Portos em Santa Catarina fecham semestre com retração média de 1%.
Apesar de um bom começo de ano para o comércio exterior catarinense, que fechou o primeiro semestre com alta de 19% nas exportações e 16% nas importações, os reflexos ainda são tímidos para o setor portuário do Estado. Em média, os terminais tiveram saldo negativo de 1% na movimentação frente ao mesmo período do ano passado. O saldo positivo de três dos quatro portos foi insuficiente para deixar o resultado no azul. Vítima da oscilação cambial, que prejudicou principalmente a venda de soja e milho para o exterior, Imbituba, no Sul do Estado, calcula queda de 10% na movimentação. Além disso, o mau tempo, que levou o complexo portuário em Itajaí a suspender as operações por cerca de 20 dias entre maio e junho, também contribuiu para frear o avanço da movimentação.
Em Imbituba, no comparativo com os primeiros seis meses do ano passado, o total movimentado registrou queda de cerca de 232,7 mil toneladas, uma redução de 10% sobre 2016, o pior desempenho entre os portos catarinenses. Na outra ponta, o complexo de Itajaí teve os melhores números para o período, com alta de 3% na movimentação geral. Os trabalhos de dragagem para a recuperação da profundidade do complexo, que recuperaram o calado e, consequentemente, do aumento de volume de cargas movimentadas pelos navios, é um dos fatores citados para explicar o crescimento. — Observamos que houve um crescimento da tonelagem média transportada pelos navios na ordem de 9% em junho e que só foi possível pelo fato de estarmos realizando a dragagem. Mesmo com os berços comerciais do porto público estando interditados, devido à recuperação de um de seus berços, a própria APM Terminals teve um acúmulo de 7% de crescimento nas cargas de contêineres — diz o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles. Alta no Norte catarinense.
Os portos de Itapoá e São Francisco do Sul, no Norte do Estado, tiveram alta de 2% e 1% respectivamente. Em Itapoá, o número recorde na movimentação de contêineres durante o mês de junho foi substancial para o resultado positivo do semestre. Já em São Francisco do Sul o crescimento de 1% é resultado, principalmente, dos embarques de vergalhões de aço, que tiveram alta de 95%. — A exportação de siderúrgicos teve aumentos consideráveis e isso denota que a nossa economia está mesmo reagindo. O que realmente pesou foi a exportação do milho, impactada pela oscilação do câmbio — avaliou o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Arnaldo S. Thiago.
Expectativa de retomada na segunda metade de 2017. Se a previsão de tempo bom nos próximos meses se concretizar, possibilitando o desafogamento de cargas impedidas de sair dos portos entre maio e junho, os próximos meses devem fechar positivos para os portos catarinenses. Para Hilda Maria de Souza Rebello, especialista em Gestão Portuária e coordenadora do programa de pós-graduação em Gestão, Internacionalização e Logística da Univali, a movimentação extra vai impactar nos números gerais no Estado, resultando em crescimento no segundo semestre em SC. A projeção de bom desempenho também reverbera entre as administrações dos portos no Estado. A expectativa é de que a movimentação no litoral catarinense, principalmente nas importações, acompanhe a boa fase nacional. Entre os portos, Imbituba, que desde junho está credenciada para receber navios asiáticos, espera dobrar o número de contêineres com a nova linha. Itajaí também aposta no retorno dos serviços da Ásia no segundo semestre. —
A retomada das obras do berço 3, a previsão de concluir os trabalhos até o final deste ano, a conclusão da dragagem de profundidade do canal, retorno da linha Ásia, obras de recuperação do berço 1 da APM TerminalsTodos esses itens são indicativos de que iremos alavancar e aumentar a capacidade de movimentação de cargas, resultando num segundo semestre muito produtivo — projeta o assessor de direção do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz. Itapoá também aposta em obras de expansão. Até maio do ano que vem, a operação deverá abranger 100 mil metros quadrados de pátio e 170 metros de píer. As novas dimensões terão capacidade adicional para movimentar até 1,2 milhões de TEUs. São Francisco do Sul também fará melhorias estruturais. Está previsto, além de obras de dragagem no canal de acesso, o asfaltamento e a reforma dos berços e do pátio. — Também vamos procurar acelerar os processos licitatórios — diz o presidente Arnaldo S.Thiago. Dagmara Spautz: engrenagens importantes. Problemas pontuais ajudaram a manter em baixa os resultados dos portos catarinenses no primeiro semestre, afetados pela retração nas importações no complexo de Itajaí.
O primeiro deles foi a falta de entendimento com os caminhoneiros transportadores de contêineres, em março, que levou a cenas improváveis: cargas congeladas que entraram nos portos através de liminares judiciais, transportadas com escolta da polícia.Quem não quis apelar para a Justiça encontrou outro caminho: o Porto de Paranaguá (PR), que recebeu boa parte das cargas catarinenses que tinham prazo apertado para chegarem ao destino. Os contêineres voltaram a Santa Catarina ao fim da greve, mas o setor de exportação de carnes, o mais prejudicado pela paralisação, deixou o alerta para o risco do Estado perder cargas definitivamente para o porto vizinho. Entre maio e junho, o maior complexo portuário de Santa Catarina, em Itajaí, sofreria um novo revés com o fechamento causado pela forte correnteza _ resultado das cheias no vale _ que levou a um prejuízo milionário. Navios foram desviados para outros portos e muitas cargas, de novo, foram parar no Paraná. Há meios de prever e de controlar entraves como os que os portos do Estado enfrentaram nos últimos meses, que precisam ser discutidos. E é imprescindível agilidade nas obras de nossos acessos portuários. Sob o risco de perdermos um dos principais motores de nossa economia. F onte: Larissa Neumann.
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Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
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BLITZ
CONSCIENTIZA MOTORISTAS SOBRE DERRAMAMENTO DE CARGAS NAS VIAS.
A
Prefeitura Municipal de Imbituba, através do Departamento de Trânsito, em
parceria com a Controladoria-Geral do Município e da Polícia Militar,
realizaram uma blitz com o objetivo de educar e conscientizar os motoristas e
empresas que operam o transporte de cargas, principalmente grãos, quanto aos
problemas causados pelos derramamentos na vias públicas. A campanha com o tema
“Minha escolha faz a diferença no trânsito”, alerta também para as principais
infrações e penalidades aplicadas caso seja abordado numa fiscalização.
“Estamos dando início a um trabalho que visa coibir e minimizar os problemas
gerados pelo derramamento de cargas, grande parte transportadas para o Porto de
Imbituba, principalmente no acesso norte do município. Queremos evitar que as
cargas sejam derramadas e possam evitar a população e a imagem da cidade para
os moradores e turistas. Além disso, existe um problema de saúde pública, como
por exemplo as doenças causadas por animais, como ratos e pombos, que se
alimentam dos resíduos destas mercadorias que caem dos caminhões durante o
processo de transporte”, explica o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.
Para o
Tenente-coronel Jean Carlos de Brida, Comandante da Polícia Militar de
Imbituba, o objetivo não é multar o condutor, mas saber de onde está vindo a
carga. “Além de identificar, precisamos avaliar as condições em que o caminhão
sai da empresa, muitas vezes há espaços na caçamba dos veículos ou outro tipo
de vão nas carrocerias que acabam derramando os resíduos nas vias. A
verificação e implantação de dispositivos que impeçam isso, é responsabilidade
da empresa que está transportando”, alerta o comandante. Segundo o diretor de
trânsito, Vanderlei Assis do Vale, os colaboradores acabam cometendo infrações
involuntariamente. “Queremos conscientizá-los e, através deles, alertar as
empresas para os riscos e penalidades as quais estão sujeitos”, destacando o
diretor, já que a campanha e fiscalização serão intensificadas. Fonte: Tuliana
Rosa..PRESIDENTE
DA CÂMARA DE VEREADORES ASSUME PREFEITURA POR 18 DIASO
vereador Renato Carlos de Figueiredo, presidente da Câmara de Vereadores de
Imbituba, assumiu, na noite desta quinta-feira (13) a administração do Poder
Executivo municipal de Imbituba e irá permanecer no cargo até o final do mês de
julho. A posse ocorre porque o prefeito, Rosenvaldo Júnior, e o vice-prefeito,
Luiz Gonzaga de Carvalho, pediram licença não remunerada por 18 dias e as
solicitações foram aprovadas na última sessão plenária da Câmara. Por lei, com
a ausência do prefeito e vice, assume em seu lugar o presidente do
Legislativo. Fonte: Tuliana Rosa.
6° Festival Criciumense de Hip Hop abre
inscrições
A
Associação Dança Criciúma (ASDC) irá promover a 6°edição do Festival
Criciumense de Hip Hop que acontecerá de 04 a 11 de setembro. O evento vai
reunir artistas ligados à cultura urbana e possibilitar a troca de experiências
entre os participantes. Os encontros acontecerão em escolas públicas de
Criciúma, Unesc e no Teatro Municipal Elias Angeloni. Os interessados em se
inscrever podem solicitar o regulamento pelo e-mail: asdc.criciuma@gmail.com ou
ainda pelo instagram: asdc.criciuma.
O festival fará parte da programação da
Semana da Cultura Hip Hop e reunirá diversos grupos do Brasil, que participarão
de batalhas individuais de rima, breaking, hip hop dance. As novidades desta
edição são: Graffit na Unesc, Mostra Comentada de Danças Urbanas, Brainstorming
e Projeto Roda: Workshop de Danças Urbanas. “Ano passado reunimos
aproximadamente 700 artistas vindo de 21 cidades. A nossa meta é ultrapassar
esse número, bem como, incentivar a formação de plateia e o fortalecimento do
cenário atual da cultura hip hop na região sul do Brasil”, destaca o presidente
da ASDC, Maxwell Sandeer Flor. As inscrições encerram no dia 04 de agosto de
2017, conforme regulamento publicado no Blog: http://asdccriciuma.blogspot.c
om.br/ Festa: Cris Freitas.
McGregor
já fala em revanche com Mayweather, mas alerta: "Terá que ser no
octógono".
Assim
que a luta entre Conor McGregor e Floyd Mayweather foi
confirmada, o consenso geral era o de que o campeão peso-leve (70 kg) do UFC
não teria chances de vencer – já que se trata de um combate de boxe, e seu
adversário é considerado o maior pugilista do século 21. No entanto, durante a
terceira coletiva de imprensa para a promoção do show, evento realizado em
Nova York (EUA) na última quinta-feira (13), o irlandês não apenas
manteve a confiança de que conseguirá um nocaute, como também previu que
seu oponente irá clamar por uma revanche após ser derrotado. E se depender de
‘The Notorious’, o reencontro só acontecerá com uma condição: se
for em um octógono. Atleta originário do MMA, McGregor se dispôs a
enfrentar o pugilista em um ringue e sob as regras do boxe, o que, pelo menos a
princípio, lhe desfavorecerá amplamente. Tal decisão fez com que ele tivesse
que alterar seu treino e sua rotina de preparação, e essa pode ser a explicação
para o seu desejo em fazer uma revanche contra o americano no cage.
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A Família Mari Pescados de Imbituba. Agradece clientes e colaboradores
que vem a cada dia colaborando e ajudando no nosso aperfeiçoamento com o
comércio de frutos do mar. É uma longa e árdua caminhada que nos faz acreditar
que com passadas curtas e criatividades estamos chegando ao nosso objetivo que é
fornecer frutos do mar em quantidade e qualidade. Aos nossos clientes em geral,
um muito obrigado pelo carinho e preferência. Geremias, Mari e funcionários.
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Isso porque, ao que tudo indica, ele quer que Mayweather saia de sua
zona de conforto e aceite ser o azarão em uma luta de artes marciais
mistas após perder em seu próprio esporte. “A grandeza é para os que têm
bravura, já ele é um homem assustado. Disse hoje duas vezes que iria me bater,
e é bom ter esse tipo de conversa porque ele vai terminar inconsciente. Talvez
ele vá querer uma revanche [depois de ser nocauteado], mas terá que ser
no octógono. […] Eu te digo aqui, agora mesmo, esse jogo [o boxe] é fácil,
acordo todas as manhãs sabendo disso.
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Restaurante e Pizzaria Marcão, Avenida Beira Mar na Praia da
Vila em Imbituba espera por você com saborosas pizzas e cardápio especial até
às 24 horas diariamente e na sexta-feira e sábado, música ao vivo nas
sextas-feiras e sábados. A direção é de Antônio Clésio Costa. Telefone
3255-0064.
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Estou muito em forma, e não acredito
que terei problemas. […] Nada do que ele diz me afeta, olhe para mim”,
afirmou McGregor. Mantendo a marra que lhe é costumeira, o irlandês ainda
garantiu que viu medo dentro dos olhos do americano enquanto se encararam nos
últimos dias. De acordo com o campeão do UFC, Mayweather nunca
esteve em uma luta real, por isso, não o surpreenderá. “Ele nunca participou de
uma luta de verdade, não sabe nada sobre o jogo em que estou envolvido. No jogo
do qual faço parte ele é um iniciante, um juvenil. Isso são fatos. […]
Estarei preparado para ambos [caso Mayweather opte por não correr
riscos ou por ser agressivo], me anteciparei. Estarei preparado para tudo,
e, se ele cometer algum erro, será um esperto inconsciente”,
completou o irlandês.
Além de fazer previsões para a luta e de revelar que
percebeu medo nos olhos do pugilista, McGregor foi além e também tratou de
analisar a luta do próximo dia 26 de agosto, data em que subirá ao ringue e
medirá forças com o americano. E se depender do ponto de vista do peso-leve, um
aspecto será decisivo para lhe garantir a vitória: sua superioridade física e
seu wrestling. “Ele sentirá que está fazendo wrestling com um urso. Independentemente do
que aconteça, quando eles estão assustados, com medo e se sentindo
dominados, eles agarram. Tentam agarrar e não soltar, é o que eles fazem.
E, quando vier me agarrar, ele não estará agarrando um pugilista, estará
agarrando um especialista no clinche. […] Ele simplesmente não entende no
que se meteu. Ele é pequeno demais e terei o peso a meu favor”, concluiu. Fonte:
AgFight.
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