BLOG DO GERVÁZIO PLÁCIDO. 50 ANOS DE THE CLAYTONS - QUADRO DA VISITA - FESTIVAL DO CAMARÃO - IMARUÍ EM XEQUE MATE E A DICA MUSICAL.

Entrevista com a primeira presidente mulher do Sindlojas, Andreza Alceoni de Souza.
O que significa para você ser a primeira mulher a assumir como Presidente de uma entidade tão importante e representativa como é o Sindicato Patronal?

Tem um significado muito especial e importante não só para mim, mas para todas as mulheres que passarei a representar. Estamos a cada dia mostrando nossas capacidades e até em certos casos superando as expectativas nos cargos que estamos assumindo. Não somos melhores ou piores, somos mulheres, temos uma intuição aguçada, somos detalhistas e acima de tudo competentes naquilo que nos propomos fazer e a frente da Diretoria do Sindilojas não será diferente, me sinto capaz e preparada para realizar juntamente com toda a nominata eleita um excelente trabalho, representar muito bem as mulheres de forma em geral, bem como deixar nossa marca.

Qual a importância do Sindicato Patronal para as empresas dos Municípios em que ele abrange?

Muitas das empresas representadas de um sindicato conhecem apenas a função negocial dos sindicatos, de defesa da categoria para o fechamento das convenções coletivas de trabalho. Mas, desde a Constituição Federal de 1988, as atividades de um sindicato patronal passaram por diversas mudanças e o trabalho se tornou muito intenso, exigindo uma postura mais profissional dessas entidades. As entidades sindicais passaram a ser também prestadora de serviços, oferecendo cada vez mais produtos e soluções empresariais mais atrativas aos seus associados, entre eles, Planos de Saúde, Certificação Digital, Treinamento de Capacitação entre outros.  Em virtude  do momento em que estamos enfrentando na economia do país, torna-se importante o fortalecimento das entidades sindicais patronais, na defesa e representação do direito coletivo, porque conhece os problemas do seu segmento e consegue interferir para melhorar as condições das empresas.  Uma categoria unida mantém um sindicato forte.
Quais os objetivos e metas para o mandato de sua gestão?

O objetivo principal deste Sindicato Patronal e desta diretoria sempre foi e será conseguirmos fechar as negociações para a CCT – Convenção Coletiva de Trabalho de forma saudável, buscando sempre o equilíbrio entre os dois lados da moeda, ou seja, ambos os interesses precisam ser respeitados.

A busca por melhores condições para as empresas desempenharem suas atividades bem como a capacitação, manutenção financeira, profissional e pessoal necessária de seus colaboradores.

A profissionalização do Sindicato e maior autonomia financeira, através de produtos e serviços para gerarmos melhores soluções para o comércio como um todo. A concretização de um trabalho que já vem sendo desenvolvido a 4 anos pelas gestões anteriores que é trazer uma unidade do SESC para Imbituba inicialmente,  já prospectando a possibilidade de estender para os demais municípios pertencentes a este Sindicato Patronal, dentre outras ações que procuraremos implementar durante este mandato e em tempo oportuno estaremos externando a todos.
Qual a característica principal desta diretoria eleita para o biênio 2017/2018?

Temos como principal característica a transparência, o comprometimento com a verdade e a justiça. Somos empresários idôneos, responsáveis, preocupados e comprometidos com o coletivo. Pensamos no todo, condições de trabalho saudáveis para empregado e empregador. Nossas ações não são pensadas na individualidade de uma ou outra empresa, nosso foco é a coletividade. 

Quais as principais dificuldades que o Setor Varejista e Atacadista está enfrentando?
As dificuldades são muitas, se formos considerar carga tributária, desaquecimento do setor como um todo, retração da economia e tantos outros fatores, estes já seriam entraves muito complexos para serem superados, mas, uma das maiores dificuldades que estamos enfrentando está em manter o quadro funcional sem precisar demitir ninguém, ou seja, nestas épocas de crise precisamos reinventar novas formas de vender mais, enxugar os custos, não cometer erros nos poucos, mas necessários investimentos que precisamos fazer, para não termos um resultado desastroso em relação ao turnover e o resultado final.
O que você considera como maior desafio para este mandato?

Pelo que temos acompanhado das negociações anteriores à margem da Diretoria do Sindilojas, porém, participantes ativamente no processo de negociação, nossa maior dificuldade será com que o Sindicato Laboral tenha real e verdadeiro interesse em negociar, pois somente através de uma transparente negociação será possível encontrar o equilíbrio necessário para fecharmos uma CCT – Convenção Coletiva de Trabalho adequada para as empresas e seus colaboradores, tendo em vista as dificuldades econômicas que o país vem enfrentando.
 É possível fechar uma Convenção Coletiva mantendo os direitos e sem prejuízo aos colaboradores?
 Sim, com certeza! O termo que usamos é negociar e não usurpar, aqui gostaria de deixar bem claro principalmente para nossos colaboradores, que nunca buscamos negociar direitos adquiridos, ou seja, o Sindicato Patronal jamais em suas propostas tentou negociar ou tirar algo que já é direito do trabalhador, quer um exemplo, temos hoje em nossa base territorial o quebra de caixa maior do estado de SC se não do Brasil, mesmo sendo um custo extremamente alto para as empresas, nunca colocamos em negociação, por entender que já é um direito adquirido do trabalhador. O que levamos em nossas propostas e estas sim deveriam chegar ao conhecimento de todos os trabalhadores e que eles as discutissem, são condições mínimas que buscamos para dar continuidade em nossas atividades bem como na manutenção do emprego dos colaboradores que estão hoje empregados, sem contar que um dos maiores custo de uma empresa não manter um funcionário, mas sim, ter que demiti-lo e justamente por não suportar tais despesas e encargos que são absurdamente praticados no Brasil.

Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.

Como o sindicato vê a questão de não se poder trabalhar nos Feriados em detrimento de não ter conseguido fechar ainda a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato Laboral? Não podemos interpretar de outra forma se não uma extrema falta de bom senso.  Vivemos em cidades que praticamente sobrevivem ou contam com o Fluxo de turistas sendo que, grande parte dos colaboradores trabalha sob o regime de comissão, ou seja, quanto mais produzir/vender mais ganha e com a atual situação da não abertura nos feriados, isto tem prejudicado e muito nossos colaboradores comissionados. Temos muitos relatos de vários trabalhadores que estão muito, mas muito insatisfeitos com esta situação e especialmente com o Sindicato Laboral, pois estão tendo suas médias salariais prejudicadas em virtude de não poderem trabalhar os feriados, mas principalmente, por não terem sido consultados pelo Sindicato Laboral se gostariam e concordariam em trabalhar tais feriados. Importante salientar ainda que, nem todo feriado se torna imprescindível a abertura do comércio, porém, existem alguns feriados que em função do dia da semana em que eles acontecem, que os torna indispensável que o comércio esteja de portas abertas para receber bem os turistas e clientes locais. Entendemos ainda que os clientes e os colaboradores não devem sofrer as dores/prejuízos pela falta de bom senso. É inadmissível cidades litorâneas receberem tamanha quantidade de turistas e encontrar o comércio literalmente fechado, sem falar em nossos clientes locais que também necessitam de atendimento netas datas, isso com certeza mancha e denigre a imagem do comércio de nossas cidades, fazendo o turista repensar sua opção de retornar em outra data. 
Qual a importância dos associados para o Sindilojas?

Muito mais do que algumas pessoas imaginam, o associado do Sindilojas hoje é peça fundamental para o fortalecimento do processo de associativismo, onde o bem comum e o coletivo supera as individualidades. Sabemos e tratamos das particularidades existentes em cada município, porém, as decisões são tomadas conjuntamente e buscando sempre objetivar o bem maior, não existe perda, mas sim um processo de ganha-ganha onde as opiniões e as necessidades de cada associado são verdadeiramente levadas em consideração. Não obstante disso, é através da participação e contribuição do associado que é possível fazer a manutenção do Sindicato, seja ela financeira ou social. Precisamos de muitos mais associados, não somente na questão associativista do processo, mas sim na parte prática, no envolvimento, na participação, na doação de suas habilidades e conhecimentos em favor de toda uma classe, pois não somos remunerados para aqui estarmos, mas se estamos é por que queremos e temos capacidades. Traga sua empresa para o Sindilojas, faça parte deste projeto, pois aqui sua voz ganha força. Fonte: Jornal O Patronal.


A Família Mari Pescados de Imbituba. Agradece clientes e colaboradores que vem a cada dia colaborando e ajudando no nosso aperfeiçoamento com o comércio de frutos do mar. É uma longa e árdua caminhada que nos faz acreditar que com passadas curtas e criatividades estamos chegando ao nosso objetivo que é fornecer frutos do mar em quantidade e qualidade. Aos nossos clientes em geral, um muito obrigado pelo carinho e preferência. Geremias, Mari e funcionários.
Os 50 anos de The Claytons, a maior banda de todos os tempos no sul do Estado.
Formação inicial: Jair, Freitas, João Rodrigues, Sueli, João Rosa e Levy
Hoje é um dia especial para Im,bituba e todos aqueleas que por muitos anos curtiram, dançaram, namoraram e casaram ao som de Claytons, a maior banda da região sul do Estado de Santa Catarina de todos os tempos. Para os músicos fundadores João Rosa, João Rodrigues, Levi Ramos Martins (in memorian) e Jair Freitas, a banda é foi para eles o grande maro de suas vidas. Com o decorrer do tempo, ingressaram a cantora Sueli Rosa Rodrigues (irmã, do líder João Rosa e hoje esposa de João Rodrigues, Géo, Sérgio Raspa (In memorian), Valmir, Cói, Alceu, Chapolim, Fabrício e outros que tiveram passagem rápida, mas a formação com João Rosa, João Rodrigues, Sueli, Géo, Valmir, Alceu e Sérgio Raspa, foi a mais duradoura, durou 24 anos ininterruptos. Hoje a banda se apresenta em eventos especiais, com João Rosa, Valmir, Fabrício, Daniel e Gláucia. Outros músicos também tiveram passagens rápidas. A banda surgiu na influência de grupos ingleses, que na década de 1960 começaram uma grande revolução musical. Figurino, penteado e trejeitos tornaram-se referência a músicos de todo o planeta. Parabéns.

OLHA QUEM ESTÁ NO QUADRO VISITA AO BLOG DO GERVÁZIO PLÁCIDO.
Radialista João Batista Gonçalves, o Batista Ventania, da Rádio 89.30 está comemorando hoje, 17. com o seu Festa no Sertão, 34 anos de atividades radiofônicas em Imbituba e em várias cidades do estado e do sul do país. Um coquetel foi servido aos convidados que participaram do seu programa a tarde, entre eles Osny Souza Filho, Salvelino João Lopes, Osny Silva Filho, Sheyla Borges, Otaviano de Carvalho, Renildo Ferreira, Carlos Alberto da Silva, Amaury Castro, Thiago Vulcanis, Ana Brasil, filha, genro e esposa do apresentador do Festa no Sertão, além de outros participantes. Parabéns Ventania.   






















Agenda Cultural reúne humor, cultura e bandas locais na praça de alimentação.
Em sua 18ª edição, o Festival Nacional do Camarão terá diversas apresentações gratuitas em um palco alternativo, que será montado no centro da praça de alimentação. Uma das atrações mais aguardadas, é o comediante e músico Moriel Adriano da Costa, que interpreta um autêntico manezinho da ilha, apresentando a cultura e o sotaque manezinho, com muito humor. O conhecido personagem Mané Darci se apresenta nesta sexta-feira (21), às 20h30, no palco cultural do Festival, e promete tirar boas risadas do público com sua ingenuidade e irreverência. Além de Darci, vários artistas se apresentam no palco, que acompanha todo horário de funcionamento da praça de alimentação. Henrique Melo, produtor do evento, explica que o palco cultural só vem a somar com o festival, e que todos ganham. " Essa é uma oportunidade para os artistas locais mostrarem o seu trabalho, o público de trazer a família para apreciar a gastronomia e boas atrações, em uma área confortável, com mil cadeiras distribuídas em 250 jogos de mesa. Além disso, os restaurantes irão contar com uma programação agradável, gratuitamente”, afirma Melo.  O setor de gastronomia terá uma cervejaria completa Lohn Bier e cinco restaurantes (todos servindo pratos à base de camarão) e mais 7 food trucks Praça de Alimentação - Programação Cultural) Entrada franca.
Quinta-Feira - 20 de abril
20:30h
Banda The Brother
22:00h
Kike Oliveira
23:30h
Banda Devotos De Sant'Anna
Sexta-Feira - 21 de abril
11:30h
Fábio Hazard
13:00h
 Gregório Júnior e Banda
20:30h
Stand-Up com Darci
22:00h
 Lucas Guimarães
23:30h 
Gui Heleodoro


Sábado - 22 de abril
11:30h
Lucas Fernandes
13:00h
Boi da Justina
13:45h
Arthur Vinícius
22:00h
Fábio Hazard
23:30h
Rafael Resendes
Domingo - 23 de abril
11:00h
Tom Leone e Banda
12:30h
Miro
14:00h
Maurício Leal
15:00h
Resultado Festival Sabores da Zimba
16:00h
Galinha Pintadinha

Boa Vista amplia para 15 dias prazo para exibição dos consumidores inadimplentes no estado de Santa CatarinaO atraso na entrega das correspondências e de encomendas foi confirmado pelos Correios em cerca de dez cidades catarinenses; com a iniciativa inédita, a Boa Vista colabora com empresas credoras e consumidores. Em decorrência do atraso por parte dos Correios na entrega de correspondências e encomendas em dez municípios do estado de Santa Catarina, a Boa Vista ampliou de 10 para 15 dias o prazo para a exibição do nome do consumidor catarinense inadimplente, na base de dados do SCPC. A inciativa inédita da Boa Vista contribui para que o comunicado de negativação do SCPC, que precisa ser entregue conforme legislações vigentes, continue a chegar ao consumidor dentro de um período adequado, para que tenha condições de se planejar e contatar o credor em busca do pagamento de sua dívida, mantendo, assim, o acesso ao crédito. Em Imbituba a Associação Empresarial de Imbituba - ACIM faz o registro no SCPC. Como explica a diretora de Produtos da Boa Vista, Lola Oliveira, somente no estado de Santa Catarina são centenas de milhares de débitos. Pensando nestes consumidores e, em especial naqueles que querem regularizar as contas atrasadas, foi que a Boa Vista inovou ao ampliar por mais 5 dias o prazo para a exibição do CPF do consumidor inadimplente no SCPC, serviço do qual é a administradora. Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz 
Conselho de Política Cultural terá eleições amanhã dia 18.
O Conselho Municipal de Política Cultural de Imbituba elege novos conselheiros na próxima terça-feira (18). 

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) convoca para eleição os representantes da sociedade civil que irão compor o novo grupo de conselheiros para o biênio 2017/2019. Os integrantes do CMPC são eleitos democraticamente, conforme regulamento. A eleição dos representantes da Sociedade Civil para integrar o CMPC ocorrerá no dia 18 de abril (terça-feira-feira), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Imbituba. A palestra “Casa de Areia: Paisagem, memória e políticas do esquecimento” que abrirá o evento às 19h “irá discutir a memória e os processos de patrimonialização enquanto mecanismos de produção de empoderamento mas, também, de esquecimento, procurando olhar para a realidade do município de Imbituba”, esclarece o palestrante Viegas Fernandes da Costa, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), graduado em História e Mestre em Desenvolvimento Regional. 
A Comissão Eleitoral informa que a representação da sociedade civil no Conselho deve contemplar os diversos segmentos artísticos e culturais, considerando as dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura, na sua composição. O eleitor/candidato deverá efetuar sua inscrição no dia, hora e local da eleição, apresentando os documentos exigidos no Edital Eleição CMPC N.º 01/2017, publicado no Diário Oficial dos Municípios, em 21 de março de 2015, disponível neste link: http://bit.ly/editalcmpc. Para votar os eleitores precisam ser maiores de 16 (dezesseis) anos, mas só poderão concorrer como candidatos os maiores de 18 (dezoito) anos. No evento os participantes vão receber o fomulário de Cadastro Cultural do Município, que necessita ser preenchido e entregue no ato de inscrição, assim como apresentar o original do documento oficial de identificação que contenha fotografia, além de cópia do comprovante de endereço ou declaração que confirme sua residência e domicílio no Município de Imbituba. 
De acordo com o edital os membros titulares e suplentes representantes da sociedade civil serão escolhidos em plenárias específicas para cada um dos três setores, sendo: Azul – áreas técnico-artísticas voltadas à cultura; Verde – áreas do patrimônio cultural; e vermelho – entidades fomentadoras de atividades e/ou pesquisas na área da cultura. Especificação dos setores Azul - artes visuais; artes digitais; design; música; teatro; dança; circo; audiovisual; literatura, livro e leitura; artesanato; e arquitetura e urbanismo. Verde - culturas afro-brasileiras; culturas dos povos indígenas; cultura açoriana; culturas populares; arquivos e museus; patrimônio material e imaterial; empresas e produtores culturais; trabalhadores do meio cultural; instituições culturais não-governamentais. Vermelho - ciências humanas; ciências sociais aplicadas; linguística, letras e artes. Eleição Conselho Municipal de Política Cultural de Imbituba Data: 18 de abril de 2017 Horário: 19h Local: Câmara de Vereadores de Imbituba, situada na Rua Ernani Cotrim, nº 600, Centro, Imbituba. Acesse o edital em: http://bit.ly/editalcmpc Fonte: Comissão Eleitoral indicada pelo Pleno do CMPC, na 44ª Sessão Ordinária realizada em 13 de fevereiro de 2017. A Comissão Eleitoral é composta por Gláucia Maindra da Silva, Presidente; Andreza Correa Pacheco, Secretária; e Alessandra Aparecida dos Santos, Membro.
Professora da Unisul pesquisa aquecimento global no Oceano Pacífico.

Uma das primeiras brasileiras a integrar o Intenational Ocean Discovery Program é a professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unisul, Patrícia Eichler. Ela foi convidada para continuar a pesquisa sobre o aquecimento global na Western Pacific Warm Pool (WPWP). A segunda etapa de estudo que versa sobre a piscina natural aquecida no Oceano Pacifico será realizada entre 19 e 30 de junho, na Universidade de Texas AM, em College Station/EUA, e avaliará a assinatura das massas de água no sedimento do fundo do mar. A participação da professora Patrícia nessa nova etapa da pesquisa internacional é fruto de sua interação em programas estratégicos com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A primeira parte da pesquisa ocorreu no Oceano Pacífico, na Western Pacific Warm Pool (WPWP), ao norte da Austrália. Ela ficou 58 dias a bordo do Navio Jodies Resolution para pesquisar sobre o aquecimento global. A professora representa a Unisul e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte neste trabalho que envolve 26 países. Um documentário será produzido sobre a jornada e um livro já foi publicado com os dados preliminares. De acordo com a professora, o local possui as águas mais quentes do planeta por estar localizado na Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos. Durante a viagem, Patrícia coletou amostras para sua pesquisa e para todos os demais participantes da expedição. O Programa procura documentar a expressão regional e os mecanismos de condução da variabilidade climática, por exemplo, temperatura, precipitação e produtividade, na Warm Pool do Pacífico Ocidental (WPWP), no que se refere à evolução do clima no período Neogeno. 
Para esse objetivo, foram selecionados locais com ampla distribuição geográfica e configurações oceanográficas variáveis. Os altos coeficientes de taxa de sedimentação nestes locais permitirão restringir melhor os mecanismos que influenciam a variabilidade da escala milenar, suas ligações com a variabilidade climática de alta latitude e as implicações para variações de temperatura e precipitação nesta região em condições climáticas variáveis. Além disso, estas taxas de acumulação elevadas oferecem a oportunidade de estudar a variabilidade climática durante períodos quentes anteriores numa resolução semelhante aos estudos existentes no Holoceno. Os resultados da amostragem de água e de sedimento dos locais selecionados serão usados ​​para reconstruir os perfis de densidade da água profunda do Pacífico equatorial ocidental durante o Último Máximo Glacial. Análises geoquímicas em carapaças de foraminiferos bentonicos, especialidade da professora Patricia, serão usadas para investigar além da climatologia, a erosão mineral e carbonatada volcanogênica e suas possíveis implicações para a evolução do clima no Neogeno. Para saber mais sobre o International Ocean Discovery Program.
Do Face: Estamos voltando ao tempo em que o que acontecia em Imaruí, o povo não sabia.

Em tempo em que a sociedade brasileira clama por mais transparência, e que a operação Lava Jato vem fazendo um trabalho importante de desmascarar publicamente a corrupção no Brasil...em Imaruí, nessa noite 17/04/2017 surge um movimento ao contrário. A câmara de vereadores aprovou um projeto de lei que foi um verdadeiro cavalinho de pau à transparência e a publicidade expressa em lei. Vamos ao fato: pressionado pelo prefeito, o presidente da câmara de vereadores põe na pauta de votação o projeto de lei que dá possibilidades para que processos licitatórios não sejam obrigados a serem publicados no DOM (diário oficial dos municípios de Santa Catarina). 
Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.


O projeto de lei foi aprovado pelos vereadores da situação (Luizinho, Mizinho, Mayara, Noca e Simone), não sabemos se foi por falta de conhecimento de alguns vereadores ou por sacanagem mesmo. Essa nova lei é um retrocesso para a população imaruiense que está cada vez mais se utilizando das redes sociais. Se você acompanha os processos licitatórios pelo DOM porque quer acompanhar a administração do nosso município, ou se você tem uma empresa e quer concorrer nas licitações, de agora em diante ou você vai ser informado por alguém da administração, por um vereador da situação, ou, vai ter que ir todos os dias no mural da prefeitura para saber que material ou serviço que o município precisa comprar. ESTAMOS VOLTANDO AO TEMPO EM QUE, O QUE ACONTECIA EM IMARUÍ, O POVO NÃO SABIA. Fonte: Jair Paulo.

Mutirão Barra Sempre Limpa recolhe mais de 4 mil itens de lixo.

Só de bitucas de cigarro foram retiradas da natureza mais de 1.115 unidades. Até pedaços de vidro e 376 tijolos foram encontrados. O Núcleo de Turismo da Barra de Ibiraquera e Região da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Barra, em parceria com a EcoSurf, realizou na última semana um mutirão de limpeza. A ação faz parte do projeto Barra Sempre Limpa, idealizado pelo grupo que em 15 voluntários recolheram mais de 4 mil itens de lixo. As áreas visitadas incluíram o entorno da lagoa, restinga e principalmente a área de acesso à Praia do Luz, que tem sido usada irregularmente como camping. De acordo com a contabilização da EcoSurf foram encontrados mais de 20 churrasqueiras e dezenas de marcas de fogo e carvão direto na areia, sendo que os voluntários ficaram impressionados também com a quantidade de micro lixo e até papel higiênico na área. 
De acordo com os organizadores do projeto Barra Sempre Limpa mutirões de limpeza como este são pequenos gestos mas já fazem alguma diferença, afinal o objetivo é conscientizar a população sobre a importância de cuidar do planeta e em especial de onde vivemos. Desde o verão o projeto Barra Sempre Limpa está distribuindo sacolinhas recicláveis na entrada da praia e lixeiras para o destino correto do lixo do banhista. Desde o ano passado bituqueiras foram instaladas para evitar o descarte na natureza. Ao longo do ano mais mutirões serão realizados. Confira a contagem de itens grandes - Bitucas de cigarro – 1115 - Pedaços de isopor – 539 - Pedaços de plástico – 385 - Material de construção (tijolos) – 376 - Embalagens de alimento – 339 - Pedaços de vidro (209) - Canudos/palitinhos – 205 - Tampinhas plásticas – 202 - Tampas de metal (168) - Sacolas de supermercado – 114.

                                    A DICA MUSICAL DO BLOG DO GERVÁZIO PLÁCIDO.

.

0 comentários: