BRASIL COMEMORA O DIA DA SUA PADROEIRA APARECIDA QUE TERÁ ESTÁTUA MAIOR QUE O CRISTO REDENTOR - EXPERIÊNCIA EM SUCESSÃO FAMILIAR SÃO DEBATIDAS EM PAINEL - FICÇÃO CIENTIFICA, TERROR E OPÇÕES PARA O DIA DAS CRIANÇAS NO CINE FAROL SHOPPING - PREFEITURA REALIZA EVENTOS PARA FALAR SOBRE SANEAMENTO EM IMBITUBA - NOVA ROTA ÁSIA COMPLETA UM MÊS DE OPERAÇÃO NO PORTO DE IMBITUBA - CERCA DE 30 MIL CANDIDATOS FAZEM CONCURSO PARA PROFESSORES NESTE DOMINGO EM SC.

ROMEIROS ANDAM 500 KM PARA HOMENAGEAR NOSSA SENHORA APARECIDA E DEIXAM VÁRIOS PRESENTES PARA A PADROEIRA DO BRASIL.
A Rota da Luz é uma trilha para romeiros que traça 200 km entre as cidades paulistas de Mogi das Cruzes e Aparecida. Esta repórter percorreu a pé, por oito horas, no dia 2 de outubro, 20% do trajeto –quase os 42 km de uma maratona. "Assim é mole!", comenta seu Raimundo, achando graça, ao saber da distância. Era fichinha perto dos mais de 500 km que ele calculava ter andado, ao longo de duas semanas, do Espírito Santo até ali. Estamos próximos a uma parada onde o Lovely Motel e a loja de produtos religiosos Sacrarium se ladeiam, a poucos quilômetros do destino final de ambos: a cidade da padroeira do Brasil. Ele lacrimeja só de falar na "mãezinha". Assim Nossa Senhora Aparecida entrou na vida de Raimundo Santos, 64, "devoto até no nome": ele trabalhava no norte do país, com garimpo, quando pegou "uma doença de chumbo" que drenou 30 de seus 80 quilos costumeiros. "A Nilcinha", sua esposa, "apelou à Aparecida para que eu ficasse bom", diz. "Naqueles dias, eu era o típico católico com ênfase no 'não praticante'."Curou-se, voltou a afivelar o cinto na última casa e virou pagador de promessas, conta com um cacho de bananas em mãos, "gasolina" da viagem. Em 2017, um motivo especial o levou a gastar a sola do tênis genérico que imita a grife Nike: celebrar os 300 anos do episódio em que uma escultura de terracota da Virgem Maria foi tirada das águas do rio Paraíba do Sul por três pescadores (desse "aparecimento" vem o nome da mais brasileira versão da mãe de Jesus). É um de muitos. O Santuário Nacional de Aparecida espera receber 200 mil devotos nesta quinta-feira (12), dia da Padroeira do Brasil. 
O ícone encontrado em 1717 é negro como a pele de uma dessas beatas, Maria Zélia, 51. A imagem foi feita de barro cozido e originalmente tinha mãos e rosto brancos, manto azul e forro vermelho –suas cores oficiais, conforme determinou em 1646 dom João 4º, rei de Portugal. Escureceu após ficar um número indeterminado de anos submersa, sustenta a historiadora Tereza Galvão Pasin em "Senhora Aparecida" (Editora Santuário). Isso é o que dizem especialistas. Zélia prefere ficar com a crença popular de que "Nossa Senhora só poderia ter a cor do seu povo". Como Raimundo, a dona de casa, com camisa florida onde se lê "something beautiful waiting on the horizon" (algo lindo esperando no horizonte), atribui a Aparecida um milagre em sua vida. Assistir ao "Santa Receita", programa gastronômico que Claudete Troiano apresenta na TV Aparecida, antes lhe daria até um revertério. "Tive um câncer de estômago há dois anos, e três médicos me desenganaram. Só de pensar em comida eu sentia azia. Já tinha até visto de parcelar caixão, mas ficava com medo de não conseguir sobreviver até a última parcela e deixar dívida." Rezou pela cura, e Nossa Senhora atendeu suas preces, diz, olhos na TV da praça de alimentação do Santuário – a "santa receita" da vez é bacalhau ao molho bechamel. Fonte:Anna Virginia Balloussier.
APARECIDA TERÁ ESTÁTUA MAIOR QUE O CRISTO REDENTOR.
Uma estátua de Nossa Senhora Aparecida com 50 metros de altura, maior que o Cristo Redentor, será montada em Aparecida (SP) para celebrar os 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil, comemorados em 12 de outubro. A estrutura, em aço inox vazado, começará a ser montada no início do próximo mês em uma área que será transformada em parque temático na cidade. Ela supera em 12 metros a estátua do Cristo, no Rio de Janeiro. A obra é uma doação do artista plástico Gilmar Pinna, que ainda está concluindo o trabalho em seu ateliê em Guarulhos (SP). Serão necessárias 30 carretas para transportar todas as peças, que começaram a chegar em Aparecida nesta semana. Cinco peças ainda estão sendo finalizadas no ateliê -a coroa, a cruz que fica sobre a cabeça, o terço e o crucifixo que ficam sobre o corpo vazado e as mãos da padroeira. "Conseguiremos concluir a montagem até 12 de outubro, data do Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Mas o trabalho completo será concluído somente no final do mês", disse Pinna, que é devoto de Nossa Senhora. 
A escultura completa inclui o mapa do Brasil contornando a imagem da santa. Pinna não quis revelar o valor que investiu na obra, feita com o auxílio de mais dez artistas que trabalham em seu ateliê. A proposta de homenagear Nossa Senhora Aparecida com uma estátua gigante surgiu quando o artista fazia obras representando cinco milagres da santa, construídas em rotatórias da cidade, a pedido do prefeito Sargento Ernaldo (PMDB) e pagas com verba do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). "Quis fazer essa doação como um gesto de entrega e solidariedade. Humanizar as pessoas, mostrar que, mesmo neste momento difícil que todos nós brasileiros estamos passamos, temos que nos doar pelas coisas que amamos. No meu caso, a arte." A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito aceitou a doação e decidiu construir o Parque 300 Anos de Bençãos, com o objetivo de incrementar o turismo religioso em Aparecida. O projeto do parque, que deverá ser concluído em dois anos, prevê ainda a construção de um elevador panorâmico no monumento, com vista para a cidade e o Santuário Nacional, praça de alimentação, capela e estacionamento para 2.000 veículos. De acordo com a prefeitura, o parque será terceirizado e a empresa responsável arcará com a construção de toda a infraestrutura e administração. A empresa poderá cobrar taxa dos turistas, com valor ainda não definido, mas os moradores da cidade deverão ter acesso livre. Fonte: Tânia Campelo.
Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
EXPERIÊNCIA EM SUCESSÃO FAMILIAR SÃO DEBATIDAS  EM PAINEL.
Evento promovido pelo Núcleo ACIM Jovem reuniu mais de 50 pessoas, entre empresários e sucessores, para conhecer as histórias e ideias de André Gaidzinski (Eliane Revestimentos Cerâmicos) e Ricardo Althoff (Althoff Supermercados) Para discutir o tema Sucessão Familiar o Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Jovem promoveu um painel para compartilhar experiências de sucesso em planejamento sucessório, boas práticas e novas ideias. O evento foi realizado no Imbituba Atlético Clube na noite desta terça-feira (10) e reuniu mais de 50 pessoas. Cada convidado fez uma apresentação de 40 minutos e depois o debate seguiu com perguntas. O primeiro a compartilhar sua experiência foi André Gaidzinski, das empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos, IARA Empreendimentos Imobiliários e GSX Máquinas e Equipamentos. “Quanto mais cedo começar o planejamento sucessório, melhor. Começamos estudando os princípios de união da família e perenização dos negócios, criamos códigos de conduta e um plano de gerenciamento de carreira. Empresa familiar é feita de sonhos e amor, precisamos estimular os filhos a crescerem na carreira, seja na empresa ou fora dela. Esse planejamento é constante, contínuo, cansativo, mas muito necessário”, explicou Gaidzinski, também vice-presidente de infraestrutura da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. Ricardo Althoff, do Althoff Supermercados, destacou que a profissionalização é um ponto essencial para a gestão e para a sucessão. A lógica do negócio é do investimento e do dinheiro, mas a lógica da família é do amor e do companheirismo, e as duas não conversam muito bem. 
O Althoff não havia se preparado para separar o patrimônio da gestão, mas hoje já é possível prever o que pode acontecer, como falecimentos, divórcios, mudanças de carreira e começar a planejar com antecedência. Pois os problemas da família doem na empresa e vice-versa”, destacou o empresário. A coordenadora do ACIM Jovem, Fernanda Bittencourt, agradeceu aos convidados e aos ouvintes pela participação. Destacou que o grupo está muito realizado com o evento, pois já estava no planejamento estratégico devido ao tema ser bastante recorrente nas reuniões, tendo em vista o perfil das empresas nucleadas. O presidente do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor - CEJESC, Antônio Carlos Guimarães, também participou do painel, valorizando a ação do núcleo, pois atividades deste tipo estão focadas no desenvolvimento da cidade a partir de pessoas que são referências no mercado, agregam muito valor ao empresário, especialmente o pequeno. Os patrocinadores do evento foram as empresas Agência Marítima Imbituba, Bit Gás, Cartaz 87 Comunicação, CBR Logística, Galeria Jac, JPV Contabilidade, Liquigás, Maison da Moda, Porto dos Pães, Paula Móveis e Decorações, Rare Arquitetura, Ritrak Telemetria e Rastreamento, Sorriso de Criança Decorações e Zoca Restaurante e Grill. Emanuelle Querino Alves de Aviz.
ENCONTRO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE LIXO ZERO REALIZA SUA 4ª EDIÇÃO NA UNISUL.
A Unisul recebe nos dias 20, 21 e 22 de outubro o 4º Encontro Internacional da Juventude Lixo Zero  e espera receber mais de 400 jovens de diversas partes do mundo, do Brasil e de cidades catarinenses. O evento, promovido pelo Coletivo Jovem Lixo Zero, contará com a presença de palestrantes de renome internacional, todos focados na construção de um mundo mais sustentável e de um cidadão-consumidor mais responsável. Em 2014 o evento foi em Porto Rico, EUA. Os palestrantes, renomados internacionalmente, vem para incentivar, empoderar estes futuros agentes de mudança. Ronni Kahn, da Austrália, empreendedora social, viaja o mundo todo divulgando o seu trabalho contra o desperdício de alimento, com o seu OZHarvest, um supermercado social, “pague com que puder”. Tão empreendedora quanto, Eunice Maia, proprietária da Maria Granel, de Lisboa, Portugal. Um supermercado sem embalagem, tendência sustentável no mundo todo, voltado para um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com suas ações. Mais um importante nome que estará presente no evento é Pal Martensson, da Suécia, conhecido pela criação do maior shopping de reuso do mundo, e agora mentor do movimento jovem Let’s do It, que pretende reunir mais de 300 milhões de pessoas limpando praias em setembro de 2018, alinhados com os objetivos da ONU. Pal Martensson também é diretor da ZWIA, órgão internacional que agrega instituições para o Lixo Zero, assim como Leslie Lukacs, dos EUA, especialista em implementação de programas com o objetivo de reduzir o envio de materiais para aterros e incineradores. Também implementa Áreas Lixo Zero, como a famosa área turística de restaurantes, Fisherman Wharf, de San Francisco, Califórnia. Tia Kansara, de Londres, com seu conceito “Replenish” (reabastecer, traduzindo literalmente) fala do futuro, suas ameaças e oportunidades, principalmente para os jovens dentro dos novos paradigmas. 
Jovem com grande influência no mundo, principalmente de inovação. Como está sendo realizado nas dependências da Unisul, é muito importante o envolvimento das universidades, formadora dos jovens. Desta forma, a palestra do Jonathon Hannon, da Nova Zelândia, coordenador da Zero Waste Academy (Academia Lixo Zero), projeto da Universidade de Massey, é fundamental. Hannon vem a Santa Catarina, compartilhar seus conhecimentos e metodologias e procurar parcerias para cooperação entre universidades. O evento ainda conta com muitos especialistas nacionais, como Marcus Nakagawa, da ESPM Social, Sebastião Santos, do filme Lixo Extraordinários, e casos de boas práticas de universidades brasileiras e sul americanas. O Coletivo Jovem Lixo Zero, é uma iniciativa da juventude de Florianópolis, que em 2011 organizou o primeiro evento no mundo voltado para a discussão do problema LIXO e consumo. O movimento hoje está em mais de 10 países e 30 cidades brasileiras, tendo envolvido e inspirado jovens para que adotassem esta meta para suas vidas profissionais. O Instituto Lixo Zero Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis, fundada em 2009, e membro nacional da ZWIA. O Instituto está organizando a oitava Semana Lixo Zero no país, sendo que esta edição acontecerá em mais de 12 capitais e 40 cidades no Brasil. As inscrições devem ser feitas no site: www.zerowasteyouth.org  Cilene Macedo
QUANDO OS PAIS E ALUNOS PODEM CONTAR COM UMA PROFESSORA ESPECIAL  
Ser professor é uma escolha de vida! Essa é a mensagem que nos passa a coordenadora pedagógica de Educação Inclusiva do Colégio Dehon, Márcia Meurer. Natural de Tubarão, ainda no curso de Letras, em 1986, a professora Marcia Meurer substituiu professores no Dehon e no ensino superior. Em março de 1987 foi convidada para lecionar língua portuguesa no ciclo básico. Em 1997 nasce a filha Júlia, diagnosticada com deficiência intelectual que compromete a compreensão, Márcia já lecionava por dez anos. “Chegou uma filha especial e mudou minha história. A partir disso focava na língua portuguesa, mas buscando atender minha filha”, relata ela. Márcia completa que as mães se preparam para a chegada da maternidade com manuais prontos, mas ela precisou adaptar o próprio manual, flexibilizando o trabalho de mãe. Viu-se professora de língua portuguesa, em situação de uma mãe especial, com uma filha especial. “Investi muito na língua portuguesa para que ela desenvolvesse bem a oralidade. Hoje ela fala muito bem, compreende bem, interpreta textos. 
Não lê e escreve na sua totalidade, mas foi um investimento que deu muito certo”, conta a mãe. A experiência de ser mãe especial, fez com que se aperfeiçoasse em uma maternidade diferente. Estudou o assunto, fez cursos, se especializou em psicopedagogia, e se fortaleceu para poder orientar outras mães. Chegando a orientar médicos que atendiam famílias que recebiam filhos na mesma situação. Lá ia ela fazer uma visita, conversar com os pais especiais. “Também percebi que na escola precisava ser diferente e passei a orientar a escola, e aprendendo mais, compartilhando o que aprendia, até que assumi no colégio algumas horas para ajudar os professores no manejo, adaptação de materiais e avaliações, para os alunos que chegavam em situação especial”, relata. Graduada em Letras, especialista em Literatura Brasileira, Ensino Superior e Psicopedagogia, foi convidada em 2013 para assumir integralmente a coordenação de Educação Inclusiva no Colégio Dehon. A Educação Inclusiva atende o aluno integrando-o no conjunto e vendo quais as habilidades dele. A primeira experiência com a língua portuguesa oportunizou o ensino da filha, e ser mãe de uma menina especial só aumentou a formação dela. 
Quando os pais especiais chegam ao Colégio Dehon sentem que há essa diferença, há uma mãe especial para abrir a porta e passar tranquilidade. A professora/mãe especial recebe desde o primeiro contato o aluno, e os pais. A partir da matricula que demanda atendimento especial, se identifica uma necessidade educacional especial, se percebe qual a sala que o aluno será incluso, os livros, os conteúdos que serão adaptados, entre outros detalhes que fazem com que o aluno se sinta incluído. “Ser professor é transformar a vida das pessoas, ou em determinada disciplina ou ensinando para a vida. As crianças são nossos alunos hoje, mas serão filhos sempre, o que se puder orientar com a base de conteúdo para a formação será para a vida”, reforça a professora. Aprendeu para poder ensinar. Sendo professora, Márcia conseguiu mudar a vida de muitas pessoas. Ao todo, são trinta anos dedicados ao ensino. “Se eu não fosse professora, eu seria professora”, conclui ela. Fonte: Cilene Macedo.
CDL IMBITUBA APOIA MOVIMENTO OUTUBRO ROSA.
Anualmente, no mês de conscientização sobre os cuidados com o câncer de mama, a CDL Imbituba se engaja nessa campanha. A entidade participa na divulgação da importância da prevenção e diagnostico precoce e estimula seus associados a se unirem nessa causa. Para isso, a sede da entidade já está iluminada em tons de rosa, cor que marca a campanha. A CDL colabora também com a divulgação em todos os seus meios de comunicação e através da compra das camisetas do Outubro Rosa. “Também estamos incentivando os empresários lojistas a decorarem suas fachadas e vitrines e em contrapartida, divulgamos suas fotos em nossas redes sociais”, explica a presidente da CDL, Marilúcia S. da Luz Bergler, A campanha dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo patologia. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Não há uma causa única para o câncer de mama, diversos fatores estão relacionados ao surgimento da doença. Contudo, se detectado precocemente, há grandes chances de cura. Fonte: Beth Ferreira
--------------------------------------------
Em breve novidades no Restaurante Marcão, sobre direção de Antônio Clésio Costa. Novas instalações e ambiente climatizado com  área kid para a criançada.
--------------------------------------------
FICÇÃO CIENTIFICA, TERROR E OPÇÕES PARA O DIA DAS CRIANÇAS NO CINE FAROL SHOPPING.
Quinta-feira tem estreia de Blade Runner 2049, As Aventuras do Capitão Cueca e A Morte te dá Parabéns. A quinta-feira é de estreias no Farol Shopping. Chega ao Cine Show Tubarão o esperado Blade Runner 2049 e em 3D. As sessões são às 13h50min, 17h e 20h10min, sendo este último horário na versão legendada. A classificação é de 14 anos. O filme de ficção científica misturado com suspense se passa na Califórnia em 2049. Conforme a sinopse, após problemas enfrentados com os Nexus 8, uma nova espécie de replicantes é desenvolvida, de forma que seja mais obediente aos humanos. Um deles é K (Ryan Gosling), um blade runner que caça replicantes foragidos para a polícia de Los Angeles. 
Após encontrar Sapper Morton (Dave Bautista), K descobre um fascinante segredo: a replicante Rachel (Sean Young) teve um filho, mantido em sigilo até então. A possibilidade de que replicantes se reproduzam pode desencadear uma guerra deles com os humanos, o que faz com que a tenente Joshi (Robin Wright), chefe de K, o envie para encontrar e eliminar a criança. Opções para o Dia das Crianças. Ainda na lista de estreias As Aventuras do Capitão Cueca – O Filme, com sessões às 14h40min, 16h40min e 18h45min também na versão 3D. Os personagens Jorge e Haroldo são amigos inseparáveis, tanto no colégio quanto na casa na árvore que mantém juntos, onde se dedicam a escrever histórias em quadrinhos do Capitão Cueca, super-herói por eles inventado. Ambos adoram se divertir na base de pegadinhas, especialmente em relação aos professores e ao rabugento diretor Krupp. Quando são ameaçados de serem separados de turma, Jorge usa um anel hipnótico contra o diretor, que faz com que ele obedeça a todas as suas ordens. 
--------------------------------------------
Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.
--------------------------------------------
É quando a dupla tem a ideia de transformá-lo no próprio Capitão Cueca. Para o Dia das Crianças tem ainda o My Little Pony, com sessões às 15h05min e às 17h10min, e Pica Pau - o Filme, às 15h30min, 17h30min e 19h30min. Seguem em cartaz o filme Chocante e Kingsman: O Círculo Dourado.  Para fechar a lista de novidades da semana, terror e suspense com A Morte de dá Parabéns, com sessões às 19h15min e às 21h15min e classificação para 14 anos. Uma mulher é assassinada e fica presa em um ciclo vicioso entre vida e morte. Ela deve resolver o mistério de seu próprio assassinato, ressuscitando várias vezes até descobrir quem foi o responsável pelo crime. Só quando ela compreender o que causou sua morte, pode conseguir escapar de seu destino trágico. A programação completa com detalhes você pode conferir em www.farolshopping.com.br/cinema. Fonte: Talise Freitas. 
PELA PRIMEIRA VEZ PREFEITURA REALIZA EVENTOS PARA FALAR SOBRE SANEAMENTO EM IMBITUBA.
Em uma demonstração de responsabilidade e transparência, a Prefeitura de Imbituba realizou, pela primeira vez em sua história, um evento que aborda e expõe o diagnóstico da atual situação do saneamento do município. Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, o 1º Seminário de Saneamento, realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, recebeu especialistas da área, representantes da sociedade civil e organizações não-governamentais, além da comunidade em geral interessada em conhecer e discutir o assunto. O Prefeito Rosenvaldo Júnior avaliou este primeiro evento como muito proveitoso, ele que aprecia a participação da população em todas as ações do governo, inclusive com uma gestão que implantou o Orçamento Participativo. “Este (o saneamento) é um assunto que tem sido abordado e tem constate preocupação e atenção da administração, pois acredito que a gestão inadequada desses serviços tende a gerar problemas nas áreas de saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico e social. Um número significativo de doenças decorre de um abastecimento de água inadequado, da inexistência de coleta e afastamento de esgoto, de disposição inadequada dos resíduos ou de problemas na limpeza e drenagem urbana, entre outros aspectos, assim como os problemas de contaminação ambiental associados à má gestão desses serviços”, ressalta o Prefeito. Ainda de acordo com ele, atualmente, apenas 4% da população de Imbituba possui coleta e tratamento de esgoto. No plano municipal de saneamento, a meta é atingir 10% até 2019 e 20% até 2020. “Nossa meta é ainda mais ousada, chegar em 2020 com 30%”, garante Rosenvaldo. A política nacional de saneamento, através da Lei 11.445/07 estabelece como saneamento os serviços de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos, Limpeza e Drenagem Urbana, e institui como diretrizes para a prestação dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: o planejamento, a regulação e fiscalização, a prestação de serviços com regras, a exigência de contratos precedidos de estudo de viabilidade técnica e financeira, definição de regulamento por lei, definição de entidade de regulação, e controle social assegurado Inclui como princípios a universalidade e integralidade na prestação dos serviços, além da interação com outras áreas como recursos hídricos, saúde, meio ambiente e desenvolvimento urbano. Para o superintendente de saneamento, João Batista Alano, o desafio é grande. 
A inexistência de pessoal especializado e as debilidades na capacidade de gestão existentes no país, fazem com que poucos municípios contem com uma gestão adequada dos resíduos sólidos, que garanta a sustentabilidade dos serviços e a racionalidade da aplicação dos recursos técnicos, humanos e financeiros. Mas Imbituba está sendo pioneira na questão, discutir e mostrar a situação para a população já é um grande passo dado. O Prefeito está sendo muito corajoso em levar o assunto para uma discussão macro, mas acreditamos que é possível cumprir além da meta e vamos trabalhar para isso”, considera Alano. O seminário abordou temas como orçamento, situação atual e ações futuras. O evento contou ainda com diagnóstico e ações, compostagem de resíduos orgânicos, agricultura urbana, a importância do cadastro atualizado de economias e da tarifa sazonal em cidades litorâneas foram temas dissecados em palestras de Marcos José de Abreu, engenheiro agrônomo e respeitado militante do movimento ambiental; e pelo Professor Doutor, Tadeu de Souza, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).Também foram apresentados no evento os temas: tratamento de esgoto e wetlands, drenagem urbana e saúde pública; produção, coleta, tratamento, reaproveitamento e destinação final de resíduos sólidos, um novo olhar sobre a reciclagem, os Samae’s e os consórcios intermunicipais de saneamento. Fonte: Tuliana Rosa.
NOVA ROTA ÁSIA COMPLETA UM MÊS DE OPERAÇÃO NO PORTO DE IMBITUBA
--------------------------------------------
Você sabia que Pilates é flexibilidade, força, consciência e equilíbrio? Então! Pensou em Pilates, pensou em ADRIANO PLÁCIDO STÚDIO DE PILATES, há nove anos ministrando aulas de Pilates em Imbituba, aliando experiência e excelentes resultados físicos. Agora em novo endereço e com muito mais conforto.  Rua Irineu Bornhausen, 209, sala 4,  em frente a Escola de Educação Básica Henrique Lage. Telefones para contatos 3255-8449 e 9-99458829. Pensou em bem estar, pensou em ADRIANO PLÁCIDO STÚDIO DE PILATES. 
--------------------------------------------
A última quinta-feira (5) marcou a passagem do primeiro mês de operação da nova escala Ásia no Porto de Imbituba. Os números iniciais são extremamente animadores: cumprindo a meta de um serviço por semana, ao todo, cinco grandes embarcações com destino ao continente asiático passaram por Imbituba nos últimos 30 dias, dobrando a movimentação mensal de contêineres no porto. Apenas a Linha Ásia movimentou 2.577 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), uma média superior a 500 TEU por escala. A meta é chegar a 750 unidades por escala até o fim do ano. Entre as principais cargas exportadas estão a carne de frango, o polietileno e a farinha de miudezas (utilizada na preparação de alimento de animais). Na importação, o ferro fundido e o polipropileno ficaram à frente. Os resultados da linha de longo curso e da cabotagem (navegação na costa brasileira), de janeiro a setembro de 2017, apontam um crescimento prévio anual de 22,6% na movimentação de contêineres no Porto de Imbituba em relação a 2016. Já o faturamento da operação deste tipo de carga cresceu 65% de agosto para setembro, com o início da Rota Ásia. O diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Rogério Pupo, avalia que o primeiro mês de operação da nova escala já demonstra uma perspectiva extremamente otimista para o crescimento e continuidade do serviço. “Esses números confirmam que a Linha Ásia veio para ficar e também nossas perspectivas de dobrar a movimentação de contêineres em Imbituba ainda este ano”, ressalta Pupo. A linha Ásia. Anunciada em 23 de junho deste ano, a nova linha Ásia é considerada uma conquista da comunidade portuária de Imbituba (SCPar Porto de Imbituba, Santos Brasil, sindicatos, ACIM, Facisc, práticos, rebocadores, etc.), que vinha trabalhando em conjunto há aproximadamente dois anos para atrair a escala. O serviço de longo curso é formado por uma joint venture de oito armadores: Hamburg Sud; Hapag-Lloyd; Hyundai; NYK; ZIM; CMA CGM; Cosco e Evergreen. A escala semanal conta com 13 embarcações porta-contêineres e atravessa 19 portos entre a América do Sul e a Ásia. O tempo médio de trânsito até a Coreia do Sul, destino final da rota, é de 45 dias. Com a infraestrutura atual e capacidade de movimentar até 500 mil TEU por ano, a Linha Ásia aproxima ainda mais Imbituba de grandes mercados produtores e consumidores. Fonte: SC Par Porto de Imbituba..
CERCA DE 30 MIL CANDIDATOS FAZEM CONCURSO DE PROFESSORES NESTE DOMINGO EM SC.
Cerca de 30 mil profissionais da educação inscritos no concurso público para contratação de professores na rede estadual em SC realizam a prova neste domingo, dia 8.  O edital é para contratar 600 professores efetivos para trabalhar em sala de aula e 400 para administração de escolas, o que dá uma média de 30 candidatos por vaga. Os candidatos aos cargos de professor, assistente de educação, supervisor escolar, administrador escolar e orientador educacional, da educação básica irão responder questões de conhecimentos gerais e específicos, estes referentes ao cargo inscrito. A prova tem caráter classificatório e eliminatório e começa às 13h. Para os candidatos a professores a prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos. Para o candidato ao cargo de professor, que optar por mais de uma disciplina, a prova objetiva terá 20 questões de conhecimentos específicos para cada disciplina. Aos candidatos ao cargo de assistente de educação, supervisor escolar, administrador escolar e orientador educacional, a prova terá 30 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais e 20 específicos. As provas serão realizadas nas cidades de Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê. De acordo com comunicado da Acafe, responsável pela prova, é expressamente proibido ao candidato fazer qualquer anotação relativa as suas respostas e questões da prova. A prova será anulada e o candidato automaticamente eliminado do concurso caso for surpreendido em qualquer momento durante a a prova ou após sua saída da sala, com cópia de seu gabarito de respostas ou com material de prova. A Acafe irá disponibilizar no dia seguinte ao da prova, juntamente com o gabarito preliminar, um arquivo em PDF com todas as questões das provas devidamente resolvidas com justificativa sobre a alternativa correta. 
O candidato será considerado classificado na prova objetiva se obter nota mínima de 5 na prova de conhecimentos gerais e de 12 na prova de conhecimentos específicos. A partir da classificação deverá, obrigatoriamente, apresentar documentação para comprovação da Prova de Títulos, segunda etapa do concurso. O local pode ser confirmado pela internet, no www.acafe.org.br, ou pela Central de Atendimento da Acafe, pelo telefone (48) 3224 8860, no dia anterior à prova em forma de plantão das 9h às 17h. O preenchimento das vagas na primeira chamada será efetuado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, com início às 9h, na sede da Gerência de Educação da Agência do Desenvolvimento Regional (ADR) ou Coordenadoria de sua opção. As contratações darão um fôlego ao magistério estadual, mas ainda contribuem pouco para o que determina o Plano Estadual de Educação, de garantir pelo menos 80% de professores efetivos na rede estadual até 2024. Nos últimos dados divulgados pela Secretaria de Educação, em agosto, os efetivos correspondiam a apenas 44,6% do total de professores. Além disso, só entre abril e agosto deste ano, 467 professores deixaram de ser efetivos. No total, são 18.584 professores efetivos. Os  Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), no entanto, saltaram de 20.444 para 23.081, um aumento de 2,6 mil profissionais. 

0 comentários: