PORTO DE IMBITUBA E ACIM COMEX EM ENCONTRO DE NEGOCIOS - VICE GOVERNADOR DE SANTA CATARINA EM VISITA AO PORTO DE IMBITUBA - CHEGA AO FIM A TEMPORADA 2017 DE AVISTAGEM AÉREA DE BALEIAS FRANCAS EM SANTA CATARINA - BOTOS SÍMBOLOS DE LAGUNA CORREM RISCOS DE EXTINÇÃO - SC REGISTRA 67 CASOS DE VIOLENCIA CONTRA A MULHER.

AUTORIDADES PORTUÁRIAS DEBATEM PDZ COM MEMBROS DO CONCIADE.
segunda-feira o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Rogério Pupo, e o consultor da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul), Gean Carlos Fermino, apresentaram o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Imbituba (PDZ) 2034 aos membros do Conselho das Cidades de Imbituba (ConCidade) e da prefeitura do município. O encontro foi realizado na administração do Porto e contou com a participação do prefeito Rosenvaldo Júnior, e de grande parte dos secretários municipais e integrantes do ConCidade. 
Esta foi uma grande oportunidade de compartilhamento com a sociedade do planejamento de gestão sustentável do complexo portuário para os próximos 17 anos. Também foi um momento de promoção do debate, junto aos representantes dos cidadãos, sobre as demandas emergentes e possíveis desafios que o município e o porto deverão superar para serem agentes transformadores desse desenvolvimento. Em fase de finalização, o PDZ 2034 está sendo elaborado pela SCPar Porto de Imbituba em conjunto com a Faepesul. Fonte Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba,
PORTO DE IMBITUBA E ACIM COMEX EM ENCONTRO DE NEGOCIOS. 
No dia 10 de novembro, o Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM Comex), em parceria com a Autoridade Portuária, reuniram cerca de 80 empresários de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para um Encontro de Negócios no Porto de Imbituba. O evento promoveu uma série de palestras relevantes para o trade, além de uma visita técnica a área portuária. Após as apresentações, os participantes esclareceram dúvidas e puderam estabelecer um networking produtivo para ações futuras. Durante o encontro foram ressaltadas as vantagens competitivas do Porto de Imbituba, assim como o crescimento do município e os aspectos jurídicos do Comércio Exterior aplicados a realidade regional do Porto. Também foram apresentados os balanços dos primeiros meses da Nova Linha Ásia e o progresso gerado para o Porto e a cidade. Os painéis foram ministrados por grandes influenciadores da área portuária, sendo eles: Rogério Pupo diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba; Pablo de Almeida da Fonseca - gerente de operações da SCPar Porto; Dorlin Nunes - secretário municipal de desenvolvimento turístico; Dr. Jailson Pereira - mestre em direito internacional e especialista em comércio exterior; e Paulo Pegas - gerente executivo da Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres do Porto de Imbituba. 
Para o coordenador do núcleo ACIM Comex, Jorge de Souza, o evento atingiu seu principal objetivo: aproximar empresários que podem utilizar o Porto de Imbituba para melhorar sua eficiência logística ou explorar novas oportunidades de negócio. "Temos muitas empresas na região Sul que poderiam importar ou exportar por Imbituba, mas que talvez ainda não conheciam as vantagens. O evento foi um sucesso, pois conseguimos nos aproximar de quem realmente pode fazer negócio e oferecer soluções", destaca Jorge. Fonte. Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba.
VICE GOVERNADOR DE SANTA CATARINA EM VISITA AO PORTO DE IMBITUBA.
Na manhã desta segunda-feira (13), o Porto de Imbituba recebeu a visita do vice-governador do Estado de Santa Catarina, sr. Eduardo Pinho Moreira. A comitiva oficial foi recepcionada pela diretoria da SCPar Porto de Imbituba - empresa pública estadual que administra a infraestrutura do complexo portuário - e pôde conhecer os resultados que a companhia tem alcançado, as principais características operacionais do Porto, perspectivas de desenvolvimento e desafios para os próximos anos. Na oportunidade, o grupo também realizou uma visita técnica ao cais, compreendendo mais de perto as operações portuárias de Imbituba. 
Acompanharam a agenda do vice-governador os deputados federais Mauro Marini e Ronaldo Benedet; a deputada estadual Dirce Heiderscheidt; o secretário de estado da Infraestrutura Luiz Fernado Cardoso (Vampiro); e autoridades municipais e regionais. Após a visita ao Porto, a comitiva seguiu para a Associação Comercial de Imbituba (ACIM), onde promoveu o debate com empresários da área industrial, comercial, de turismo e infraestrutura da região sul de Santa catarina. Fonte. Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba.
-------------------------------------------------
PANIFICADORA E LANCHONETE DIPRODAM. De Edir e Edinho, na Divineia e no centro da cidade, dois endereços para melhor servir a sua grande clientela. Tel. 3255.0306.
-------------------------------------------------
CHEGA AO FIM A TEMPORADA 2017 DE AVISTAGEM AÉREA DE BALEIAS FRANCAS EM SANTA CATARINA.
No dia 1º de novembro, o terceiro sobrevoo de monitoramento da baleia franca (Eubalaena australis) marcou o fim da temporada 2017 de avistagens aéreas em Santa Catarina.  Apenas uma fêmea adulta com filhote foi avistada na Praia d'Água, em Imbituba. Além dela, duas baleias de bryde (Balaenoptera edeni) também foram encontradas, uma no Farol de Santa Marta, em Laguna, e outra no Balneário Rincão. Assim como constatado nos dois sobrevoos anteriores, todas estavam dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. A análise inicial do número de avistagens registradas este ano já é considerada positiva em relação a 2016. Comparado ao resultado do ano passado, há sinais de que a população deste mamífero marinho pode ter aumentado. Mas a confirmação só virá dentro de alguns dias, após avaliação dos dados coletados no último monitoramento aéreo. A observação aérea faz parte do Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências, realizado pela SCPar Porto de Imbituba e executado pela empresa Acquaplan, com a participação da  pesquisadora Karina Groch, do Projeto Baleia Franca.
O sobrevoo de novembro ocorreu entre as cidades de Florianópolis (SC) e Torres (RS), e teve duração de quatro horas. Este é o quinto ano que a SCPar Porto de Imbituba desenvolve o Programa, com uma metodologia de trabalho  que inclui duas modalidades de monitoramento: terrestre e aéreo. As avistagens aéreas ocorrem em três sobrevoos: no início (julho), meio (setembro) e fim (novembro) da temporada. Já o monitoramento terrestre é feito durante todo o período reprodutivo e de amamentação, de julho a novembro, a partir de dois pontos de observação, nas enseadas das praias do Porto e Ribanceira, ambas localizadas em Imbituba. A observação terrestre se estende até o fim deste mês e o relatório final da Temporada está previsto para ser apresentado em janeiro de 2018. 
Conforme explica a oceanógrafa do Porto de Imbituba, Camila Amorim, o monitoramento da baleia franca, aliado aos programas ambientais de conscientização realizados pelo porto, possibilitam que as operações portuárias ocorram de forma mais segura e que continuem a se desenvolver de forma consciente e sustentável. As baleias francas. A maior parte das baleias francas avistadas durante a temporada 2017, dentro e no entorno da APA da Baleia Franca, são fêmeas com filhotes. A rota migratória da espécie ainda é incerta, mas sabe-se que elas partem da Antártica, onde, no verão, se alimentam de krill, um pequeno crustáceo que vive em grandes aglomerações nos oceanos polares, e acumulam reserva energética em forma de gordura para a jornada rumo ao continente sul-americano. 
Elas se aproximam da costa sul-brasileira à procura de águas quentes e enseadas protegidas, para procriação e amamentação. Vítimas da secular caça indiscriminada (estima-se que nos últimos 400 anos as baleias tenham sido ostensivamente alvo da atividade antrópica, dados os diversos insumos obtidos a partir do animal, como óleo, carne, ossos e barbatanas), as baleias francas diminuíram drasticamente sua presença na costa brasileira em meados da década de 1970. No entanto, sua caça só foi definitivamente encerrada no Brasil na segunda metade da década de 1980, por decreto federal, após exaustiva campanha mundial pela proibição do abate desses animais. As baleias francas só retornaram às enseadas do sul do Brasil no decorrer dos anos 1990.
Em 2000, criou-se por decreto federal a APA da Baleia Franca, com o objetivo de proteger a principal área de ocorrência da espécie no Brasil. As baleias de bryde. Avistadas novamente neste último sobrevoo do Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências, as baleias de bryde, diferentemente dos outros misticetos (espécies de baleias com barbatanas, ao invés de dentes), não migram entre regiões subpolares e áreas temperadas/tropicais. Isso ocorre, provavelmente, devido sua dieta generalista, permitindo que ela tenha mais opções de presas, diferente da baleia franca, que se alimenta especificamente de zooplâncton, principalmente krill antártico. Além disso, as baleias de bryde não apresentam uma estação reprodutiva bem definida, fazendo com que seus filhotes nasçam o ano todo. É uma espécie que ocorre na costa brasileira, mas normalmente suas avistagens são associadas à presença de grandes cardumes de peixes. Fonte Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba 
BOTOS SÍMBOLOS DE LAGUNA CORREM RISCOS DE EXTINÇÃO.
Os botos de Laguna, que ganharam fama internacional por ajudarem pescadores artesanais a localizar os cardumes de peixes, e que deram à cidade o título de Capital Nacional do Boto Pescador, correm risco de extinção. Este ano, cinco animais foram encontrados mortos e o principal motivo é emalhe em redes ilegais de pesca. Eles ficam presos nos equipamentos ilícitos, principalmente na saída do rio. Ao ficarem presos, não conseguem subir até a superfície para respirar e morrem por afogamento. Órgãos ambientais, pesquisadores e poder público buscam maneiras de fortalecer a fiscalização. Pesquisadores da Udesc que monitoram a espécie tursiops truncatus no complexo lagunar afirmam que, hoje, existem entre 48 e 50 animais na região. O índice de mortes em 2017, assim como no ano passado, chegou à taxa de 10% e acendeu o alerta. Se nada for feito, a população de botos pode ser dizimada em 10 anos, o que traria perdas não somente para o meio ambiente, mas para quem depende da pesca com o boto para sobreviver. – A espécie existe em outros lugares do Brasil e do mundo, então não vai se extinguir. Mas a atividade da população de Laguna e as espécies concentradas na cidade podem acabar – alerta o professor de Engenharia de Pesca e Biologia Marinha, Pedro Volkmer de Castilho.
FALTA TRABALHO EM CONJUNTO.
A Polícia Ambiental da Laguna, responsável pelas ações de  fiscalização da colocação de redes, diz não ter condições de fazer um trabalho ostensivo por falta de efetivo. Assim, a fiscalização é feita por meio de denúncias, segundo o sargento Robson Vieira. Ele aguarda o reforço no número de policiais, prometido para o final do ano. Atualmente, quatro profissionais especialistas em fiscalização de pesca percorrem toda a área de abrangência, que vai da região de Imaruí até a cidade de Jaguaruna. – Alguns pescadores não respeitam a legislação e colocam a rede atravessada de margem a margem do rio, fazendo com que não haja oportunidade de fuga para o animal – explica o sargento.Pelo menos cinco órgãos estaduais e federais poderiam ter trabalhos mais efetivos em relação à preservação do boto. Laguna ainda não tem planejamento para proteger a espécie. A Fundação Lagunense de Meio Ambiente reconhece a falha, mas diz que vai trabalhar para unir todos os órgãos e traçar um plano de ação. O Ibama em SC diz que não tem ações para o problema, mas reforça que fiscaliza a pesca ao longo do ano em todo o litoral. A Fundação de Meio Ambiente (Fatma) do Estado afirma não ter responsabilidade, mas participa do Programa de Monitoramento da Bacia de Santos. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), diz que realiza monitoramento em todo o território da APA da Baleia Franca, que vai do Sul da ilha de Florianópolis até o Balneário Rincão. Com a morte dos animais, atividade tradicional está ameaçadaFoto: Betina Humeres / Diário Catarinense
PESCA ARTESANAL ESTÁ AMEAÇADA SEM ANIMAS
O hábito da pesca colaborativa é repassado de mãe para filho. A morte de duas fêmeas neste ano, além de impactar o nascimento de novos botos, ameaça o futuro da prática. Quem depende dela para garantir o sustento fica preocupado com a falta de cuidados na preservação.– Quando um deles morre, já faz falta. Tem um sumido aí que era um botinho que nos ajudava muito. Agora parece que estão fiscalizando mais, mas não precisaria perder os bichinhos para agirem – lamenta Paulo Rodrigues dos Santos, que pesca há 15 anos nos Molhes da Barra.Para o presidente do Sindicato da Pesca de Laguna (Sindipesca), Gilberto Fernandes da Silva, o diálogo é uma maneira de conscientizar o pescador que atravessa a rede, mas é difícil mudar o pensamento. Em visita recente a Brasília, ele esteve com o diretor do Departamento de Registro, Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca, Mário Palma, e levou algumas demandas do setor, entre elas a preservação do boto. Fonte Lariani Cargnini.
-------------------------------------------
ESTUDIO DE PILATES ADRIANO PLACIDO, agora em novo endereço, Rua Irineu Bornhausen, 209, sala 4, em frente a Escola Henrique Lage, no centro de Imbituba. Telefones. 3255-8449 - 999458829. 
------------------------------------------
SC REGISTRA 67 CASOS DE VIOLENCIA CONTRA A MULHER. 
Os nove primeiros meses do ano terminaram com um dado alarmante de violência contra a mulher em Santa Catarina: foram 18.292 casos de agressões de janeiro a setembro. Na média, são 67 casos por dia, entre estupros, tentativas de estupro, lesões corporais dolosas, tentativa de homicídio e feminicídios.  Com relação à violência doméstica, ou seja, quando a agressão acontece em casa, o índice é de 35 registros por dia. Os casos mais numerosos são os de lesão corporal, com 15,5 mil e média de 57 ocorrências por dia. Os estupros ocorrem em uma média de oito ao dia, conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Caderno Nós: "Sozinhas: histórias de mulheres que sofrem violência no campo" apresenta relatos de solidão, agressões e humilhação 
Os dados têm provocado preocupação entre as autoridades. No caso do Tribunal de Justiça, o Grupo de Fiscalização e Monitoramento, coordenado pela desembargadora Cinthia Bittencourt Schaeffer, tem realizado atividades de conscientização, porém a própria magistrada admite que os números são muito além do aceitável:  — São dados que refletem uma sociedade doente, em que a violência fala mais alto. Precisamos repensar as nossas relações sociais, para que situações como essa sejam banidas. O papel da educação é fundamental. Apesar de tudo, a desembargadora diz que houve uma evolução porque agora há estatísticas. Com os dados em mãos, é possível criar políticas públicas mais efetivas no combate à violência de gênero. — Há duas ou três gerações, as mulheres apanhavam e a sociedade achava isso normal. Com as denúncias, a Justiça pode dar uma resposta mais efetiva.  O agressor precisa saber que vai ser punido. Só assim no futuro teremos uma re. Fonte Leonardo Gorges.
TOPICOS DO BLOG.
IMBITUBA ORGULHOSA DE SEUS ILUSTRES FILHOS.
Quarta-feira 15, Imbituba mais uma vez se uniu em torno do orgulho que sente de seus filhos. A história é longa e vem desde os anos 60, quando Gonzaga, um ponta esquerda natural de Vila Nova, fez grande sucesso vestindo a camisa do Hercílio Luz de Tubarão, Sado, um meia habilodoso e rápido sagrou-se campeão estadual em 1968, pelo Comerciário, hoje Criciúma, em 1970, foi a vez do ponta direita Bóris, mais um talentoso craque imbitubense campeão de 1970, pelo Ferroviário de Tubarão, em 1981, um imbitubense conquistou o título máximo que todo jogador sonha, Lico, campeão mundial pelo Flamengo, em 2017, o jovem Pedro Henrique, sagrou-se campeão brasileiro pelo Corinthians numa partida dirigida pelo também imbitubense Bráulio Machado. É ou não é motivo de orgulho? pois é, a Zimba está em festa e muito orgulhosa de seus ilustres filhos, sem contar os destaques da música, do surfe, da literatura e das mil profissões liberais. E para finalizar, o imbitubense adotivo Grizzo assumiu ontem interinamente o comando técnico do Criciúma. Orgulhosamente, parabéns a todos.
IMBITUBA E A CORRUPÇÃO
Quarta-feira 22, a Associação Empresarial de Imbituba – ACIM realiza em Imbituba a palestra “O que você tem a ver com a corrupção”, com o promotor do Ministério Público de Jaraguá do Sul, Dr. Ricardo Viviani de Souza, coordenador estadual da campanha. Será no Imbituba Atlético Clube às 19h30. O evento é aberto ao público, bastando apenas reservar o seu lugar preenchendo a lista de presença disponível na internet ou retirando ingresso na ACIM. Lista de presença: bit.ly/lista-de-presenca- aniversario-ACIM Local: Imbituba Atlético Clube Horário: 19h | Ingresso 1kg de alimento Trocar com antecedência na ACIM ou Sicredi 
PMDB VISITA MUNICIPIOS PARA OUVIR DEMANDAS.
Uma comitiva foi liderada pelo presidente estadual da sigla, deputado Mauro Mariani e pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira, estive em Imbituba e Garopaba, segunda-feira, para ouvir as demandas da sociedade civil organizada e fconversar com a base partidária. O objetivo do encontro, que integra o projeto 15 em Movimento, é conhecer e colher propostas para o plano de governo peemedebista. Mariani e Moreira, acompanhados dos deputados Luiz Cardoso e Dirce Heiderscheidt, e lideranças locais, iniciaram a agenda com visita ao Porto de Imbituba. 
RECUPERAÇÃO.
Em Garopaba, as lideranças reivindicaram  a recuperação da SC-434, que faz ligação com a BR-101. A obra é fundamental para melhorar o acesso à cidade, que tem vocação turística. De acordo com o secretário da Infraestrutura, deputado Luiz Cardoso  já está sendo dado o devido encaminhamento para a estruturação do projeto da obra. 
ROTA DA BALEIA FRANCA
O projeto ‘Desenvolvimento Territorial da Rota da Baleia Franca’ desenvolvido pelo SEBRAE, com apoio do governo estadual via Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, passa pelos três municípios Laguna, Imbituba e Garopaba, e atende principalmente o setor de comércio e serviços que oferecem o Turismo Ecológico desta região, como os Condutores Ambientais e Guias de Turismo, Meios de Hospedagem (hotéis, pousadas, campings, entre outros), Alimentação (restaurantes, lanchonetes, bares e similares), assim respeitando a vocação regional.
 ANIMAIS DE RUA
A prefeitura de Imbituba abriu licitação emergencial para firmar convênio com clínicas veterinárias para assumirá a missão para castrar 400 animais de rua (cães e gatos) ou acolhidos por entidades protetoras de animais, numa primeira etapa. A cidade vive um grave problema com a presença de animais abandonados, perdidos ou mesmo que vivem nas ruas, sujeitos a todo risco de doenças, acidentes e maus tratos.


0 comentários: