ACIM PROMOVE PALESTRA SOBRE ESOCIAL E HAPPY HOUR DO COMEX QUARTA-FEIRA DIA 29 - FINAL FELIZ PARA FAMÍLIA DE IMBITUBA: MANÉQUINHA, DESAPARECIDO HÁ 29 ANOS FOI ENCONTRADO NA BAHIA - SUPREMO PODE BARRAR A CANDIDATURA DE BOLSONARO - PARA DAR BELEZA E PRATICIDADE À PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA, ÁUREA LANÇA AÇÚCAR GELADO.


533 MIL FICAM SEM APOSENTADORIA E PENSÃO POR NÃO PROVAREM QUE ESTÃO VIVOS.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) cortou o pagamento do benefício de 532.588 aposentados e pensionistas que não compareceram à rede bancária para realizar a prova de vida, de acordo com dados de julho deste ano. O número representa 1,53% do total de beneficiários (34,8 milhões) que deveria ter feito o procedimento ao longo de 2017 até fevereiro deste ano. A prova de vida, também conhecida como "renovação de senha" ou "fé de vida", é um procedimento obrigatório feito todos os anos para provar que a pessoa não morreu e que ninguém está recebendo indevidamente o benefício (veja mais detalhes sobre a prova de vida mais abaixo neste texto). Maranhão tem maior percentual de cortes. O Maranhão é o estado com o maior percentual de benefícios cortados pelo não comparecimento à prova de vida: 1,91%, o que representa 21.121 segurados. 
O Amapá teve o menor índice de faltas ao procedimento: 0,98%, com apenas 611 pagamentos interrompidos. Em números absolutos, São Paulo teve a maior quantidade de suspensões, por causa da população maior: 115.914 (1,49%). Em seguida, vêm os estados de Minas Gerais (70.992 ou 1,79%) e Rio de Janeiro (50.281 ou 1,69%). Prova de vida varia de banco para banco. Todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos em conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem provar uma vez por ano que estão vivos, inclusive aqueles que recebem benefícios assistenciais. A data da comprovação anual varia de banco para banco. Alguns usam o aniversário do segurado, outros a data de aniversário do benefício, e há instituições que fazem a convocação um mês antes do vencimento da última prova de vida realizada. Algumas instituições fazem a comprovação usando o sistema de biometria (uso da impressão digital) nos caixas eletrônicos, outros podem pedir apenas a apresentação do documento e, em alguns casos, a troca de senha é exigida. Fonte: UOL/São Paulo.
SUPREMO PODE BARRAR A CANDIDATURA DE BOLSONARO.
O deputado Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, pode ficar de fora da corrida eleitoral. O capitão da reserva se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2016 e responde a duas ações penais, acusado pelos crimes de injúria e incitação ao crime de estupro. O deputado também é alvo de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), sob acusação de racismo, que será analisada nesta terça-feira (28) pela Primeira Turma do STF. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro vira réu em mais uma ação. Desta vez, ele teria violado a legislação ao fazer comentários racistas em uma palestra no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele ofendeu quilombolas. “Eu fui num quilombo (sic). O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles”, disse o parlamentar. Ministros do STF entendem que existe uma lacuna a ser preenchida na interpretação da lei sobre a candidatura de pessoas que respondem a uma ação penal na Corte. 
A Constituição determina o afastamento do presidente, caso ele se torne réu no STF. A maioria dos ministros também já entendeu que não é permitido que pessoas nestas condições figurem na linha sucessória presidencial, ou seja, tenham a possibilidade de assumir o cargo máximo do Executivo. Entre o resultado da eleição, em outubro, e janeiro, quando ocorre a posse, existe uma lacuna. Neste período, poderiam ocorrer várias ações ao Supremo solicitando que o vencedor receba a faixa presidencial. Reservadamente, ministros revelaram que seria muito arriscado deixar a decisão para depois da eleição. “Isso está em aberto. É muito mais arriscado deixar para avaliar a candidatura de um presidente eleito pelo povo do que de um candidato. Temos que respeitar o princípio da separação dos Três Poderes”, afirmou um dos integrantes da Corte ao Correio Braziliense
Fernando Haddad, candidato do PT a vice-presidente, que pode assumir a cabeça de chapa em caso do impedimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é réu na Justiça de São Paulo por supostas irregularidades na construção de trecho de ciclovia na capital paulista. No entanto, ele não seria afetado pela decisão do STF, pois seu processo não tramita na corte. A Constituição não prevê o afastamento do presidente por crimes comuns, sem ligação com o mandato. Para que alguém seja impedido de participar das eleições, é preciso que seja enquadrado na Ficha Limpa. A proibição em concorrer só ocorre a partir de condenação por um tribunal colegiado, como o STF ou corte de segunda instância de Justiça, caso de Lula, condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Fonte: Reuters/Paulo Whitaker
FINAL FELIZ PARA FAMÍLIA DE IMBITUBA; MANEQUINHA, DESAPARECIDO HÁ 29 ANOS FOI ENCONTRADO NA BAHIA.
Uma história que mais parece roteiro de filme ou novela está prestes a ter um surpreendente final feliz. Uma família de Imbituba localizou, no povoado de Formosa, município de Macururé, no Estado da Bahia, o homem que deve ser o caminhoneiro imbitubense Manoel da Silveira, o Manequinha, que está desaparecido há 29 anos, desde que foi realizar um frete no sertão nordestino, em Pernambuco, nos idos de 1989. Manequinha, hoje conhecido no sertão baiano como “Saguim”, está com 64 anos e depois de ter passado mais de uma década preso por um acidente pelo qual nunca foi sequer julgado, acabou sendo localizado por seus filhos e a mulher que à época de seu desaparecimento era sua esposa. Segundo um dos filhos, em entrevista ao Portal Formosa, da Bahia, em 1989 quando  Manequinha desapareceu sem dar mais notícias, ele deixou para trás dois filhos (Fernando da Silveira, com 4 anos, e Rafael da Silveira, com 9 anos) e a esposa Carmem Lúcia da Silveira, com 30 anos de idade. 
A informação que a família tinha era que ele havia viajado para entregar uma carga de baterias em Recife-PE e depois se deslocaria para Mato Grosso do Sul. “A última informação que tivemos foi que ele tinha chegado até Mato Grosso do Sul e, de lá, teria ido embora. Mas o tempo passou e ele nunca chegou em casa”, disse um dos filhos. O dono do caminhão, juntamente com primos de Manuel, foram até Mato Grosso do Sul na tentativa de localizá-lo. Distribuíram cartazes, foram em rádios, jornais, mas sem êxito. A família foi informada que, provavelmente, ele estivesse morto e a busca ficou adormecida por um bom período, apesar da incerteza. O caminhão também desapareceu. Vinte e sete anos depois, já em 2016, o Portal AHora informou em primeira mão que um caminhoneiro de Imbituba entrou em contato com a família e informou que teria visto Manoel da Silveira em Água Belas-PE. O caminhoneiro ainda tentou levá-lo de volta para Santa Catarina, mas Manuel desapareceu novamente. A família, de imediato, foi até o Pernambuco, mas também não conseguiu localizá-lo. A aparência de Manoel mudou muito e ninguém conseguiu reconhecê-lo através de fotos antigas. 
No mês passado (julho de 2018), um caminhoneiro de Garopaba-SC, conhecido como Valério viu ele em Formosa (BA) e posteriormente em Jorrinho, município de Tucano (BA), e avisou a família. Uma irmã de Manoel e outros familiares entraram em contato com a polícia de Tucano e soube que Manequinha acabou sendo detido, porém, como ninguém apareceu, foi liberado. Outro caminhoneiro conhecido como Itamar também o reconheceu, conversou com ele e, inclusive, levou um fio de cabelo para que um exame de DNA fosse feito. Porém, como o cabelo foi cortado e não arrancado pela raiz, não serviu para fazer o exame. Itamar também entregou à família o contato do vice-prefeito" Galo Cego", que é proprietário da borracharia onde Manoel estava instalado há quatro anos, em Formosa. A família entrou em contato e, após algumas conversas, resolveu vir para ter a certeza que realmente se tratava do familiar desaparecido. Por coincidência, o primeiro contato foi feito no dia dos pais. “Eu e meu irmãos crescemos, estudamos, casamos, moro em Joinville e meu irmão mora em Florianópolis. A nossa vida andou e achamos que realmente ele estava morto. O dono do caminhão sempre falou pra nós que ele tinha morrido, a gente cresceu com essa informação. Então apareceu hoje, depois de 29 anos, a gente acreditou, mas também desconfiou. Seria alguém querendo se passar por ele? Enfim, a gente ta aqui hoje, porque acreditamos e queremos que ele volte para casa”, afirmou o filho Fernando da Silveira. Manoel da Silveira chegou no Povoado Formosa há quatro anos como andarilho. 
Foi acolhido e acabou ficando. Ele ajuda na limpeza da Borracharia do Galo Cego, e sempre se deslocava, através de carona com caminhoneiros, para outros lugares, principalmente, Tucano-BA e também Ceará, mas sempre retornava. Motivo do desaparecimento. Segundo o próprio Manoel, em 1989, no estado do Mato Grosso do Sul, foi vítima de uma armação e acabou ficando preso por 12 anos. Por vergonha, nunca entrou em contato com a família e nem quis retornar à sua cidade. Ficou andando sem destino, até hoje. O reencontro. A família se organizou e os dois filhos e a “esposa” foram de avião até Aracaju, locaram um veículo e na noite de sexta-feira (24/08) chegaram em Formosa, porém, com medo da reação de Manoel, conversaram primeiramente com Galo Cego e outras pessoas, mas não apareceram para ele. Na manhã deste sábado (25), houve o reencontro. Foi um momento delicado, com choro, abraços e uma boa conversa. “Eu sempre tive vontade de saber o que realmente aconteceu. A gente não sabia se estava morto ou vivo. Eu não sabia se era viúva de um marido vivo ou de um marido morto”, disse Carmem Lúcia, mulher que foi esposa de Manoel. Próximos passos. Manoel concordou em voltar para Santa Catarina, porém não retornará com os filhos e a “esposa”. 
O mesmo não tem nenhum documento, inviabilizando a viagem através de avião. A família também não veio em carro próprio e, devido aos compromissos profissionais em Santa Catarina, necessitam voltar logo. O próprio Manoel combinou e deu a certeza que voltará nos próximos dias à Santa Catarina, através de carona, com um amigo caminhoneiro. Ele deu a palavra que vai voltar, mas todos estão apreensivos, com medo de que ele desapareça novamente. Manoel teve 12 irmãos, sendo dois deles já falecidos. Eles já viram uma foto atual de Manoel e não acreditam que seja o irmão desaparecido. Por isso, foi colhido material genético para que um exame de DNA seja feito e a dúvida seja tirada. Os filhos e a “esposa” têm certeza que realmente é ele, tanto pelos detalhes de conversas que tiveram, como também pelas cicatrizes no corpo de Manoel. Eles devem desembarcar em Imbituba nesta segunda-feira (27), a família viajando de avião e Saguim de carona com um caminhoneiro amigo da família. Fonte: Portal Formosa e Cléber Latrônico.
ACIM PROMOVE PALESTRA SOBRE ESOCIAL E HAPPY HOUR DO COMEX QUARTA-FEIRA DIA 29.
Núcleos de escritórios contábeis e de comércio exterior realizam atividades de integração e promoção do conhecimento. A Associação Empresarial de Imbituba, por meio dos núcleos de Escritórios Contábeis (ACIM Cont) e Comércio Exterior (ACIM Comex), promove nesta quarta-feira, 29, dois eventos. Os objetivos são distintos, mas focados da ideia de associativismo: integrar empresários para promover o desenvolvimento da cidade. Voltados para públicos diferentes, a expectativa é de casa cheia em ambos. Saiba mais abaixo: Palestra “eSocial – Saúde e Segurança no Trabalho”. O ACIM Cont realiza a palestra “eSocial – Saúde e Segurança no Trabalho”, a partir das 18h30 no Centro Multiuso de Nova Brasília. A entrada são 2kg de alimentos ou um pacote de fraldas. A palestrante será Regina de Souza Kuntze, da empresa Max Prevent. O tema eSocial tem gerado muitas dúvidas para empresários de todos os segmentos. 
Este novo sistema unifica a comunicação entre empresa e Governo Federal e reúne as informações trabalhistas e previdenciárias de forma eletrônica. Desta forma contador e empresário precisam estar alinhados sobre como funciona o sistema. A Cia. Desmontagem Cênica fará uma intervenção artística. Data: 29 de agosto: 18h30. Local: Centro Multiuso de Nova Brasília. Ingresso: 2 kg de alimento ou 1 pacote de fraldas. As inscrições podem ser feitas online no link: http://bit.ly/rsvp-palestra- eSocial-ACIM-Cont 2º Happy Hour do Comex. Já o 2º Happy Hour do Comex começa às 18h30 no Empório Zimbeer como o objetivo de integrar os profissionais do trade de Comércio Exterior em um momento de descontração. É uma oportunidade de encontrar os amigos fora do escritório e também fazer negócios. O ingresso custa R$ 20,00 e já dá direito a um chope. Para comprar os ingressos antecipados basta entrar em contato na ACIM no telefone 3255-1415 ou nucleos@acimimbituba.org. O evento terá música ao vivo com João Rosa. Local: Empório Zimbeer. Ingresso: R$ 20,00 (inclui um chope) Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz.
PARA DAR BELEZA E PRATICIDADE À PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA, ÁUREA LANÇA AÇÚCAR GELADO.
Pré-mistura já está disponíveis nas lojas especializadas. O ano de 2018 tem se consolidado pela variedade de produtos lançados pela Áurea Alimentos, de Braço do Norte (SC), que tem como finalidade levar sabor, qualidade e praticidade. Após a revitalização da Linha Festa (brigadeiro, beijinho e cajuzinho), bem como os lançamentos do Dipudim e do Chocau, o mix de pré mistura para confeitaria, da linha food service, conta agora com o Açúcar Gelado. O açúcar especial chega para dar o toque final, tão importante no ramo da confeitaria e da panificação, seja de paladar como de decoração. A pré-mistura, em embalagem de 500 gramas, já está disponível nas lojas especializadas. Além da excelente durabilidade, o Açúcar Gelado permite o congelamento e resfriamento, mantendo toda sua forma, consistência e aparência, ou seja, o produto não derrete se for congelado. Ele é ideal para polvilhar e decorar tortas, sonhos, massa folhada, naked cake, frutas, bolos tradicionais e uma infinidade de receitas que a panificação e a confeitaria proporcionam. Possui ainda durabilidade em prateleira, sem derreter, em até quatro dias, indicando uma aparência de sempre novinho e fresquinho, ficando soltinho por mais tempo.

PREFEITURA DÁ CONTRAPARTIDA PARA AQUISIÇÃO DE VAN PARA APAE.
A Apae de Capivari de Baixo recebeu na manhã desta segunda-feira, 27, as chaves da van Sprinter, Mercedes Benz zero km, que será usada no transporte diário de boa parte de seus 120 alunos, aproximadamente. O veículo tem capacidade para 15 pessoas e foi adquirido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDA), na ordem de R$ 132 mil, e contrapartida de R$ 25 mil da prefeitura. O prefeito Nivaldo de Sousa, o vice Aurimar da Silva, secretárias municipais, servidores e o presidente da Apae de Capivari de Baixo Hamiltom Gomes de Souza estavam entre os presentes no ato de recebimento do veículo, no Paço Municipal. PREFEITO RECEBE VISITA DO NOVO COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS. O prefeito Nivaldo de Sousa recebeu na manhã desta segunda-feira, 27, a visita do comandante do Corpo de Bombeiros de Capivari de Baixo, sub-tenente Oscar Pedro Neves Júnior, acompanhado de seu futuro sucessor, o segundo-sargento Auri  Giovani  Nascimento. A conversa foi sobre questões administrativas que envolvem as duas instituições. A visita também serviu para entregar ao prefeito o convite para a solenidade de passagem de comando, dia 30 de agosto, às 17h, na unidade dos bombeiros do município. Oscar Júnior irá para a reserva. Fonte: Álvaro Dalmagro.


0 comentários: