AMÁBILE CORREA: DE IMARUÍ DIRETO PARA ROMA - SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL É INCENTIVADO ÀS EMPRESAS DE IMBITUBA - MERCADO PÚBLICO FICARÁ PRONTO EM AGOSTO E SERÁ INAUGURADO EM NOVEMBRO - CONFIRMADO: LEO BARCELOS E TAINÁ HINCKEL CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL JÚNIOR 'OLÍMPICO' DA ISA EM OUTUBRO NA CALIFÓRNIA.


IMBITUBA MUDA SECRETÁRIOS PARA DAR VISIBILIDADE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
O prefeito Rosenvaldo Júnior, troca secretários e diretores para movimentar a sua administração. Para a diretoria de esportes, ele substituiu Norton Evald, que foi para outro setor pelo professor Marcelo Salvador, o Piipóca. Com a saída de Dorlin Nunes Jr. do Turismo, assumiu a pasta, representando a ACIM, Carina Genovez. Foi uma mudança de impacto e o prefeito Rosenvaldo espera agilizar a sua administração. Na Educação saiu o advogado Filipe Dias e assumiu a professora e ex-diretora da Escola josé Basileu da Silva, do Campo da Aviação, Cristiane Tokarski Espezim. Com as mudanças anunciadas, que chegam a quatro secretários, incluindo aí, Edna Demétrio que foi substituída na Secretaria de Assistência Social por Camila Pires Fermino. Espera-se que finalmente a administração pública irá dá a resposta que o povo tanto espera e iniciar de fato a encontrar as soluções para tantos problemas, principalmente nas áreas de educação, turismo e outros, para desta forma dá maior consistência e visibilidade ao governo de Rosenvaldo da Silva Júnior.
CONFIRMADO: LEO BARCELOS E TAINÁ HINCKEL CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL JÚNIOR 'OLÍMPICO' DA ISA EM OUTUBRO NA CALIFÓRNIA
Uriel Sposaro vence o Maresia Júnior SP,  Leo Barcelos termina etapa em 3º e junto com Tainá Hinckel levam vaga para Mundial da ISA. O manezinho da ilha e filho de país argentinos, Uriel Sposaro, foi a grande sensação catarinense no Maresia Júnior SP, válido pela 2ª etapa do CBSurf Júnior Tour 2018, que terminou neste domingo (05), na praia de Maresias, São Sebastião (SP), vencendo a principal categoria do evento, a Sub18.  De São Francisco do Sul, no norte catarinense, Heitor Muller veio a Maresias para arrancar dois segundos lugares, nas finais Sub16 e Sub14, e ajudar de forma significativa a equipe barriga verde a conquistar mais um título por equipes. O imbitubense Leo Barcelos terminou a etapa na 3ª colocação na Sub18, assumindo a liderança do CBSurf Júnior Tour 2018, com a derrota do líder Felipe Alves na segunda fase.  Tainá Hinckel da praia da Guarda do Embaú venceu mais uma vez uma etapa do CBSurf Tour, e junto com Leo Barcelos farão parte da Seleção Brasileira que disputará o ISA World Júnior 2018, na praia de Huntington Beach, na Califórimia, nos Estados Unidos. Mais uma vez, méritos para a delegação catarinense que desde o ano passado se manteve na liderança por equipes do CBSurf Tour.  
Uriel Sposaro e a grande virada. Final Sub18 contava com três catarinense. A grande final Sub18, contava com três catarinenses - Uriel, Leo Barcelos e Leo Casal -, e o potiguar Mateus Sena. Mateus já havia vencido a final Sub16 minutos antes, e se encaminhava para mais uma vitória no evento. Próximo ao final da bateria, Uriel começou sua grande virada para o time barriga verde da Fecasurf. após a metade da bateria, Uriel Sposaro marcou um 7,75 pontos, e nos minutos finais da bateria mais um 7,00 pontos (14,75), que confirmaram que sua vitória estava realmente sacramentada. O Potiguar, Mateus Sena, ficou em segundo, com 12,00 pontos no somatório, o imbitubense, Leo Barcelos em 3º, com 10,10 pontos, e Leo Casal em 4º com 7,90 pontos. De São Chico para o Brasil: Heitor Muller arranca duas finais em Maresias. As duas finais Sub16 e Sub14, contavam com um integrante da Seleção Catarinense, Heitor Muller, natural de São Francisco do Sul, que junto com o vencedor da Sub18, Uriel Sposaro, foi um dos grandes destaques nesta etapa do CBSurf Júnior Tour 2018. Os dois vices campeonatos de Heitor Muller nesta etapa, mostraram que a equipe barriga verde tem um forte candidato a títulos em seu quadro. 
Na bateria Final Sub14, Muller por pouco não levou a melhor ao tomar a virada  nos minutos finais, do surfista local, Gabriel Klaussner, que venceu com uma diferença de apenas 0,25 pontos (12,75 de Gabriel contra 12,00 pontos de Heitor). Na final Sub16, o potiguar Mateus Sena foi imbatível e venceu com sobras, deixando Heitor na segunda colocação. Pâmela Mel garante o 3º lugar na Feminino Sub18, Tainá Hinckel vence a Sub16 e confirma sua participação no Mundial ISA. A força do surf catarinense não está apenas nas categorias masculinas. Pâmela Mel chegou a grande final da categoria Sub18, terminando na 3ª colocação e ajudando de forma significativa a Seleção Catarinense a conseguir pontos importantes na classificação por equipes. Tainá Hinckel, que venceu mais uma vez uma etapa do CBSurf Tour, ouviu pela locução de praia durante a sua bateria final, a confirmação de sua participação no Mundial Júnior da International Surfing Association (ISA), o ISA World Júnior 2018, na categoria Sub16, que acontecerá no final de mês de outubro na praia de Huntington Beach, na Califórinia (EUA). Imbitubense Leonardo Barcelos garante vaga no ISA World Júnior nos EUA. O segundo catarinense a conseguir a vaga na equipe que vai representar o Brasil no Mundial Júnior da ISA, foi o imbitubense Leonardo Barcelos. 
A vaga começou a ficar mais evidente quando vencedor da primeira etapa em Pernambuco, o paraibano Felipe Alves, que era o líder do ranking no momento, deu adeus ao evento em Maresias ainda na segunda fase da competição. Leo Barcelos também contou com a presença de sua família em Maresias. O pai, Marcelo Barcelos, a mãe, Cida Fernandes e seu irmão, Vinicíus Barcelos, estavam durante os dois dias de competição junto a equipe Fecasurf torcendo por todos os atletas catarinenses no Maresia Júnior SP, e assistiram de perto, a confirmação da vaga para Leo. Seleção Catarinense/Fecasurf repetem feito da primeira etapa em Pernambuco. Pela segunda vez neste ano, a equipe barriga verde, capitaneada pela Federação Catarinense de Surf, levou novamente o CBSurf Júnior Tour, só que desta vez, na praia de Maresias (SP). Para o Presidente da Fecasurf e chefe da equipe, Reiginaldo Ferreira, quando começou a competição não seria uma disputa fácil. "Chegamos a Maresias com nossa equipe completa e reforçada. Mas, vimos que a equipe paulista, assim como outras, muito bem preparadas e com muita vontade de vencer. 
Além disso, atletas de renome e muito bem preparados. Mas, nossa equipe surpreendeu a todos, já que, ou torciam na praia exaustivamente, ou entravam na água querendo vencer. Todos demonstraram união. Cada um deu o seu melhor e saímos campeões mais uma vez", comentou Reiginaldo Ferreira. Reiginaldo fez questão de destacar a força e a energia da equipe catarinense, "Foi uma vitória heroica dessa gurizada que ajudou, cada um de uma forma, a conquistarmos os pontos necessários e mais este título na etapa. E ainda vamos ter dois catarinenses no Mundial da ISA. Estamos muito felizes. Não foi fácil. Estamos exaustos, mas valeu cada segundo em pé na praia neste fim de semana", Balu Schroeder, técnico oficial da equipe Fecasurf, mostrou mais uma vez que tem o time catarinense em suas mãos, e ajudou os atletas catarinenses a erguerem mais uma taça para SC. Era o todo tempo lembrado pela locução de praia sobre sua participação, que chamava a equipe catarinense de 'Balu Boy's', dada a interatividade que mantinha com a equipe. Seleção Brasileira CBSurf para o Mundial da ISA em outubro definida em Maresias. Pela segunda vez neste ano, a equipe barriga verde, capitaneada pela Federação Catarinense de Surf, levou novamente o CBSurf Júnior Tour, só que desta vez, na praia de Maresias (SP). 
Para o Presidente da Fecasurf e chefe da equipe, Reiginaldo Ferreira, quando começou a competição não seria uma disputa fácil. "Chegamos a Maresias com nossa equipe completa e reforçada. Mas, vimos que a equipe paulista, assim como outras, muito bem preparadas e com muita vontade de vencer. Além disso, atletas de renome e muito bem preparados. Mas, nossa equipe surpreendeu a todos, já que, ou torciam na praia exaustivamente, ou entravam na água querendo vencer. Todos demonstraram união. Cada um deu o seu melhor e saímos campeões mais uma vez", comentou Reiginaldo FerreirA. Reiginaldo fez questão de destacar a força e a energia da equipe catarinense, "Foi uma vitória heroica dessa gurizada que ajudou, cada um de uma forma, a conquistarmos os pontos necessários e mais este título na etapa. E ainda vamos ter dois catarinenses no Mundial da ISA. Estamos muito felizes. Não foi fácil. Estamos exaustos, mas valeu cada segundo neste fim de semana", Seleção Brasileira CBSurf para o Mundial da ISA em outubro definida em Maresias. Estão classificados – na soma das etapas de Pernambuco e agora de São Paulo -, Leonardo Barcelos o cearense radicado no Rio de Janeiro, Cauã Costa, e o paulista Samuel Pupo como convidado, na sub18 masculina. A carioca radicada em SP, Júlia Duarte, a paulista Isabela Saldanha e Anne dos Santos, do RJ, como convidada, na sub18 feminina. O potiguar Mateus Sena e os paulistas Diego Aguiar e Eduardo Motta (convidado), na sub16 masculina. A catarinense Tainá Hinckel, a carioca Maju Freitas e a paulista Sophia Medina, na sub16 feminina. Fonte: Eduardo Rosa.
MERCADO PÚBLICO FICARÁ PRONTO EM AGOSTO E INAUGURADO EM NOVEMBRO. 
A previsão da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca era para entregar a obra do Mercado Público de Imbituba somente em setembro. Mas, com a colaboração do tempo e a intensificação do trabalho, o prédio deve ser finalizado com um mês de antecedência. Segundo a Prefeitura, se tudo transcorrer como o planejado, em agosto o local deverá ficar pronto. O Mercado de Imbituba, localizado ao lado da Rodoviária da cidade e bem próximo da Prefeitura, foi idealizado por meio de uma parceria com a Cooperativa dos Produtores Familiares e Pescadores Artesanais da Região dos Lagos Sul Catarinense (Cooperlagos). Na obra, foi investido pouco mais de R$ 1,4 milhão. Desse valor, R$ 100 mil foram repassados pela Cooperlagos, R$ 400 mil pelo Governo Federal, R$ 400 mil pela SC Rural a fundo perdido e, R$ 398 mil foram investidos pela Prefeitura de Imbituba. A obra começou em 2016 e o espaço deverá ser inaugurado à população no mês de novembro. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e da Pesca, Evaldo Espezim, depois que o prédio estiver pronto, o passo seguinte será a busca de recursos para a instalação do mobiliário e da câmara fria que vai armazenar os produtos perecíveis. “No local, quando estiver pronto e funcionando como mercado público, qualquer cidadão habilitado como produtor rural, devidamente cadastrado, poderá expor e vender os seus produtos. Com a habilitação, esses produtores terão condições de emitir nota fiscal, já que a venda sem origem de procedência não será permitida”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e da Pesca, Evaldo Espezim. Fonte: Cléber Latrônico.
SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL É INCENTIVADO ÀS EMPRESAS DE IMBITUBA.
 Os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e da Pesca têm percorrido os diversos bairros do município, visitando as empresas de Imbituba que querem se habilitar ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O serviço é destinado aos estabelecimentos que trabalham com a manipulação de alimentos de origem animal. Atualmente, todas as empresas do seguimento são obrigadas a aderir ao SIM. Hoje, em Imbituba, apenas dois locais são habilitados, uma empresa de pescados e um abatedouro. O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, sejam comestíveis ou não, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município. 
“O médico veterinário do município, que tem a habilitação para o serviço, visita os locais e constata se o estabelecimento está apto a receber o Serviço de Inspeção Municipal ou se precisa de alguma orientação. Essa orientação pode ser sobre a mudança na estrutura física ou na parte administrativa”, informou o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e da Pesca, Evaldo Espezim. Entre os benefícios à comunidade com a habilitação ao SIM estão, a ampliação da renda do produtor rural, outras oportunidades de negócios e a qualidade do alimento processado. Além disso, é possível destacar a melhoria da qualidade sanitária dos alimentos consumidos pela população, o que influi na redução dos atendimentos na rede pública de saúde, decorrentes de infecções alimentares.
SEMENTE DE PALMEIRA EXUBERANTE SÃO DOADAS EM CRICIÚMA.
Exemplares da palmeira azul chamam atenção pela beleza na sede da Construtora Fontana e estão sob os cuidados da Famcri. Quem passa, tanto em frente quanto ao lado da sede da Construtora Fontana, no bairro Santa Bárbara, em Criciúma, principalmente os amantes da natureza, se surpreende com a beleza, forma exótica e exuberância de uma rara planta. É a palmeira azul. Originária da ilha africana de Madagascar, quatro exemplares enfeitam e deixam ainda mais verde o entorno da empresa. Agora, a beleza da exótica palmeira não se limita somente a sede da Fontana. Devido uma parceria da construtora com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), as sementes estarão disponíveis ao município de Criciúma no Horto Municipal Antônio José Tolé Guglielmi, no bairro Mina União. Na sede da Fontana, as palmeiras azuis recebem diariamente a dedicação do jardineiro da construtora, Eduardo Augusto Concilio Coutinho. 
Eduardo é conhecedor nato da espécie, desde a sua história e origem, até os mínimos cuidados dos quais que necessita, ainda quando sementinha. “O nome científico dela é Palmeira Bismarckia, mas é conhecida aqui no Brasil por este nome (palmeira azul). Dependendo do solo, ela pode chegar a 30 metros de altura. Dependendo do sol, ela pode variar entra uma cor acinzentada e até prateada. Eu digo que ela é uma planta exuberante”, caracteriza. Também de rara reprodução, já que para produzir sementes férteis é necessário ter as plantas dos dois sexos próximas para que a polinização ocorra, 200 sementinhas já estão em processo de germinação em uma área do Horto. Segundo o chefe de equipe da Famcri e responsável pelo Horto Florestal, Erlon Paulo Gonçalves, a perspectiva é de que as palmeiras azuis comecem a crescer em torno de quatro a cinco meses. “Além de muito bonita e por ser uma raridade, a semente da palmeira tem um custo elevado de aquisição e sempre tivemos muito interesse em tê-la na cidade. Os futuros exemplares estão sendo muito bem cuidados no Horto. Só temos a agradecer a Fontana por ser sempre parceira do meio-ambiente e do município”, conclui.
AMÁBILE CORREA DE IMARUÍ DIRETO PARA ROMA.
Feliz e com sonho praticamente realizado, a imaruinse Amábile Corrêa, filha do maestro Danilo Corrêa e Carine Ângelo, vem através das redes sociais anunciar a sua nova grande conquista, fazer estágio em comunicação no Vaticano, em Roma, bem pertinho do Papa Francisco. Irradiando felicidade, ela postou o seguinte texto: Quando o sonho torna-se parte da nossa vida, acreditamos que não há caminho que não possa ser percorrido nem objetivo que não possa ser concretizado. Desde muito cedo sonhei unir em minha vida meus dois amores: a fé em Deus através da Igreja, e minha profissão, Jornalismo. Hoje, posso contar a todos que no próximo mês de outubro, eu Amábile Lúcia Corrêa, da Paróquia São João Batista de Imaruí, membro da Pastoral da Comunicação, estarei em Roma, realizando um estágio (não remunerado) na Rádio Vaticano. Está oportunidade surgiu após uma conversa com o diretor da mesma, em agosto de 2017, no Muticom Nacional, na cidade de Joinville/SC. Seguindo sua orientação me candidatei à vaga, e hoje com imensa alegria compartilho com cada um de vocês esta conquista. Peço vossas orações e apoio nessa missão que irei realizar de estar a serviço do Santo Pontífice, Papa Francisco.


0 comentários: