PREFEITO DE IMBITUBA ROSENVALDO DA SILVA JÚNIOR PODE ASSINAR FILIAÇÃO NO PMDB - CRESCIMENTO PAUTA A ASSEMBLÉIA DO SICREDI EM IMBITUBA - ROTA DA BALEIA FRANCA: SEBRAE INICIA PREPARATIVOS PARA A TEMPORADA 2018 - OUTONO DEVERÁ SER MARCADO POR CHUVA ABAIXO DA MÉDIA EM SANTA CATARINA - ICMS SOBRE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS PODE SER ALTERADO, DIZ MEIRELLES - CONFRONTOS DA PRÓXIMA FASE DA COPA DO BRASIL DEFINIDOS - AUMENTO DE CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA PREOCUPA SANTA CATARINA - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SERÁ APRESENTADA ÀS ESCOLAS DE SANTA CATARINA.


IMBITUBENSE ROSINEI DA SILVEIRA É GRADUADO EM BACHAREL EM CIÊNCIA POLÍTICA
Rosinei, conhecido como professor Nei, recebeu no final de semana da UNINTER - o diploma da sua segunda graduação como bacharel em ciência política e se prepara atuar como cientista político e professor universitário. Professor Nei Silveira possui graduação em História - Licenciatura Plena pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (1996) e Bacharel em Ciência Política. Tem experiência de atuação nas áreas de Educação, Segurança Pública e Gestão Pública. Pós-Graduado, com especialização em Filosofia de Polícia Comunitária na UNISUL, especialização em Gestão de Polícia Comunitária - Magistério Superior na UNIVALE e especialização em Gestão Pública na UFSC. Mestrando em Educação na UDE – Uruguai. Em educação, tem atuado como professor de História, Sociologia e Filosofia no Ensino Fundamental e Médio e Educação de Adultos, professor em cursos de Pós-Graduação em Segurança Pública, professor em cursos de formação de Guarda Municipais e professor em cursos presenciais de Polícia comunitária pela SSP/SC e SENASP. 
Nas áreas de Segurança Pública e Gestão Pública, atuou como Investigador da Polícia Civil/SC, Gestor da Delegacia de Polícia do Município de Siderópolis/SC, Gestor do Setor de Fiscalização de Jogos e Diversões da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil - Criciúma/SC e Coordenador Regional De Polícia Comunitária - Criciúma/SC. Atualmente é Coordenador Regional da Defesa Civil em Criciúma/SC. Tem experiência na área de filosofia, educação, segurança pública e gestão pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Estado, Políticas Públicas, direitos humanos, sociologia da violência, movimentos sociais, democracia, cidadania, guardas municipais, sociedade, rede de atendimento e princípios constitucionais. Professor Rosinei da Silveira e natural de Imbituba, filho de Cândida Albano e Bonifácio da Silveira, é casado com Andressa da Conceição Plácido e ambos são pais do economista (formando do mês de agosto 2018 da UNESC-Criciúma e acadêmico de Relações Internacionais, Luiz Fernando Plácido da Silveira.
PREFEITO DE IMBITUBA ROSENVALDO DA SILVA JÚNIOR PODE ASSINAR FILIAÇÃO NO PMDB.
O prefeito de Imbituba, médico Rosenvaldo da Silva Jr. deixa transparecer que não está mais a vontada do partido de origem, o PT e por isso deve deixar nos próximos dias a sigla de Imbituba para assinar ficha no PMDB. Segundo fomos informados, o mentor da saída do prefeito do Partido dos Trabalhadores, é o ex-vice-prefeito e atual presidente do PMDB, Osny Souza Filho. Há muito o ex-prefeito Osny vem dialogando e convidando o prefeito para a sua sigla e pelo andar da carruagem, parece que agora a filiação deve sair. Não é a primeira vez que Rosenvaldo Júnior se manifesta em deixar o PT, anteriormente ele recebeu convite do PP, na época presidido pelo vice-prefeito José Roberto Martins, o Beto do Levy e igualmente mais tarde foi sondado pelo igualmente ex-prefeito Jaison Cardoso de Souza do PSDB. Como se vê, Rosenvaldo Jr. está transformado no nome mais cobiçado das principais siglas de Imbituba. Osny Souza Filho se mostra confiante na vinda do atual prefeito por acreditar que ele não não está satisfeito no PT e por não ter mais o que fazer numa sigla tão desgatada em nível nacional. A expectativa é que a filiação deverá acontecer até o final deste mês de março.
CRESCIMENTO PAUTA A ASSEMBLÉIA DO SICREDI EM IMBITUBA.
Instituição Financeira Cooperativa reuniu os associados para debaterem ações executadas no ano passado e o planejamento para este ano. A Sicredi Sul SC, uma das 117 cooperativas pertencentes ao sistema Sicredi, deu sequência na última semana, em Imbituba, ao seu calendário de Assembleias 2018. Mais de oitenta associados à Instituição Financeira Cooperativa se reuniram no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Além de acompanhar os números da agência e do sistema, eles participaram do sorteio de brindes e de um jantar promovido pela equipe, liderada pelo gerente Cleber Milak Fernandes.Foram mais de dois meses de mobilização para o evento. “Ficamos muito felizes com a presença de tantos associados. 
Isso mostra o quanto eles estão engajados com a nossa proposta”, afirmou Fernandes, que conduz a agência que completa oito meses de funcionamento nesta semana. Para 2018, o foco do Sicredi em Imbituba está na busca de novos associados. “A agência apresentou um crescimento muito interessante nos primeiros meses. Agora, cada membro do nosso quadro social tem a missão de indicar a sua cooperativa para mais pessoas da comunidade”, destacou Erli Silveira Lima, diretor executivo da Sicredi Sul SC, durante a Assembleia. Junto ao crescimento da agência, foram apresentados os números do sistema, que está presente em 21 estados brasileiros com mais de 3,6 milhões de associados, e o resultado da cooperativa na região. “Terminamos 2017 com um incremento local superior a 40% nas operações de crédito, na comparação com o mesmo período de 2016. 
Usando a mesma base comparativa, avançamos 51% em poupança e 95% em resultados”, resumiu Aloísio Westrup, presidente da Instituição Financeira Cooperativa. As assembleias da Sul SC seguirão até 19 de abril, em nove municípios de sua área de atuação. Conheça o Sicredi. NACIONAL - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, que exercem o papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi possui 117 cooperativas em 21 estados*, possui 1.575 agências e gera 22,8 mil empregos diretos em 1.212 municípios no país. Em 199 municípios brasileiros, o Sicredi é a única instituição financeira presente. *Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Sobre a Sicredi Sul SC. 
Com mais de 17 mil associados, o Sicredi Sul de Santa Catarina é uma das cooperativas de crédito que integram o sistema Sicredi. Sua área de atuação compreende 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, contando para isso com uma estrutura de quatorze agências. NB. Após a Assembléia, a direção do Sicredi ofereceu um jantar aos associados, convidados e colaboradores, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Imaculada Conceição de Imbituba. Um fato notório durante a Assembléia e o jantar foram os comentários elogiosos aos diretores do Sicredi, pelo respeito e tratamento dispensado aos seus associados, como jamais foram vistos em outros estabelecimentos bancários de Imbituba.  Fonte: Giovana Pedroso. Assessora de Comunicação e Marketing.
ACIM ELEGE NOVA DIRETORIA PARA A GESTÃO 2018/2020 E ADILSON SILVESTRE É O PRESIDENTE.
Jantar de posse será no dia 6 de abril, as 20h no Praia Eventos. A atração principal é palestra Liderança de Máxima Performance. A Associação Empresarial de Imbituba elegeu na última quinta-feira, 15 de março, a nova diretoria para a gestão 2018/2020. A eleição contou com 34% dos habilitados a votar e elegeu a chapa única liderada por Adilson Silvestre e Jaime Pacheco Alves, presidente e vice respectivamente, por unanimidade. A Assembleia Geral Ordinária de posse será no dia 2 de abril na sede da entidade, às 13h. O jantar de posse será no dia 6 de abril, as 20h no Praia Eventos. Os associados são convidados a participar do evento com gratuidade do jantar, exceto bebidas. As vagas são limitadas e a presença deve ser confirmada na ACIM até o dia 2 de abril. O jantar contará com a palestra “Liderança de Máxima Performance”, com Marcelo dos Santos e Renata Nunes, da empresa Business Performance, referência em soluções corporativas para maximizar a performance de negócios, através de metodologias exclusivas, presentes em mais de 50 países nos 5 continentes.
DIRETORIA EXECUTIVA: Diretor Presidente – Adilson Jorge Silvestre – Silvestre Praia Hotel
Diretor Vice-presidente – Jaime Pacheco Alves – Lasca Mineração
Diretora Administrativa – Andréia Leydeane Miranda - Servicon
Diretor Financeiro – Santos Pacheco Alves – Irama
Diretor Técnico/Núcleos – Antonio Carlos Bandeira Guimarães Neto – Simetria Transp. e Armazéns
Diretor de Assuntos de Comércio – Sérgio Augusto Costa – D.A.C. Com. e Representações
Diretor de Assuntos de Indústria – Rafael Luiz Pereira – Refisa
Diretor de Assuntos de Serviços – Jair Dias Santana – ILP (Imbituba Logística Portuária)
Diretor de Assuntos Portuários – Jorge Luiz de Souza – Agência Marítima Orion
Diretor de Assuntos de Turismo – Cassiano Betat Neto
Diretor de Assuntos de Hotel, Bar e Restaurante – Guilherme Carradore Nunes – Pizzaria Del Mondo
Diretor de Assuntos da Mulher Empresária – Maria Zilá de Souza Gil – Agência Marítima Imbituba
Diretor de Assuntos do Jovem Empresário – Henrique de Bona Neto – Galeria Jack
Diretor de Assuntos de Agricultura e Pesca – Marlon Testoni Batisti -
Gonçalves Pacheco Advogados Associados
Diretor de Assuntos de Meio Ambiente – Joaquim Paulo Guarache Leonardo – Etal
Diretor de Assuntos da Pequena e Microempresa – Edson de Souza – Akilas Engenharia
Diretor de Assuntos Relações Governamentais – Luiz Dário Rocha – Agro Rocha
Diretor de Assuntos de Responsabilidade Social – Gilberto Barreto - Logisport
CONSELHO DELIBERATIVO: Conselheiros: Jaime Pacheco Alves, José Roberto Martins, Antonio Carlos B. Guimarães Filho, Dalmyr Rodrigues Neto, Paulo Laudelino de Senna, Fabiano Ludvig e Zoe Pacheco Luiz. Suplentes: Adilson Jorge Silvestre, Valdeci Borges Benedet, Rogério Cordero Spode, Eduardo Comelli, Fábio Luiz Rocha, Cláudio Vicente e André Manoel L. de Oliveira. CONSELHO FISCAL: Conselheiros: Vilson Pacheco Alves, Gustavo Andres Gorigoitia Veja e Lizandra Domingos Paes Ronzani. Suplentes: Geraldo Luiz Speck Miranda, Juliano Franco e Adilson Sampaio. COMISSÃO ELEITORAL: Para acompanhar os atos eleitorais e concluir a apuração das eleições em tela, fica designado a seguinte comissão: Cesar de Oliveira – Oliveira & Aviz Advogados Associados, Geize Ketlin Oliveira da Silva – Bem Me Quer Cuidados com Você, Jandir Silva de Aguiar – Papelaria Preço Bom. Emanuelle Querino Alves de Aviz. 
ROTA DA BALEIA FRANCA: SEBRAE INICIA PREPARATIVOS PARA A TEMPORADA 2018.
Idealizador do projeto Rota da Baleia Franca (RBF), o Sebrae/SC inicia a preparação para a temporada 2018 de avistamento das baleias-francas. Os animais costumam chegar ao Litoral Sul catarinense em julho e permanecem até novembro, o que movimenta a economia dos municípios que fazem parte da Rota – Garopaba, Imbituba e Laguna – e de toda a região. Para dar andamento ao projeto e atrair cada vez mais turistas, garantindo o sucesso dos parceiros locais, estão sendo organizadas reuniões preparatórias nos três municípios. Em Garopaba, o encontro acontece nesta terça-feira, dia 20, às 15 horas, na Associação Empresarial de Garopaba (Acig). Já em Imbituba, a reunião será na quarta-feira, dia 21, a partir das 15 horas, na Associação Empresarial de Imbituba (Acim). E em Laguna, a reunião será na quinta-feira, dia 22, às 15 horas, na Associação Empresarial de Laguna (Acil). “Estamos começando as preparações para a temporada 2018 e o nosso objetivo é ter mais empresas na Rota. Então, as reuniões são abertas às instituições públicas e privadas que pertencem ao território e já aderiram a Rota da Baleia Franca, mas também aos empresários que ainda não fazem parte e desejam aderir ao projeto nessa temporada. Essa é a última chamada”, explica a analista do Sebrae/SC e gestora da Rota, Juliana Baldessar Ghizzo. Nas reuniões serão retomadas as atividades com trade turístico dos municípios, apresentando as ações realizadas até o momento e formatando um plano de lançamento para a nova temporada. “A Rota da Baleia Franca é desenvolvida há três anos e já teve a adesão de cerca de 170 empresas dos mais variados segmentos. Ao longo do projeto, o Sebrae presta diversas consultorias e muitas melhorias e inovações foram promovidas nesses empreendimentos, então os participantes têm muito a ganhar”, conclui Juliana. Fonte: Vanessa Amando / Nazario & Bortot Comunicação.
OUTONO DEVERÁ SER MARCADO POR CHUVA ABAIXO DA MÉDIA EM SANTA CATARINA.
A Epagri/Ciram divulgou a previsão climática em Santa Catarina para os meses de março, abril e maio de 2018, com a chegada do Outono. Até o fim de março, a chuva deve ficar abaixo da média na maioria das regiões, com exceção nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, onde chove um pouco acima da média. Nos meses de abril e maio, todas as regiões de SC tendem a ficar com chuva abaixo da média. O destaque é que até o final do verão e início de outono podem ocorrer temporais com granizo e ventania, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. A média mensal é de 110mm a 140mm do Oeste ao Planalto e mais alta no Litoral e Vale do Itajaí, de 150mm a 200mm. Nas primeiras semanas de março, ocorreram chuvas de curta duração, típica de verão, entre a tarde e noite, por vezes também na madrugada. A partir da segunda quinzena de março, com a chegada do outono no dia 20, a chuva de verão diminui, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil e são responsáveis pela maior parte da chuva, em Santa Catarina. Geadas e nevoeiros estão previstos a partir dessa data, especialmente na Serra catarinense e Sul do Estado. Em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal é de 100mm a 170mm, sendo mais alto no Planalto e Litoral. A partir de maio, o frio chega com temperaturas baixas e possibilidade de neve, especialmente na Serra. Ainda há previsão de ocorrer o veranico, aqueles dias de temperaturas mais altas no meio do Outono. São características do outono: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio. Também ocorrem as chamadas grande amplitude térmica diária, que é a diferença de temperatura mínima e máxima e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.
ICMS SOBRE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS PODE SER ALTERADO, DIZ MEIRELLES.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira que o ICMS sobre preços de combustíveis poderia ser alterado, mas destacou que o governo precisa conversar com os Estados para tanto. Em entrevista à rádio CBN, Meirelles indicou que isso faz parte das avaliações que estão sendo feitas acerca da estrutura tributária dos preços de combustíveis, reiterando que a política de preços da Petrobras é autônoma. "Não haverá nenhuma mudança na política de preços da Petrobras", disse. No início deste mês, Meirelles chegou a dizer que o governo estava discutindo com a Petrobras nova política de preços de maneira que o aumento das cotações no mercado internacional não prejudicasse o consumidor e, por outro lado, uma queda muito grande não fizesse o mesmo com a estatal. Depois da forte reação da Petrobras, que disse que em nenhum momento cogitou qualquer alteração nas regras atualmente aplicadas, que são de sua exclusiva alçada, Meirelles recuou e afirmou que o governo na verdade estava de olho na estrutura de tributação. A atual sistemática de preços da Petrobras nas refinarias prevê reajustes até diários da gasolina e do diesel em refinarias para seguir o mercado internacional, provocando volatilidade nos valores cobrados, o que vem afetando a percepção dos consumidores quanto à alta de preços na economia apesar de a inflação estar em níveis historicamente baixos. Segundo a Petrobras, a parcela da refinaria representa menos de 50 por cento do preço do diesel na bomba e uma fatia inferior a 33 por cento para a gasolina. A companhia defende que qualquer medida para diminuir a volatilidade dos combustíveis deverá alcançar principalmente a carga tributária federal e estadual. Fonte: Marcela Ayres
PANIFICADORA E LANCHONETE DIPRODAM, TRADIÇÃO, QUALIDADE E CAMPEÃ NO BEM SERVIR, EM VILA NOVA ALVORADA, DIVINÉIA E NO CENTRO DA CIDADE. DIREÇÃO DOS IRMÃOS EDIR E EDINHO, TELEFONE 3255-0306. IMBITUBA SC.
--------------------------------------------
DEFINIDOS OS CONFRONTOS DA PRÓXIMA FASE DA COPA DO BRASIL DEFINIDOS.
Sorteio foi realizado nesta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF). Foram definidos os confrontos da próxima fase da Copa do Brasil, nesta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A quarta fase é composta por cinco duelos, os vencedores irão se classificar para as oitavas de final e se juntar a América-MG (campeão da Série B), Bahia (campeão da Copa do Nordeste), Luverdense (campeão da Copa Verde) e as equipes brasileiras que disputam a Libertadores. Confira abaixo os confrontos: • Atlético-PR x São Paulo  Um dos principais confrontos dessa próxima fase, Atlético-PR e São Paulo reeditam a final da Libertadores de 2005. Na ocasião, vitória do São Paulo e a conquista do terceiro título do clube paulista da competição. O Atlético-PR joga o primeiro jogo em casa.O clube paulista vive uma fase conturbada e ainda mantém a irregularidade vista em 2017. Em boa fase, Valdívia é um dos destaques da equipe, na Copa do Brasil já são dois gols em três jogos. Pelo lado paranaense, o Atlético vive uma fase melhor, sendo líder do grupo B do Campeonato Parananese. O meia Guilherme é o artilheiro da equipe na Copa do Brasil com dois gols.O retrospecto entre as equipes é equilibradíssimo. São 55 jogos no total, com 18 vitórias para o São Paulo, 18 vitórias para o Atlético Paranaense e 19 empates. Pela Copa do Brasil, as equipes nunca se enfrentaram. • Internacional x Vitória Internacional e Vitória fazem outro duelo de Série A na quarta fase da Copa do Brasil. O Colorado, que faz o primeiro jogo em casa, vive momento irregular. Apesar de um bom Campeonato Gaúcho, a equipe vem de um retrospecto ruim contra o Grêmio, seu principal rival. Nas quartas de final do Gauchão, derrota de 3 a 0 e na fase de classificação, derrota por 2 a 1. O volante Edenílson é o artilheiro da equipe, com 2 gols. Além dele, William Pottker, D’Alessandro e Rodrigo Dourado também são destaques. O Vitória vive boa fase no ano. Líder do Campeonato Baiano, com 22 pontos, com uma das melhores defesas e ataque da competição. Neilton, um dos artilheiros do estadual, é um dos destaques da equipe, junto com Denilson. Na Copa do Brasil não é diferente, Neilton, com dois três gols, é o artilheiro da equipe. 
Seguido por Denilson, com dois gols. O Inter nunca venceu o Vitória na Copa do Brasil. Foram dois jogos, um empate e uma derrota. Na história, são 35 jogos e o equilíbrio absoluto. São 12 vitórias para cada lado e 11 empates. • Atlético Mineiro x Ferroviário-CE Atlético Mineiro enfrenta o Ferroviário-CE, a grande surpresa da Copa do Brasil deste ano e faz o primeiro jogo em casa. É um jogo perigoso para o Galo, que tem se destacado pela defesa e pelo estilo ofensivo baseado no contra-ataque. Após início de temporada irregular, o Galo se classificou em terceiro no Mineiro e, ao vencer o URT, se classificou para a semifinal. Na Copa do Brasil, passou com dificuldade na maioria dos jogos, principalmente na fase anterior, contra o Figueirense. Otero é o principal jogador do clube no ano, sendo o líder de assistências da equipe, minando um ataque veloz composto por Érik, Roger Guedes e Cazares, além de Ricardo Oliveira.O Ferroviário surpreendeu a todos ao conseguir se classificar para a quarta fase. Na primeira fase, venceu o Confiança por 2 a 1. A zebra veio na segunda fase, quando eliminou o Sport nos pênaltis, em um dos jogos mais marcantes da competição. O Ferroviário perdia de 3 a 0 e conseguiu fazer três gols nos minutos finais. Na terceira fase, eliminou o Vila Nova. O volante Mazinho e o meia Janeudo são um dos destaques da equipe.As equipes se enfrentaram apenas uma vez na história. No Campeonato Brasileiro de 1981, um empate de 1 a 1. • Ponte Preta x Náutico Sem conseguir se classificar para as quartas de final do Campeonato Paulista, a Ponte joga o primeiro jogo em casa contra o Náutico. O time pernambucano vive bom momento e se classificou em primeiro no Campeonato Pernambucano, com 19 pontos e melhor ataque da competição. O meia Wallace Pernambucano é um dos principais destaques da equipe.A Ponte Preta enfrentou times de menor expressão, mas não teve vida fácil na Copa do Brasil. Iniciou empatando por 0 a 0 contra o Nacional-AM. 
Depois, venceu por 1 a 0, em casa, o Inter de Limeira. Na terceira fase, garantiu a classificação nos pênaltis, contra o Sampaio Correia. Foram três jogos e apenas um gol marcado. O atacante Felippe Cardoso é um dos destaques da equipe.O retrospecto entre as equipes também é equilibrado. Foram 19 jogos na história, com seis vitórias para cada lado e sete empates, em 19 jogos.• Avaí x Goiás. O Avaí eliminou o Fluminense e vem com confiança para enfrentar o Goiás. Terceiro colocado no Campeonato Paranaense, o Avaí fez ótima campanha na Copa do Brasil e vai fazer o primeiro jogo em casa. O Leão venceu todos os jogos e se classificou com propriedade contra o Fluminense, vencendo os dois jogos: o primeiro por 2 a 1, fora de casa e o segundo, por 1 a 0, em casa. O atacante Getúlio e o meia Luanzinho são um dos destaques.O Goiás também fez boa campanha na Copa do Brasil. Líder do grupo A do Campeonato Goiano, com 24 pontos, o Esmeraldino venceu o Sinop na primeira fase e passou nos pênaltis contra o Boa Esporte, na segunda fase. A melhor partida do clube goiano foi contra o Coritiba. Vitória por 1 a 0 em casa e empate no segundo jogo, sacramentando a classificação. O atacante Carlos Eduardo, de 21 anos, é um dos destaques da equipe.Na história, são 13 jogos, com vantagem do Avaí. Sem nunca se enfrentarem na Copa do Brasil, são sete vitórias do Avaí contra cinco vitórias do Goiás e um empate.
AUMENTO DE CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA PREOCUPA SANTA CATARINA
Preocupante. É assim que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Dive/SC) define o aumento de 24,4% no número de casos de bebês catarinenses que nasceram com sífilis. Trata-se de uma doença sexualmente transmissível que, se não tratada na gravidez, pode levar à má-formação ou até ao aborto do feto. Ao todo, foram 697 casos ao longo de 2017, contra 560 em 2016, total que era considerado alto já que, conforme a própria Dive, nenhum caso de sífilis congênita, quando a mãe transmite a doença para o filho durante a gestação ou parto, deveria ser admitido. O nascimento de crianças infectadas com a bactéria Treponema Pallidum demonstra que o problema da epidemia de sífilis que assola não só o Estado, mas o país, vai além das estatísticas e acende dois alertas. O primeiro e mais crítico é o que expõe falhas no atendimento das mulheres durante o pré-natal, que, por ser inadequado ou tardio, deixar passar o diagnóstico da doença que pode ser facilmente tratada e curada. Já o segundo, que leva em conta os casos de sífilis adquirida, evidencia na prática o efeito cadeia desse tipo de infecção.– Nossa preocupação é com a (sífilis) gestante e a congênita. 
Só tem essas doenças porque foi adquirida. Precisa se ter um olhar especial para a gestante e o plano estadual é focado nisso para evitar que a criança nasça já com a doença. A falha está onde? No pré-natal? Claro que tem a questão da sífilis adquirida, mas não dá para combater todos os casos. Então, o foco inclusive do Ministério da Saúde é esse. A gente monitora as três, mas objetiva na questão de capacitação e divulgação (para imprensa) é a de gestante e congênita – diz a gerente de vigilância das DST/Aids e Hepatites Virais da Dive/SC, Dulce Quevedo. A sífilis adquirida que Dulce menciona é a classificação usada nos casos onde o paciente contraí a bactéria por meio de relações sexuais onde não há uso de preservativo. Em 2017, 10,6 mil catarinenses foram diagnosticados com a doença, percentual 25,9% superior ao registrado em 2016. No Brasil, dados de 2016 do Ministério da Saúde evidenciavam o crescimento dos índices.  Naquele ano, comparado a 2015, foram registrados 42,5 casos para 100 mil habitantes, aumento de 26,8%. Os dados referente a 2017 ainda não foram divulgados. Também em 2016, SC superou  a média nacional no número de casos de  sífilis: 8.468 diagnósticos, 40% a mais do que o total de 2015, quando 5,9 mil homens e mulheres contraíram a doença. Fonte: Larissa Neumann
AGORA EM NOVO ENDEREÇO, RUA IRINEU BORNHAUSEN. 209, SALA 4, CLIMATIZADA, TELEFONES 3255-8449 - 99945-8829. - IMBITUBA SC.
---------------------------------------------------
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SERÁ APRESENTADA ÀS ESCOLAS DE SANTA CATARINA
O "Dia D" é uma mobilização nacional, de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed), promovida pelas unidades de ensino públicas e particulares, com intuito de discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Santa Catarina, a ação iniciou no dia 6, e terá como ponto alto esta terça-feira, 20, para estudo da BNCC envolvendo toda a comunidade escolar das diferentes redes. A Secretaria de Estado da Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC), Federação Catarinense de Municípios (FECAM), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e o Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE-SC) estão engajadas na organização do movimento no Estado, encaminhando orientações aos municípios sobre a articulação nas escolas. O movimento iniciou com mobilização de planejamento das ações nas unidades de ensino, a partir das instruções fornecidas pelas entidades. De acordo com a coordenadora da BNCC na SED, Júlia Siqueira, o regime de colaboração entre as diferentes entidades tem feito a diferença nesta mobilização. — Todas as entidades educacionais estão envolvidas no processo de organização para a grande mobilização, que será marcada pela troca de conhecimento sobre a BNCC homologada e o plano de trabalho que Santa Catarina está desenhando para a implantação de Base a partir de 2019 — destaca. 
PRECISOU DE PRODUTOS NATURA? PRETTA PLÁCIDO, A SUA CONSULTORA EM IMBITUBA SC. TELEFONES 3255-3032 - 99139-1966.
--------------------------------------
Foi disponibilizado conteúdo de caráter sugestivo para auxiliar as Secretarias de Educação e escolas na realização desse movimento. Cada unidade planejou suas estratégias de acordo com a realidade local, podendo utilizar o material completo ou parte dele. A ideia é que a BNCC possa ser conhecida e estudada por todos que fazem parte da comunidade escolar, secretários Municipais e Estadual de Educação, diretores de escola, equipe pedagógica, professores, pais e alunos, ampliando, assim, as discussões sobre o documento final, homologado em dezembro de 2017, que refletirá na construção de um novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.— Esperamos que, com o nosso incentivo, se faça um Dia D de peso em Santa Catarina. Que as unidades estejam empenhadas pra que o conhecimento chegue ao alcance do maior número de pessoas possíveis. Queremos a participação de todos nessa mobilização para implementação da BNCC no estado, pois a construção do currículo impactará a vida de milhares de estudantes e, consequentemente, dos envolvidos com a educação dessas crianças e jovens — conclui o presidente da Undime-SC, Roque Antônio Mattei. Fonte: Ministério da Educação.




0 comentários: