Coluna Eletrônica de Gervázio Plácido 18.11

Abono salarial ano base 2015 começa a ser pago na segunda-feira dia 21

Benefício poderá ser sacado nas agências da Caixa e Banco do Brasil de todo o país.O Ministério do Trabalho libera a partir da próxima segunda-feira (21) o pagamento do Abono Salarial do PIS/ Pasep ano-base 2015 para os trabalhadores nascidos no mês de novembro. Também a partir dessa data serão pagos os servidores públicos com final da inscrição 4. Os trabalhadores da iniciativa privada poderão retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica do país. Já os servidores sacam o valor no Banco do Brasil. O coordenador-geral do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges explica que o recurso fica disponível para saque até 30 de junho de 2017. Mas ele pede que as pessoas sigam o calendário de saques programado para o PIS/Pasep (leia abaixo) para evitar tumultos nas agências bancárias. Têm direito ao abono ano-base 2015 quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos um mês no ano passado e teve remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e o empregador precisa ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais).Borges lembra que a partir deste ano, o valor do abono é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. “Quem trabalhou durante apenas um mês, receberá o equivalente a 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral”, explica.

Calendário de pagamento do PIS*

Nascidos em
Recebem a partir de
Recebem até
Julho
28/07/2016
30/06/2017
Agosto
18/08/2016
30/06/2017
Setembro
15/09/2016
30/06/2017
Outubro
14/10/2016
30/06/2017
Novembro
21/11/2016
30/06/2017
Dezembro
15/12/2016
30/06/2017
Janeiro e Fevereiro
19/01/2017
30/06/2017
Março/ Abril
16/02/2017
30/06/2017
Maio/ junho
16/03/2017
30/06/2017
*O crédito em conta para correntistas da Caixa será efetuado dois dias antes da data estabelecida para o saque.

 Calendário de pagamento do Pasep.

Final da Inscrição
Recebem a partir de
Recebem até
0
28/07/2016
30/06/2017
1
18/08/2016
30/06/2017
2
15/09/2016
30/06/2017
3
14/10/2016
30/06/2017
4
21/11/2016
30/06/2017
5
19/01/2017
30/06/2017
6 e 7
16/02/2017
30/06/2017
8 e 9
16/03/2017
30/06/2017
O crédito em conta para correntistas do Banco do Brasil será efetuado a partir do terceiro dia útil anterior ao início de cada período de pagamento.

Programa de Combate à Dengue intensifica ações na temporada de verão

Equipe realiza mobilização com atividades educativas nas escolas, blitz e orientações para evitar focos na cidade. No verão os cuidados contra o mosquito da dengue devem ser redobrados. A Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, já realiza ações de conscientização e orientação por toda a cidade. Durante a semana, marcada pelo combate nacional ao mosquito vetor da dengue e das febres Chikungunya e Zika vírus, a equipe do Programa de Combate à Dengue realizou visitas às escolas municipais e estaduais para mobilizar os alunos pela prevenção. A ação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação reforçou aos estudantes a importância de fiscalizarem suas próprias casas, evitando o acúmulo de água em potenciais criadouros e tomando alguns cuidados de proteção. Nesta sexta-feira (18), os motoristas foram abordados em uma blitz educativa no Centro da cidade, e receberam materiais com dicas simples para evitar a proliferação do mosquito. Segundo o coordenador do programa, Rafael Mello, desde o início do ano foram registrados três focos de Aedes aegypti no município, 15 casos suspeitos de dengue e seis de Chikungunya. Apenas dois foram confirmados, mas o alerta é necessário. “Essa situação se agrava na temporada de verão. Com o aumento da temperatura e das chuvas, o vetor do mosquito se desenvolve em maior quantidade. Por isso intensificamos as ações de prevenção em toda a cidade”, explica. A equipe de combate à dengue continuará com atividades durante todo o verão, com placas educativas nas entradas da cidade e outros pontos estratégicos, informativos nas rádios e entrega de folders, além de abordagens em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde. “Precisamos atingir o maior número de pessoas, para que informem também aos turistas como combater o mosquito. É importante que todos tenham essa consciência, para não dar margem a novos casos”, lembra a secretária de Saúde, Maria Martins.

O que fazer para evitar o Aedes aegypti

De acordo com o coordenador Rafael Mello, um dos cuidados principais e que muitos esquecem é a limpeza de piscinas e a manutenção de caixas d’água. “É preciso limpar a piscina uma vez por semana e deixar a caixa bem vedada para garantir que não haja nenhuma abertura. É uma coisa simples, mas muita gente acaba não fazendo”, afirma. Outro alerta é para o armazenamento de pneus em borracharias. A ideia da Vigilância em Saúde é providenciar um ecoponto para o depósito de pneus e lixo eletrônico, além de realizar a coleta periódica para dar a destinação adequada. É importante não acumular os materiais, pois isso permite a proliferação do mosquito. Veja outras formas de prevenção:Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda; Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; Mantenha lixeiras tampadas; Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água; Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água; Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana; Mantenha ralos fechados e desentupidos; Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana; Retire a água acumulada em lajes; Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados; Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário; Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue; Caso apresente sintomas de dengue, Chikungunya ou Zika vírus, procure uma unidade de saúde para atendimento. Denuncie a existência de possíveis focos do Aedes aegypti ao Programa de Combate à Dengue de Imbituba pelo telefone: 3255-2046. Fonte: Fonte: Lorraine Amorim Corrêa.

Imbituba lança nova lista de medicamentos essenciais para a Saúde

Relação irá facilitar a prescrição e padronizar a entrega de remédios para pacientes do SUS. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Imbituba lançou, nesta quinta-feira (17), o caderno com a nova Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – Remume, que reúne todos os medicamentos disponibilizados para a população na farmácia básica do município. O lançamento ocorreu no auditório do Centro de Educação e Gestão em Saúde – Ceges, e contou com a presença de médicos, enfermeiros e odontólogos da secretaria. Mais ampla e adequada à demanda de atendimentos da rede municipal, a nova lista irá nortear a prescrição de remédios pelos profissionais da saúde, além de garantir que os pacientes tenham acesso à medicação indicada. De acordo com a enfermeira da Semusa Verônica Valentim da Silva, o documento foi elaborado por uma comissão de farmacêuticos, médicos e dentistas com base na relação nacional de medicamentos essenciais. “A seleção final levou em conta também a demanda de solicitações que atendemos hoje no município e o custo para aquisição com recursos próprios, do estado e do Ministério da Saúde”, explica. Entre as principais solicitações na rede municipal estão remédios para o tratamento de hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, cardíacas e psicológicas. Para a secretária de Saúde, Maria Martins dos Passos, a Remume significa um avanço na atenção básica. “O caderno foi desenvolvido em dois anos de estudos com os profissionais da saúde básica e das diversas especialidades. Readequamos uma lista que já estava desatualizada, gerando dificuldades inclusive nas licitações e nos requerimentos. Esse documento vai ajudar a diminuir a quantidade de processos na nossa farmácia judicial”, comenta a secretária. Além de facilitar a prescrição de remédios, a nova lista também contém orientações para fazer o receituário e inclui um espaço para anotações das equipes de saúde, a fim de contribuir com a renovação do documento. A Remume deverá ser atualizada anualmente, mas está aberta a sugestões de alteração através de um formulário anexo ao caderno. “Ela serve tanto para os profissionais da área quanto para os pacientes, para cobrarem o fornecimento desses medicamentos essenciais. Buscamos englobar o máximo de especialidades para tornar a lista o mais ampla e efetiva possível”, acrescenta o médico Hélvio Rosseto, um dos organizadores da relação oficial.
Fonte: Lorraine Amorim Corrêa

Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.

Curso de Mediação de Conflitos recebe inscrições até 25/11

O curso de Mediação de Conflitos - Teoria e Prática, vinculado ao curso de Direito da Unisul, está com as inscrições abertas até dia 25 de novembro. As aulas ocorrem na Unisul Florianópolis, Rua Trajano, nos dias 2 de dezembro, das 18h às 22h, e 3 de dezembro, das 8h às 17h. O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre a mediação, que é um importante meio para a resolução de conflitos em situações que envolvam diferentes interesses e a necessidade de negociá-los. O investimento é de R$ 195,00 (parcela única). Além das aulas teóricas, serão realizadas atividades práticas simuladas e técnicas, como a Escuta Ativa, Comunicação Empática e CNV (comunicação não-violenta). Elas são importantes ferramentas para fomentar a construção de diálogos e a criação de possíveis acordos. Podem participar alunos e bacharéis em Direito, advogados, profissionais da área jurídica, psicólogos, assistentes sociais e público em geral interessado no tema. O curso será ministrado pelas professoras: Jéssica Gonçalves – Conciliadora Judicial, Bolsista Pesquisadora do CNPQ, Especialista em Direito Processual Civil, Mestre e Doutoranda em Direito pela UFSC. Possui capacitação em Mediação Familiar e formação em Mediação Judicial. Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Mediação como Política Pública na UFSC. Juliana Goulart – Advogada, Pesquisadora sobre Mediação de Conflitos, Especialista em Direito Processual e Mestranda em Direito pela UFSC. Frequenta curso de Formação em Mediação Empresarial pela CBMAE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Mediação como Política Pública na UFSC. Para mais informações acesse a página: https://goo.gl/Vsg9r2. Fonte: Cilene Macedo.


Título é indicação do deputado estadual Valmir Comin 

Um nome de destaque na segurança pública de Santa Catarina foi escolhido pelo deputado estadual Valmir Comin para receber a maior honraria concedida pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O delegado de Polícia Especial e responsável pela Delegacia de Pessoas Desaparecidas em Santa Catarina, Wanderlei Redondo, receberá a Comenda do Legislativo Catarinense na próxima segunda-feira, dia 21 de novembro, às 19 horas, em sessão solene no plenário Osni Régis, na Alesc, em Florianópolis. Esta comenda é concedida para pessoas, empresas ou entidades cujo trabalho tem grande destaque e relevância para as cidades e o estado de Santa Catarina. A atuação do advogado em defesa da segurança pública do cidadão catarinense foi a motivação da escolha do parlamentar para o homenagem. De acordo com Comin, a simplicidade e a humildade deste cidadão que compartilha seus conhecimentos com quem dele precisa fazem dele uma pessoa diferenciada, e muito do bem. O deputado relata que quando levou a ele uma ideia, Redondo trabalhou para que isso fosse transformado em projeto e só parou quando a lei estadual ganhou vida. Reforçou que ele defende de todas as formas a bandeira da segurança com prioridade. Wanderlei Redondo é advogado, nascido em 14 de dezembro de 1954. Filho de Afonso Nicola Redondo e Amélia de Sousa Redondo, casado com Sueli e pai de Gustavo e Priscila é delegado de Polícia Especial. Graduado pela universidade de Direito de Mogi das Cruzes (SP), Pós-graduado em Segurança do Cidadão – Unisul e Pós-graduado em Meio Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito – Estácio de Sá. Para construir sua história profissional, o atual delegado estudou muito. E toda sua formação tem como base trabalhos direcionados à segurança pública. Sua atuação em favor da segurança catarinense já o levou a ser condecorado com o título de Cidadão Honorário de Florianópolis do ano de 2015.

Restaurante e Pizzaria Marcão, Avenida Beira Mar na Praia da Vila em Imbituba espera por você com saborosas pizzas e cardápio especial até às 24 horas diariamente e com música ao vivo nas sextas-feiras e sábado. A direção é de Antônio Clésio Costa. Telefone 3255-0064.

Udesc propõe aos municípios da Amurel a implantação do Projeto Rondon.

O diretor executivo da Amurel Celso Heidemann recebeu ontem uma comitiva da Udesc e o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão Nilton de Campos, que intermediou o encontro, que teve o intuito de apresentar à Amurel – e futuramente aos municípios – a proposta de implantação do projeto Rondon em cada um dos 18 municípios associados. O projeto a ser executado pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Udesc, é tido na instituição como uma das principais ações de extensão da universidade, e vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional. Assim, a Udesc busca a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante a realidade social. A proposta será detalhada diretamente aos prefeitos durante um encontro no dia 30 deste mês, na Amurel, que já estava marcado para tratar de outros assuntos importantes com os novos gestores. Os prefeitos que aderirem à proposta terão em seus municípios uma equipe multidisciplinar de 12 a 20 acadêmicos da Udesc, por um período de 10 dias. Neste período são realizadas atividades em oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção. Nada impede que outras temáticas sejam inseridas neste rol, se houver demanda local. O NER já promoveu 11 grandes operações, com cerca de sete mil atividades, 2,1 mil extensionistas e 225 mil pessoas atendidas em 102 municípios catarinenses, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina. Os municípios que vierem a aderir ao programa deverão arcar apenas com as despesas de alimentação e dormitório das equipes, que poderão acontecer em ginásios, escolas, salões comunitários ou qualquer espaço público disponível. Representaram a Udesc na reunião o professor Antônio Carlos dos Anjos Filho, Donizete Bittencourt e Theo Frederico, todos da coordenação do NER. Também participaram da conversa o assessor de comunicação da ADR Eduardo Zabot e o coordenador administrativo da Amurel Everson Guimarães. Fonte: Álvaro Dalmagro.

Reunião discute melhorias para a Operação Verão em Imbituba

Promovida pelos núcleos de turismo da ACIM, as principais autoridades do município se reuníram otimizar atendimento na temporada. Os núcleos de turismo da Praia do Rosa e da Barra de Ibiraquera da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM, reuniram nesta quarta-feira (16) as principais autoridades do município para discutir juntos como resolver problemas que se agravam na temporada de verão: segurança, limpeza, trânsito e fiscalização. Participaram da reunião representantes da atual e da próxima administração municipal, bem como Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, APA da Baleia Franca, Conselho Comunitário, entre outros. O presidente da ACIM, Jaime Pacheco Alves, afirma que a reunião foi importante para que todos apresentassem suas dificuldades e potenciais e que a partir de agora, com a parceria do poder público, serão criados comitês para definir estratégicas em cada tema. “Nossos focos foram a Praia do Rosa e Ibiraquera que já estão organizadas, mas isso precisa ser estendido para todas as praias, como Vila e Itapirubá, além de outros locais como o Porto da Vila e a Lagoa do Quintino que também atraem muitos turistas. Essa integração dos principais órgãos públicos é muito importante para Imbituba. O verão já começou e não podemos perder mais tempo”, destaca. O empresário Emanuele Cifali fez uma apresentação, mostrando as principais dificuldades enfrentadas pelo trade turístico, bem como alguns projetos em parceria público-privada que já deram resultados positivos como a Operação Trânsito Livre. “Queremos dobrar faturamentos e recolhimentos de impostos em parceria entre empresariado, comunidade e poder público”. O prefeito eleito, Dr. Rosenvaldo Júnior participou da reunião e sugeriu que a médio prazo toda a legislação relacionada a alvarás de funcionamento, trânsito, entre outros temas que são difíceis de tratar especialmente no verão, seja revista. “Precisamos de desenvolvimento sustentável e podemos fazer uma legislação que beneficie o meio ambiente e a comunidade. A longo prazo, estamos indo nesta quinta visitar Braço do Norte para conhecer o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL para buscar aplicar com a ACIM em Imbituba e planejar o nosso município para 20, 30 anos”, afirma. Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz 

Curso de Gastronomia da Unisul realiza eventos abertos ao público

Neste fim de semestre, três grandes atividades lançarão os novos chefs ao mercado. No sábado, 19/11, às 19h45, eles sevem 200 pessoas no Hotel Majestic (Fpolis), no Risoto do Bem. Já, no dia 23/11, realizam uma Feira Gastronômica, no hall do Bloco C da Pedra Branca, Palhoça. No dia 25/11, servem o Bistrô Mediterrâneo, às 19h40, no Centro Empresarial Pedra Branca, Palhoça. O Risoto do Bem receberá 200 pessoas que serão atendidas pela turma de Práticas Profissionais em Gastronomia, sob orientação da professora Tyelle Wiggers, no Hotel Majestic. A ação conta com parceria do Projeto Lado a Lado, criado e gerenciado por alunos da sétima fase da ESAG/UDESC, com o foco na captação de recursos para a compra de novos equipamentos para o CEPON. No menu, Trio de bruschetas, Risoto de filé a quatro queijos, Tartelete de ganache trufado e frutas frescas. O valor é 50,00 por pessoa e 100% da renda será revertida para o projeto.O mesmo grupo de alunos organiza no dia 23, das 18:00 às 21:00,  a Feira Gastronômica com 5 barraquinhas. Serão servidos burritos, sanduiche de costela assada, quiche de legumes, donuts e brownie com valores entre R$5,00 e R$10,00. O Bistrô Mediterrâneo do dia 25, às 19h40, é responsabilidade dos alunos da disciplina Técnicas de Cozinha. A refeição custará R$30,00 e o prato principal será um Papilote de Peixe e Frutos do Mar com Couscous Marroquino com refrigerante incluso.Gestão de Comunicação.

Governador Raimundo Colombo estará na próxima segunda-feira, na Amurel.

O governador Raimundo Colombo iniciará nesta semana uma série de entrevistas com jornalistas de todas as regiões de Santa Catarina. Na região da Amurel, o encontro será na Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel, no dia 21 de novembro, segunda-feira, entre 13h30min e 15h30min, e abrangerá as agências de desenvolvimento regional (ADR’s) de Tubarão, Laguna e Braço do Norte. A coletiva acontecerá no auditório da Amurel, na rua Rio Branco, 67, Vila Moema, em Tubarão. Mais informações pelo telefone (whatsapp): (48) 98843.6363. Fonte: Álvaro Dalmagro.

Com a aproximação do Natal e final de ano, a realização do seu sonho está mais próximo. Visite o Taréco Automóvel em Imbituba e conheça a sua loja de Veículos Multimarcas zero km e semi novos para a realização dos seus sonhos. Taréco Automóveis, Avenida Brasil e Rua 3 de Outubro. De Rua a Rua para você próximo ao Ginásio de Esportes Olivar Francisco e do Futuro Centro de Eventos. Telefone 3255-1010.


Estoque de Natal e Final de Ano / Taréco Automóveis.

Gol

Flex MSI 1.6

Ano: 2017 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ Consulte-nos

Corsa Hatch

Gasolina MPFI

Ano: 2000 / Cor: Branca / Portas: 2
R$ 9.800,00

Grand C4 Picasso

Gasolina EXC 2.0 Aut.

Ano: 2014 / Cor: Preta / Portas: 4
R$ 69.000,00

Golf

Gasolina 1.6

Ano: 2001 / Cor: / Portas: 4
R$ 16.900,00

Saveiro

Diesel CL diesel

Ano: 1989 / Cor: Branca / Portas: 2
R$ 12.500,00

Hilux SW4

Diesel 3.0 / 4X4

Ano: 2009 / Cor: Preta / Portas: 4
R$ 93.000,00

Sentra

Flex S 2.0

Ano: 2017 / Cor: Cinza / Portas: 4
R$ Consulte-nos

Fiesta

Gasolina Sedan 1.0

Ano: 2010 / Cor: Vermelha / Portas: 4
R$ 21.800,00

Tiggo

Flex 2.0

Ano: 2013 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ 35.500,00

Gran Siena

Flex attractiv 1.4

Ano: 2013 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 35.000,00

C3

Gasolina EXCL 1.6

Ano: 2005 / Cor: / Portas: 4
R$ 19.500,00

Brava

Gasolina SX 2.0

Ano: 2002 / Cor: / Portas: 4
R$ 13.500,00

Fiesta Hatch

Gasolina Street 1.0

Ano: 2002 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 11.800,00

Astra Hatch

Gasolina GSI 2.0

Ano: 2004 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ 22.500,00

Cobalt

Flex LTZ 1.8

Ano: 2013 / Cor: Branca / Portas: 5
R$ 34.800,00

0 comentários: