SUPERAR A VIOLÊNCIA É O DESAFIO PROPOSTO PELA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 - DÍVIDAS REGULARIZADAS TÊM PRIMEIRA ALTA DESDE O ANO DE 2014 - RADAR METEREOLÓGICO DA REGIÃO SUL ENTRARÁ EM ATIVIDADE NESTA QUINTA-FEIRA 15 - COMO AGIR EM CASO DE PERDA DE DOCUMENTOS NO CARNAVAL - CARNAVAL: MAIORIA DOS MUNICÍPIOS RETORNA AO TRABALHO NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS - OS DESTAQUES DA SEMANA E DO CARNAVAL NA REGIÃO SUL DO ESTADO DE SC - FESTIVAL DO CAMARÃO TÊM SUA PRIMEIRA RAINHA NEGRA E QUE RAINHA, LINDA.


PAPA: PACIÊNCIA NÃO É RESIGNAÇÃO, É DIÁLOGAR COM OS PRÓPRIOS LIMITES.
Na primeira Missa da semana na Casa Santa Marta o Papa Francisco disse que a paciência é a virtude de quem está em caminho. “A fé, colocada à prova, produz paciência.” O Papa Francisco inspirou sua reflexão na Primeira Leitura do dia, de São Tiago Apóstolo. Paciência não é resignação ou derrota. Mas o que significa ser paciente na vida e diante das provações? Certamente não é fácil entender, observou Francisco, que logo distingue a paciência da resignação e da derrota, mostrando a paciência, ao invés, como a “virtude” de “quem está em caminho”, não de quem está “parado” e “fechado”: "E quando se vai em caminho acontecem tantas coisas nem sempre boas. É tão significativo para mim a paciência como virtude em caminho, a atitude dos pais quando têm um filho doente ou deficiente, nasce assim. 
“Mas graças a Deus está vivo!”: assim são os pacientes. E criam toda a vida aquele filho com amor, até o fim. E não é fácil levar por anos e anos e anos um filho com necessidades especiais, um filho doente… Mas a alegria de ter aquele filho dá a eles a força de levar avante e isso é paciência, não é resignação: isto é, é a virtude que vem quando uma pessoa está em caminho". O impaciente rejeita e ignora os próprios limites. Ao invés, o que nos ensina a etimologia da palavra “paciência”, se pergunta o Papa? O significado  traz consigo o sentido de responsabilidade, porque o “paciente não deixa o sofrimento, o suporta”, e o faz “com alegria, ‘perfeita alegria’, diz o apóstolo”:n “A paciência significa “suportar” e não confiar a um outro para que carregue o problema, que carregue a dificuldade: “Carrego eu, esta é a minha dificuldade, é o meu problema. Faz-me sofrer? Eh, certo! Mas eu a carrego. Suportar. E também a paciência é a sabedoria de saber dialogar com o limite. Existem tantos limites na vida, mas a impaciência não os quer, os ignora porque não sabe dialogar com os limites. 
Há uma fantasia de onipotência ou de preguiça, não sabemos...”. Deus com paciência nos acompanha e nos espera. A história da salvação nos mostra “a paciência de Deus, nosso Pai”, que conduziu e levou em frente o seu “povo cabeça-dura”, toda vez que “construía um ídolo e ia de uma parte a outra”. Mas paciência é também aquela que o Pai tem com cada um de nós, “acompanhando-nos” e “esperando os nossos tempos”. Deus que mandou depois seu Filho para “ser paciente” e oferecer-se à paixão “com decisão”: “E aqui eu penso em nossos irmãos perseguidos no Oriente Médio, expulsos por serem cristãos... e eles fazem questão de ser cristãos: são pacientes como o Senhor é paciente. Com estas ideias, talvez, possamos hoje rezar, rezar pelo nosso povo: “Senhor, dá ao teu povo paciência para suportar as provações”. E também rezar por nós. Tantas vezes somos impacientes: quando uma coisa não dá certo, reclamamos... “Mas, pare um pouco, pense na paciência de Deus Pai, tenha paciência como Jesus”. É uma bela virtude a paciência, peçamo-la ao Senhor”. Fonte: Vaticano.
SUPERAR A VIOLÊNCIA É O DESAFIO PROPOSTO PELA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018.
A Campanha da Fraternidade, que inicia todos os anos na Quarta-Feira de Cinzas, por iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), traz à tona, neste ano, o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”. O assunto foi estudado, discutido e refletido na manhã de ontem em todas as Dioceses do país. Os números da violência no país são alarmantes, com um índice de crescimento de 592%, de 2003 a 2016, quando o Brasil encerrou o ano com 59 mil homicídios. “São números que superam a Europa inteira, os Estados Unidos e a China juntos. O Brasil mata mais que os países em guerra. A comparação é por 100 mil habitantes. Fora os desaparecidos que foram assassinados e as mortes que não foram esclarecidas e não entraram para essa estatística. 
Os Estados Unidos têm uma população de 305 milhões de habitantes, 100 milhões a mais que o Brasil e sabem quantos homicídios os EUA fecharam o ano de 2016? 12.900 homicídios por ano”, destacou o delegado. De acordo com Neves, entre as estatísticas do Estado de Santa Catarina, o maior índice de homicídios ocorre no mês de fevereiro, época das festas de carnaval. A maioria dos homicídios ocorre nos finais de semana e 59% deles no período noturno e com arma de fogo. O local, geralmente em via pública e quando as mulheres são vítimas, dentro de casa. A maior motivação dos crimes tem origem no tráfico de drogas. Segundo o delegado, são os homens que mais matam, somando 95% das estatísticas, com uma faixa etária que concentra de 18 a 24 anos de idade e são também os que mais morrem, totalizando 88% dos casos, com idade entre 35 e 59 anos. 
As mulheres ocupam o percentual de 11% entre as vítimas. Celebrações de Cinzas abrem a CF e conclamam à conversão. A Quarta-Feira de Cinzas é o dia em que a Igreja dá início ao período quaresmal, em preparação à Páscoa do Senhor. Um tempo, conforme o Bispo, que precisa ser bem vivido, em preparação à festa da Ressurreição. “A imposição das cinzas lembra que nós devemos fazer penitência. Aquele que impõe as cinzas, diz: ‘Converta-te e crede no Evangelho’. Esta é a nossa missão maior: crer no Evangelho, pois ali está toda a luz, toda a inspiração. Mas para deixar que esta luz chegue a nossa vida, precisamos nos converter – para a vida, para a acolhida, para o diferente, para promover a paz – este é o nosso grande trabalho. E como fazemos isso? A Quaresma nos propõe oração, penitência, jejum e caridade, amor ao próximo e participar das celebrações, sejam elas eucarísticas ou nos grupos bíblicos em família, em todos os momentos que a Igreja nos propõe. Ali, pegamos força para que essa conversão possa, realmente, acontecer, pouco a pouco, na vida de todos nós. Não se trata só de receber as cinzas, mas do que elas significam e remetem para a nossa missão. São quarenta dias especiais e sagrados para que possamos celebrar, com mais alegria, a Ressurreição de Cristo que acontece na vida de cada pessoa”, frisa o epíscopopado. Fonte: CNBB.
DÍVIDAS REGULARIZADAS TÊM PRIMEIRA ALTA DESDE O ANO DE 2014.
O número de dívidas regularizadas, calculado a partir das exclusões dos registros de inadimplência, cresceu 4,42% no último mês de dezembro na comparação com o mesmo período de 2016. Trata-se da primeira alta do indicador para os meses de dezembro desde 2014, quando o crescimento fora de 12,11%. Os dados fazem parte do novo Indicador de Recuperação de Crédito lançado neste mês pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que permitirá acompanhar em todas as regiões, a evolução do número de consumidores brasileiros que deixam os cadastros de inadimplentes após pagamento da dívida pendente. Os dados ainda revelam que na comparação mensal ― ou seja, em relação a novembro de 2017, sem ajuste sazonal ― o número de dívidas quitadas apresentou uma alta expressiva de 38% no mês de dezembro, influenciado, principalmente, pelas campanhas de recuperação de crédito e também pela injeção de capital extra na economia por meio do décimo terceiro salário e demais bonificações típicas do período. 
Nesse caso, em novembro de 2017 frente a outubro, o indicador também já havia apresentado uma alta elevada, de 11,98%, após três meses seguidos de retração. “Com a proximidade das festas de fim de ano, muitos brasileiros costumam limpar o nome para voltar ao mercado de consumo, aproveitando o dinheiro extra do décimo terceiro e das bonificações. Além de refletir uma tendência sazonal, os números demonstram um cenário econômico pouco mais favorável para o consumidor, que aos poucos vem ganhando confiança para retomar sua capacidade de pagamento”, explica o presidente do SPC Brasil Roque Pellizzaro Junior. 45% das pendências regularizadas são com bancos. Dados mais detalhados do indicador revelam que dentre as dívidas que foram regularizadas no último mês de dezembro, a maior parte (45%) diz respeito a pendências com instiutições bancárias, como dívidas no cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros, por exemplo. 
segundo tipo de dívida em atraso que mais foi colocada em dia é com concessionárias de serviços básicos como água e luz, que representaram 21% do total das dívidas recuperadas no período. Completam a lista, os compromissos financeiros junto ao comércio (21%) e a quitação de contas de TV por assinatura, internet e telefone, com 5% de participação. Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, as dívidas bancárias são a que incidem os juros mais elevados e devem ter o seu pagamento priorizado pelo consumidor. “Para evitar o superendividamento, o recomendável é que o consumidor quite sempre as dívidas de juros mais elevados. Já as contas básicas também merecem atenção especial porque o atraso no pagamento pode implicar no corte de serviços”, orienta a economista. Fonte: SPC/Brasil.
RADAR METEREOLÓGICO DA REGIÃO SUL ENTRARÁ EM ATIVIDADE N ESTA QUINTA-FEIRA 15.
O governador  João Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inauguram, nesta quinta-feira (15), o Radar Sul. O ato ocorre no Morro dos Conventos, em Araranguá, às 11h. Junto com os radares do Vale (Lontras) e do Oeste (Chapecó), Santa Catarina será o único Estado do Brasil a ter 100% de cobertura por radar meteorológico. O radar é móvel e tem alcance de 100 a 150 quilômetros, abrangendo 41 municípios do Sul de Santa Catarina. Sempre que necessário ele poderá ser deslocado para qualquer lugar do estado. O equipamento de quatro toneladas possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). Foram investidos aproximadamente de R$ 4,1 milhões com recursos próprios do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil – FUNPDEC e do Pacto por Santa Catarina, financiados pelo Banco do Brasil. 100% de cobertura. 
Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, os três radares são um marco para Santa Catarina, já que o Estado terá todo o território coberto. “Isso possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre”. O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, lembrou os prejuízos já sofridos na região por desastres climáticos, destacando a importância do equipamento para a prevenção. Municípios pertencentes à cobertura do radar móvel Urubici, Rio Fortuna, São Martinho, Imaruí, Laguna, Capivari de Baixo, Gravata, Armazém, Braço de Norte, Grão Pará, Orleans, Lauro Müller, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes, Tubarão, Jaguaruna, Treze de Maio, Cocal do Sul, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Morro da Fumaça, Sangão, Içara, Araranguá, Maracajá, Forquilhinha, Morro Grande, Meleiro, Timbé do Sul, Turvo, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres. Fonte: Comunicação Secretaria de Estado da Defesa Civil. Foto: Leneza Krás / ADR Araranguá.
COMO AGIR EM CASO DE PERDA DE DOCUMENTOS NO CARNAVAL.
Os feriados prolongados são épocas propícias para as pessoas perderem documentos ou serem roubadas. Durante o Carnaval, todo cuidado é pouco, mas ainda assim é comum deixar de tomar cuidados essenciais. Cair na mão de golpistas é fácil e basta perder a carteira de identidade ou o CPF para ser vítima de tentativa de fraude, conhecida como roubo de identidade. Em caso de roubo, primeiramente é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência (BO). Além de fazer o BO, quem teve um documento roubado ou perdido no Carnaval pode utilizar o SPC Alerta de Documentos, serviço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos. Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema, evitando os problemas decorrentes de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC para a concessão de crédito. Além disso, o SPC Brasil também disponibiliza o SPC Avisa, para a prevenção de fraudes e constrangimento. Ao contratá-lo, o consumidor recebe informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil, seja por e-mail ou SMS. Fonte: SPC/Brasil.
PANIFICADORA E LANCHONETE DIPRODAM, Dois endereços para melhor servir a sua clientela, em Vila Nova Alvorada e no Centro da cidade, direção de Edir e Edinho. Telefone 3255-0306. 
-----------------------------------------------
CARNAVAL: MAIORIA DOS MUNICÍPIOS RETORNA AO TRABALHO NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS.
A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) estará fechada na segunda e terça-feira de Carnaval, mas volta a ter expediente normal na quarta-feira, dia 14, a partir das 8h. Dos 18 municípios associados, 13 retornam às atividades na quarta-feira, alguns em expediente normal, outros em horário especial, em razão do feriado. A Amurel fez um levantamento junto às prefeituras para saber de que forma ficará o expediente de cada uma em razão do Carnaval.
Segue abaixo:
 Armazém – Retorno 14/02 – expediente normal;
Braço do Norte – Retorno 14/02 – expediente normal;
Capivari de Baixo – Retorno 14/02 – expediente normal;
Grão Pará – Retorno 14/02 – expediente normal
Gravatal – Retorno 15/02 – expediente normal;
Imaruí – Retorno 15/02 – expediente normal;
Imbituba – Retorno 14/02 – expediente normal; Jaguaruna – Retorno 15/02 – expediente normal; Laguna – Retorno 14/02 – expediente das 12hs às 19hs; Pedras Grandes – Retorno 14/02 – expediente das 13hs às 17hs; Pescaria Brava – Retorno 14/02 – expediente das 13hs às 17hs; Rio Fortuna – Retorno 14/02 – expediente normal;
Sangão – Retorno 15/02 – expediente normal; Santa Rosa de Lima – Retorno 15/02 – expediente normal; São Ludgero – Retorno 14/02 – expediente normal; São Martinho – Retorno 14/02 – expediente normal; Treze de Maio – Retorno 14/02 – expediente normal; Tubarão – Retorno 14/02 – expediente normal;  Amurel – Retorno 14/02 – expediente normal.
OS DESTAQUES DA SEMANA E DO CARNAVAL NA REGIÃO SUL DO ESTADO DE SC.

































Bloco de Sujos lotou as ruas de Vila Nova, a cada ano aumenta seus simpatizantes.

Imbituba representada no Carnaval das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

FESTIVAL DO CAMARÃO TÊM SUA PRIMEIRA RAINHA NEGRA E QUE RAINHA, LINDA.
Amanda Reis Costa, é a Rainda do 19o Festival do Camarão de Imbituba, nas fotos a rainha com a mãe Cléria, a irmã Beatriz, madrinha Juliana Rodrigues, amiga da família Suzana, participantes do concurso e a premiação do evento. Que o seu reinado seja coroado de pleno êxito. Parabéns.















0 comentários: