BLOG DO GERVÁZIO PLÁCIDO A NOSSA REVISTA ELETRÔNICA

Ator José Mayer é acusado de assédio e Globo tem atitude inédita ao pedir desculpas.


A denúncia envolvendo Susllen Tonani e o ator José Mayer foi noticiada com exclusividade pelo jornalista Léo Dias  e imediatamente tomou proporções nacionais. Tudo começou no dia 3 de março quando Dias fez a denúncia no seu blog de que uma funcionária da Globo havia denunciado o ator José Mayer por assédio sexual e reportado ao departamento de Recursos Humanos da emissora. Na época, e por diversas vezes, a posição da Central Globo de Comunicação foi sempre a mesma: “Não comentamos assuntos internos”. Mas o movimento cresceu, ganhou força e, na última quinta, às vésperas do último capítulo da novela, Susllen Tonani tornou pública sua denúncia no blog ‘Agora é que são elas’, da Folha de S. Paulo. 

Sindilojas - Aqui a sua voz ganha força! A serviço do empregador.

O que era uma questão ‘interna’, se tornou pública. E a Globo continuava com o mesmo discurso, desaprovando qualquer atitude de acabasse com a ‘harmonia’ das relações entre funcionários e colaboradores. No entanto, na sexta, numa atitude típica dos assediadores, José Mayer desafiou a inteligência da opinião pública e desmereceu as acusações da vítima. “Não confundam ficção com realidade”. Este foi o estopim que o movimento feminista precisava. No próprio domingo, as funcionárias (que começaram a se articular em um grupo de WhatsApp) definiram que terça-feira seria o dia da manifestação. 

Camila Pitanga e Cássia Kiss foram as primeiras do alto escalão de atrizes a aderir ao movimento. Ciente da repercussão que o caso ganharia na mídia, a TV Globo resolveu mudar de postura. O ‘assunto interno’ havia virado externo demais. Em uma atitude inimaginável há alguns anos, Evaristo Costa, âncora do ‘Jornal Hoje’, anunciou ao vivo e para todo o país a punição a José Mayer: “O ator foi suspenso por tempo indeterminado de todas as produções dos Estúdios Globo”. E mais: para evitar processo trabalhista, a Globo pedia, no mesmo editorial, desculpas públicas à figurinista assediada. O dia 4 de abril de 2017 vai entrar para a história como o dia em que a maior emissora deste país decidiu agir contra qualquer tipo de assédio moral e sexual e atingiu em cheio um dos maiores galãs das nossas telenovelas. Fonte: Leo Dias. Susllen Tonani e José Mayer. Foto O Dia.

Visitando o Blog do Gervázio. 1 - O casal José Luiz Guimarães e Dani de Souza. 2 - Casal Mima e Pedro Luiz Querino, comemorando 19 anos de casamento. Parabéns. 3 - Vereadores de Imbituba, Humberto Carlos dos Santos (PMDB) e Renato Ladiada Figueiredo (PSD), visitando a Catedral de Brasília. 4 - Jornalista Marcelo Valério, de Braço de Norte, no embarque para Brasília, onde participa do Encontro da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) que discute a defesa do cooperativismo catarinense. Hoje ele participou com os presidentes de cooperativas e Fecoerusc, da reunião da OCB que defende o cooperativismo catarinense que contou com  a presença dos deputados federais Edinho Bez (PMDB) e Ronaldo Benedet (PMDB), dos presidentes das cooperativas da região de Braço do Norte, Gravatal e Armazém,  Toninho, Gelson, Vaninho e Nilson Pióca Pereira, da Cerpalo, de Paulo Lopes e Imbituba, juntos na mesa redonda da foto 5. E na foto 6, os representantes da Câmara de Vereadores de Imbituba, Humberto e Ladiada, participando do Curso de Capacitação, fundamental em todas as áreas de atuação do ser humano. Curso de grande valia para conhecer as competências e responsabilidades do Poder Legislativo, destacam os edis.




















'Não houve intimidação', diz Caio Blat sobre caso de assédio de José Mayer.

Ator participou do lançamento da série 'Os Dias Eram Assim', no CCBB, na noite desta terça-feira. A denúncia de assédio sexual contra o ator José Mayer deu o que falar durante o lançamento da série "Os Dias Eram Assim", no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio, na noite desta terça-feira. Entrevistado pelo portal Uol, o ator Caio Blat saiu em defesa do amigo e disse que ele "não oferece ameaça a ninguém". Após a polêmica, a Globo decidiu afastar o artista da novela "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva. "Não estou sabendo dessa decisão de afastá-lo, mas não acho certa. José Mayer é uma pessoa que a gente conhece. A declaração que ele deu hoje [carta aberta divulgada pelo ator] foi brilhante. A forma como ele se colocou foi perfeita", reforçou Blat. O ator afirmou que José Mayer fez "uma brincadeira fora de tom". "Não houve intimidação. A Maria Ribeiro [mulher de Blat] passa por isso diversas vezes e me conta. Faz parte da nossa cultura, ainda mais quando existe uma relação hierárquica", completou. Blat destacou que a "tomada de consciência" e a mobilização realizada pelas mulheres nesta terça-feira foi importante. "Uma brincadeira que talvez as pessoas estejam acostumadas porque sempre foi assim. A campanha foi muito legal, todo mundo se engajando. Existe essa questão de outras gerações", acrescentou. 

Entenda o caso. A denúncia de assédio sexual foi antecipada pelo colunista Leo Dias no dia 3 de março. Mas, o caso ganhou notoriedade após Susllem Tonine escrever um texto denunciando o ocorrido no blog #AgoraÉQueSãoElas, do jornal Folha de S. Paulo.  No texto, a figurinista afirma que José Mayer a chamou de vaca e passou a mão em sua genitália. O caso repertiu bastante nas redes sociais, fazendo com que atrizes e funcionárias da emissora criassem uma campanha contra o assédio sexual. Na ação, globais vestiram a camisa "Mexeu com uma, mexeu com todas" e compartilharam fotos no Instagram com a hashtag #ChegaDeAssedio. A Rede Globo se manifestou a favor da campanha. "Não só sabemos como apoiamos. Temos conhecimento dessa iniciativa e ela será bem recebida, pois está absolutamente alinhada com as crenças e os valores da empresa", diz a empresa no comunicado. Devido a repercusão do caso, o diretor-geral da emissora, Carlos Henrique Schroder, chegou a mandar um e-mail para todos os funcionários da empresa com diretrizes sobre o caso. No e-mail, Carlos Henrique Schroder diz: "não compactuamos com atitudes que contrariam o Respeito que defendemos. Essa acabou sendo mais uma oportunidade para que a Globo reforce crenças de respeito à diversidade, ao ser humano, que existem na emissora há tempos. Tudo que tem sido discutido internamente, todas as dúvidas que têm sido tiradas, têm como base o Código de Ética e de Conduta do Grupo que prega esses valores desde sempre." Fonte: O Dia.

Cantor Victor Chaves é indiciado por agressão a esposa grávida.

O músico Victor Chaves, de 41 anos, integrante da dupla de música sertaneja Victor e Léo, foi indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais, nesta terça-feira, por agressão contra a esposa, Poliana Bagatini Chaves, de 29 anos. A polícia informa que concluiu o inquérito, iniciado no dia 24 de fevereiro, após Poliana, que está grávida, prestar queixa contra o cantor. Dias depois, ela voltou atrás, mas a Divisão Especializada no Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (Demid) de Belo Horizonte já realizava as investigações. Depoimento de testemunhas e imagens das câmeras de segurança do prédio onde o casal mora foram averiguados pela delegada Danúbia Quadros, que assina o inquérito. O cantor nega as acusações e a assessoria de imprensa de Victor informou que não irá se manifestar por enquanto.Foto: Extra/divulgação.

Prefeito Rosenvaldo Jr. propõe proibição do nepotismo cruzado nos dois poderes.

O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, enviou à Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (3), em regime de urgência especial, o Projeto de Lei (PL) que proíbe a prática do nepotismo cruzado entre os poderes Executivo e Legislativo do município. O PL, que passará pelas comissões e deve ser votado na próxima segunda-feira (10) atende a uma recomendação do Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado e segue a jurisprudência dos tribunais superiores do país, se baseando na súmula 13 do Supremo Tribunal Federal (STF). Caso seja aprovado pelos vereadores e não receba emendas, o PL proíbe a nomeação por parte do prefeito de servidores para ocupar cargo comissionado ou função de confiança que sejam parentes até o terceiro grau, afim, consanguíneo ou civil dele mesmo, do vice-prefeito, secretários municipais, superintendentes ou vereadores; bem como que o presidente da Câmara contrate parente do prefeito, de seus secretários ou superintendentes. “Já no início do mandato recebemos ofício do Ministério Público de Contas, recomendando que se evitasse a nomeação de parentes até terceiro grau de prefeito, vice e cargos de primeiro escalão, bem como de parentes até terceiro grau de vereadores, o que representa o nepotismo cruzado. Em conversa com a procuradoria e seguindo o nosso desejo de um governo austero, decidimos pela edição desta lei, que sabemos ser bastante restritiva, mas que garante ao povo de Imbituba que este tipo de procedimento não ocorrerá em nosso município”, explica o Prefeito. Imbituba já possui leis municipais que proíbem o nepotismo, ambas de 2007, criadas para atenderem um Termo de Ajuste de Conduta proposto pelo Ministério Público. No entanto, elas não vedam o nepotismo cruzado, a conhecida troca de favores entre políticos utilizando a máquina pública.

Malhas Ferju a campeã da boa compra em Imbituba SC.

Malhas Ferju - A campeã da boa compra com 12.000 m² de ofertas. 100% climatizada Promoções que cabem no seu bolso com diversos produtos nas linhas de vestuário, calçados, decorações, tapetes, moda íntima e artigos de cama, mesa e banho. BR 101, Km282 – Nova Brasília Imbituba/SC. Atendimento das 8h às 20h e de dezembro a fevereiro até às 22h. Tel: (48) 3255-7186.

Faustina: A proposta é mais ampla do que as leis municipais vigentes

Para o líder do governo na Câmara de Vereadores de Imbituba, vereador Eduardo Faustina da Rosa, a nova proposta é mais ampla do que as leis municipais que estão em vigor. “O projeto atual é mais abrangente, proibindo também o nepotismo indireto, ou seja, cruzado. Ele poderia ou não ser atendido pelo prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior. Eduardo diz que a proposta coaduna com o atual momento político no país, no qual o rigor deve imperar para se garantir a moralidade e a eficiência na administração pública municipal”, afirma o vereador e líder do governo na Câmara Municipal Eduardo Faustina da Rosa. 

Vereadores do PSDB de Imbituba Luís Antônio Dutra e Michela Freitas contestam o projeto.


Embora atenda aos anseios da população, de moralização da política, o projeto de autoria do prefeito Rosenvaldo Júnior ainda encontra resistência de vereadores. Luiz Antonio Dutra (PSDB) se diz contra o nepotismo cruzado, mas acredita que o projeto recebido não é o ideal e promete propor emendas a ele. Para o vereador, que está na 5ª legislatura, a Lei prejudicaria servidores públicos concursados competentes e éticos. “O nepotismo cruzado só se caracteriza quanto os dois chefes dos poderes colocam um parente do outro, como se fosse uma troca entre eles, atitude a qual não concordarmos. Por outro viés, profissionais competentes e éticos que se destacam, ficariam impossibilitados de serem aproveitados por uma administração”, contesta Dutra. Eduardo Faustina discorda do colega e argumenta. “Ele (o projeto) sequer traz a possibilidade de se verificar se houve troca de favores entre os Poderes Legislativo e Executivo, para se configurar nepotismo. Ele, sim, impossibilita de vez a nomeação de parentes de vereadores, secretários, superintendentes, vice-prefeito e prefeito indo ao encontro dos entendimentos dos Tribunais como TCE-SC, bem como aos princípios constitucionais que regem a Administração Pública”, rebate. Para Dutra, as leis atuais já são ideais. Ele sugere que o prefeito Rosenvaldo Junior estaria tentando se livrar de um “abacaxi”. 

“Trata-se de uma mera sugestão do Ministério Público. Isto não quer dizer que o prefeito tenha que urgentemente se livrar do ‘pseudo abacaxi’ e mandá-lo para a Câmara descascar, como quem diz que se a Câmara rejeitar ele está isento. Já temos uma lei contra o nepotismo suficiente para coibir esta possível distorção”, argumenta o parlamentar. Em sua primeira legislatura, Michela Freitas (PSDB) também defende que já há uma lei em vigor que versa sobre o tema e que a proposta se aprovada poderia prejudicar servidores de carreira. Para a ex-secretária de Educação do município, o novo projeto precisa ser repensado“ O Município já tem uma lei da gestão do então prefeito Beto Martins, cuja esposa inclusive ocupava um cargo na área Social e acabou saindo. Acredito que, de certa forma, isso já foi um avanço, não pela competência, mas pela questão de muitas vezes ser esposa e ocupar um espaço desses. Mas temos que repensar sobre esse projeto que chegou ontem porque versa também sobre as funções gratificadas, que seriam para funcionários efetivos. Nesse caso, um profissional que passou no concurso, que tem mérito para receber uma função, seria impedido de exercê-la”, lembra.

Alguns pontos importantes da argumentação do Projeto de Lei.

Proibição da nomeação por parte do chefe do poder executivo de servidores para ocupar cargo comissionado ou função de confiança que sejam parentes até o terceiro grau, afim, consanguíneo ou civil do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, superintendentes ou vereadores.

Tal ensejo advém Prejulgados do Tribunal de Contas e da jurisprudência dos tribunais superiores, que cada vez mais tendem a proibir a prática do nepotismo, incluindo também a prática do nepotismo cruzado (ou indireto) consistente na nomeação, do prefeito municipal, de servidores comissionados ou que exerçam funções gratificadas que sejam parentes de vereador até terceiro grau.

Não diferente, a recíproca se faz presente, uma vez que seria imoral, pela lógica, que o presidente da Câmara de Vereadores contratasse parente do prefeito, de seus secretários ou superintendentes.

A proibição tem base na súmula 13 do Supremo tribunal Federal (STF), que diz que “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”. 

A súmula foi recepcionada pelo Tribunal de Contas do Estado, o qual elasteceu a vedação para o conceito indireto, quando do prejulgado do seguinte artigo 37 da Constituição federal: “A nomeação de parentes de vereador pelo Poder Executivo  para o exercício de cargos em comissão ou função de confiança poderá caracterizar afronta ao princípio de impessoalidade e da imoralidade pública” sempre que objetivar a troca de favores ou fraude á Lei, ou quando não for observada a compatibilidade do grau de escolaridade do cargo de origem ou da compatibilidade que lhe seja afeta e a complexidade inerente ao cargo em comissão a ser exercido, além da qualificação profissional do servidor.

Mari Pescados agora com filiais no Paes Leme, Vila Santo Antônio e Nova Brasilía.

A Família Mari Pescados de Imbituba. Agradece clientes e colaboradores que vem a cada dia colaborando e ajudando no nosso aperfeiçoamento com o comércio de frutos do mar. É uma longa e árdua caminhada que nos faz acreditar que com passadas curtas e criatividades estamos chegando ao nosso objetivo que é fornecer frutos do mar em quantidade e qualidade. Aos nossos clientes em geral, um muito obrigado pelo carinho e preferência. Geremias, Mari e funcionários.

A súmula foi recepcionada pelo Tribunal de Contas do Estado, o qual elasteceu a vedação para o conceito indireto, quando do prejulgado do seguinte artigo 37 da Constituição federal: “A nomeação de parentes de vereador pelo Poder Executivo  para o exercício de cargos em comissão ou função de confiança poderá caracterizar afronta ao princípio de impessoalidade e da imoralidade pública” sempre que objetivar a troca de favores ou fraude á Lei, ou quando não for observada a compatibilidade do grau de escolaridade do cargo de origem ou da compatibilidade que lhe seja afeta e a complexidade inerente ao cargo em comissão a ser exercido, além da qualificação profissional do servidor. Fonte: Cléber Latrônico.

Prefeitura de Imaruí inicia campanha de IPTU com descontos de até 40%.

Recursos arrecadados com a contribuição do munícipe serão convertidos em benefícios para a A Prefeitura de Imaruí iniciou a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017. Os contribuintes poderão dividir o imposto em até oito parcelas ou optar pelo pagamento de cota única e aproveitar os descontos. Para pagamentos até o dia 10 de maio, os contribuintes terão desconto de 40%. Para quem optar pelo pagamento em parcelas, o vencimento das mesmas se dará no dia 10 de cada mês. 

Os boletos podem ser retirados na Prefeitura de Imaruí, no Setor Tributário, da Secretaria Municipal de Finanças. Com o número do CPF em mãos a emissão também pode ser feita via internet, clicando AQUI. Segundo a Prefeitura, os recursos arrecadados com a contribuição do munícipe serão convertidos em benefícios para a população. Para que serve o IPTU? O IPTU consta na Constituição Federal e serve para arrecadação de recursos financeiros para o município que deverão ser revertidos em obras, serviços, transporte público e outros. Ele abrange tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas. É pago por cada pessoa que possui uma propriedade urbana como um apartamento, sala comercial ou casa. Fonte: Cléber Latrônico.

Homem que cantou e tocou violão durante cirurgia faz vaquinha para tratamento após tumor retornar

Anthony Kulkamp Dias, 34 anos, teve o vídeo de sua cirurgia de retirada de um tumor no cérebro amplamente divulgado em meados de 2015. O motivo foi o fato de ele ter cantado e tocado violão durante o procedimento, com o objetivo de avaliar se o lado bom do cérebro não seria afetado. Em junho de 2016, entretanto, ele recebeu o diagnóstico de que o tumor voltou, em Grau IV, sendo necessário novo tratamento. “Iniciei novo tratamento de quimioterapia e radioterapia em setembro de 2016, ainda sem previsão para terminar”, contou o tubaronense. Da primeira vez, o tumor maligno no cérebro, um Astrocitoma Anaplásico de Grau III, foi descoberto em março de 2015, quando o filho dele tinha apenas 15 dias de vida. Para arcar com o novo tratamento, ele visa arrecadar recursos por meio do site Vakinha, plataforma virtual de financiamento coletivo. O objetivo da campanha, iniciada em 1º de dezembro de 2016, é arrecadar R$ 100 mil até 31 de dezembro deste ano. Até o momento, o montante de R$ 8 mil foi alcançado, 8% do almejado. A contribuição mínima é de R$ 20. Aos interessados em contribuir, basta acessar https://www.vakinha.com.br/vaquinha/anthony-kulkamp-dias-quimioterapia-e-radioterapia.




0 comentários: