QUINTA-FEIRA 02 É DATA PARA HOMENAGEAR OS ENTES QUERIDOS - EMPRESÁRIOS PREPARAM ENCONTROS DE NEGÓCIOS NO PORTO DE IMBITUBA - PROJETO COMUNIDADE ATIVA MOVIMENTA TERCEIRA IDADE - COMUNIDADES RECEBEM PROJETO DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - SAIBA POR QUE NÃO SE DEVE TENTAR MASCARAR O ODOR VAGINAL - ESPECIALISTAS DIZEM PORQUE NÃO DEVEMOS USAR PAPEL HIGIÊNICO - BANCO SAFRA PAGARÁ US$ 10 MILHÕES POR MOVIMENTAR DINHEIRO DESVIADO POR MALUF - MÃE E FILHO MORREM EM ACIDENTE AO CAIR DE PONTE NA BR-101 - PORTO DE IMBITUBA CONCEDE NOVO DESCONTO DE TARIFA PARA GRANÉIS AGRÍCOLAS - SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE PAULO MÁRCIO DE SOUZA INSTALA PLACAS DE CONSCIENTIZAÇÃO.

NOVEMBRO AZUL: PACIENTES COM CÂNCER DEVEM ESTAR ATENTOS AOS SEUS DIREITOS.
O Ministério Público pode atuar em caso de não cumprimento destes direitos. Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, novembro é a vez dos homens, com o foco na saúde masculina e prevenção do câncer de próstata. Mesmo com informação e campanhas de conscientização em toda mídia, as dúvidas e preconceitos ainda prevalecem entre os homens. De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, a cada 40 minutos, um homem morre por causa do câncer de próstata no Brasil. Os homens vivem cerca de sete anos a menos do que as mulheres, e a principal razão é não agregar a prevenção e o cuidado com a saúde aos seus hábitos. Se for diagnosticado no início, há 90% de chances de cura para o câncer de próstata, e os exames de sangue e de toque são essenciais para isso. O teste de PSA - antígeno prostático específico - é usado principalmente em pacientes assintomáticos, mas também se aplica aos homens que apresentam os primeiros sintomas da doença. Quanto maior for o nível de PSA no sangue, maiores as chances do desenvolvimento do câncer. O exame de toque retal, feito por um urologista, leva de um a dois minutos e deve ser feito a partir dos 45 anos. Em casos de histórico da doença, o preventivo deve ser anual. Uma pesquisa do Datafolha, realizada em agosto deste ano, mostra que 21% da população masculina não vê o exame de toque retal como "coisa de homem". 
Dos homens com mais de 60 anos, 38% não o consideram necessário. Durante todo o mês de novembro, nas redes sociais da Instituição, serão postadas publicações relacionadas à saúde do homem e aos direitos dos pacientes oncológicos, com o intuito de reforçar a importância da prevenção e de compartilhar informações relevantes para um diagnóstico precoce. No MPSC, também foram distribuídos para Membros e Servidores laços rosas e azuis, confeccionados por servidoras aposentadas para serem usados como broches - um lembrete da importância da conscientização de mulheres e homens sobre o câncer de mama e o câncer de próstata. Entenda os direitos A Lei nº 13.045, de 25 de novembro de 2014, reforça a importância de preparar os serviços públicos e envolver os profissionais de saúde de forma a garantir atendimento adequado e humanizado. Quanto à Lei nº 10.289, garante que "as unidades integrantes do Sistema Único de Saúde são obrigadas a realizar exames para a detecção precoce do câncer de próstata sempre que, a critério médico, tal procedimento for considerado necessário". Outro avanço na luta contra todos os tipos de câncer foi a Lei dos 60 dias (n°12.732/12), que garante aos pacientes oncológicos o direito de iniciar o tratamento pelo SUS até 60 dias após o diagnóstico. Referente à Lei dos 60 dias, a Portaria n. 1.220/14 (que altera a Portaria n. 876/GM/MS/14) foi publicada pelo Ministério da Saúde em 2014 e veio para não dar margem às dúvidas quanto ao prazo para início do tratamento. A partir dessa portaria, fica definido que o prazo deve ser contado a partir da data do laudo patológico (exame) e não mais da data do registro no prontuário do paciente (primeira consulta após realização do exame), o que reduz o tempo de espera dos pacientes. Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) têm também direito ao Serviço de Atenção Domiciliar, que será prestado na residência e com garantia de continuidade dos cuidados à saúde. 
Tal serviço só pode ser disponibilizado com expressa prescrição médica, autorização do paciente e dos familiares e inclui atendimento médico e de enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio. Veja outros direitos - É direito do paciente solicitar uma segunda opinião médica, podendo trocar de profissional ou até de hospital (artigo 5º, inciso IX, da Portaria MS n. 1.820/2009); - É direito do paciente ter acesso ao seu prontuário médico, podendo solicitar uma cópia dele (Artigo 88 do Código de Ética Médica); - Direito de recusar tratamento, desde que seja informado adequadamente sobre riscos e consequências; - Pacientes com câncer têm prioridades no julgamento de processos judiciais dos quais seja parte ou interessado (Artigo 1.211-A da Lei n. 12.008, de 29 de julho de 2009 c/c artigo 1.048, inciso I, do Código de Processo Civil); - Pacientes incapazes de trabalhar têm direito a indenizações decorrentes de contratos de seguro de vida e aposentadoria privada, caso o contrato preveja indenização para diagnósticos de doenças.- Pacientes com câncer têm prioridade no recebimento de créditos judiciais contra o Estado (Precatório); - Direito a acompanhante, em casos de internação, para pacientes menores de 18 anos de idade (Art. 12 da Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990) e pacientes com mais de 60 anos (Art. 16 da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003). FGTS e PIS/PASEP* Na fase sintomática da doença, o trabalhador que tiver câncer ou que tenha dependente com câncer poderá fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para isso, a pessoa não precisa estar empregada: basta ter saldo de contratações anteriores. O Fundo de Participação PIS/PASEP também pode ser retirado pelo trabalhador cadastrado que for paciente oncológico ou que tiver algum dependente com câncer. Plano de Saúde* As operadoras não podem proibir que um paciente com câncer contrate um plano de saúde, mas quem determina a carência é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O mesmo acontece com o quesito idade: não se pode negar a contratação do plano baseado na idade do segurado. Para a cobertura de alguns procedimentos de alto custo, o prazo máximo é de 24 meses de carência. Entre os procedimentos classificados como de alta complexidade estão a quimioterapia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Em casos de urgência/emergência, o limite máximo de carência é de 24 horas da necessidade médica. Assim, mesmo com o diagnóstico antes da contratação do plano, o paciente tem o direito de receber a cobertura do atendimento. Quanto aos preços, o diagnóstico de câncer ou de qualquer outra doença não é sinônimo de acréscimo na mensalidade. Existem três reajustes que podem ser feitos nos planos de saúde - Reajuste anual: ocorre no aniversário do contrato. Em planos individuais e familiares, devem ser limitados pela ANS, que determina o percentual aceito naquele ano. 
--------------------------------------------------
Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
-------------------------------------------------
Em planos coletivos ou por adesão, cabe às partes contratantes especificarem nos contratos como serão os reajustes. - Reajuste etário: é permitido até os 59 anos, graças ao Estatuto do Idoso, que proíbe reajustes etários aos idosos. - Reajuste por sinistralidade: ocorre em planos coletivos ou por adesão. As companhias somam os gastos anuais com saúde daquele especifico grupo e verifica a variação que justificaria o reajuste para aquele especifico grupo. Todos os reajustes são válidos, mas nunca podem ser feitos de forma abusiva. São sempre passíveis de análises judiciais. Ao contratar um plano ou seguro de saúde, o consumidor pode optar por contratar apenas a cobertura hospitalar ou a cobertura ambulatorial e hospitalar.A quimioterapia e a radioterapia são procedimentos, na maioria das vezes, de natureza ambulatorial. Ainda assim, planos com cobertura exclusivamente hospitalar devem assegurar tais terapias, inclusive a quimioterapia oral/domiciliar. Após a entrada em vigor da Lei n. 12.880, de 2013, as operadoras passaram a ser compelidas, legalmente, a assumir o custo desses quimioterápicos e, também, de medicamentos destinados ao controle dos efeitos colaterais relacionados à quimioterapia oral ou endovenosa. Auxílio doença* Quando o paciente está temporariamente afastado do trabalho por conta da doença e do tratamento, pode solicitar o acesso ao benefício. Para isso, é preciso que seja comprovada a incapacidade ao trabalho por meio da perícia médica realizada no INSS. Onde solicitar? O paciente deve dirigir-se até uma agência da Previdência Social ou entrar em contato pelo 135 e realizar o agendamento da perícia médica. É necessário ter contribuído por no mínimo 12 meses e estar afastado por mais de 15 dias. Aposentadoria por invalidez* A condição de paciente oncológico não significa inabilidade para o trabalho. Apenas em casos de incapacidade é possível solicitar a aposentadoria por invalidez. O procedimento é realizado por meio de perícia médica, dentro dos critérios da Previdência Social. Onde solicitar? O pedido deve ser feito em um dos postos da Previdência Social. Amparo Assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência que forem diagnosticados com câncer. O benefício garante uma renda mensal vitalícia no valor de um salário mínimo. Onde solicitar? O interessado deve comparecer em uma das agências da Previdência Social. Informações do Instituto Lado a Lado pela Vida.
QUINTA-FEIRA 02 É DATA PARA HOMENAGEAR OS ENTES QUERIDOS.
Cemitérios de toda a região recebem centenas de famílias na quinta-feira. O Dia de Finados é um dos mais tradicionais, e dias antes a preparação dos túmulos, jazigos e capelas é um momento de reflexão, homenagem e também de saudade. Na terça-feira, no Cemitério Municipal de Tubarão, muitas pessoas faziam os últimos ajustes. Tradicionalmente, Silésia Carvalho Garcia e a filha Cláudia Carvalho fazem a última limpeza do jazigo da família, dias antes de Finados. Com a ajuda da cunhada, Ede Garcia, munidas de baldes, panos e vassouras, sob o sol forte, deixavam tudo pronto. “É uma tradição e não vamos deixar um ano sequer sem fazer. Aprendemos com a nossa mãe e hoje estamos aqui”, fala Ede.  Para a tubaronense, todo esse ritual é uma forma de homenagem. “Sempre sentiremos saudades. Eles não voltam mais. Contudo, deixar o local em que estão sepultados em ordem é um alento. É uma forma de dar um carinho”, afirma Cláudia, enquanto fazia os últimos ajustes no túmulo dos familiares. Ainda no Dia de Finados, a Catedral de Tubarão realiza duas missas: às 9h e às 19h. Já às 18h acontece o tradicional terço, no Cemitério Municipal. 
A origem do Dia de Finados. Desde o século I, os cristãos rezam pelos falecidos. Costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram em martírio. No século IV já encontramos a memória dos mortos na celebração da missa. Desde o século V, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. Na região da Amurel os municípios se prepararam com limpezas de cemitérios e as floriculturas estão atendendo em horário, especial para atender a grande demanda de procura de flores, bem como os supermercado0s para vendas de velas e também flores. Fonte: Daiane Fernandes/DS.
EMPRESÁRIOS PREPARAM ENCONTROS DE NEGÓCIOS NO PORTO DE IMBITUBA.
O Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Comex organiza um Encontro de Negócios que será realizado no Porto de Imbituba, no dia 10 de novembro, sexta feira. Será na Garagem 10 do Porto de Imbituba, a partir das 9h. O encontro contará com palestras relevantes para o trade além de uma visita a área portuária e uma rodada de negócios. O coordenador do núcleo, Jorge de Souza, destaca que o objetivo do evento é aproximar empresários que podem utilizar o Porto de Imbituba para melhorar sua eficiência logística ou explorar novas oportunidades de negócio. “Temos muitas empresas na região Sul que poderiam importar ou exportar por Imbituba, mas talvez ainda não conheçam as vantagens. Queremos nos aproximar de quem realmente pode fazer negócio e oferecer soluções”, afirma. Após as palestras, as empresas nucleadas estarão disponíveis para conversar criar networking. O evento conta com o patrocínio da Agência Marítima Imbituba, Agência Marítima Orion, CBR Logística, Fertisanta, Friendship, Grupo BM3, LM Brasil Logística e Transportes, Sagres Agenciamentos Marítimos, Santos Brasil, SC Par Porto de Imbituba e Wilson Sons. Para participar é necessário preencher um cadastro no link bit.ly/encontro-de-negocios-im bituba até 6 de novembro. As vagas são limitadas e há possibilidade de lista de espera. Para mais informações entrar em contato com Débora Rodrigues, no e-mail nucleos@acimimbituba.or g ou no telefone (48) 3255-1415. Programação. 9h – Boas-vindas da Autoridade Portuária - com Rogério Pupo Gonçalves, presidente da SC Par Porto de Imbituba 9h30 – Operações Portuárias em Imbituba – com Pablo de Almeida Fonseca, Gerente de Operações da SC Par Porto de Imbituba 10h – Inovações para o Distrito Industrial – com Dorlin Nunes, Secretário Municipal de Desenvolvimento Turístico 10h30 – Aspectos jurídicos do Comércio Exterior aplicados a realidade regional do Porto de Imbituba – com Dr. Jailson Pereira, Mestre em Direito Internacional e especialista em Comércio Exterior 11h – Nova linha de contêineres da Ásia – Paulo Pegas, Gerente Executivo da Santos Brasil 11h30 – Visita ao porto em grupos e início das rodadas de negócios simultâneamente. Importante: Para entrada na área portuária, é obrigatória a apresentação de documento de identificação oficial com foto. O participante também deve vir de sapato fechado, sem salto e com calça comprida.
PROJETO COMUNIDADE ATIVA MOVIMENTA TERCEIRA IDADE EM IMBITUBA.
O Projeto Comunidade Ativa é voltado para o público da terceira idade e tem o objetivo melhorar qualidade de vida destas pessoas oferecendo um estilo de vida mais saudável, através da prática de atividades físicas. O projeto já atende 13 bairros de Imbituba e conta com aproximadamente 650 participantes com idade acima de 50 anos. A Prefeitura Municipal de Imbituba contempla vários projetos voltados a esta faixa etária através das Secretarias de Saúde e Assistência Social, mas um deles tem um destaque especial, o Projeto Comunidade Ativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, coordenado pela Diretoria Municipal de Esportes.  Esta semana o Projeto Comunidade Ativa está com atividades diferenciadas em todas as comunidades incentivando a Campanha do Outubro Rosa, que busca conscientizar todas as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. 
A Diretoria de Esportes também aderiu a campanha no Projeto Comunidade Ativa, com aulões de conscientização, oferecidos pelas professoras de educação física das 12 comunidades atendidas pelo programa, visando um “alerta” à saúde de todas as mulheres envolvidas. Em algumas comunidades ainda houve a participação de enfermeiras locais dos postos de saúde, trazendo informações e tirando dúvidas. No sábado (28), aconteceu um aulão aberto para a toda a comunidade, fechando o mês de conscientização com sucesso de participação de todos os integrantes do projeto. Segundo o diretor de esportes, Norton Evaldt, aulas são bem divertidas e funcionais, numa mescla de ginástica com recreação esportiva, que mantem o pessoal em movimento o tempo todo, melhorando muito o condicionamento físico dos participantes, consequentemente diminuindo consideravelmente os riscos de doenças como depressão, cardíacas, musculares, entre outras. “Atualmente, o público do Projeto Comunidade Ativa é composto por 90% de mulheres e apenas 10% de homens, já estamos realizando uma pesquisa entre os participantes para juntar dados e planejar ações que atraiam o público masculino também”, relata.
Fonte: Tuliana Rosa
COMUNIDADES RECEBEM PROJETO DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.
O ônibus lilás do projeto Mulher, Viver sem Violência segue percorrendo a região levando prevenção e orientação sobre violência doméstica. A iniciativa é organizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional, Prefeituras e OAB´s. A ação contempla, principalmente, áreas rurais das cidades. Nessa quarta-feira, o ônibus esteve no bairro Capão Bonito, em Criciúma, atendendo mulheres da localidade. O OAB Criciúma participa do projeto através da Comissão da Mulher Advogada oferecendo orientação. “Existe a violência psicológica, patrimonial e a institucional, que é aquela quando a vítima procura um órgão e não recebe o atendimento devido. São esses os tipos de violência das quais as advogadas da região estarão prestando atendimento, não somente às vítimas de violência doméstica, mas a quem estiver interessado no assunto”, explica a presidente da Comissão, Rosana Guimarães Corrêa. O ônibus lilás possui salas com divisórias para garantir um atendimento privativo e humanizado. Na sexta-feira (03/11), a ação contemplará o município de Nova Veneza. Prefeitura inicia instalação de placas de conscientização em favor do meio ambiente. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início a instalação de placas de conscientização ambiental pelo Município. As placas tem mensagens de cunho educativo e proibitivas. Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, o pedido foi da própria população. “A preservação é papel de todo cidadão. Vivemos em um lugar maravilhoso, repleto de belezas naturais e é dever de todos nós zelar por esse patrimônio. 
A conscientização ambiental de massa, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente em nossas vidas. O dia em que cada cidadão entender como esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de defensores. A sociedade já terá entendido que preservar o meio ambiente é preservar a sua própria vida e de todos ao seu redor; e fragilizar o meio ambiente, é fragilizar a economia, o emprego, a saúde, e tudo mais”, alerta o Prefeito. Cerca de 90 placas devem ser instaladas nesta primeira etapa, e a medida que houver a necessidade de implantação em mais locais. A nova sinalização busca minimizar as ações como descarte irregular de lixo, parcelamento do solo ou construções em áreas de APP (área de preservação permanente), realizar queimadas e poluição sonora, entre outras; além de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, de não poluir rios, lagoas e mananciais.De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eng. Paulo Márcio de Souza, a secretaria tem como um dos grandes objetivos promover a educação e conscientização ambiental, por isso vem trabalhando para pôr em prática ideias simples mas que possam realmente alcançar os objetivos, como por exemplo a fixação dessas placas. “Seria tão bacana que isso não fosse preciso, mas sabemos ainda que existem pessoas com pouca ou nenhuma conscientização ambiental. Sabemos que o município tem muitos problemas ainda de cunho ambiental, mas estamos focados a minimizá-los”, explica o Secretário. O secretário pede também, o apoio da comunidade para fiscalizar e monitorar as placas para que as mesmas durem ainda mais e para coibir as ações. Para isso, a população conta com o telefone da Secretaria de Meio Ambiente (48) 3355-8150, ou da Polícia Militar Ambiental (48) 3647-7880, para denúncias. Fonte: Tuliana Rosa.
SAIBA POR QUE NÃO SE DEVE TENTAR MASCARAR O ODOR VAGINAL.
Sua vagina tem um odor natural, e você não deve tentar mascará-lo [Foto: Getty]Há alguns dias um médico alertou as mulheres a respeito dos perigos de “limpar” a vagina com pepinos. Agora, a Dra. Jen Gunter está oferecendo alguns conselhos mais realistas sobre o odor característico da região íntima feminina. De acordo com a ginecologista, a vagina tem um odor natural, e usar pepinos ou qualquer outra coisa para “limpá-la”, é muito perigoso. Além disso, a Dra. Gunter afirma que qualquer homem que reclame do odor natural da região íntima de uma mulher deve ser convidado a ir embora, já que isso não apenas pode afetar a autoestima da pessoa, mas segundo ela, também é uma forma de abuso.“Se o seu parceiro insinuar que prefere um aroma artificial ao cheiro natural de uma vagina normal, é ele quem tem um problema,” escreveu a médica no post de seu blog. “Dizer às mulheres como elas podem melhorar é uma maneira clássica de criar problemas de autoestima, e honestamente, na minha opinião, é uma forma de abuso”. A Dra. Gunter resolveu dar este conselho a outras mulheres por ter vivenciado uma experiência, em que seu namorado reclamou do cheiro da sua vagina. “Eu namorei um homem que insinuou que a minha vagina não tinha um cheiro agradável,” escreveu ela. “Quando ele tentou me dizer como isso poderia melhorar, eu finalmente entendi que esta é uma forma de controle que os homens usam, com frequência. Felizmente eu sou uma mulher autoconfiante e especialista em vaginas, e percebi que aquele era o momento de terminar a relação”. Sua vagina tem um odor natural, e você não deveria tentar mascará-lo 

Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.
-----------------------------------------
A Dra. Gunter quer que as mulheres não se sintam envergonhadas ou preocupadas com o odor vaginal, e não comprem produtos para mascará-lo ou substituí-lo por aromas artificiais. Ela explica que a vagina é capaz de se auto limpar, o que significa que não é preciso usar técnicas adicionais para higienizá-la. Qualquer objeto ou produto pode prejudicar o equilíbrio do pH e das bactérias saudáveis, levando a desconfortos, no melhor dos casos, e provocando infecções, nos casos mais graves.“Pela centésima vez: a vagina não precisa de qualquer tipo de limpeza, e a vulva [parte externa] precisa de poucos cuidados,” disse ela. “Eu sei que há uma infinidade de produtos inúteis para a região íntima feminina nas farmácias e que mulheres como Gwyneth Paltrow podem dizer que você precisa fazer isso ou aquilo, mas eu sou a especialista neste assunto”. As vaginas deram origem a muitas notícias estranhas este ano. Tivemos a mulher que transformou seus lábios vaginais em uma joia, o desfile inspirado em vaginas da Semana de Moda de Nova Iorque, e a mulher que fez um design vaginal em suas unhas.Tivemos também vários alertas sobre as coisas que realmente não devem ser inseridas na região íntima feminina, incluindo esponjas de maquiagembombas de glittergás ozônio e ninhos de vespas. Fonte: Marie Claire Dorking.
------------------------------------------
Você sabia que Pilates é flexibilidade, força, consciência e equilíbrio? Então! Pensou em Pilates, pensou em ADRIANO PLÁCIDO STÚDIO DE PILATES, há nove anos ministrando aulas de Pilates em Imbituba, aliando experiência e excelentes resultados físicos. Agora em novo endereço e com muito mais conforto.  Rua Irineu Bornhausen, 209, sala 4,  em frente a Escola de Educação Básica Henrique Lage. Telefones para contatos 3255-8449 e 9-99458829. Pensou em bem estar, pensou em ADRIANO PLÁCIDO STÚDIO DE PILATES. 
----------------------------------------
ESPECIALISTAS DIZEM PORQUE NÃO DEVEMOS USAR PAPEL HIGIÊNICO.
Segundo especialistas, usar papel higiênico não limpa nosso traseiro direito e ainda pode causar problemas de saúde. Ao contrário de países como Itália e Grécia, que usam bidê, outros como Brasil, Estados Unidos e Austrália costumam usar o papel para se limpar após irem ao banheiro. Médicos agora apontam que além de deixar resquícios de fezes, o papel pode causar fissuras anais e infecção urinária. “Eu acho bastante desconcertante que milhões de pessoas estão andando com o ânus sujo e pensam que estão limpas. Papel higiênico move as fezes, mas não remove”, diz Rose George, autora do livro The Big Necessity: The Unmentionable World of Human Waste and Why It Matters (A Grande Necessidade: O Impronunciável Mundo Dos Resíduos Humanos e Porque Isso Importa, em tradução livre).Não é só a limpeza que preocupa, mas também os danos que o papel pode causar à saúde. A limpeza com ele é agressiva e pode ocasionar até uma hemorroida. Uma alternativa indicada é usar lenços umedecidos ou fazer como os países citados e contar com o bom e velho bidê. Reprodução/Pixabay PublicDomainPictures.
BANCO SAFRA PAGARÁ US$ 10 MILHÕES POR MOVIMENTAR DINHEIRO DESVIADO POR MALUF.
O Ministério Público de São Paulo anunciou hoje (1º) o fechamento de um acordo com o Banco Safra para pagamento de US$ 10 milhões por ter movimentado dinheiro desviado pelo ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf. É o quarto acordo firmado entre a promotoria e instituições financeiras usadas por Maluf para enviar ao exterior cerca de US$ 400 milhões retirados dos cofres públicos da capital paulista. As indenizações acertadas somam US$ 55 milhões.A maior parte do montante do novo acordo será destinada à prefeitura paulistana, que receberá US$ 9 milhões para construção e reformas de creches. O governo do estado ficará com US$ 400 mil, que vão cobrir despesas decorrentes do processo. Além disso, US$ 400 mil irão para o Fundo Estadual de Perícias Estaduais e US$ 200 mil para o Fundo Estadual de Direitos Difusos. “Esse acordo resolve uma questão que poderia durar 20 anos, se a gente tivesse que propor uma ação contra o banco”, ressaltou o promotor Silvio Marques após explicar os temos firmados com o Safra. Com o pagamento, o banco, assim como as outras intitiuições financeiras, está livre de possíveis ações judiciais por ter sido usado para lavar dinheiro. Ao todo, o Ministério Público estima que Maluf desviou quase US$ 400 milhões de recursos públicos no período em que foi prefeito de São Paulo (1993-1996). Segundo os promotores, a maior parte do dinheiro saiu das obras na Avenida Água Espraiada, atual Roberto Marinho, e do Túnel Ayrton Senna. As duas ações propostas contra o ex-prefeito e atual deputado federal pelo PP pedem que Maluf e sua família paguem US$ 1,7 bilhão, entre ressarcimento e indenizações pelos danos causados. Além das contas da família, o promotor Silvio Marques disse que as contas da empresa Eucatex foram usadas para trazer de volta ao Brasil cerca de US$ 90 milhões. De acordo com o promotor, outra parte do dinheiro ainda teria sido usada,para financiar campanhas eleitorais de Maluf. Condenação. No último dia 10, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por 4 votos a 1, a condenação de Maluf a sete anos e nove meses de prisão, incialmente em regime fechado, pelo crime de lavagem de dinheiro. O colegiado entendeu que ele movimentou quantias milionárias em recursos ilícitos localizados em contas nas Ilhas Jersey. 
Apesar de julgar pela prescrição do crime de corrupção passiva, os ministros votaram pela condenação do deputado por lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia do Ministério Público, Maluf recebeu propina das empreiteiras Mendes Júnior e OAS.As investigações arrastaram-se por mais de 10 anos, desde a instauração do primeiro inquérito contra o ex-prefeito, ainda na primeira instância da Justiça. O Supremo assumiu o caso após a eleição de Maluf como deputado. No caso de ser determinado o cumprimento da pena em regime fechado, Maluf pode perder o mandato de deputado federal sem necessidade do aval de seus pares, bastando ato decisório da Mesa Diretora da Câmara, uma vez que ficaria impossibilitado de comparecer às sessões da Casa. Defesa. Em nota, o advogado de Maluf, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que irá recorrer ao plenário do STF para tentar reverter a decisão. Kakay alega que mesmo o crime de lavagem de dinheiro está prescrito, pois as movimentações mais recentes que levaram à condenação do deputado não foram feitas por ele, mas pelo próprio banco, conforme afirmam documentos obtidos pela defesa junto ao Deutsche Bank nas Ilhas Jersey. "O ministro Marco Aurélio [do STF] aceitou a tese e decretou a extinção da punibilidade. Com isso, abre a oportunidade de entrarmos com embargos infringentes para o pleno onde a defesa acredita que teremos êxito", diz a nota do advogado. Fonte: Daniel Mello – Agência Brasil. 
MÃE E FILHO MORREM EM ACIDENTE AO CAIR DE PONTE NA BR-101 EM IMBITUBA.
A professora de Tijucas, Roseli Rockenbach Rodrigues de 39 anos e seu filho de 11 anos morreram na tarde desta quarta-feira (01) após o carro em que estavam, cair de uma ponte na BR-101, em Imbituba. O acidente aconteceu por volta das 17 horas, no km 272, próximo ao acesso à Garopaba. Outra criança, da mesma idade, também foi encontrada morta no veículo, mas continua sem identificação. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Paulo Lopes, Roseli seguia no sentido Sul da rodovia, quando teria perdido o controle do GM Ônix com placas de Tijucas, atingido a mureta de proteção sobre a ponte e caído no Rio Araçatuba. O carro com as vítimas ficou completamente submerso. Um guindaste precisou içar o carro para a retirada dos corpos. O Corpo de Bombeiros de Imbituba e Garopaba foram acionados, mas a mãe, o filho e a outra criança já estavam mortas. Os corpos foram retirados e encaminhados ao Instituto Médico Legal – IML de Tubarão.Trânsito liberado. Com o acidente, o trânsito ficou completamente interditado no sentido Sul da rodovia. Conforme a PRF, o tráfego é lento no local e pode levar aproximadamente duas horas para normalizar em função das longas filas de veículos que que se formaram nas quatro pistas da BR-101, em Araçatuba, nas proximidades do local do acidente fatal. Fonte e foto: PRF.
PORTO DE IMBITUBA CONCEDE NOVO DESCONTO DE TARIFA PARA GRANÉIS AGRÍCOLAS.
A partir desta sexta-feira, todas as empresas que utilizam os serviços de importação e exportação de granéis agrícolas terão mais um atrativo para movimentarem suas cargas através do Porto de Imbituba. Além do desconto de 28% na tarifa INFRATER (Infraestrutura Terrestre), concedida pela SCPar Porto de Imbituba no início de outubro, entrará em vigor no dia três de novembro um novo desconto de 40% nas tarifas INFRAMAR 1 e INFRAMAR 2 (Infraestrutura Marítima), exclusivamente para as operações vinculadas à movimentação de granéis agrícolas. Os benefícios visam impulsionar e consolidar a movimentação de grãos e tornar a instalação portuária ainda mais competitiva no setor logístico. O desconto na INFRAMAR é concedido a título temporário, vigorando por até seis meses, contados da data de assinatura da Ordem de Serviço podendo ser prorrogado a critério da Autoridade Portuária. Só em 2016, a movimentação de granéis agrícolas representou 48% de todas as cargas que passaram pelo Porto de Imbituba, uma variação positiva de 170% em relação ao montante realizado no ano anterior. Esta trajetória de crescimento deve ser estimulada com os descontos de tarifa, atraindo mais cargas para Imbituba. Fonte:Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba.
SCPAR PORTO DE IMBITUBA PARTICIPA DO IV CIDESPORT.
Entre os dias 25 e 27 de outubro, uma equipe da SCPar Porto de Imbituba participou do IV Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), realizado em Florianópolis (SC). Durante os três dias, palestras, painéis e artigos colocaram em pauta o debate sobre o desempenho do setor portuário, integrando a perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam na gestão dos portos. No primeiro dia do evento, o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Rogério Pupo, foi o moderador da palestra "O papel da Agência Reguladora no Desempenho dos portos brasileiros", ministrada por Arthur Yamamoto, superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Também participaram do Cidesport os colaboradores Pablo Fonseca, Géssica Silva, Marlei Goldmeyer e Murilo Medeiros. Fonte: Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE IMBITUBA COMANDADA POR PAULO MÁRCIO DE SOUZA INSTALA PLACAS DE CONSCIENTIZAÇÃO.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início a instalação de placas de conscientização ambiental pelo Município. As placas têm mensagens de cunho educativo e proibitivas. Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, o pedido foi da própria população. “A preservação é papel de todo cidadão. Vivemos em um lugar maravilhoso, repleto de belezas naturais e é dever de todos nós zelar por esse patrimônio. A conscientização ambiental de massa, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente em nossas vidas. O dia em que cada cidadão entender como esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de defensores. A sociedade já terá entendido que preservar o meio ambiente é preservar a sua própria vida e de todos ao seu redor; e fragilizar o meio ambiente, é fragilizar a economia, o emprego, a saúde, e tudo mais”, alerta o Prefeito. Cerca de 90 placas devem ser instaladas nesta primeira etapa, e a medida que houver a necessidade de implantação em mais locais. A nova sinalização busca minimizar as ações como descarte irregular de lixo, parcelamento do solo ou construções em áreas de APP (área de preservação permanente), realizar queimadas e poluição sonora, entre outras; além de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, de não poluir rios, lagoas e mananciais. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eng. Paulo Márcio de Souza, a secretaria tem como um dos grandes objetivos promover a educação e conscientização ambiental, por isso vem trabalhando para pôr em prática ideias simples mas que possam realmente alcançar os objetivos, como por exemplo a fixação dessas placas. “Seria tão bacana que isso não fosse preciso, mas sabemos ainda que existem pessoas com pouca ou nenhuma conscientização ambiental. Sabemos que o município tem muitos problemas ainda de cunho ambiental, mas estamos focados a minimizá-los”, explica o Secretário. O secretário pede também, o apoio da comunidade para fiscalizar e monitorar as placas para que as mesmas durem ainda mais e para coibir as ações. Para isso, a população conta com o telefone da Secretaria de Meio Ambiente (48) 3355-8150, ou da Polícia Militar Ambiental (48) 3647-7880, para denúncias. Fonte: Paulo Márcio de Souza.











0 comentários: