INCIDÊNCIA DE HPV EM POPULAÇÃO JOVEM PREOCUPA ESPECIALISTA - FACISC FARÁ REUNIÃO PELO VOTO REGIONAL DIA 29 EM TUBARÃO - OKTOBERFEST CRICIÚMA E CDL FIRMAM PARCERIA - CAFÉ COM PREFEITO: EMPRESÁRIOS PODEM AUXILIAR NA SEPARAÇÃO E RECOLHIMENTO DE LIXO - IMARUÍ COMEMORA 128 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA - INSCRIÇÕES PARA MEMBROS DA COMISSÃO MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA ENCERRAM EM DUAS SEMANAS - VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROMOVE FEIRA DE CÃES EM IMBITUBA.


JASC: DEPOIS DE 13 ANOS, FUTEBOL DE SALÃO DE IMBITUBA VOLTA AOS JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA.
A equipe de futsal adulta de Imbituba conquistou um feito marcante para a cidade do litoral catarinense. Depois de 13 anos, os comandados do técnico Fernando Campos garantiram a tão sonhada vaga para a fase estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). E a vaga foi conquistada em grande estilo, com direito ao título da Fase Regional dos JASC. A competição foi realizada no último fim de semana no ginásio do SESI, em São José.  Ao longo da disputa, a equipe de Imbituba encarou três adversários. Foram duas vitórias, diante de São José e Imaruí, e um empate contra Florianópolis. Agora, a equipe da Capital Nacional da Baleia Franca se prepara para a fase estadual dos JASC, que será disputada em Caçador, no Meio Oeste de Santa Catarina, entre os dias 7 e 14 de setembro. A etapa será disputada pelos 16 melhores times de todo o Estado. “Faz seis anos que estou à frente do futsal adulto e, no ano passado, já ficamos bem próximos da vaga. Em 2018 nos empenhamos muito para representar Imbituba. Nossos atletas não mediram esforços. Foi muita emoção, porque todas as equipes tinham muita qualidade. Agora, nós vamos nos preparar para fazer o nosso melhor e elevar o nome da nossa cidade em Caçador”, disse Fernando Campos, técnico do futsal adulto de Imbituba. OS CAMPEÕES – A equipe campeã, técnico, Fernandinho (Bera), Massagista, Gui, Roupeiro, Caçula, Goleiros, Lucas Tim, Cristiano e kovslski; Pipóca, Leonardo (Léo da Guada), Juninho Diva, Marcelinho, Belo, Picolé, Massarico, Mach, Andinho, Luquinha, David, Gelinski e Leck.   
INSCRIÇÕES PARA MEMBROS DA COMISSÃO MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA ENCERRAM EM DUAS SEMANAS.
As pessoas que estiverem interessadas em participar da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC), de Imbituba, precisam estar atentas ao prazo de inscrição. O cadastramento ficará aberto até o dia 05 de setembro. A composição deste grupo de trabalho é necessária para uma análise mais profissionalizada dos programas de incentivo à cultura. Os profissionais serão remunerados. O membro que comparecer a reunião da CMIC, receberá 25 UFMs - Unidade Fiscal Municipal. Isso equivale, atualmente, à R$ 80,75, conforme Decreto nº 187 de 27 de dezembro de 2017. A CMIC poderá se reunir, no máximo, seis vezes ao mês, o que garante aos membros que comparecerem a todas as reuniões, R$ 484,50 por mês. “O objetivo primordial da Diretoria de Cultura, é garantir a legalidade da distribuição dos recursos públicos destinados aos seus programas, dando ênfase às ações do Plano Municipal de Cultura”, informou o Diretor de Cultura, Paulo Armando.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROMOVE FEIRA DE CÃES EM IMBITUBA.
Dez cães, devidamente tratados e castrados, que estão sob custódia da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Imbituba, serão colocados para adoção nesta quarta-feira (22). Os animais, que não sofriam maus tratos, mas viviam de forma acumulada em uma residência, foram recolhidos pelos fiscais do município por determinação da justiça. A feira vai acontecer no estacionamento do Supermercado Althoff, no centro da cidade, a partir das 14 horas. “Esses cães não são de rua. São os cachorros que apreendemos por ordem judicial. Até conseguirmos novos donos para os animais, esperamos fazer a feira periodicamente. Mas, quem ficar interessado e quiser conhecer os animais em outro horário, pode procurar a Vigilância em Saúde no período da tarde, falar com a nossa veterinária ou entrar em contato pelo telefone (48) 3255-2046”, disse a Diretora da Vigilância em Saúde de Imbituba, Joana Diniz. A responsável pela Vigilância em Saúde de Imbituba orienta que, antes de adotar um animal, seja ele cão ou gato, é preciso que se tenha em mente que, a maioria, vive em média, entre 10 e 15 anos.  E que, durante esse tempo, o tutor será responsável pelo bicho de estimação. A adoção precisa ser responsável. Um cão ou gato deve ter um espaço físico adequado para viver. “O local deverá ser limpo e confortável. Confinar um o bicho de estimação por longos períodos também não é indicado pelos órgãos de proteção”, disse Joana Diniz. Quem adota um animal fica responsável pela manutenção e preservação da saúde dele. Abandonar ou maltratar animais é crime. De acordo com a Lei 9605/98, a pena para os maus tratos pode variar entre três meses e um ano de detenção e multa.
AMUREL ANTECIPA ESTA QUARTA-FEIRA A ASSEMBLÉIA INICIALMENTE MARCADA PARA O DIA 30.
A Amurel realiza nesta quarta-feira, 22 de agosto, a assembleia geral ordinária do bimestre julho/agosto, marcada inicialmente para dia 30 deste mês. A reunião acontece na sala dos prefeitos, na sede da entidade, em Tubarão, às 9h, em primeira chamada, ou 9h30min, em segunda. Na pauta do dia estarão em discussão as seguintes matérias: Prestação de contas do terceiro bimestre; Plano de Manejo Ambiental da APA da Baleia Franca; Entrega de 18 estudos de identificação de áreas de risco, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil. Entre os assuntos diversos serão tratados o Sistema de Centrais de Regulação – Sireg, e o Sistema Integrado de Gestão – SIG, em parceira com o TCE. Em ato contínuo haverá a assembleia geral ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amurel, o CIS/Amurel. A Amurel está localizada na Rua Rio Branco, nº 67, bairro Vila Moema, Tubarão.Álvaro Dalmagro.
IMARUÍ: 128 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA.
A Prefeitura de Imaruí, para comemorar os 128 anos de emancipação político administrativa do município, está organizando uma programação com atrações para receber os municípes e amantes de nossa cidade. A data de emancipação é no dia 27 de agosto, mas contaremos com 03 (três) dias eventos, iniciando no dia 25 e seguirá até o dia 27.
CAFÉ COM PREFEITO: EMPRESÁRIOS PODEM AUXILIAR NA SEPARAÇÃO E RECOLHIMENTO DE LIXO.
Campanha Imbituba Limpa: no Centro a coleta seletiva passará duas vezes na semana e o lixo não pode mais ser depositado nos canteiros. Deve ser deixado nas calçadas depois das 18h para o recolhimento diário. Um dos principais temas discutidos no Café com o Prefeito, realizado entre a diretoria da entidade e o chefe do executivo municipal foi a limpeza urbana. O prefeito deu ciência aos empresários do programa Imbituba Limpa, que incentiva a separação correta do lixo, bem como a organização do Centro com a nova forma de coleta. As lixeiras estão sendo retiradas dos canteiros e cada comerciante deverá colocar o lixo apenas na calçada após as 18h. O caminhão passará para a coleta a partir das 19h, todos os dias. Já a coleta seletiva será terça e quinta, às 9h. De acordo com o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior as novas regras foram necessárias pois a quantidade de lixo que estava sendo colocada fora do horário correto deixava a cidade suja, justamente no horário comercial. 
“Alguns pontos ficavam com lixo ao longo de todo o dia, gerando mau cheiro e um aspecto visual que ninguém gosta. Agora estamos começando esta nova campanha para tentarmos trabalhar junto dos moradores e empresários do Centro”, explica. Para o presidente da ACIM Adilson Silvestre a campanha precisa ser abraçada por todos. “A ACIM se coloca à disposição para auxiliar na divulgação destas novas regras, afinal todos concordamos que a região central da cidade precisa de uma atenção especial. Lembramos também que todo o município precisa da mesma preocupação, até porque o foco do turismo está em regiões mais distantes como Itapirubá, Porto da Vila, Praia do Rosa e Barra de Ibiraquera”, reforça. Outros temas importantes tratados. Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL: O andamento do programa foi desacelerado devido a necessidade de ajustes no contrato, para uma maior segurança jurídica de todas as partes envolvidas. A partir de agora o contrato será feito diretamente entre a FACISC e o Município, e a ACIM atua como apoiadora das ações. Para o presidente da ACIM é necessário todo o cuidado possível para a lisura do DEL e sua credibilidade. O prefeito garantiu que a implantação do DEL vai continuar. Plano diretor: 
A ACIM sugeriu um intercâmbio entre a prefeitura e o conselho do DEL para a revisão do plano diretor, afinal o objetivo é fazer um planejamento para 20 anos e o conselho é formado por representantes de diferentes setores do município. O prefeito afirmou que essa ligação é importante e que a comissão vai participar das oficinas do DEL, de forma a compartilhar o trabalho. Agilidade nos processos da Sedurb: equipe de engenheiros foi reforçada com o remanejamento de profissionais, passou de 2 para 8 integrantes. O objetivo é que nenhum processo leve mais de 30 dias dentro da secretaria. O trabalho deve ser estendido a secretarias correlatas, como a de Meio Ambiente, que também precisa avaliar os projetos. Fiscalização: O decreto para contratação de fiscais temporários já está pronto. A partir de outubro eles terão seis meses para fazer uma varredura na cidade. O município está levantando as áreas públicas invadidas para pedir reintegração. O objetivo é utilizar os espaços para a construção de casas populares. Também há uma parceria com a PM para a fiscalização dos terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e meios de hospedagem.  
Canto da praia: o prefeito falou sobre o projeto de construir quiosques no canto da Praia da Vila, com o objetivo de explorar por 10 anos. Uma das vantagens seria a construção e manutenção dos banheiros, resolvendo o problema dos banheiros químicos. A ACIM destacou a importância de um projeto de reforço da estrutura da orla, devido a força das ressacas que podem comprometer o passeio. Museu Usina: a prefeitura deu ciência que o projeto iniciou na gestão anterior e que está buscando recursos para a restauração do prédio antigo e a construção da nova parte. O espaço da Cia. Desmontagem Cênica está garantido, afinal tiveram bastante trabalho e investimento no espaço e desenvolvem um projeto de grande valor cultural para o município. ISS fixo dos escritórios contábeis: ISS fixo dos escritórios contábeis: No final de 2017, a Prefeitura Municipal de Imbituba, por recomendação da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), revogou a Lei que estabelecia o ISS fixo para os escritórios contábeis, passando, a partir de 2018, a ser recolhido conforme Lei do Simples Nacional. Desde então os contadores e prefeitura iniciaram conversar para regularizar esta situação e concluíram que seria possível retornar para o ISS Fixo para o ano de 2019. Até o final do mês de agosto a prefeitura se comprometeu a apresentar projeto de Lei que regulariza o ISS Fixo para 2019. O núcleo ACIM Escritórios Contábeis considera que é uma grande conquista para os empresários contábeis do município. Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz.
OKTOBERFEST CRICIÚMA E CDL FIRMAM PARCERIA.
Além das lojas entrarem no clima da festa, a cada R$ 150 em compras, o cliente ganha um ingresso. Com a intenção de já deixar Criciúma no clima alemão e proporcionar acesso livre aos clientes do comércio local, os organizadores da Oktoberfest Criciúma e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade firmaram uma parceria. O objetivo é oferecer uma cortesia para participação na festa mais alemã do Sul catarinense, como enfeitar os estabelecimentos com a distribuição de kits típicos aos lojistas interessados. A Oktoberfest Criciúma acontece de 11 a 14 de outubro, no Parque das Nações, em Criciúma e, a promoção começa dia 1º de outubro e segue até o dia 13. O cliente ganha uma entrada a cada compra acima de R$ 150 efetuada na loja participante. Será ofertado um ingresso por CPF sendo válido para o domingo, dia 14 de outubro, último dia da festa. Ao todo serão distribuídos dez mil ingressos aos lojistas associados. A assinatura do termo de contrato ocorreu na sede da CDL nesta segunda-feira (20) e contou ainda com a presença dos mascotes, Fritz e Frida, e membros da diretoria da Câmara. De acordo com um dos organizadores da Oktoberfest Criciúma, Tiago Pasetto, a parceria com a CDL fará ainda com que Criciúma já “respire” a festa. “Desde fevereiro estamos em constantes reuniões com o propósito de trazer o melhor evento para Criciúma e região. Esta ação com a CDL proporciona ainda mais facilidade e valoriza o comércio e o cliente. 
A primeira edição foi um sucesso e prometemos surpreender ainda mais firmando ainda o compromisso com a economia, não somente de Criciúma, mas de toda região”, assegura. Tanto a rede hoteleira, incluindo com alguns estabelecimentos registrando lotação máxima, quem ganhou também foram os motoristas que atuam com sistema de aplicativo, por exemplo, na primeira edição. “Dos responsáveis pelos estandes, até quem vendia cachorro-quente no entorno do Parque das Nações. Muitos nos pediram para que houvesse a segunda edição, tanto pela festa em si, como por este fomento à economia, de modo geral. Nossa festa veio para ficar”, complementa. Valorização da cidade. Para o presidente da CDL de Criciúma, Gelson Philippi, a Câmara não poderia ficar de fora deste evento pensado em enaltecer a cidade e região e alavancar todo setor econômico.“Ganha Criciúma, ganha nossa região. Aliás, ganha todo mundo e, agora a CDL, seus lojistas e principalmente nossos clientes. Vamos mobilizar toda a cidade para que, mais uma vez, a Oktoberfest Criciúma seja uma grande festa. É um evento que valoriza a família, a cultura e os nossos colonizadores alemães, que ajudaram a construir a história da nossa cidade”, conclui. A Oktoberfest Criciúma tem ainda como membros da organização: Bruno Gastaldon, Dudu Réus, Felipe Pasetto, Filippe Réus e Matheus Cardoso.
FACISC FARÁ REUNIÃO PELO VOTO REGIONAL DIA 29 EM TUBARÃO.
No dia 29 deste mês, a FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) reunirá presidentes e diretores das Associações Empresariais da sua Regional Sul, bem como empresários da região, para dar continuidade ao movimento pelo voto regional. O encontro acontecerá na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), a partir das 19h. Esta será mais uma edição da Reunião Plenária Regional Sul, realizada pela Federação, tendo em pauta, a campanha Voz Única e o movimento Do Sul, pelo Sul, que conta com o engajamento das Associações da região e entidades parceiras. Para isso, a Federação está convidando candidatos ao Legislativo Federal e Estadual, inscritos na região da Amurel, mas o encontro será aberto a todos os candidatos que tenham vínculo com a região Sul. “A FACISC está à frente deste movimento, contando com a participação das Associações Empresariais da região. O objetivo é que a sociedade entenda a importância do voto consciente, em pessoas realmente comprometidas com a região”, explica Samuel de Lima, vice-presidente regional Sul da FACISC. 
Por questão de organização, cada candidato interessado em se manifestar nesta reunião, deverá se inscrever previamente por e-mail ou Whatsapp, até a véspera, dia 28. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria da ACIT, pelo email secretaria@portalacit.com.br ou pelo Whatsapp (48) 99626-6272. Além de ouvir os candidatos, serão apresentados os pleitos da região incluídos no Voz Única: construção da Ferrovia Litorânea, ampliação da pista e construção do terminal de cargas do Aeroporto Regional Sul, pavimentação da Serra do Corvo Branco, adequação e recuperação da SC-370 trecho Tubarão – Rio Fortuna – São Ludgero, ampliação do efetivo e investimentos em equipamentos para polícias Civil e Militar, entre outras. Fazem parte da Regional Sul da FACISC, as Associações Empresariais de Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Gravatal, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Rio Fortuna e Tubarão. Fonte:  Elke Schuch Borges.
INCIDÊNCIA DE HPV EM POPULAÇÃO JOVEM PREOCUPA ESPECIALISTA.
O Papilomavírus Humano (HPV) possui mais de 200 variações e é o causador de diversas doenças, a maioria benignas, mas outras, como câncer de colo de útero, podem ser fatais. Segundo dados de uma pesquisa realizada em parceria entre a Associação Hospitalar Moinhos de Vento e o Ministério da Saúde, 54,6% das pessoas entre 16 e 25 anos possuem o vírus do HPV. De acordo com o médico ginecologista e professor da Unisul, Luiz Fernando Somacal, a incidência é maior em pessoas jovens por conta do estilo de vida. “A população jovem se expõe mais ao vírus, já que tem um maior número de parceiros e muitas vezes é mais liberal”, comenta. Problemas graves. Um dos preocupantes problemas causados pelo HPV e que atinge as mulheres é o câncer de colo de útero. Segundo Somacal, este é o quarto tipo de câncer que mais acomete as mulheres na região Sul do Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que a estimativa para o ano de 2018 é que mais de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero sejam diagnosticados. Prevenção. A maior forma de transmissão da doença é através da relação sexual. De acordo com Somacal, o contágio se dá através do contato pele/pele, pele/mucosa, mucosa/mucosa. 
PRECISOU DE PILATES, ADRIANO PLÁCIDO ESTÁ A SUA DISPOSIÇÃO À RUA IRINEU BORNHAUSEN 209, SALA 4, EM FRENTE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HENRIQUE LAGE. AINDA HÁ VAGAS. TELEFONE: 99945-8829. 
--------------------------------------
Para evitar a transmissão, a vacinação contra o HPV, para quem não iniciou a vida sexual, é um dos métodos mais recomendados. Exames preventivos, como Papanicolau ou citopatológico também são essenciais para o acompanhamento da saúde da mulher. Na Unisul, o Ambulatório Médico de Especialidades realiza gratuitamente estes exames de prevenção. O serviço é gratuito para toda a comunidade, assim como as consultas médicas com especialistas. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 7h30min às 12h e das 13h às 17h30min, no Bloco da Saúde, no Campus Tubarão. Vacinação. Em 2013 foi realizada a primeira campanha de vacinação contra o HPV. Ela é a principal forma de prevenção contra o vírus. Meninas entre 9 e 14 anos, e meninos entre 11 e 14 anos devem ser vacinados. A rede pública de saúde oferece gratuitamente as duas doses da vacina durante todo o ano. Somacal, que foi um dos pesquisadores do estudo que possibilitou o desenvolvimento da vacina, reforça a urgência de programas do governo que alertem sobre a necessidade da vacinação. “A população precisa entender que a vacina não é uma tentativa de ganhar dinheiro, e sim de prevenir o crescimento da doença”, finaliza. Fonte: Patricia Laureano.


0 comentários: