HORÁRIO DE VERÃO: RELÓGIOS DEVEM SER ADIANTADOS EM UMA HORA HOJE A MEIA NOITE - CRIATIVIDADE DE PADRINHOS - GOVERNO TEMER DEFENDE REVER PRISÃO APÓS 2ª INSTÂNCIA - LAGUNA NO SUL DO ESTADO TERÁ COLÉGIO MILITAR A PARTIR DE 2019 - CHUVAS CAUSAM ALAGAMENTOS E QUEDA DE TELHADO EM TUBARÃO - NO DIA DAS CRIANÇAS, A GRATIDÃO DE UMA MENINA POR PODER ANDAR ATÉ A IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA - INOVAR NA EDUCAÇÃO É PRECISO E NECESSÁRIO PARA RESGATAR OS BONS HÁBITOS E COSTUMES DE APRENDER BRINCANDO.

INOVAR NA EDUCAÇÃO É PRECISO E NECESSÁRIO PARA RESGATAR OS BONS HÁBITOS E COSTUMES DE APRENDER BRINCANDO.
A Educação Infantil, parte integrante da Educação Básica, é uma das áreas educacionais cuja demanda tem sido crescente. Nesta seção encontram-se vários artigos e links que tratam de diversas questões relacionadas à Educação Infantil, como a importância da brincadeira, os direitos da criança, literatura infantil, entre outras.“A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre o bem e mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade”, diz Maria Montessori. A Educação Infantil no Brasil se não é estruturada e atualizada, precisa ser, dentro de novos conceitos formulados pela coordenação pedagógica brasileira. É neste contexto que as autoridades deve se preocupar, em especial com os caminhos que a mesma vem trilhando nos últimos três anos. 
Criança tem que ser criança dentro do seu tempo real e das etapas que devem passar, sem pressa e dentro da normalidade educacional, sem nenhum obstáculo que possa prejudicar o seu real desenvolvimento. Os objetivos da educação infantil é que o aluno viva e construa a sua autonomia e relacionamento social, atue e forme sua própria experiência, através de jogos ao ar livre, com movimentos corporais, brincadeiras, imitações, dramatizações, enfim, todo um conjunto de experiências que antecede o curso do papel, tesoura, lápis, tinta, etc. Literatura Infantil. Alguns conceitos e considerações relacionados à área da Literatura Infantil, visando o desenvolvimento do educando nos seguintes aspectos: social, físico (psicomotor), intelectual e desta maneira respectivamente estabelecendo um convívio sedimentado na coletividade, não esquecendo a atenção individual, um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, a higiene, à saúde, a alimentação sadia e principalmente à proteção, o afeto e à amizade. Lembrando que o mote de brincar é o dia a dia da Educação Infantil. Que ao mesmo tempo é lugar de trocas, partilhar saberes, de crescer e ser feliz. É assim que as nossas crianças de hoje serão os adultos sérios e conscientes do Brasil do amanhã.
CRIATIVIDADE DE PADRINHOS: Pensando assim, o professor Nei da Silveira e a esposa Andressa criaram um novo método de educação infantil com um espaço familiar voltado para a educação pré-infantil em um ambiente ornamentado pelas figuras de avós, pais, tios, tias, primos, padrinhos e o resultado é que os afilhados Otto (oito meses) filho de Maria Eduarda e Adriano Plácido, padrinhos na Manu e Manuela, a Manu (11 meses) filha de Carla e Andrey Plácido, padrinhos do Otto. Nei e Andressa padrinhos dos dois primos, as crianças contempladas com o “Recanto do Otto e da Manu”. 
SALA DISPONIBILIZADA: A sala da residência dos avós Pretta e Gervázio Plácido, em Imbituba, que liberaram ampla e totalmente o ambiente, ganhou uma nova motivação e a partir deste sábado dia 14 de outubro de 2017, está transformada em um espaço de educação infantil para os bebês afilhados dos autores da criativa idéia e que prometem concluir a obra até o próximo mês com outros equipamentos de lazer e aprendizado pré-infantil, entre eles, o quadro negro para o inicio da alfabetização das crianças Otto e Manu. A idéia, pelo o que sabemos é inédita e por isso está recebendo via redes sociais comentários e cumprimentos pela iniciativa e criatividade dos tios padrinhos. Fotos: Luiz Fernando Plácido da Silveira.
HORÁRIO DE VERÃO: RELÓGIOS DEVEM SER ADIANTADOS EM UMA HORA.
Neste domingo, dia 15, terá início a 42ª edição do Horário de Verão (HV). A mudança ocorre a partir da meia-noite (de sábado para domingo). Até 18 de fevereiro, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar seus relógios em uma hora. A implantação da medida provoca o deslocamento da entrada da iluminação pública e consumo residencial, evitando a coincidência entre o consumo industrial e comercial, registrada normalmente após às 18 horas. "Sem o Horário de Verão, este fato poderia causar um pico de demanda elevado entre 18 e 21 horas, em uma época do ano em que o sistema é comumente submetido a severas condições operativas de demanda", explica o gerente do Departamento de Comercialização da Celesc, Gustavo Rocha. 
Para ele, os principais benefícios da medida são a maior confiabilidade de suprimento em determinadas áreas do Sistema Elétrico, mais flexibilidade operativa e redição de cortes de carga em situações de emergência. "Ao longo dos anos, o HV vem representando uma redução de quase 5% na demanda durante o horário de pico, em Santa Catarina", relata. Na última década, a diminuição na demanda por energia entre 18 e 21 horas ao longo do Horário de Verão foi de, aproximadamente, 4,5%. Nas regiões do país em que o HV é adotado foi registrada uma economia de 0,5% no consumo de energia, em todo o período do Horário de Verão. Isso corresponde ao consumo mensal de energia de uma cidade com 2,8 milhões de habitantes, como Brasília, por exemplo. 
Entretanto, estudos realizados este ano pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), demonstraram que a adoção do HV em âmbito nacional traz, atualmente, resultados próximos da neutralidade para o sistema. Os estudos foram avaliados pelo Governo Federal, que decidiu manter a vigência do Horário de Verão para o ciclo 2017/2018, considerando que a medida traz ao consumidor final outros benefícios, como ganho de tempo para lazer, turismo, comércio e segurança. A política será reavaliada nos próximos anos. Fonte: Comunicação Celesc
GOVERNO TEMER DEFENDE REVER PRISÃO APÓS 2ª INSTÂNCIA.
Em parecer enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (11), o governo Michel Temer defendeu a revisão da possibilidade de prisões após condenação de segunda instância, tema cuja discussão tem dividido os ministros da corte. O documento, elaborado pela AGU (Advocacia-Geral da União), com despacho da ministra Grace Mendonça, afirma que a pena deve ser executada somente depois de esgotados todos os recursos da defesa. A informação foi publicada pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e confirmada pela Folha de S.Paulo. No ano passado, o STF decidiu -em votação apertada, por seis votos a cinco- admitir prisões após condenação em segundo grau. O assunto, porém, voltará em breve ao plenário da corte, que pediu manifestações sobre o tema para a Presidência da República, o Senado e a Câmara. Para a AGU, que representa a Presidência, a primeira decisão do Supremo "flexibiliza o princípio da presunção de inocência". 
Ainda de acordo com o órgão, o acusado tem direito à liberdade, como regra geral, no decorrer da persecução penal. Alguns ministros, como Gilmar Mendes e Rosa Weber, já sinalizaram que podem rever seus votos. Gilmar passou a concordar com Dias Toffoli no julgamento do ano passado, argumentando que a pena deve aguardar recurso especial no Superior Tribunal de Justiça para ser executada. Rosa, por sua vez, indicou que ainda está refletindo sobre o assunto mas mudaria seu voto para o outro lado, contrário ao de Gilmar. Dessa forma, o ministro Alexandre de Moraes, indicado por Temer ao STF no início deste ano, deve desempatar o julgamento.Em meio à Lava Jato, investigadores criticam a possível revisão da decisão inicial do Supremo, visto que a mudança poderia desestimular delações premiadas. O governo Temer, por sua vez, afirma que a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância gera "instabilidade". Fonte: DC.
LAGUNA NO SUL DO ESTADO TERÁ COLÉGIO MILITAR A PARTIR DE 2019.
Laguna terá um Colégio Militar. A confirmação é do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. A instalação da unidade será em 2019 e contará com o espaço da Escola Jerônimo Coelho. O aval, dado durante uma reunião na quarta-feira, foi recebido pelo secretário da ADR de Laguna, Luiz Felipe Remor, e registrado no Palácio da Agronômica, na Capital. Serão três colégios instalados no Estado. Para o próximo ano estão confirmados os colégios de Joinville e Blumenau e, para 2019, o de Laguna. Na reunião estavam presentes o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, representantes das cidades contempladas e autoridades da Polícia Militar. De acordo com Colombo, a escolha de Laguna teve muito peso por causa do pleito do vice-governador Eduardo Moreira. A restauração da Escola Jerônimo Coelho está prevista para 2018. O projeto inicial foi idealizado e executado na Agência de Desenvolvimento Regional, quando na época o atual prefeito Mauro Candemil era secretário da instituição. “Estamos muito felizes com essa notícia. É algo que venho trabalhando já há tempos e sei o quanto um Colégio Militar poderá agregar para a cidade”, festeja o prefeito Mauro Candemil. Fonte: Jornal Diário do Sul.
CHUVAS CAUSAM ALAGAMENTOS E QUEDA DE TELHADO EM TUBARÃO.
Telhado de um centro espírita desabou com a força da chuva e granizo foi registrado por moradores. Pancadas de chuva causaram alguns estragos na região. Um deles foi em um centro espírita, no Centro de Tubarão, onde o telhado desabou por conta da força da água. De acordo com os representantes do Centro Espírita Paulo de Tarso, a Defesa Civil foi acionada e doou lonas para cobrir a estrutura. Alguns moradores também registraram chuva de granizo no início da tarde desta sexta-feira (13). Segundo informações das Defesa Civil Regional e Municipal não houve registro de granizo na região. Ainda de acordo com o órgão, apenas alagamentos pontuais foram notificados. A previsão é que o tempo continue assim nas próximas horas e pancadas de chuva são esperadas para a região.Fonte: Jornal Notisul.
------------------------------------------------
Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
--------------------------------------------------DIOCESE DE CRICIÚMA MOBILIZA COMUNIDADES PARA CAMPANHA SOS SANTA CATARINA.Como gesto de solidariedade aos que se encontram mais necessitados, a Diocese de Criciúma encaminhou na manhã de hoje (8), às 33 paróquias e santuários diocesanos, uma carta em apoio à Campanha SOS Santa Catarina, lançada pela CNBB Regional Sul 4 e pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina. Em todas as celebrações deste fim de semana (10 e 11), em sintonia com as dez dioceses do Estado, as comunidades da Diocese de Criciúma são convidadas a participarem da coleta em prol dos atingidos pelas enchentes nas dioceses de Rio do Sul e de Lages. Até segunda ou terça-feira as paróquias deverão remeter os resultados da campanha emergencial à Cúria Diocesana, que encaminhará os valores arrecadados às duas dioceses. Segundo informações da Defesa Civil estadual, chega a 28,8 mil o número de pessoas atingidas pelas fortes chuvas no estado desde o dia 26 de maio. São 21.395 desalojados e 2.367 deslocados para abrigos públicos. As regiões de Lages e Rio do Sul são as mais atingidas. Na cidade da serra catarinense, já foram contabilizados cerca de seis abrigos com mais 400 pessoas. Já na cidade do Vale do Itajaí, são 21 unidades com mais de 950 pessoas acolhidas. 
Porém cerca de 90 municípios já registraram ocorrências relacionadas às chuvas. Doações também por meio de depósito. Outra opção para as pessoas que não participarão das celebrações mas querem ajudar, é o depósito na conta bancária da Cáritas Diocesana, que fará o repasse à Cáritas Regional. A arrecadação será direcionada para as atividades da Cáritas que já vem acontecendo durante os últimos dias, no auxílio aos afetados pelas enchentes em várias cidades do estado de Santa Catarina, em especial Lages e Rio do Sul. Dados da conta: Caixa Econômica Federal, Agência: 0415 Op 003, C/C: 3162-4; Banco do Brasil, Agência: 1453-2, C/C: 39.984-1, Nome: Emergência Santa Catarina. Fonte: CNBB Regional Sul 4.
SURFISTA MORRE NO MAR DA PRAIA DA FERRUGEM, EM GAROPABA.
Um surfista de 48 anos morreu no mar da praia da Ferrugem, em Garopaba, no Sul de Santa Catarina, na sexta-feira (13). Equipes que atenderam a ocorrência suspeitam que Roberto Tesi Bernardi tenha sofrido um mal súbito e depois se afogado, mas só o laudo cadavérico vai apontar a causa da morte. As informações são do G1SC. De acordo com os bombeiros, a mulher notou que o marido estava ao lado da prancha fazia um tempo e resolveu pedir ajuda. Banhistas e um comandante dos bombeiros, que estava de folga, tiraram o homem do mar e fizeram os primeiros socorros. Uma equipe do Samu, outra dos bombeiros e a equipe do helicóptero Arcanjo foram acionadas por volta das 11h. Apesar do atendimento médico, a vítima não resistiu e morreu ainda na praia. Roberto era de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Segundo o Arcanjo, ele estava na praia com a mulher e duas filhas. Fonte: PM.
NO DIA DAS CRIANÇAS, A GRATIDÃO DE UMA MENINA POR PODER ANDAR ATÉ NOSSA SENHORA APARECIDA.
Com apenas 7 anos de idade, a pequena Jamile demonstrou agilidade com as muletas, coragem e muita força de vontade ao encarar cerca de 500 metros de subida até o topo da colina onde está construída a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em São João de Urussanga Baixo, comunidade de Treze de Maio. Há dois anos, Jamile não andava. Devotos da santa, a menina mantém o rito desde o seu primeiro aniversário junto aos pais e demais familiares para pedir bênçãos e, desta vez, agradecer. “Ela não conseguia caminhar. Buscamos a graça e alcançamos. Pode chover, mas não deixaremos de subir e agradecer cada vez mais pela graça alcançada”, conta o tio e padrinho dos trigêmeos, José Oleiniki. Jamile nasceu de trigêmeos, junto aos irmãos Vitor e Júlia. Em função de uma má formação na coluna, a menina teve os movimentos das pernas prejudicados, mas venceu as limitações e conseguiu caminhar depois de quatro anos. “Temos uma gratidão muito grande por ela ser recuperar e hoje poder caminhar. Viemos todos os anos e agora não seria diferente. Mesmo com a chuva, estamos aqui novamente, e desta vez com a Jamile andando”, comenta o pai Vilson Somariva, emocionado ao olhar a filha. A família de Jamile une duas cidades: Nova Veneza e Tubarão. 
--------------------------------------------

Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.
-------------------------------------------
Estavam em 10 pessoas compartilhando o momento de espiritualidade, inclusive com o primo que se deslocou de bicicleta da Cidade Azul, para reencontrá-los. “É uma forma diferente de realizar a penitência, e acima de tudo agradecer por diversas graças alcançadas, inclusive da minha prima”, comenta Leandro Oleiniki. Caminhar para agradecer Romeiros de diversas cidades se deslocaram até a santa em Treze de Maio, principalmente caminhando. Uns somente para agradecer e manter o rito de anos. “Já fizemos esta mesma rota há três anos. Agradecer pela vida e pelas bênçãos que são alcançadas. Reunimos os amigos e familiares e partimos rumo à santa”, relata Alexandre Pavei, junto a um grupo de 11 pessoas e uma cadelinha. Eles estavam chegando ao distrito de Estação Cocal, na SC-442, após partirem de Içara. 
Foram 24 quilômetros de caminhada. Mais a frente, dois irmãos e um sobrinho descansam e observam os pés calejados pela longa caminhada debaixo de chuva. A família Gerônimo do bairro Próspera, em Criciúma, finalizava a caminhada, já no final da manhã desta quinta e aguardava a carona para retornar para casa “Minha filha estava com câncer e a cinco anos vencemos a doença. Hoje ela está na faculdade e somos muito gratos por isso. Já é a terceira vez que realizamos esta penitência, e a dor nos pés é o que menos importa depois de uma vitória dessas”, comenta Jorge Gerônimo, junto ao irmão Joênio e o sobrinho Alexandre. De 40 mil para 15 mil pessoas. A comunidade de São João de Urussanga Baixo sentiu a redução no número de fiéis que buscaram visitar a estátua de Nossa Senhora Aparecida. No ano passado, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo local. A chuva deste ano reduziu o numero de romeiros para aproximadamente 15 mil. “O tempo prejudicou um pouco, mas mesmo assim, o volume de pessoas foi muito grande desde o início do mês. Cerca de 200 pessoas por dia passaram por aqui. A comunidade se preparou e sentiu-se honrada em receber a todos”, descreveu o presidente do CAEP, Vânio da Silva. 
-----------------------------------------------------------
Você sabia que Pilates é flexibilidade, força, consciência e equilíbrio? Então! Pensou em Pilates, pensou em ADRIANO PLÁCIDO STÚDIO DE PILATES, há nove anos ministrando aulas de Pilates em Imbituba, aliando experiência e excelentes resultados físicos. Agora em novo endereço e com muito mais conforto.  Rua Irineu Bornhausen, 209, sala 4,  em frente a Escola de Educação Básica Henrique Lage. Telefones para contatos 3255-8449 e 9-99458829. Pensou em bem estar, pensou em ADRIANO PLÁCIDO STÚDIO DE PILATES. 
----------------------------------------------------------
Na noite desta quarta-feira (11), uma procissão reuniu um grande número de pessoas, que acompanharam a transladação da imagem da Igreja Matriz de Treze de Maio até a comunidade. Nesta quinta (12), a chuva retornou e prejudicou a permanência dos fiéis na comunidade. A estátua da Padroeira. A imagem de Nossa Senhora Aparecida em Treze de Maio foi inaugurada em 1999 e possui 13 metros de altura. É maior imagem já construída no país e está localizada no alto de uma colina na comunidade de São João de Urussanga Baixo. A estátua surgiu após o pedido da senhora Maria Cechinel Niero para que os filhos construíssem uma gruta no local. Atendendo ao pedido da devota, em 1969 a estrutura foi construída e, em 1998, o neto de Maria resolveu construir a imagem atual. Após a inauguração no ano seguinte, centenas de fiéis buscam o local para pagar promessas e pedir graças à Padroeira do Brasil. Fonte: Sulinfoco.
TSE IDENTIFICA 344 PESSOAS COM TÍTULOS ELEITORAIS DUPLICADOS EM SC.
Um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comparando as digitais dos quase 65 milhões de eleitores já cadastrados biometricamente no país identificou 344 títulos eleitorais duplicados em Santa Catarina. No país, o número chega a 25.031 títulos envolvidos em casos de coincidência biométrica. As ocorrências foram identificadas pelo Sistema Afis (sigla em inglês do Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais), tecnologia que permite fazer o batimento eletrônico das 10 impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais do total de eleitores registrados no banco de dados da Justiça Eleitoral. Usado pela Justiça Eleitoral desde 2014, o Sistema Afis consegue comparar as impressões digitais relacionadas a 120 mil títulos eleitorais por dia. Como resultado da análise biométrica, o TSE aponta casos de duplicidade (quando uma mesma pessoa tem dois registros eleitorais) e de pluralidade (quando um eleitor dispõe de três títulos ou mais). Em Santa Catarina, foram 338 duplicidades e seis pluralidades. De acordo com a última atualização do levantamento, Alagoas é o estado que mais tem coincidências biométricas: 3.028, sendo 2.957 duplicidades e 75 pluralidades. Em seguida vêm os estados de São Paulo, com 2.793 coincidências (2.615 duplicidades e 185 pluralidades), e de Goiás, com 2.144 ocorrências (1.631 duplicidades e 523 pluralidades). No entanto, o estado de Goiás desponta como o que apresenta o maior número de pluralidades de títulos de eleitor. Entre elas, foi identificada uma única pessoa com 52 registros eleitorais diferentes. Outros dois cidadãos do estado foram detectados com 47 e 32 títulos diferentes. Já o estado com menos coincidências biométricas é o Mato Grosso do Sul, com apenas 60 casos de duplicidade e nenhum de pluralidade. Tipos de ocorrência. O Sistema Afis aponta quatro tipos de ocorrência de coincidências biométricas. A primeira delas é a chamada "falsa identidade", que ocorre quando uma mesma pessoa se registra junto à Justiça Eleitoral com documentos falsos (CPF, RG etc.), sendo incluída no Cadastro Nacional de Eleitores com nomes e filiações diferentes. Nesses casos, a confirmação de que se trata da mesma pessoa é feita pela observação das fotografias nos documentos. 
O segundo tipo de ocorrência é o "duplo cadastramento". Essa situação ocorre quando um cidadão solicita a transferência do título eleitoral para outro domicílio, sendo, porém, cadastrado novamente pela Justiça Eleitoral em vez de ter sua inscrição transferida. A partir da observação das fotos, é possível constatar ser a mesma pessoa com os mesmos dados biográficos (ou com pequenas diferenças nesses dados). O chamado "falso positivo" é outro tipo de ocorrência de coincidência biométrica identificado pelo Sistema Afis. Ele ocorre quando o sistema aponta duas pessoas diferentes em uma coincidência das impressões digitais de apenas um ou dois dedos. Como o sistema é programado para ter um nível de tolerância extremamente baixo, mesmo que apenas uma dentre as 10 digitais de uma pessoa coincida com a de outro eleitor, o Afis emite um alerta para que o juiz eleitoral analise o caso. Último caso de coincidência, há "erro de cadastramento" quando duas pessoas notadamente diferentes apresentam grande número de digitais em coincidência. Trata-se de caso no qual algum erro operacional durante o processo de cadastramento ou de registro dos dados biométricos fez com que as digitais de um eleitor fossem gravadas em banco de dados como se fossem de outra pessoa. Dessa forma, dois registros de eleitores distintos compartilham as mesmas impressões digitais. Todas as ocorrências são remetidas ao juiz eleitoral da jurisdição na qual o eleitor é cadastrado, para que seja feita a análise das coincidências. Dependendo de cada caso, o juiz pode determinar o cancelamento de uma ou de todas as inscrições eleitorais, marcar a ocorrência como falso positivo e, no caso de identificação de fraude, solicitar a abertura de processo criminal. Fonte: DC.

0 comentários: