista foi um dos temas das palestras apresentadas na ocasião. Fonte: Ana Carolina Leal.

Polícia Militar de Laguna deflagra operação alegria.

Na tarde desta quinta-feira (23), o comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar de Laguna (GELG), tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes, esteve reunido com todos Oficiais da GELG, para decidirem os últimos detalhes da Operação montada que irá atuar durante as festividades do carnaval em nossa cidade. O efetivo da Polícia Militar de Laguna receberá um grande reforço policial neste ano, com isso foi elaborado um forte planejamento, para transmitir aos foliões o sentimento de segurança que todos merecem. Virá reforçar o policiamento em nossa cidade no período do carnaval, policiais da 8ª Região de Polícia Militar (Tubarão), 6ª Região de Polícia Militar (Criciúma), 2ª Região de Polícia Militar (Lages), Batalhão de Comando e Serviço (BCSv), Grupamento de Polícia de Choque (GPChoque), Companhia de Polícia Militar de Policiamento com Cães (Canil), Guarnição Especial de Polícia Militar Montada (Cavalaria), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Serviço Aéreo da Polícia Militar (BAPM) e o Serviço Aéreo da Polícia Civil (SAER). O comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar de Laguna (GELG), tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes, definiu a Operação Alegria como peça fundamental para que um dos maiores carnavais do sul do Brasil, transcorra dentro da normalidade, afirmando que a Polícia Militar de Laguna está pronta para atender a demanda do evento em nossa cidade. Fonte: Sandro José da Silva.

Amurel informa como fica expediente na quarta-feira de cinzas nos municípios da região.
A Amurel informa aos usuários e associados da entidade que fará recesso de carnaval na segunda-feira,terça e quarta-feira até as 13h30min, quando voltará às atividades com normalidade. Já os municípios informaram o seguinte expediente:

-Armazém – Retorno na 5ª feira;
-Braço do Norte - Expediente normal (12h30min às 18h30min);
-Capivari de Baixo - Expediente normal (7h às 13h);
-Grão Pará - Expediente normal (12h30min às 18h30min);-Gravatal - Retorna na 5ª feira;-Imaruí - Retorna na 5ª feira;-Imbituba - Expediente normal (13h às 19h15); -Jaguaruna - Retorna na 5ª feira;
-Laguna - Expediente das 12h às 19hs;-Pedras Grandes - Expediente das 13h às 17h;-Pescaria Brava - Expediente das 13h às 19hs;-Rio Fortuna - Expediente normal (7h às 13h);-Sangão - Retorna na 5ª feira;-Santa Rosa de Lima - Retorna na 5ª feira;-São Martinho - Expediente normal (7h às 13h);Treze de Maio - Expediente normal (7h às 13h);-Tubarão - Expediente normal (13h às 19h); Fonte: Álvaro Dalmagro






















Comunidade tradicional de Imbituba busca regularização de território.
Coletores de butiá, produtores de mandioca e pescadores artesanais da comunidade tradicional Areias da Ribanceira, buscam a regularização da terra de onde tiram seu sustento, em um processo acompanhado pela Defensoria Pública da União. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o defensor regional de Direitos Humanos, João Panitz, conversou com integrantes da comunidade em uma reunião na Poder Executivo com a presença do prefeito Rosenvaldo Júnior, sobre o andamento da solicitação no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O Incra conduz um estudo antropológico para embasar o processo de regularização. Conforme Panitz, a comunidade apresenta características incomuns, devido ao fato de que seus integrantes não moram no mesmo lugar de onde provém sua subsistência. A região está ameaçada pela especulação imobiliária, pelo interesse de grandes empresas e pelo projeto de expansão do Porto de Imbituba, cujo licenciamento também é tema de atuação da DPU. O reconhecimento do território auxiliará na preservação da comunidade. Moradores de Areias da Ribanceira mostraram suas rotinas e as dificuldades que enfrentam no momento. 

O defensor e o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, também se reuniram para tratar da questão. Segundo Panitz, o chefe do Executivo municipal “foi bastante receptivo às demandas apresentadas e reafirmou seu compromisso com as comunidades tradicionais”. O defensor também encaminhou ofício à prefeitura solicitando a instalação de rede de energia elétrica nos ranchos dos pescadores. Pesca em Ibiraquera - Em outro momento da passagem do defensor pelo Litoral Sul, pescadores de Ibiraquera contestaram a proibição do uso de embarcações de mais de oito metros na região e solicitaram auxílio à DPU. O assunto será tratado com a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de acordo com Panitz. Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Defensoria Pública da União.

Notícias da Câmara Municipal de Imbituba 4ª Sessão Ordinária Data: 23/02/2017.

REQUERIMENTO Nº 006/2017 - Requer ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO e à APA da Baleia Franca, o Uso da Tribuna em Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Imbituba para apresentar o Plano de Manejo da unidade de conservação da APA da Baleia Franca. Autoria: Vereador Anderson Teixeira (PSD). Data da apresentação: 20/02/2017. Despacho da Mesa: Sujeito à apreciação do Plenário da 5ª Sessão Ordinária agendada para o dia 06/03/2017

REQUERIMENTO Nº 008/2017 – Requer ao Excelentíssimo Presidente da Câmara de Vereadores, Senhor Renato Carlos de Figueiredo, que solicite uma reunião com o diretor da Cattalini na Câmara de Vereadores. Autoria: Vereador Anderson Teixeira (PSD).
Data da apresentação: 22/02/2017. Despacho da Mesa: Sujeito à apreciação do Plenário da 5ª Sessão Ordinária agendada para o dia 06/03/2017

REQUERIMENTO Nº 009/2017 – Requer ao Excelentíssimo Presidente da Câmara de Vereadores, Senhor Renato Carlos de Figueiredo, que solicite a presença do Diretor da SCPAR Porto de Imbituba, Senhor Rogério Puppo, para fazer Uso da Tribuna em Sessão Ordinária do Poder Legislativo para falar sobre a instalação da Cattalini em Imbituba.
Autoria: Vereador Anderson Teixeira (PSD). Data da apresentação: 22/02/2017.
Despacho da Mesa: Sujeito à apreciação do Plenário da 5ª Sessão Ordinária agendada para o dia 06/03/2017

INDICAÇÃO Nº 092/2017 - Indica ao Excelentíssimo Prefeito de Imbituba, Senhor Rosenvaldo da Silva Júnior, que sejam tomadas providências para a finalização do projeto de construção da creche Maria Lopes da Silva, no bairro Vila Santo Antônio, em Imbituba. Autoria: Vereador Roberto Luiz Rodrigues (PDS). Data da apresentação: 22/02/2017. INDICAÇÃO Nº 093/2017 - Indica ao Excelentíssimo Prefeito de Imbituba, Senhor Rosenvaldo da Silva Júnior, estudos para a instalação de lombada, lombada eletrônica ou rótula em frente ao Posto Vila Nova, entrada da Vila Santo Antônio, em Imbituba. Autoria: Vereador Roberto Luiz Rodrigues (PDS). Data da apresentação: 22/02/2017.

INDICAÇÃO Nº 094/2017 - Indica ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Imbituba, Senhor Rosenvaldo da Silva Júnior, a elaboração de projeto para pavimentação e drenagem da Rua Aldo Pittigliani, no bairro Village, município de Imbituba. Autoria: Vereador Luiz Cláudio Carvalho de Souza (PMDB). Data da apresentação: 22/02/2017.

INDICAÇÃO Nº 095/2017 - Indica ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Imbituba, Senhor Rosenvaldo da Silva Júnior, a elaboração de projeto para pavimentação e drenagem da Rua Santa Bárbara, no bairro Roça Grande, município de Imbituba. Autoria: Vereador Luiz Cláudio Carvalho de Souza (PMDB). Data da apresentação: 22/02/2017.INDICAÇÃO Nº 096/2017 - Indica ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Imbituba, Senhor Rosenvaldo da Silva Júnior, providências para a continuação da pavimentação da Estrada Geral do Alto Arroio, esquina com a Rua André Ferreira, até o término encontrando com a Rua Ataíde Manoel da Rosa. Autoria: Vereador Humberto Carlos dos Santos (PMDB). Data da apresentação: 23/02/2017.

INDICAÇÃO Nº 097/2017 - Indica ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Imbituba, Senhor Rosenvaldo da Silva Júnior, a pavimentação com blocos sextavados de concreto (lajotas) e/ou asfalto e Drenagem Pluvial da Rua Venina Barreto Favassa, no bairro de Vila Nova Alvorada (Divinéia), município de Imbituba. Autoria: Vereador Elísio Sgrott (PP). Data da apresentação: 23/02/2017.

INDICAÇÃO Nº 098/2017 - Indica ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Imbituba, Senhor Rosenvaldo da Silva Júnior, a pavimentação com blocos sextavados de concreto (lajotas) e Drenagem Pluvial da Rua Vergilino Soares, no bairro Guaiuba, município de Imbituba. Autoria:Vereador Elísio Sgrott (PP). Data da apresentação: 23/02/2017. INDICAÇÃO Nº 099/2017 - Indica ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Imbituba, Senhor Rosenvaldo da Silva Júnior, para que interceda junto aos Secretários Municipais de Turismo, Esporte e Cultura e Educação, visando implementar um concurso literário sobre a História de Imbituba, envolvendo a comunidade escolar (alunos, pais e professores) das escolas sediadas em Imbituba, das redes públicas municipal e estadual, e particulares.  Autoria: Vereador Elísio Sgrott (PP). Data da apresentação:23/02/2017.

Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.

REQUERIMENTO Nº 004/2017 - Requer ao Presidente da Câmara de Vereadores o encaminhamento de convite ao Diretor Clínico e financeiro do Hospital São Camilo para que o mesmo faça Uso da Tribuna em Sessão Ordinária, com a finalidade de apresentar a realidade financeira e clínica da entidade. Autoria: Vereador Anderson Teixeira (PSD). Data da apresentação: 20/02/2017. Resultado: Aprovado por unanimidade. REQUERIMENTO Nº 005/2017 – Requer ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Imbituba, Senhor Rosenvaldo da Silva Júnior, informações sobre o valor total dos impostos pagos pelos contribuintes do município, no período entre 01/12/2011 e 30/01/2017, detalhando o montante de cada um dos impostos, bem como o total pago por cada bairro, e o valor relativo à inadimplência também por bairro. Autoria: Vereador Anderson Teixeira (PSD). Data da apresentação: 20/02/2017. Resultado: Aprovado por unanimidade
MOMENTO DA PRESIDÊNCIA - O Presidente convocou os Vereadores para a 5ª Sessão Ordinária a ser levada a efeito no dia 06 de março de 2017, segunda-feira, às 19h30min, nas dependências do Plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba. Não havendo mais nada a tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a 4ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Imbituba. Fonte: Tatianne de Bona /Analista Legislativo Departamento Legislativo / Câmara de Vereadores de Imbituba.

A dispensa por justa causa por uso excessivo de celular no ambiente de trabalho.

A modernidade nos trouxe o telefone móvel e a facilidade de comunicação. No entanto, a facilidade de ter nas mãos o acesso à agenda telefônica de amigos e a uma infinita quantidade de aplicativos vem provocando conflitos nas relações entre empregados e empregadores. Por conta disso não se pode perder de vista a destinação do uso do celular. É para o trabalho? A empresa permite o uso do celular durante o horário de expediente? O seu uso pode atrapalhar a produtividade? No Brasil, atualmente, não existem leis que regulem o uso de celular no ambiente de trabalho. Contudo, cabe ao empregador a direção dos serviços, conforme autoriza o art. 2° da CLT. Com base na lacuna legislativa, muitas empresas, resguardando seus direitos, vem criando regras expressas proibindo ou restringindo o uso do celular durante o horário de trabalho, em especial nas funções e atividades incompatíveis com a mobilidade do telefone celular. Por sua vez, a desatenção do empregado à orientação do empregador pode ter como consequência a aplicação de penalidades disciplinares, podendo ocasionar, inclusive, uma demissão por justa causa. Como já elencado, o poder de direção é do empregador. E estes podem ser divididos em poder de organização, poder de controle e poder disciplinar. O poder de organização garante ao empregador o direito de organizar o seu empreendimento da maneira que lhe convém, dando-lhe o direito de regulamentar o trabalho dos empregados por meio do regulamento de empresa. Não é necessário ser escrito, todavia, deve ser público e de amplo conhecimento de todos os empregados, motivo pelo qual a forma escrita é a mais indicada. 

Ainda, o mesmo autor revela que os elementos da justa causa podem ser descritos como objetivos e subjetivos. O elemento subjetivo caracteriza-se pela culpa ou dolo do empregado em realizar o ato ensejador da justa causa. Já o elemento objetivo tem uma série de requisitos. Entre eles, tipificação em lei, gravidade do ato praticado, nexo de causalidade, proporcionalidade entre o ato faltoso e a punição. O art. 482 da CLT elenca as hipóteses que constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, cujo rol é taxativo e não meramente exemplificativo. Outrossim, além dessas faltas consideradas genéricas, existem outras hipóteses de despedida por justa causa, consideradas específicas, como a aplicável aos domésticos (art. 27 da Lei Complementar n° 150/2015), ferroviários (art. 240 da CLT), motorista empregado (art. 235-B da CLT) e também pela não observância pelo empregado das normas de segurança e medicina do trabalho pelo não uso de equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa (parágrafo único do art. 158 da CLT). A natureza jurídica da justa causa ainda é um tema não sedimentado. Alguns autores admitem o poder disciplinar do empregador e consideram a despedida por justa causa uma pena disciplinar, e a mais severa. Os que negam a existência desse poder não a consideram pena, mas sim uma forma autorizada de rescisão contratual (Barros, 2016, p. 593). A falta caracterizadora da despedida por justa causa pelo uso excessivo do celular no ambiente de trabalho, enquadra-se nas alíneas “e” ou “h”, do art. 482 da CLT, descrita como desídia no desempenho das respectivas funções ou o ato de indisciplina ou de insubordinação. A desídia (art. 482, “e”, da CLT) é caracterizada quando o empregado labora com negligência, preguiça, má vontade, displicência, desleixo, indolência, omissão, desatenção, indiferença, desinteresse, relaxamento (MARTINS, 2016, p. 163). Já Alice Monteiro de Barros (2016, p. 587) preceitua que a desídia se manifesta pela deficiência qualitativa do trabalho e pela redução de rendimento. Para configurar a desídia, em regra, é necessário que o empregado seja reincidente na conduta negligente, ou seja, exige-se um comportamento habitual improdutivo e relapso (CORREIA, 2016, p. 530). 


















Os atos de indisciplina ou de insubordinação (art. 482, “h”, da CLT) implicam violação ao dever de obediência. Na ocorrência de ato de indisciplina, o empregado descumpre ordens gerais de serviço, entre elas o descumprimento das normas contidas no regulamento da empresa. E no ato de insubordinação, o empregado descumpre ordens pessoais de serviço, entre elas, ordens do chefe ou encarregado. Em ambos os casos, a ordem deverá ser lícita e emanada do empregador ou de seus prepostos, pois o empregado não está obrigado a acatar ordens ilícitas, ao contrário, deverá denunciá-las ao empregador ou à autoridade competente, dadas as consequências que poderão resultar de sua omissão ou de uma acusação injusta (Barros, 2016, p. 590). Com efeito, ocorrendo a dispensa por justa causa, o empregado terá direito apenas ao saldo de salários e férias vencidas, se houver. O empregado perde o direito das férias proporcionais, décimo terceiro salário, aviso prévio, levantamento do FGTS e a indenização de 40%, seguro-desemprego. Fonte: Caroline Back Ristow.

Capivari de Baixo fará ponto facultativo.

Em razão do Carnaval, o prefeito de Capivari de Baixo Nivaldo de Sousa decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda-feira, dia 27 e terça-feira, dia 28 de fevereiro. A condição de ponto facultativo não se aplica à coleta de lixo, que será feita normalmente. Os servidores públicos retornam às atividades na quarta-feira, 1º de março, às 7h. Lembrando que as aulas para os alunos do ensino fundamental começam na próxima quarta-feira.

Novo grupo de alunos estrangeiros está em aula no centro da capital.

Diferentes projetos de vida trouxeram o novo grupo de estudantes estrangeiros para a Unisul. Eles vieram do Japão, da Inglaterra, das Américas e de outros países para estudar a língua portuguesa na Unisul. O curso intensivo de cinco semanas explora a língua portuguesa e o contexto cultural do Brasil. O Centro Internacional da Unisul tem sede no centro da capital e recebe ligações de todos os continentes diariamente. Estudantes universitários, profissionais das mais variadas áreas, professores, entre outros prospectos perguntam sobre a região e a universidade. “É inestimável o  valor do encontro de jovens de diferentes nacionalidades, o diálogo que se estabelece entre a Unisul e universidades do mundo inteiro durante esses cursos”, contextualiza a professora Amaline Mussi, da Coordenação do Centro Internacional, que ministra  atividades acadêmicas no curso. Além dos cursos intensivos de língua portuguesa e cultura brasileira, a Unisul recebe alunos estrangeiros para outras modalidades de intercâmbio. 

Na recepção dos alunos desta edição do intensivo de fevereiro, o professor Guilherme Goedert, da  Assessoria Administrativa no Centro Internacional, deu as boas vindas e falou sobre o dia a dia em Florianópolis e na universidade. “As razões que trouxeram nossos novos alunos ao Brasil / Florianópolis / Unisul  são ditadas pelo projeto de vida de cada um”, afirma Goedert. Para o funcionário do Consulado do Japão no Brasil, Takuya Okumura, o objetivo de estudar na Unisul é aprimorar seu português para avançar na carreira diplomática. “Sou formado em Letras pela Universidade de Osaka”, comenta. Também do Japão, Kie Murai é formada pela Universidade de Waseda. “Fui enviada pela minha empresa para estudar Português, com vista à área de mercados da América Latina e outros países de língua portuguesa, onde pretendo trabalhar”, projeta. Já o argentino Maximiliano Zaffuto é formado em Comércio Exterior pela Universidade de Salvador. “Sou muito ligado ao mar e gosto de esportes aquáticos. Meu objetivo é montar uma empresa de importação e venda de artigos esportivos. 

Para isso o domínio da língua portuguesa é fundamental”, comenta. O ramo de traduções é o foco da inglesa Catherine Jones, que estuda Letras Espanhol e Português na Universidade de Manchester. Outra aluna do grupo é a norte-americana Greta Marie Shock. Ela veio através da parceira de 10 anos, e de colaboração mútua, da Unisul com a International Studies Abroad (ISA), que tem matriz nos Estados Unidos. A aluna estuda Antropologia pela Universidade de Colorado, Boulder. “Tenho muito interesse em conhecer novas culturas e idiomas. Já viajei por diversos países, como Canadá, México e África do Sul. Também residi por um ano em São Paulo”, revela. Greta continuará seus estudos na Unisul, no próximo curso intensivo de março a julho. A professora Amaline Mussi explica que o objetivo maior do Centro Internacional da Unisul é a integração multicultural. “Alunos de períodos anteriores virão encontrá-los e é assim. Novos rostos chegando e compondo com grupos de alunos veteranos”, comemora. Gestão de Comunicação.

Domingo tem eclipse do sol visível no sul.

Pouco antes das 10h, já será possível observar a parcial cobertura do sol pela lua O domingo de Carnaval terá lugar para um fenômeno astronômico raro. A partir das 9h47min da manhã, o sul catarinense terá 53% de visibilidade de um eclipse anular do sol, com a cobertura parcial do astro pela lua. “Quanto mais ao sul, mais visível é. Ele será praticamente total no sul da Argentina e do Chile, e na fronteira do Brasil com o Uruguai terá 60% de visibilidade”, aponta o professor Luiz Carlos da Silveira. Por ser um eclipse do sol, cuja visualização será de cerca de uma hora, é recomendável o uso de algum dispositivo especial. “Ou um vidro de solda número 14 ou uma chapa de raio-x. Senão, a pessoa pode até sofrer danos irreversíveis na retina”, explica o especialista. Há um segundo eclipse do gênero previsto para ser visível no Brasil, em agosto, mas este será no hemisfério norte, com visual para os estados do norte e nordeste.

Polícia Rodoviária Federal dá início a Operação Carnaval em todo o estado catarinense.

Delegacias receberam o reforço de 11 viaturas. Em Santa Catarina, a Polícia Rodoviária Federal deu início a Operação Carnaval à zero hora desta sexta-feira. A ação será encerrada na meia-noite da quarta-feira de cinzas, dia 1º, totalizando seis dias. O objetivo é intensificar o policiamento e fiscalização nas rodovias federais do estado, no sentido de educar, prevenir, manter a normalidade do fluxo de veículos e reduzir o número de acidentes e vítimas no trânsito. O efetivo contará com reforço nas escalas de serviço de grupos especializados de policiamento: Grupo de Motociclismo Estadual (GME) e o Núcleo de Operações Especiais (NOE). Deverá ser dada atenção especial à fiscalização da embriaguez ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido e trânsito pelo acostamento. Reforço de 11 viaturas - Um comando de fiscalização na Unidade Operacional de Biguaçu, às 9 horas desta sexta-feira, na BR-101, marcou a abertura da Operação Carnaval. Os chefes de todas as oito Delegacias da PRF em SC estiveram presentes na ação e receberam 11 viaturas operacionais, montadas a partir de veículos administrativos da PRF. Os carros foram plotados e equipados para atuar nas rodovias do estado já a partir deste Carnaval. Fonte: Marcelo de Bona.

Carnaval 2017 em Imbituba. Ponto facultativo e atendimento bancário.
Com a expectativa de receber 60 mil foliões durante os quatro dias de folia, Imbituba está preparada para um dos carnavais mais procurados do Sul do Estado. Os blocos se prepararam para a grande folia com muita música, shows, presenças VIP e muita animação. Na programação a participação do bloco Tatuíras da Folia, que faz o seu carnaval na Praça Henrique Lage, ao lado da igreja matriz, a partir das 16h. Botequim Folia, em parceria com o bloco Levados, formaram o Imbituba Folia, domingo, a partir das 16h, com DJ Helyton Vieira, Evandro Lins, Borog & Banda, Grupo Clichê e Teto Fernandes, no Pavilhão de Eventos. O Bloco da Eskina, o mais tradicional da cidade, com 11 anos de tradição, faz a festa dia 26, domingo de carnaval, a partir das 17h, no Parque Municipal de Eventos. Além do funkeiro Sapão, o Eskina apresenta o cantor Fabio Dunk, o Grupo do Gui, banda PH7, cantor Fábio Hazard e o DJ Poliba. 

O bloco Levados apresenta um dos principais eventos do carnaval do Sul de Santa Catarina. Com vários diferenciais, como a estrutura premium de camarote e as presenças VIP da ex-BBB Monique Amim e da panicat Aricia Silva, além de várias outras surpresas. O bloco Levados faz a sua festa segunda-feira de carnaval com o show da banda Rei da Folia no Pavilhão de Eventos, a partir das 16h, com o grupo Clichê, cantor Vini Silva e banda Jeito Louco. Carnaval Popular - Para os foliões que não participam dos blocos, Imbituba apresenta o carnaval popular no Pavilhão Municipal de Eventos, festa com entrada gratuita. 

Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.

Os portões abrem a partir das 23h30. Sábado, 25: Plano B e Teto Fernandes & Banda. Domingo, 26: Grupo do Gui. Segunda, 27: Vini Silva & Banda e Rei da Folia. Ponto Facultativo - Segunda-feira, dia 27, e terça, dia 28, são ponto facultativo em Imbituba. O decreto não se aplica aos órgãos e às entidades da administração direta do Poder Executivo. Os serviços considerados essenciais, bem como os das Secretarias de Saúde, Educação e Agricultura, Pesca e Infraestrutura ficam a cargo dos respectivos secretários – Agências bancárias – As agências bancárias da região dos lagos atenderam seus clientes até esta sexta-feira dia 24 e reabrem suas portas quarta-fei9ra de cinzas, dia 1º de março das 12h às 13h. Até lá o atendimento dar-se-à via caixa eletrônica das 07h da manhã até às 20h.


Vá até a Loja Taréco Automóveis, na Avenida Brasil e Rua Três de Outubro, em Imbituba, conhecer a novidade da Hyundai, o CRETA e aproveitar para fazer um test drive. Ele pode ser seu. Telefone 3255-1010.


Eliane e Nei Balbann em dupla comemoração, os 21 anos de casamento e o aniversário dele nesta sexta-feira dia 24. Parabéns.


Jandir Aguiar, Tataí Laureano, Serginho Martins e o polêmico Rui Prates, a nova equipe esportiva da Rádio Difusora Bandeirantes de Imbituba.Sucesso rapaziada e bola pra frente.


Professor Antônio de Souza, foi o homenageado pelos alunos e professores da Escola de Educação Básica Padre Itamar Luiz da Costa do Bairro Guaiúba de Imbituba. Merecidamente. Parabéns.




0 comentários: