AVIÃO QUE TRANSPORTOU JÚLIO GARCIA CAI NO OESTE DO ESTADO - SEMANA NACIONAL DA BALEIA FRANCA VISA INTEGRAR O TURISMO COM A COMUNIDADE EM IMBITUBA - LUCIANO HUCK LEVA BANANINHA À CALIFÓRNIA PARA IMBITUBENSE ACOMPANHAR O WCT NA CASA DO SUPER CAMPEÃO KELLY SLATER COM MEDINA, TOLEDO E MINEIRINHO - PEREGRINOS INICIAM CAMINHADA DE NOVA TRENTO À IMBITUBA PARA CELEBRAR O MILAGRE QUE TRANSFORMOU A FREIRA EM SANTA PAULINA - MORRE MANEQUINHA, CAMINHONEIRO QUE FOI ENCONTRADO PELA FAMÍLIA DEPOIS DE 29 ANOS DESAPARECIDO.


CORREDOR DE IMBITUBA VENCE MEIA MARATONA EM HOMENAGEM AO CAMPEÃO MUNDIAL GABRIEL GARCIA.
O maratonista de Imbituba, Guilherme Gonçalves, foi o grande vencedor da 1ª Meia Maratona pela Paz no Trânsito – Troféu Gabriel Garcia. Correndo em casa, na manhã deste domingo (16), o atleta completou os 21,097 quilômetros da prova em 1 hora, 17 minutos e 43 segundos. O corredor que, na semana passada disputou os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), ficou emocionado ao conquistar o primeiro lugar no evento que homenageou um ícone do esporte. “Eu senti uma emoção muito grande quando eu completei a prova e recebi um abraço do Seu Gabriel Garcia. Eu tenho uma história nessa cidade, por isso, tive que me controlar durante a prova para segurar a emoção e manter a concentração. Tracei uma meta e fiz o trajeto bem abaixo dela. E chegar em primeiro lugar, com o calor dessa torcida, foi incrível”, disse Guilherme Gonçalves. O segundo colocado na prova principal foi Sidney Espíndola, de Garopaba, que ultrapassou a linha de chegada 12 minutos depois de Guilherme Gonçalves. O terceiro lugar ficou com outro corredor de Imbituba, Mateus Cardoso Serafim, com o tempo de 1 hora, 31 minutos e 13 segundos. 
O evento, que contou com 270 competidores e a participação maciça de público, começou pouco depois das 9 horas. Em frente à Praça Henrique Lage, no centro de Imbituba, uma grande estrutura foi montada para a meia maratona. Quem largou primeiro foram as crianças, na prova de 500 metros. 
Depois, foi a vez do grupo que disputou um quilômetro e meio, cinco, 10 e 21 quilômetros. Os percursos foram disponibilizados por faixa etária, para homens e mulheres. Gabriel Garcia, maratonista de Imbituba, tricampeão mundial em corridas de longa distância, foi o homenageado da prova. Para o ídolo local, a emoção de ver um evento desse porte na cidade natal foi algo indescritível. “Eu divido essa homenagem com todos aqueles que gostam e apoiam as corridas. Porque, sozinho, o atleta não consegue alcançar o seu objetivo, os seus sonhos. Eu estou muito feliz, muito emocionado e, espero que no ano que vem, essa meia maratona esteja no calendário do município, valorizando cada vez mais o esporte”, declarou Gabriel Garcia. Além de homenagear o maratonista imbitubense, o objetivo da competição foi divulgar a cidade de Imbituba como um destino turístico esportivo e, ainda, conscientizar o público sobre os cuidados no trânsito. “A nossa mesta foi alcançada. Mas é importante destacar que a meia maratona foi um sucesso porque nós trabalhamos em equipe. Estamos muito felizes com o resultado do evento e com a aceitação do público. Para 2019, estamos pensando em colocar a prova em uma nova data. Quem sabe, no dia do município”, informou Norton Evaldt, organizador da Meia Maratona pela Paz no Trânsito. Fonte. Ascom/PMI. Foto: Israel Costa.
MORRE MANEQUINHA, CAMINHONEIRO QUE FOI ENCONTRADO PELA FAMÍLIA DEPOIS DE 29 ANOS DESAPARECIDO.
Faleceu na manhã desta sexta-feira (14), aos 64 anos, o imbitubense Manoel da Silveira, o Manequinha, caminhoneiro que ficou desaparecido por 29 anos e que recentemente havia sido reencontrado por outro carreteiro de Imbituba e localizado há cerca de um mês por familiares no povoado de Formosa, município de Macururé, no Estado da Bahia. Ele foi sepultado na manhã deste sábado (15) em Imbituba, na presença dos filhos, netos e demais familiares. Manequinha, que antes de ser acolhido pela família em Imbituba vivia como morador de rua entre os estados de Bahia e Pernambuco onde era conhecido pelo apelido “Saguim”, faleceu vítima de um problema crônico no fígado. Ele já havia se submetido a um exame de DNA que afastou qualquer possibilidade de o homem encontrado não ser o caminhoneiro até então desaparecido. Protagonista de uma incrível história que mais parece roteiro de filme ou novel, Manoel esteve desaparecido há 29 anos, desde que foi realizar um frete no sertão nordestino, em Pernambuco, nos ano de 1989 deixando para trás dois filhos (Fernando da Silveira, com 4 anos, e Rafael da Silveira, com 9 anos) e a então esposa Carmem Lúcia da Silveira, com 30 anos de idade. Quando foi reencontrado, ele justificou o sumiço por ter passado mais de uma década preso, responsabilizado por um acidente pelo qual nunca foi sequer julgado. 
A informação que a família tinha era que ele havia viajado para entregar uma carga de baterias em Recife-PE e depois se deslocaria para Mato Grosso do Sul. Naquele ano, o dono do caminhão, juntamente com primos de Manuel, foram até Mato Grosso do Sul na tentativa de localizá-lo. Distribuíram cartazes, foram em rádios, jornais, mas sem êxito. A família foi informada que, provavelmente, ele estivesse morto e a busca ficou adormecida por um bom período, apesar da incerteza. O caminhão também desapareceu. Vinte e sete anos depois, já em 2016, o Portal AHora informou em primeira mão que um caminhoneiro de Imbituba entrou em contato com a família e informou que teria visto Manoel da Silveira em Água Belas-PE. O caminhoneiro ainda tentou levá-lo de volta para Santa Catarina, mas Manequinha desapareceu novamente. A família então, de imediato, foi até o Pernambuco, mas também não conseguiu localizá-lo. A aparência de Manoel mudou muito e ninguém conseguiu reconhecê-lo através de fotos antigas. No mês passado (julho de 2018), um caminhoneiro de Garopaba, conhecido como Valério viu ele em Formosa (BA) e posteriormente em Jorrinho, município de Tucano (BA), e avisou a família. A PROCURA - Uma irmã de Manoel e outros familiares entraram em contato com a polícia de Tucano e soube que Manequinha acabou sendo detido, porém, como ninguém apareceu, foi liberado. Outro caminhoneiro conhecido como Itamar também o reconheceu, conversou com ele e, inclusive, levou um fio de cabelo para que um exame de DNA fosse feito. Porém, como o cabelo foi cortado e não arrancado pela raiz, não serviu para fazer o exame. Itamar também entregou à família o contato do vice-prefeito" Galo Cego", que é proprietário da borracharia onde Manoel estava instalado há quatro anos, em Formosa. 
A família entrou em contato e, após algumas conversas, resolveu vir para ter a certeza que realmente se tratava do familiar desaparecido. Por coincidência, o primeiro contato foi feito no dia dos pais. “Eu e meu irmãos crescemos, estudamos, casamos, moro em Joinville e meu irmão mora em Florianópolis. A nossa vida andou e achamos que realmente ele estava morto. O dono do caminhão sempre falou pra nós que ele tinha morrido, a gente cresceu com essa informação. Então apareceu hoje, depois de 29 anos, a gente acreditou, mas também desconfiou. Seria alguém querendo se passar por ele? Enfim, a gente ta aqui hoje, porque acreditamos e queremos que ele volte para casa”, afirmou o filho Fernando da Silveira. Manoel da Silveira chegou ao Povoado Formosa há quatro anos como andarilho. Foi acolhido e acabou ficando. Ele ajuda na limpeza da Borracharia do Galo Cego, e sempre se deslocava, através de carona com caminhoneiros, para outros lugares, principalmente, Tucano-BA e também Ceará, mas sempre retornava. MOTIVO DO DESAPARECIMENTO - Segundo o próprio Manoel, em 1989, no estado do Mato Grosso do Sul, foi vítima de uma armação de um delegado, cujo filho acabara falecendo não acidente, e acabou ficando preso por 12 anos. Por vergonha, nunca entrou em contato com a família e nem quis retornar à sua cidade. Ficou andando sem destino, até hoje.
O REENCONTRO - A família se organizou e os dois filhos e a “esposa” foram de avião até Aracaju, locaram um veículo e na noite de sexta-feira (24/08) chegaram em Formosa, porém, com medo da reação de Manoel, conversaram primeiramente com Galo Cego e outras pessoas, mas não apareceram para ele. Na manhã deste sábado (25), houve o reencontro. Foi um momento delicado, com choro, abraços e uma boa conversa. “Eu sempre tive vontade de saber o que realmente aconteceu. A gente não sabia se estava morto ou vivo. Eu não sabia se era viúva de um marido vivo ou de um marido morto”, disse Carmem Lúcia, mulher que foi esposa de Manoel. Manoel concordou em voltar para Santa Catarina, porém não retornou com os familiares. Pois não portava nenhum documento, inviabilizando a viagem através de avião. A família também não foi ao nordeste em carro próprio e, devido aos compromissos profissionais, necessitaram voltar logo. Manéquinha voltou de carona, com um amigo caminhoneiro. Manoel tinha 12 irmãos, sendo dois deles já falecidos. Fonte: Portal AHora.
PEREGRINOS INICIAM CAMINHADA DE NOVA TRENTO À IMBITUBA PARA CELEBRAR O MILAGRE QUE TRANSFORMOU A FREIRA EM SANTA PAULINA.
Na manhã chuvosa desta segunda-feira (17), 11 devotos de Santa Paulina saíram em caminhada do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, até Imbituba. Os peregrinos percorrerão aproximadamente 210 km até a cidade onde mora a 1ª miraculada de Santa Paulina, a aposentada Eluisa Rosa de Souza. O objetivo da “12ª Caminhada a Terra do Milagre” é celebrar o primeiro milagre de Santa Paulina que completa neste ano 52 anos, no próximo dia 23 de setembro, data prevista para a chegada da peregrinação em Imbituba. Cinco mulheres, uma do Rio de Janeiro e quatro de Lauro Müller, e sete homens de Imbituba, formam o grupo. Os caminhantes chegaram ao Santuário Santa Paulina na manhã desta segunda, onde foi realizado o envio e bênção na Capela Nossa Senhora de Lourdes, pela Irmãzinha da Imaculada Conceição, Ir. Anna Tomelin.  Após o momento de oração, os participantes realizaram um reforçado lanche. O início da caminhada foi marcado pela tradicional foto na frente das escadarias do Santuário, sob uma garoa fina. 
A primeira miraculada, D. Eluisa, fez questão de estar presente no momento da partida em Nova Trento. A previsão de chegada dos peregrinos na Igreja São Camilo e Santa Paulina, em Imbituba, é para a manhã do próximo domingo (23), com a celebração de uma missa em ação de graças pelo fato e a data especial. O coordenador da caminhada, Arilton da Rosa, conta que todo esforço é válido para a realização da atividade “É uma peregrinação espiritual e um momento de motivar a busca por Deus. Além de proporcionar o incentivo e busca da amizade e fortalecimento da nossa crença”. A caminhante Iara Jung, 65, da cidade de Lauro Müller, afirma que motivo de sua participação é em ação de graças por diversos pedidos alcançados pela interseção da primeira Santa do Brasil “participo para agradecer a Santa Paulina”. A previsão de chegada dos peregrinos na Igreja São Camilo e Santa Paulina, em Imbituba, é para a manhã de domingo, com a celebração de uma missa em ação de graças pelo fato e a data especial.Fonte: Portal da Hora.
LUCIANO HUCK LEVA BANANINHA À CALIFÓRNIA PARA IMBITUBENSE ACOMPANHAR O WCT NA CASA DO SUPER CAMPEÃO KELLY SLATER COM MEDINA, TOLEDO E MINEIRINHO.
Depois da visita de Luciano Huck à sede do projeto social “Educar para a vida”, em Imbituba, no dia 15 de agosto, foi à vez do professor Leandro Elias, o Bananinha, acompanhar o apresentador da Rede Globo em um passeio para lá de especial. O veterano surfista imbitubense foi convidado pelo apresentador para uma viagem à Califórnia, nos Estados Unidos. Na terra do Tio Sam, Bananinha acompanhou de perto o Surf Ranch Pro, uma das etapas do WCT, o Campeonato Mundial de Surfe. “A Califórnia é um sonho. Achei bem interessante, tudo muito lindo, céu azul e não chove”, relatou o morador de Imbituba. O mais interessante é que a competição foi realizada na casa do unodecacampeão (11 vezes) Kelly Slater. No Surf Ranch, espaço criado por Slater, com uma onda artificial perfeita, o professor de Imbituba foi recebido pelo astro do surfe, surfou com ele e ainda viu de camarote o título conquistado pelo brasileiro Gabriel Medina. Sobre o contato com os ídolos, do esporte e da TV, Bananinha se mostrou muito agradecido pela oportunidade. “Tudo foi top. A recepção do Luciano, do Kelly Slater, fui muito bem tratado por todos. A piscina é top e peguei a minha primeira onda dos sonhos. Ah, e surfei com o Kelly e o Mineirinho”, falou emocionado o professor Bananinha. De volta a Imbituba, Leandro Elias segue na expectativa. Ele ainda não sabe o que vai acontecer. A única certeza que Leandro Elias tem é que, em breve, estará no palco do Caldeirão do Huck para falar sobre o projeto que toca há 18 anos e já formou mais de 1500 jovens atletas. Por não ter uma sede própria, as aulas teóricas são desenvolvidas na casa do próprio professor. Já as aulas práticas acontecem na Praia do Porto. Hoje, o projeto “Educar para a vida” sobrevive da ajuda da comunidade. Todas as roupas de borracha e pranchas foram doadas por amigos do professor..Fonte: Portal da Hora.
OKTOBERFEST CRICIÚMA DISPONIBILIZA COMBO EMPRESARIAL.
Dentre as novidades da segunda edição da Oktoberfest Criciúma, uma delas é o combo na modalidade empresarial. A vantagem para quem pretende curtir a maior festa alemã do Sul catarinense chega com duas opções: no valor de R$ 600, com direito a 25 entradas e 50 tickets de chope pilsen e no valor de R$ 1 mil, com direito a 50 entradas e 100 tickets de chope pilsen. A Oktoberfest Criciúma ocorre de 11 a 14 de outubro no Parque das Nações. Segundo um dos membros da organização, Felipe Pasetto, o combo empresarial é válido para qualquer dia da festa sendo a compra efetuada somente mediante apresentação de CNPJ. “Pensamos no combo empresarial, pois a Oktober Criciúma além de ser uma festa familiar e para curtir com os amigos e em casal, é também uma ótima opção de integração com os colegas de trabalho. Sem falar que o preço, tanto nas duas modalidades, está bastante atrativo. Pretendemos fazer desta a melhor e também a mais acessível festa para toda cidade e região”, afirma. O combo empresarial está disponível, tanto no site ticketmais.com.br quanto nas lojas físicas espalhadas por toda região. Para quem não for adepto da modalidade, o valor, por dia, para entrada na festa é de R$ 20, sendo R$ 10 meia-entrada, assim como o ingresso solidário, com a entrega de um quilo de alimento não perecível. Além de muita música, cultura e brincadeiras, a Oktoberfest Criciúma traz o melhor da gastronomia típica alemã, e claro, muito chope de qualidade.
SEMANA NACIONAL DA BALEIA FRANCA VISA INTEGRAR O TURISMO COM A COMUNIDADE EM IMBITUBA.
Evento ocorre de segunda a quinta-feira, em Imbituba, e terá palestra com o Ministro do Turismo. A temporada de visitação das baleias francas no Litoral Sul catarinense movimenta o turismo e a economia locais. Pensando em promover e estimular isto, nesta segunda-feira (17), inicia a Semana Nacional da Baleia Franca, em Imbituba, um dos três municípios integrantes da chamada Rota da Baleia Franca – RBF – Garopaba e Laguna completam o trio. A programação segue até quinta-feira (20). O evento começa com a entrega dos Certificados de Excelência da Rota da Baleia Franca, nesta segunda-feira. O consultor do Sebrae/SC, Carlos Cappelini, explica que, para estarem aptas a receber o selo, as empresas precisaram atender uma série de requisitos, tais como: – Assinar o Termo de Adesão, o qual é a primeira exigência para fazer parte do projeto; – Estar em funcionamento durante a temporada de visitação das baleias francas, a qual ocorre de julho a novembro; – Participar dos encontros organizados nos três municípios que integram a RBF; 
Realizar uma inovação dentro da empresa; – Inserir alguma referência à baleia franca no empreendimento; – Adotar alguma prática sustentável, como separação e descarte correto de resíduos, compostagem, captação e uso de água da chuva, utilizar formas de energia alternativa, adquirir insumos locais ou orgânicos, entre outras opções; – Realizar a capacitação sobre a baleia franca para, pelo menos, parte dos colaboradores da empresa, o que é oferecido pelo Sebrae/SC através de cursos e consultorias; – Os empreendimentos que têm a obrigatoriedade legal do registro junto ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo, devem fazê-lo. O coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, destaca que 41 empresas receberão o certificado, como restaurantes, hotéis, pousadas, agências de turismo, artesãos, entre outros. “Esse é o segundo ano de entrega dos selos, também realizamos essa ação em 2016. O nosso objetivo é promover ações de integração entre as empresas da Rota, bem como o estímulo para ações sustentáveis nas empresas”, completa Gelosa. A programação da Semana Nacional da Baleia Franca continua na quarta-feira (19), com a palestra “Os reflexos do turismo na economia local”. O encontro será às 19 horas, no Imbituba Atlético Clube, no Centro. A palestra é aberta ao público em geral das três cidades e a entrada é um quilo de alimento. 
Quem vai comandar o encontro é o empresário, CEO da SBTUR Viagens e membro do Conselho Nacional de Turismo, Milton Zuanazzi. Ele adianta que vai abordar aspectos da governança que envolve vários atores do turismo, não apenas o setor público, mas também o privado e membros do terceiro setor. “Vamos tratar sobre a questão do capital social, fundamental no turismo, que é o capital da cultura da comunidade e a integração dela, não necessariamente dotadas de altos recursos orçamentários. Trata-se de envolvimento e trabalho em prol do turismo local. Parte disso é a própria hospitalidade da região, a outra parte é a formatação de produtos turísticos e isso vai além dos hotéis, restaurantes e agências de turismo. O pequeno produtor também é um importante propagador do turismo local”, pontua Zuanazzi. Palestra com Ministro do Turismo. Por fim, na quinta-feira, dia 20, acontece a palestra “Turismo Integrado”, com o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Turismo de Imbituba. A secretária da Pasta, Carina Genovez, ressalta que o tema é de suma importância para o momento que o turismo vive. 
“Temos visto que, dentro da realidade nacional, o turismo tem apontado como uma das grandes perspectivas de crescimento e de destaque nos setores de desenvolvimento da economia do país. Por isso, queremos integrar a comunidade e fazer com que as pessoas entendam que precisamos desenvolver a nossa capacidade turística de forma regionalizada. É fundamental ver o turismo como uma experiência integrada, pois o que atrai o turista são as belezas naturais do nosso litoral, mas é preciso mais do que isso”, afirma Carina. A Rota da Baleia Franca é um projeto idealizado pelo Sebrae/SC. A consultora do Sebrae/SC e gestora do projeto, Juliana Ghizzo, pontua que “é importante que toda a comunidade conheça a importância e os impactos do turismo. Às vezes, pensamos que o turismo somente gera renda para hotéis e restaurantes, mas, quando passamos a conhecer e perceber o efeito multiplicador, vemos que não é assim, pois o turismo pode mudar a vida da população local e precisa ser compreendido por todos”. Fonte: Sebrae
AVIÃO QUE TRANSPORTOU JÚLIO GARCIA CAI NO OESTE DO ESTADO.
O político desembarcou no Aeroporto Hercílio Luz, de onde foi para o Sul do Estado de carro. O avião de pequeno porte que caiu no Oeste de Santa Catarina neste sábado voltava de Florianópolis após deixar o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e atual candidato a deputado estadual, Julio Garcia (PSD), e um amigo dele. O político desembarcou no Aeroporto Hercílio Luz, de onde foi para o Sul do Estado de carro. À coluna, na tarde deste sábado, Garcia revelou que saiu de Chapecó, no Aeroporto Serafim Bertaso, 7h20, e chegou na Capital 8h30. Na vinda estavam ele, o piloto e o amigo do pessedista. Os dois últimos ficaram em Florianópolis, enquanto o piloto retornaria. “O voo na vinda foi totalmente normal, dali para frente não sei mais nada. Saímos de lá com neblina, mas nada de complicado”. Esta foi a segunda vez em que o candidato voou com o mesmo piloto. “Ele era experiente, voei com ele outra vez quando fui a Porto Alegre visitar o João Rodrigues (PSD)”. A aeronave, segundo Garcia, foi alugada pela equipe dele especificamente para este voo e ele desconhece quem são os proprietários. Fonte: Anderson Silva /NSC Total.


0 comentários: