MOVIMENTO DE IRMÃOS DA DIOCESE DE TUBARÃO ELEGE NOVO CASAL COORDENADOR DIOCESANO - UNISUL E ADJORI FIRMAM PARCERIA PARA POTENCIALIZAR JORNAIS DO INTERIOR - OUTUBRO ROSA FAZ CAMPANHA DE ALERTA E DISGNÓSTICO - GOVERNO É CONTRA O FIM DA APOSENTADORIA ESPECIAL DE DEPUTADOS E SENADORES - SCPAR PORTO DE IMBITUBA MARCA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO - LULA DENUNCIA VENDA DO BRASIL - SERRA DE SC REGISTRA GEADA.

SOBREVOO REGISTRA AUMENTO NA CONCENTRAÇÃO DE BALEIAS NA APA DA BALEIA FRANCA.
Estudo integra o "Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências", desenvolvido pela SCPar Porto de Imbituba. O segundo sobrevoo da temporada 2017 de monitoramento de baleias francas no litoral sul de Santa Catarina foi realizado no dia 19 de setembro e trouxe uma boa notícia. A análise prévia do número de baleias francas que frequentam a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca dá sinais de que a população deste mamífero marinho pode estar aumentando em relação a 2016. A observação aérea integra o Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências, desenvolvido pela SCPar Porto de Imbituba e executado pelo Grupo ACQUAPLAN. Considerado o período de pico de ocorrência da espécie, o sobrevoo de setembro foi realizado entre as cidades de Florianópolis (SC) e Torres (RS) e constatou a presença de 49 baleias na região, sendo 24 pares de fêmea e filhote e uma baleia adulta solitária. Algumas delas, inclusive, já teriam sido identificadas em anos anteriores, como é o caso de uma fêmea avistada em 2007, e agora reencontrada com filhote no costão da Ponta do Papagaio, próximo à Fortaleza de Naufragados, em Palhoça. Ao longo da região do sobrevoo, 26 baleias francas foram localizadas dentro da APA, 10 em Balneário Rincão e 13 no extremo sul de Santa Catarina.
"O fato de termos observado um número maior de baleias na região da APA da Baleia Franca mostra que é possível estar ocorrendo uma normalização do número médio de baleias que frequentam a costa catarinense, mas somente as próximas observações e análises dos dados poderão confirmar se isso está mesmo ocorrendo, atualizando-nos sobre a relação entre número de filhotes nascidos aqui e a quantidade de alimentos na Antártica", explica o oceanógrafo Emilio Dolichney, responsável pelo sobrevoo. Este é o quinto ano que a SCPar Porto de Imbituba realiza o Programa de Monitoramento das Baleias Francas. Dentro do rol de atividades previstas para a temporada está a realização de três sobrevoos e o monitoramento terrestre, em andamento com observação diária das enseadas das praias do Porto e Ribanceira, ambas em Imbituba. Conforme explica o gerente de meio ambiente da SCPar Porto, Robson Busnardo, "o principal objetivo do Programa é a preservação da espécie e a continuidade das operações portuárias de forma a minimizar o impacto em seu habitat marinho". Busnardo destaca ainda que o desenvolvimento do programa tem possibilitado a ampliação da pesquisa e, consequentemente, o conhecimento sobre o comportamento da Baleias Francas. "No entanto, seu maior mérito é a ausência de registros de colisões com embarcações de pequeno, médio e grande porte na região de estudo", conclui. As baleias francas "catarinenses". A maior parte das baleias avistadas dentro e no entorno da APA da Baleia Franca em 19 de setembro deste ano são fêmeas com filhotes. 
Elas se aproximam da costa à procura de águas quentes e enseadas protegidas para procriação e amamentação. A espécie é capaz de gerar um novo filhote a cada três anos, sendo que o tempo de gestação é de 12 meses. Machos e juvenis também costumam ser vistos na região, geralmente sozinhos. A rota migratória das baleias francas ainda é incerta, mas sabe-se que elas partem da Antártica, onde se alimentam de krill no verão e acumulam reserva energética em forma de gordura para a jornada rumo ao continente sul-americano. Vítimas da caça indiscriminada e das mudanças climáticas nos últimos 400 anos, as baleias francas diminuíram drasticamente sua presença na costa brasileira em meados da década de 1970. No entanto, a pesca de baleias só foi definitivamente encerrada no Brasil na segunda metade da década de 1980, por decreto federal, após exaustiva campanha mundial pela proibição da caça. As baleias francas retornaram às enseadas do sul do Brasil apenas no decorrer dos anos 1990. Em 2000, criou-se por decreto federal a APA da Baleia Franca, com o objetivo de proteger a principal área de ocorrência da espécie no Brasil. Passados 17 anos da criação da APA, hoje a estimativa de crescimento populacional das francas é de 12% ao ano. Fonte: Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba. Foto:  Claudio Guerra/ Chilicom/Grupo ACQUAPLAN.
SERRA DE SC REGISTRA GEADA E 0oC NESTA QUARTA-FEIRA
A quarta-feira (4) começou com temperaturas baixas em Santa Catarina. Na Serra, houve registro de geada e até 0ºC, conforme a Epagri/Ciram, nesta primeira semana da primavera. Diversas cidades da Serra, Oeste e Norte do estado amanheceram abaixo dos 4ºC (veja lista abaixo). Em Florianópolis, fez 9,8ºC. Ao longo do dia, as temperaturas aumentam e podem chegar aos 28ºC no Oeste. Nas demais regiões, as máximas variam entre 22 e 26ºC. A previsão é de tempo firme com nevoeiros isolados no início do dia e sol com algumas nuvens em todas as regiões do estado no decorrer da quarta-feira. Mínimas
0ºC – Urupema
1,6ºC – Bom Jardim da Serra
1,6ºC – Curitibanos
1,8ºC – Ponte Alta do Norte
1,8ºC – Ponte Serrada
2,9ºC – Frei Rogério
2,5ºC – Fraiburgo
2,6ºC – Otacílio Costa
2,9ºC – Três Barras
3ºC – Itaiópolis
3,1ºC – Rio Rufino
3,2ºC – Monte Castelo
3,2ºC – Rio das Antas
3,3ºC – Rio Negrinho
3,4ºC – Major Vieira
3,6ºC – São Joaquim. Fonte: Defesa Civi/Sul.
LULA DENUNCIA VENDA DO BRASIL.
Diante da sede da Petrobras no Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciou nesta terça-feira que o presidente Michel Temer está vendendo o país e desafiou os que querem vê-lo preso afirmando que tem o apoio de "milhões". "Estão vendendo o Brasil. Não é possível abdicar da Petrobras (...). A Petrobras não é apenas uma indústria do petróleo, é uma indústria de desenvolvimento, um instrumento de desenvolvimento. Milhares de empresas dependem da Petrobras", declarou Lula. O ex-presidente se referia à abertura da indústria petroleira no Brasil às multinacionais, prevista no pacote de medidas pró-mercado de Temer. Sobre sua eventual prisão por envolvimento em diversos casos, que vão de corrupção à obstrução de justiça, Lula disse que "podem me atacar, sou apenas um ser humano, que já tem 71 anos, mas eles têm que saber que o Lula não é o Lula, o Lula é uma ideia assumida por milhões de pessoas. Eles não sabem que o Lula já renasceu em milhões de mulheres e homens neste país". Favorito nas pesquisas para a eleição presidencial de 2018 e também líder de rejeição nas sondagens, Lula acumula sete processos na justiça, e poderá ser impedido de concorrer se for condenado em segunda instância. Lula já foi condenado, pelo juiz Sérgio Moro, a quase dez anos de prisão por receber um apartamento de suborno da construtora OAS em troca de benefícios obtidos junto a Petrobras.
SCPAR PORTO DE IMBITUBA MARCA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO COM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO.
Os usuários do Porto de Imbituba vivenciaram uma situação diferente entre os dias 27 e 29 de setembro. Em continuidade as ações da Semana Nacional do Trânsito, a SCPar Porto de Imbituba realizou blitz de conscientização na portarias, abordando os motoristas em diferentes horários e reforçando as normas internas de tráfego. A iniciativa foi realizada em parceria entre os setores de Comunicação e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Autoridade Portuária, com o Núcleo de Comércio Exterior da Associação Comercial de Imbituba (ACIM), que disponibilizou voluntários para integrarem a equipe de campo. A campanha iniciou mesmo antes da blitz, quando os motoristas em direção ao porto e demais pessoas que transitaram por Imbituba nos últimos dias foram impactados com a mensagem "O melhor destino para você chegar é a sua casa. Dirija com atenção, chegue em segurança", distribuída em outdoors instalados nos acessos Norte e Sul do município. Na chegada à instalação portuária, uma abordagem mais direta foi realizada de quarta a sexta da última semana, com a entrega de folhetos que traziam o mapa atualizado do porto, contato para o caso de emergências e as normas internas de tráfego. 
A partir de agora, a distribuição deste folheto passa a integrar a rotina de recepção no porto, com o objetivo de tornar o trânsito interno mais ágil e seguro. Juliana de Paula Moraes, técnica em Segurança do Trabalho da SCPar Porto, participou em todos os dias da ação e explica que a campanha foi uma oportunidade para relembrar e conscientizar os que entram a área portuária quanto às normas internas e as boas práticas de circulação. "A ação só teve aspectos positivos, mesmo quando as abordagens chamavam a atenção sobre algum ponto de infração do motorista, pois nestes momentos foi possível ver o reconhecimento de uma postura negativa e a promessa de mudanças", destaca a colaboradora. Para Jorge Luiz de Souza, voluntário na ação através do Núcleo de Comércio Exterior (Comex) da ACIM, "é muito importante que a SCPar Porto de Imbituba tenha este cuidado e sensibilidade para desenvolver campanhas que resultem na integração porto/cidade, uma vez que o usuário passa por área urbana ao entrar e sair do porto, tornando a conscientização gerada muito importante, tanto para os usuários quanto para as empresas. Nós como representantes da ACIM e do Núcleo de Comex agradecemos a oportunidade de agregar e aproximar todos os agentes da atividade portuária de Imbituba em prol da cidade e seus cidadãos", afirma Jorge.
GOVERNO É CONTRA O FIM DA APOSENTADORIA ESPECIAL DE DEPUTADOS E SENADORES.
A Advocacia-Geral da União enviou ao Supremo Tribunal Federal um parecer contrário à ação movida por Rodrigo Janot, que pede o fim do Plano de Seguridade Social dos Congressistas, conhecida como aposentadoria especial. O plano foi criado em 1997 e garante aos parlamentares uma série de benefícios como a aposentadoria integral, a atualização de salário no mesmo percentual do parlamentar que ainda trabalham, mensal integral em caso de morte e outras vantagens que superam o teto constitucional. Em pedido enviado há alguns meses, o ex-procurador-Geral da República afirmou que a aposentadoria feria os “princípios de igualdade, moralidade e impessoalidade”, justificando que os deputados e senadores sejam submetidos ao mesmo regime da previdência que todos os cidadãos do país. No parecer, Grace Mendonça, advogada-geral da União, pontua que não vê necessidade para a extrema urgência pedida por Janot e nem a inconstitucionalidade do regime especial de aposentadoria dos parlamentares. “Deve-se, ainda, salientar que a Constituição não veda a criação de regimes previdenciários específicos e nem limita a sua existência aos modelos atualmente em vigor. O texto constitucional não permite necessariamente extrair-se uma interpretação restritiva, de que este é o único regime possível. Neste caso, entende-se que a previsão constitucional quis garantir àqueles ocupantes de cargos sem vínculo efetivo que estes não ficariam excluídos do amparo de um regime previdenciário”, declara Mendonça. Como explica o site Congresso em Foco, o atual regime permite que deputados a partir de um ano de mandato se aposentem, mantendo aposentadorias recheadas e todos os benefícios descritos mesmo com tão pouco tempo de trabalho. É importante ressaltar que a decisão ocorre no momento em que Temer busca votos para barrar a segunda denúncia contra ele. Especialistas indicam ainda que o presidente deseja aprovar, o quanto antes, a reforma da previdência.
OUTUBRO ROSA FAZ CAMPANHA DE ALERTA PARA RASTREAMENTO E DISGNÓSTICO PRECOCE.
Diversas atividades estão programadas durante todo o mês, visando a intensificar as ações de prevenção e incentivando o diagnóstico precoce. Com o tema “Mais que uma cor, é um alerta”, a Secretária Municipal de Saúde, através do Centro de Referência da Mulher (Cerem), desenvolveu uma grande programação de conscientização e incentivo às mulheres. O objetivo é chamar a atenção das mulheres sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama, e também de colo de útero. Palestras, missa, pedágio, aula de dança, caminhada, passeio ciclístico e baile estão previstos na programação que vai até o dia 31 de outubro. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011. Para a secretária de saúde Graciela Ribeiro, o objetivo é que o maior número de mulheres compreendam a importância de se fazer a prevenção para identificar ou descartar qualquer suspeita. “A campanha alerta para a necessidade do diagnóstico precoce da doença na luta pela cura; e para a realização da mamografia e autoexame, que devem fazer parte da rotina feminina”, ressalta a secretária. Em Imbituba, cerca de 180 mamografias são realizadas por mês através da secretaria de saúde. No ano de 2015, 30 mulheres foram diagnosticadas com o câncer de mama e realizaram a mastectomia (retirada da mama), em 2017, já são 12 casos. Além disso, o câncer tem atingido mulheres cada vez mais novas, em Imbituba a mais jovem mulher registrada com a doença, tinha 26 anos, neste ano, uma jovem de 22 anos já foi detectada com o câncer. O câncer é o mal que mais acomete a glândula mamária — 28% do total de tumores —, sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. 
---------------------------------------------------Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
---------------------------------------------------
Ainda de acordo com o Inca, a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total. Biópsia de colo de útero é oferecida pelo Município. A campanha também alerta para outro tipo de câncer que tem acometido milhares de mulheres: o câncer de colo de útero. Além da vacina do HPV, existem importantes tecnologias que podem ajudar a identificar precocemente sinais pré-cancerígenos, como o exame papanicolau. No entanto, este é o terceiro tumor mais frequente na população feminina no Brasil. Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) mostram que, entre os que acometem exclusivamente as mulheres, é o segundo mais recorrente. Hoje, 44% dos casos são descobertos na fase avançada. Marília Mendonça, coordenadora do Cerem, explica que o município passou a oferecer, desde março deste ano, a biópsia do colo do útero, que é o exame de diagnóstico utilizado para identificar, possíveis alterações no tecido de revestimento do útero que possam indicar crescimento anormal do endométrio, infecções do útero e, até, câncer.Só neste ano, foram realizadas através do Cerem, 335 preventivos, 280 colposcopias, 180 cauterizações e 63 biópsias. Segundo o Instituto Oncoguia, 529 mil novos casos de câncer do colo uterino são registrados anualmente no mundo. A doença também é responsável por 275 mil mortes todos os anos. Cerca de 88% das mortes acontecem em países de baixa e média renda. No Brasil, são estimados mais de 16 mil novos casos e mais de 5 mil mortes decorrentes da doença em 2017, ainda de acordo com o Inca. Cerem. O Centro de Referência da Mulher – Cerem conta com uma equipe multiprofissional composta por três médicos, enfermeira obstétrica, técnico em enfermagem, nutricionista, psicólogo e assistente social.O centro fica localizado na Rua Nereu Ramos, ao lado da Secretaria de Saúde, atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O telefone de contato é o (48) 3355.8333. 
--------------------------------------------
Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.
-------------------------------------------
PROGRAMAÇÃO. Dias: 04 a 31/10/17. Compartilhando Saberes na sala de espera, e Roda de Conversa com as integrantes dos grupos do CEREM: yoga, mulheres, psicoterapia e menopausa/ climatério. Local: CEREM. Hora: 08h00min às 17h00min. Dias: 04 a 31/10/17. Campanha do lenço do bem. Local de coleta: CEREM. Hora: 8:00 às 1700h Dia: 05/10/17. Missa em Ação de Graças. Local: Igreja Matriz de Imbituba. Hora: 15:00h (RFCC). Dia: 06/10/17. Pedágio Rosa. Local: Sinaleira do TIELI (RFCC). Hora: 14:00h. Dia: 07/10/17. Roda de conversa com a Rádio Bandeirante (voluntárias). Local: RFCC. Hora: 11:00h. Dia: 12/10/17. Aulão de Zumba com a Joelma Guimarães/CEREM. Local: Clube Atlético. Hora: 16:00h. Dia: 18/10/17. Caminha da Rosa. Local de saída: RFCC. Hora: 14:00h. Dia: 19/10/17. Palestra do Câncer de Mamas. Local: SCPar – Porto de Imbituba. Proferida pela Dra. Flavia Moreno Lahude-Ginecologista/Obstetra. Dia: 26/10/17. Palestras HPV e Prevenção ao Câncer de Mama/Cerem. Local: CEGES. Hora: 14:00h. Público-alvo: Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Mulheres dos Portuários. Dia: 27/10/17. Roda de Conversa e atendimento individual (Cerem). Local: Tieli. Hora: 14:30h. Dia: 28/10/17. Passeio Ciclístico / Uniasselvi e RFCC. Local: Uniasselvi. Hora: 08:00h. Dia: 28/10/17. Baile Rosa da RFCC. Local: PLEC. Hora: 23h00min h. Dia: 31/10/17, Encerramento. Estratégia de Saúde da Família-ESF estará desenvolvendo atividades de prevenção durante o mês em conjunto com o NASF. Fonte: Tuliana Rosa.
ATÉ SEXTA FEIRA VAGAS PARA CURSO DE COSTURA INDUSTRIAL NO SENAI DE CAPIVARI DE BAIXO.
A Secretaria de Assistência Social e da Família de Capivari de Baixo informa para as famílias usuárias do Sistema Único de Assistência Social que estão abertas até sexta-feira, 6, as inscrições para o curso de costura industrial oferecido pelo Senai de Capivari, com vagas preferenciais para os usuários dos serviços de assistência social do município. O curso inicia dia 16 de outubro de 2017 e tem duração de 2 meses. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Cras, ou na Secretaria de Assistência Social, no Paço Municipal das 7h às 13h, ou pelo telefone 3623-1146, ou ainda diretamente no Senai, próximo ao trevo de acesso (R. Salvador Joaquim Nunes, 333, Alvorada, Capivari de Baixo, fone: 3623-6800. Fonte: Álvaro Dalmagro
COMÉRCIO DE IMBITUBA SE PREPARA PARA O DIS DAS CRIANÇAS.
O Dia das Crianças deve movimentar o comércio da cidade, com 5% de acréscimo nas vendas, em relação ao período no ano passado, segundo expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Imbituba. Horário diferenciado de funcionamento das lojas e atrações são os principais atrativos destacados pela entidade.  A CDL irá fechar o calçadão da Rua Nereu Ramos no dia 7 de outubro para o Sábado Especial, alusivo à data. Das 9 às 17 horas, horário em que o comércio estará aberto, haverá sonorização, feirinha de doação de cães da Ong Proteger Bichos, distribuição de pipoca e balões, espaço kids, recicla CDL, exposição de artesanatos e o primeiro sorteio da promoção Imbituba Premiada (5 bicicletas). Segundo a presidente da entidade, Marilúcia S. da Luz Bergler o feriadão e o aumento da temperatura deve favorecer também o acréscimo nas vendas. “Contamos com todos esses fatores para incrementar as vendas do dia das crianças e de todo o mês de outubro”, destaca a presidente.  Fonte: Beth Ferreira.
APÓS HOMENAGENS E CORTEJO FÚNEBRE, CORPO DE LUIZ CARLOS CANCELLIER DE OLIVO É SEPULTADO.
Um cortejo fúnebre partiu por volta das 15 horas dessa terça-feira, dia 3, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a caminho do cemitério Jardim da Paz, no bairro Saco Grande, em Florianópolis.  Após a chegada do corpo do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, iniciou-se um culto ecumênico, lhe foram feitas as últimas homenagens, ocorrendo o sepultamento em seguida. Antes do ato no cemitério, no fim da manhã dessa terça-feira, foi realizada uma Sessão Solene Fúnebre do Conselho Universitário e do Conselho de Curadores, no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O mesmo local que recebeu Cancellier na solenidade de posse em 10 de maio de 2016, recebeu o seu corpo para uma última homenagem. Uma foto do reitor estampava os dois telões do auditório. A beca branca e um colar com o brasão da universidade ocuparam a cadeira vazia na mesa solene, ao lado de Alacoque Lorenzini Erdmann, reitora em exercício. Com capacidade para 1.375 assentos, o auditório estava lotado, com pessoas sensibilizadas com a morte do reitor, muitas de pé e sentadas no corredor. Nos discursos, predominaram as críticas à ação da Operação “Ouvidos Moucos” da Polícia Federal, que resultou na prisão, por um dia, e afastamento do reitor da universidade desde 14 de setembro. A cobertura midiática desses últimos eventos também foi ressaltada como irresponsável e desproporcional. Uma faixa foi levada até o palco com a frase: “Democracia de luto em luta! Aqui mais uma vítima: da canalhice do estado de exceção e sua mídia.” Fonte: Comunicação UFSC.
UNISUL E ADJORI FIRMAM PARCERIA PARA POTENCIALIZAR JORNAIS DO INTERIOR.
Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina assinaram nesta segunda-feira, dia 2/10, um termo de cooperação técnica. Com a assinatura, a partir de projetos específicos com a Universidade, a Adjori espera aprimorar a gestão, as práticas e os recursos humanos de seus associados, qualificando os jornais do interior de SC, bem como desenvolver ainda mais estas regiões. O termo de compromisso foi lavrado na Unidade Universitária Pedra Branca pelo Reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt e pelo presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, com a presença de representantes de ambas instituições. O próximo passo será estabelecer um cronograma de prioridades para as ações estratégicas de ambas as instituições, dentre as quais atividades de formação a distância. Para Miguel Ângelo Gobbi, presidente da Adjori/SC, é muito importante a confiança que a Unisul está depositando na Adjori/SC. “Os jornais de interior nem sempre são considerados como deveriam, mas não podemos esquecer que são estes jornais que escrevem a história de Santa Catarina. Esta parceria não só irá nos ajudar no aperfeiçoamento e planejamento, mas na recuperação da imagem e pensar qual é o nosso papel enquanto meio de comunicação. Queremos crescer e atender à sociedade com um produto de valor”. O reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, destaca que é missão de uma universidade comunitárias desenvolver produtos a afetem positivamente a comunidade. “Esta parceria permitirá auxiliarmos no desenvolvimento regional de forma inovadora. A inovação está justamente nestas fronteiras, destas duas potencialidades que juntas podem fazer mais e melhor por Santa Catarina. A missão das instituições é tornar o mundo melhor, e que cada um faça a sua parte. 
Eu não tenho dúvida que nós estamos dando mais um paço para a construção de Santa Catarina. Queremos fazer as pessoas e os lugares que estamos um pouco melhor de se viver”. A ideia é que a parceria avence e outros projetos sejam desenvolvidos com o tempo se torne um modelo de Universidade Corporativa Adjori/SC, comenta o Fabiano Ceretta, Assessor de Marketing, Comunicação, Estratégia e Negócios da Unisul. O coordenador executivo de comunicação da Macen, Willian Máximo, complementa e enfatiza que o jornal do interior está mais forte do que nunca, mas assim como todas as empresas sempre precisa se reinventar, principalmente pelo seu papel social como elo com a comunidade. A Adjori SC comemora este mês 36 anos de existência e congrega aproximadamente 150 jornais do interior do Estado de Santa Catarina. Os jornais circulam em praticamente todos os 295 municípios de Santa Catarina, incluído Florianópolis. A solenidade de assinatura da parceria entre a Unisul e a Adjori/SC contou com a presença do professor Mauri Luiz Heerdt,  reitor da Unisul;  Fabiano Ceretta, Assessor de Marketing, Comunicação, Estratégia e Negócios da Unisul – Macen;  Willian Máximo, Coordenador Executivo de Comunicação da Macen – Unisul;  Laudelino José Sardá, diretor da Editora da Unisul; Miguel Ângelo Gobbi, presidente da Adjori/SC; José Roberto,  Deschamps, vice-presidente da Adjori/SC; Valmoci Jesus de Souza, Jornal Nortesul, de Passo de Torres;  Sergio Martins Pinheiro,  Correio Otaciliense, de Otacílio Costa;  Ailton Carlos Coelho, Cabeço Negro, de Apiúna. Fonte: Patricia Laureano.
MOVIMENTO DE IRMÃOS DA DIOCESE DE TUBARÃO ELEGE NOVO CASAL COORDENADOR DIOCESANO.

O Movimento de Irmãos da Diocese de Tubarão, através do Conselheiro nato, Bernadete e Celito Schilickmann, Coordenador do Conselho Nacional, Rosimeri e Ibanez Galvani, Coordenador do Conselho Diocesano Nete e José Agostinho e seus membras, Nelson e Teresinha, Neide e Inocente Fragnani, Evaristo e Cida, Teresa e Osvaldir Silva e Gelázio Della Giustina. Coordenador Diocesano Julésia e Nardi Carlos Coan, Coordenadores das áreas 1, Bernadete e Salésio Acordi, 2, Eliane e Valdemir dos Passos. 3, Maria Salete e Vânio Volpato e 4, Maria Aparecida e José Carlos Ricado, com os seus respectivos coordenadores paroquiais, elegeram o casal Elizabeth e Manoel Cascaes, da área 4, e da Paróquia São Miguel Ancanjo de Pedras Grandes, o novo casal Coordenador Diocesano para o biênio 2018/2019. A eleição com 70 votantes foi realizada após a reunião da Coordenação Diocesana com os coordenadores paroquiais no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição do bairro Morrotes em Tubarão. Bete e Manoel agradeceram a confiança neles depositada e realçaram o compromisso de coordenar a Diocese de Tubarão com humildade e sem vergonha de pedir ajuda aos mais experientes, “vamos bater na porta das pessoas que acreditamos estarem prontos para nos ajudar”, concluíram. Na foto Julésia e Nardi Carlos Coan, atual casal Coordenador Diocesano com o casal eleito para o biênio 1018/2019, Manoel e Beth. 

0 comentários: