Coluna Eletrônica de Gervázio Plácido. 17.10

Colombo anuncia recursos emergenciais para recuperar municípios atingidos pelo temporal.

Governo do Estado vai liberar recursos para obras nos municípios atingidos pelo vendaval. O Governo do Estado vai liberar recursos para que a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeituras possam realizar obras emergenciais nos municípios do Sul do Estado atingidos pelo vendaval na tarde desse domingo. O anúncio foi feito pelo governadorRaimundo Colombo após participar de uma reunião de avaliação na Sala de Situação da Defesa Civil em Tubarão, no início da tarde desta segunda-feira. “Nós estamos em contato com a Defesa Civil Nacional. Agora vamos agilizar para que tudo ocorra de uma forma rápida e eficiente e produza os resultados de proteção às pessoas”, garante o governador. As prefeituras de Capivari de Baixo e de Tubarão vão decretar estado de emergência, que será reconhecido pelo Governo do Estado. 


A formalidade é fundamental para liberação dos recursos de forma imediata aos municípios. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que está desde a tarde de domingo na região, mobilizou as estruturas de restabelecimento de serviços públicos por meio da Defesa Civil dos municípios e do Estado para atender as áreas mais críticas. A Polícia Militar também reforçou o efetivo para garantir a segurança da população. Moratelli chama a atenção dos moradores para o risco de acidentes comuns logo após um evento climático dessa proporção. “Sei que as pessoas têm pressa em recuperar suas residências, mas temos registro de acidentes graves quando as pessoas tentam consertar o telhado da casa, por exemplo, pois são inexperientes e sobem sem equipamentos de segurança”, alerta. O coronel do BM Cesar A. Nunes informou que o Corpo de Bombeiros atua com três forças-tarefa formadas por 70 bombeiros e 17 viaturas. 


Foto: Anderson Caetano 
“Nesse momento, a prioridade é desobstruir as vias, porque o vendaval derrubou árvores e postes. Esse passo é fundamental para darmos sequência às outras ações de restabelecimento dos serviços”, explica. O prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti, disse que o momento agora é de trabalhar para que o município retome a rotina. “Temos uma força-tarefa muito grande formada pelas instituições do Estado e do município e todos trabalham para que os serviços sejam retomados com a maior brevidade possível”, informa. A prefeitura de Tubarão está fazendo um levantamento para ter o cálculo aproximado do prejuízo causado pelo temporal. Os dados estão sendo coletados por técnicos das secretarias de Assistência Social e de Indústria e Comércio. “No máximo, em três dias teremos calculada a extensão do prejuízo social e comercial da cidade”, finaliza. Fonte: Júlio Cavalheiro/SECOM. Colaboração: Francieli Dalpiaz /Secom. Fotos Defesa Civil. SC. 


Ministro concede perdão da pena de José Dirceu no mensalão do PT

Ministro do STF atendeu a parecer da PGR com base em indulto natalino. Ex-ministro da Casa Civil permanecerá preso por condenação na Lava Jato. O ministro Luís Roberto Barroso, relator das execuções penais do chamado mensalão do PT noSupremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira (17) o perdão da pena imposta ao ex-chefe da Casa Civil José Dirceu no processo do mensalão. Condenado a 7 anos e 11 meses de prisão, o ex-ministro passou a cumprir a pena do mensalão em 15 de novembro de 2013, após se esgotarem as possibilidades de recurso. Na decisão, Barroso atendeu a pedido da defesa de Dirceu e seguiu parecer favorável à extinção da pena enviado em junho ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro entendeu que o petista atendia aos critérios do chamado indulto natalino, decreto presidencial previsto na Constituição e publicado anualmente, que prevê o perdão da pena para condenados que se encaixam em pré-requisitos. Fonte: Mariana Oliveira - G1Brasília.



Fenômeno é raro, perigoso e ocorre durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas. O fenômeno que provocou a forte onda no litoral nas cidades de Balneário Rincão e Araranguá foi sim um tsunami meteorológico. Em inglês se chama de meteotsunami. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, estes fenômenos são raros, perigosos e geralmente ocorrem durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas. Apesar de ocorrerem ventos intensos comuns durante as passagens de linhas de instabilidade, não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, mas sim a combinação peculiar de fatores, como a perturbação da pressão atmosférica sobre o mar, a velocidade e a direção de deslocamento da tempestade em relação à linha de costa e a batimetria local, que podem gerar uma ressonância e uma amplificação da onda. Outros registros – Ainda de acordo com a Defesa Civil, em Santa Catarina já houve registros na praia do Pântano do Sul e que também foi sentido na praia da Armação, em Florianópolis, em 19 de novembro de 2009. Além destes, ocorreram dois eventos similares na praia do Cassino, no Rio Grande do Sul, em 1977 e em 2014. Fonte e foto: Secom.

Malhas Ferju a campeã da boa compra em Imbituba SC.


Malhas Ferju - A campeã da boa compra com 12.000 m² de ofertas. 100% climatizada Promoções que cabem no seu bolso com diversos produtos nas linhas de vestuário, calçados, decorações, tapetes, moda íntima e artigos de cama, mesa e banho. BR 101, Km282 – Nova Brasília Imbituba/SC. Atendimento das 8h às 20h e de dezembro a fevereiro até às 22h. Tel: (48) 3255-7186.

Tempestade deixa mais de 140 mil unidades sem luz em toda Santa Catarina neste inicio de semana.

Foto Guilherme Luiz Corrêa/divulgação.
Algumas localidades do Sul ainda permanecem sem energia. O fenômeno climático denominado meteotsunami, que atingiu o Sul do estado na tarde de domingo, deixou muitos danos no sistema elétrico entre Tubarão, Criciúma e Garopaba. No auge do temporal, 140 mil unidades consumidoras ficaram sem luz. Seis subestações da Celesc foram atingidas, além dos danos causados em postes e condutores. Em Criciúma e cidades do Extremo-Sul, a situação do atendimento estava praticamente normalizada até o final da manhã. Entre as localidades que permanecem sem energia, estão as regiões de Orleans, Imbituba e Tubarão. Não há previsão para o restabelecimento total. Em Orleans, um defeito na linha de transmissão da Celesc que interliga as subestações de Jorge Lacerda a Bom Jardim da Serra compromete o abastecimento elétrico à subestação de Orleans, atingindo sete mil unidades consumidoras. 

Na Região dos Lagos.

Na região de Imbituba, Laguna, Garopaba, Pescaria Brava e Imaruí, há mais de 50 mil consumidores sem luz, por conta de um defeito na linha de transmissão da Eletrosul, que interliga as subestações de Jorge Lacerda a Palhoça. A Celesc e a Eletrosul trabalham em conjunto para recompor o sistema. Na região de Tubarão, cerca de 80% da rede elétrica de média tensão foi atingida, deixando fora de operação 10 dos 14 alimentadores principais por conta dos inúmeros danos no sistema. Ali, estavam sem energia 35 mil unidades consumidoras. A Celesc tem mais de cem profissionais envolvidos na recomposição da rede e estima que o sistema seja recuperado de forma gradativa ao longo do dia. Fonte:Secom e Foto: Christiano Lopes Oliveira.


Restaurante e Pizzaria Marcão, Avenida Beira Mar na Praia da Vila em Imbituba espera por você com saborosas pizzas e cardápio especial até às 24 horas diariamente e com música ao vivo nas sextas-feiras e sábado. A direção é do amigo Antônio Clésio Costa. Telefone 3255-0064.

AVISO METEOROLÓGICO - EPAGRI/CIRAM

Nos próximos dias (17 a 19/10), uma massa de ar úmido e quente predomina em SC, deixando as temperaturas altas, próxima e acima de 30°C na maioria das regiões, com pancadas de chuva por vezes acompanhadas de temporais com granizo e ventania (rajadas em torno de 60 a 90km/h), especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.  A instabilidade segue mais forte no RS, portando nas áreas mais próximas desse Estado, o risco de temporais é maior. Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos! 



Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.

----------------------------------------------------------

Recomendações da Defesa Civil SC: 
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! Qualquer problema comunicar à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Foto Anderson Caetano.
PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC - EPAGRI-CIRAM

Segunda-feira (17/10) - AVISO PARA RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS
Tempo: predomínio de nuvens e pancada de chuva com trovoadas no Litoral Sul. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e pancadas de chuva com risco de temporal isolado (Aviso Meteorológico) entre a tarde e noite, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul, devido à instabilidade atmosférica. Temperatura: alta em todas as regiões, com sensação de ar abafado. Vento: noroeste e nordeste, com variação para sudeste no Litoral Sul, fraco a moderado, com rajadas associadas a temporais. Sistema: massa de ar quente e úmido em SC.

Foto: Diário do Sul.
Terça-feira (18/10) - ATENÇÃO PARA RISCO DE TEMPORAIS - Acompanhar boletins!
Tempo: Variação de nebulosidade com aberturas de sol e pancadas de chuva na maioria das regiões entre a tarde e noite. No Litoral Sul o tempo segue mais instável com condições de chuva pela manhã. Persiste o risco de temporais.
Temperatura: segue alta em todas as regiões. Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas associadas a temporais. Sistema: massa de ar quente e úmido em SC.

Quarta-feira (19/10) - OBSERVAÇÃO PARA RISCO DE TEMPORAIS - Acompanhar boletins! Tempo: Céu com muitas nuvens, aberturas de sol e condições de chuva especialmente na madrugada e a partir da tarde. Persiste o risco de temporais. Temperatura: segue alta em todas as regiões. Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (20/10) - Acompanhar boletins!
Tempo: instável com céu encoberto e chuva em todas as regiões devido à passagem de uma frente fria. Temperatura: a temperatura diminui. Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (21/10) - Acompanhar boletins!
Tempo: no Litoral, mais nuvens e condições de chuva na madrugada e a partir da tarde. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. Temperatura: temperatura mais amena. Vento: sudeste, fraco a moderado.
TENDÊNCIA de 22 a 31 de outubro de 2016 
Foto: RC Portal
O mês deve terminar com pancadas de chuva frequente em SC, por vezes acompanhadas de temporais localizados, típicos de primavera. A temperatura deve ficar mais alta em boa parte do período. Uma nova frente fria deve passar pelo Estado, próximo ao dia 30. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Fonte: Gerência de Monitoramento e Alerta. Diretoria de Prevenção e Secretaria de Estado da Defesa Civil.


Enterrada menina que morreu após árvore atingir carro em Tubarão, SC.

Foi sepultada hoje no final da tarde o corpo de Maria Clara de Souza, de 8 anos, que morreu no domingo (16) depois que uma árvore caiu sobre um carro no bairro São João, em Tubarão, no Sul catarinense. A menina estava no banco de trás e morreu na hora. De acordo com a Defesa Civil do município, o pai da criança foi hospitalizado em estado de choque. O corpo de Maria Clara só foi liberado nesta segunda pelo Instituto Médico Legal (IML) por causa da falta de energia na cidade.

Emergência. Tubarão decretou situação de emergência depois que o temporal de ontem  causou estragos em toda a cidade, além da morte de uma criança. O decreto foi assinado hoje a tarde pelo prefeito Olavio Falchetti (PT). Caberá ao estado homologar ou não o decreto, que se for aprovado vai para a avaliação da União. O decreto permite agilizar processos para liberação de recursos e aquisição de materiais necessários para a reconstrução. De acordo com a prefeitura, que se reuniu com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a velocidade dos ventos chegou a ultrapassar os 100 km/h. Segundo balanço da prefeitura, ao longo do dia aproximadamente 700 famílias foram atendidas e cadastradas para recebimento de lonas. A orientação da Defesa Civil para os moradores é acompanhem os avisos meteorológicos no siteda entidade e, em caso de emergência, entrem em contato através do telefone 199 e com os bombeiros no 193. Governador sobrevoou região. Também nesta segunda-feira (17) o governador Raimundo Colombo sobrevoou a região no Sul de Santa Catarina, atingida por um temporal com vendaval na tarde de domingo (16).Conforme balanço da Defesa Civil no início da tarde desta segunda, pelo menos 24 cidades do estado tiveram estragos causados por vendaval, granizo e tempestades. No litoral, foi registrado um "tsunami meteorológico". Ainda conforme o governo do estado, as cidades com mais estragos foram Capivari de Baixo e Tubarão. "As prefeituras devem decretar estado de emergência e o governo vai reconhecer", afirmou Colombo nesta segunda. Conforme a Defesa Civil, os municípios ainda reúnem informações para homologar o processo. Reconstrução - Em Tubarão, a reconstrução conta com o apoio de 70 bombeiros e 17 viaturas, de acordo com a Defesa Civil estadual. Segundo o órgão, a prioridade está na desobstrução de vias, porque postes foram derrubados pelo vendaval, telhados e muros de residências caíram. Galpões e prédios foram destruídos. Já em Capivari de Baixo, conforme a Defesa Civil, pelo menos 300 casas foram afetadas, além de sete escolas municipais, um ginásio, uma rodoviária, o sacolão municipal, dois clubes de serviço e a Apae. Também os municípios de Araranguá e Balneário Rincão foram afetadas pelas marés de tempestade, com carros atingidos nas praias.  São Joaquim e Urupema foram afetados por granizo, com estragos na fruticultura, pelo balanço da Defesa Civil. Rodovia interditada. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), não havia, nesta segunda (17), previsão de abertura ao tráfego na BR-285, Serra da Rocinha, interditada preventivamente. Equipes avaliavam a situação da ponte Serra Velha, onde parte do aterro da cabeceira margem esquerda do rio foi arrastada pelas águas. Fonte: Defesa Civil e Diário do Sul.



Gol

Flex MSI 1.6

Ano: 2017 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ Consulte-nos

Ducato

Diesel Furgão

Ano: 2011 / Cor: Branca / Portas: 2
R$ 49.500,00

Fiesta

Gasolina GL CLASS

Ano: 2002 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ 9.800,00

Corsa Hatch

Gasolina MPFI

Ano: 2000 / Cor: Branca / Portas: 2
R$ 9.800,00

Astra Hatch

Flex 2.0 completo

Ano: 2010 / Cor: Bordô / Portas: 4
R$ 28.900,00

Santa Fé

Gasolina GLS 3.3 V6 4X4

Ano: 2014 / Cor: Preta / Portas: 4
R$ 128.000,00

Ranger XLS

Flex 2.5 XLS

Ano: 2013 / Cor: Vermelha / Portas: 4
R$ 64.000,00

Pajero

Diesel GLS 3.2

Ano: 2008 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 72.000,00

Crossfox

Flex GII 1.6

Ano: 2011 / Cor: Preta / Portas: 4
R$ 34.300,00

MOBI

Flex LIKE 1.0

Ano: 2017 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 39.900,00

I30

Gasolina 2.0 mecânico

Ano: 2011 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 34.800,00

Sandero

Flex EXP 1.0

Ano: 2011 / Cor: / Portas: 4
R$ 23.500,00

Grand C4 Picasso

Gasolina EXC 2.0 Aut.

Ano: 2014 / Cor: Preta / Portas: 4
R$ 69.000,00


Golf

Gasolina 1.6

Ano: 2001 / Cor: / Portas: 4
R$ 16.900,00

Aproveite o novo horário de verão em Taréco Automóveis para participar das novas promoções de todas as marcas de veículos novos e semi-novos. Tel: 3255-1010.

0 comentários: