PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO FEIRA NA PRAÇA SERÁ REALIZADO DOMINGO 12 - PREFEITURA DE IMARUÍ REALIZA CAMPANHA "ADOTE UMA ÁRVORE" - ACIM COMEMORA 28 ANOS COM REFLEXÃO SOBRE ÉTICA - DEPUTADOS CATARINENSES GASTARAM EM SETEMBRO 460 MIL - JOSÉ NEI ASCARI É O NOVO CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO - PAPA FRANCISCO PROIBE VENDA DE TABACO NA CIDADE DO VATICANO - MINISTÉRIO DA SAÚDE INCORPORA MEDICAMENTO PARA ALZHEIMER NO SUS.

AEROPORTO REGIONAL DE JAGUARUNA COM NOVIDADES
Os representantes das associações empresariais da região Sul do Estado participaram nesta semana, em Laguna, de uma plenária intermediada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Entre as pautas estiveram o Terminal Pesqueiro de Laguna, o Aeroporto Regional de Jaguaruna, a Ferrovia Litorânea e o Fórum Parlamentar Empresarial. Entre as prioridades está o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, tema antigo de reivindicação da classe empresarial que utiliza o serviço, principalmente, para as transações comerciais em São Paulo. A suspensão do voo da Azul Linhas Aéreas em setembro causou indignação entre os empresários, que, desde o anúncio da companhia, buscam alternativas junto à empresa RDL, administradora do aeroporto.
O presidente da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale), Roberto Michels, propôs a união entre as entidades da Amurel e da Amrec com o intuito de buscar novas companhias aéreas ao Aaeroporto de Jaguaruna. “Estamos indignados com o fato da Azul ter nos abandonado, alegando não ter demanda, pois o voo da Latam está sempre lotado e a passagem para São Paulo chega a custar R$ 1,8 mil", comenta. Avianca, Gol, Latam, Azul? A proposta é procurar as companhias aéreas, como: Avianca, Gol, Latam e a própria Azul, solicitando novas opções de voo. “Estamos com uma demanda reprimida, é um descaso com a nossa região. 
Também vamos buscar apoio político para o desenvolvimento desse aeroporto”, afirma Michels. De acordo com o diretor comercial da RDL, André Constanzo, até o momento, as tratativas com a Latam e a Gol, que manifestaram interesse em investir no local, continuam sem grandes avanços. “Ao todo, a RDL já contabilizou 207.585 passageiros, 6.273 aeronaves e 1.861.894 quilos de bagagens. Estes são números expressivos e relevantes. Além disso, tivemos o reconhecimento da Anac ao eleger o Humberto Ghizzo Bortoluzzi como o melhor aeroporto regional do Brasil”, destaca o gerente-geral da RDL, Fernando Castro. Fonte: Lysiê Santos / Comunicação Acivale.
Na Panificadora e Lanchonete DIPRODAN, o cliente recebe o melhor tratamento da equipe comandada pelo Edir e Edinho. Na Vila Nova Alvorada e no centro da cidade. 
-------------------------------------------------
PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO FEIRA NA PRAÇA SERÁ REALIZADO DOMINGO 12.
A Prefeitura de Imbituba, através da Diretoria de Cultura, trabalhou para a elaboração do Projeto Feira na Praça, que foi contemplado, no último mês, pelo programa de incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, e Funcultural. O projeto aprovado inicialmente contemplaria 10 edições porém, a administração do programa na Secretaria de Estado solicitou a readequação, pois os recursos destinados a projetos haviam sido comprometidos também para outros municípios. “A equipe da Diretoria de Cultura em parceria com a de Projetos da Prefeitura trabalhou duro para o desenvolvimento e a aprovação, fomos muitas vezes a Florianópolis desenrolar documentos, a burocracia é enorme, mas todas as devidas readequações foram cumpridas e conseguimos o recurso possibilitando a execução de quatro edições para o “Feira na Praça” que acontecerá em novembro e dezembro deste ano. Posso dizer que, valeu a pena! Sonho que se sonha junto é realidade, a integração das equipes foi fundamental”, comentou o diretor de Cultura e idealizador da feira, Paulo Armando. A intenção da diretoria, segundo Paulo, é levar cultura para todos, tornando a feira regular, com edições mensais durante todo o ano. A Prefeitura trabalha para que a ideia se consolide e fortaleça a cultura nas comunidades da cidade, proporcione a integração de artistas de todos os setores incentivando a transformação social em prol do lazer, entretenimento, valoração do indivíduo, e da geração de renda, pelo acesso e a integração da população. 
A primeira edição da feira acontece neste domingo, dia 12, no bairro Nova Brasília, das 9 às 18 horas, na Praça Laurentino de Oliveira, em frente à Igreja Matriz. Dentre as atividades previstas, serão realizadas apresentações musicais e culturais, exposições, dança, arte e artesanato. Serão duas edições na praça da Nova Brasília e outras duas na praça Henrique Lage, Centro.
Programação:
Dia 12 de novembro, Praça Laurentino João de Oliveira, Nova Brasília.
Dia 26 de novembro, Praça Henrique Lage, Centro.
Dia 03 de dezembro, Praça Laurentino João de Oliveira, Nova Brasília.
Dia 17 de dezembro, Praça Henrique Lage, Centro. Fonte: Tuliana Rosa.
 PREFEITURA MUNICIPAL DE IMARUÍ REALIZA CAMPANHA "ADOTE UMA ÁRVORE"
A Prefeitura Municipal de Imaruí, através da Secretaria de Turismo, com o intuito de proporcionar a população e aos visitantes, um local para curtir o clima natalino e também somar forças com o comércio está iniciando a Campanha "Adote uma Árvore", e também fazendo os últimos ajustes da programação para o mês de dezembro. A Campanha tem como objetivo buscar 'Padrinhos' para iluminar as árvores, sendo estes, comerciantes ou famílias imaruienses. Após algumas reuniões, ficou definido que envolver a comunidade e amantes de nosso município, a Campanha seria o melhor caminho para apresentarmos um local que poderá receber a população. 
Em reunião com algumas instituições, incluindo alguns lojistas, ficou definido que o objetivo deste ano é iluminar a praça localizada em frente a Igreja Católica Matriz. A contrapartida será a divulgação dos nomes nas redes da Prefeitura, na Rádio Litoral, em telão em horários de eventos, e ainda em um outdoor que ficará em um local da Praça. A Casa do Papai Noel, que, como de costume, é montadA pelo Rotary do município, neste ano ficará na Academia Pública, que fica na praça, até para proporcionar aos visitantes um local aconchegante e, na praça que estará iluminada. Nos próximos dias a equipe responsável estará divulgando a programação definida para o mês natalino. A ideia é valorizar os cantores da terra, que poderão contribuir também com suas apresentações. A Prefeitura está contando com apoio do CDL de Imaruí, que segundo a responsável pela organização do Natal Mágico, Kathyllen Martins, o objetivo da união é atrair a população e visitantes para o município, e ainda para o comércio da cidade. 
"Nosso objetivo com as ações do Natal Mágico é gerar economia para o município. Temos certeza que a Campanha "Adote uma Árvore" irá atrair a população para nossa região. Durante o mês de dezembro teremos um calendário de Natal, com horários especiais, e esperamos que a população valorize a iniciativa que estamos apoiando e contribua, além de visitar nossa cidade e valorizar o comércio local." De acordo com o prefeito de Imaruí, o setor de comunicação da Prefeitura já está trabalhando a ideia criativa da campanha e as atividades do Natal. “Estamos apresentando a Campanha hoje, e apesar do pouco tempo hábil que temos, esperamos a colaboração da comunidade, incluindo comerciantes, instituições e famílias. A gente observa que em outros lugares o Natal é o ponto alto da cidade. 
Acredito que a iniciativa deste ano possa ser um começo para que possamos, com a união de forças e com um bom planejamento, criar um movimento semelhante em imaruí”, avalia Rui José Candemil Júnior. O ponto principal de colaboração para a Campanha é a Loja R&D Calçados. A proprietária da Loja, que está fazendo parte da organização, está responsável pela parte financeira da Campanha. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Imaruí, através do telefone 3643-0196, ou com o CDL (3643-0248) ou ainda na Loja R&D Calçados. Acesso o link para mais informações: https://goo.gl/1jb1FE Fonte: Assessoria de Imprensa da prefeitura.
 ACIM COMEMORA 28 ANOS COM REFLEXÃO SOBRE ÉTICA.
Atividades das comemorações de aniversário da entidade são abertas à comunidade
A Associação Empresarial de Imbituba – ACIM está comemorando 28 anos. A programação conta com atividades abertas à comunidade concentradas de 20 a 29 de novembro, com o objetivo de refletir sobre ética. As ações contam com o patrocínio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, através do Programa de Apoio Empresarial - PAE, Sicredi e o apoio da OAB Imbituba. “Nosso país vive uma crise ética e a mudança depende de cada um de nós. Não adianta reclamarmos dos nossos representantes se nas pequenas atitudes do dia a dia, não nos respeitamos como sociedade. Por isso a ACIM abraçou este tema e convida a todos para uma reflexão e uma mudança de comportamento coletiva”, destaca Carina Genovez, gestora executiva da entidade. As atividades começam no dia 20 com o Pegue e Pague de picolés, com o apoio da Frutagel em escolas e nos dias 22 e 23 na Galeria Jac e no Líder Atacadista. Um teatro bem-humorado para as crianças, com o ator Christian Ribeiro, interpretando a personagem Cutelinho integrará a ação para transmitir uma mensagem sobre as consequências da corrupção de forma didática. 
No dia 22 será a festa de aniversário, com o lançamento da Revista da ACIM e a palestra com o promotor do Ministério Público de Jaraguá do Sul, Dr. Ricardo Viviani de Souza, sobre a campanha “O que você tem a ver com a corrupção”. O evento terá a participação do presidente da OAB Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas, e coquetel. Para participar basta retirar o ingresso com antecedência na ACIM. Para finalizar uma grande palestra com o tema “Um motivo para ação”, com o motivador Edson Oliveira. Será uma atividade para preparar as equipes de vendas para o Natal. O ingresso é apenas 1kg de alimento não perecível, a ser trocado com antecedência na ACIM ou no Sicredi.
Programação
20 e 21/11 - Pegue e Pague de  picolés em escolas 

22 e 23/11 - Pegue e Pague de  picolés 
Local: Galeria Jac e Líder  Atacadista (horário de atendimento dos estabelecimentos)
21/11 - Blitz de  conscientização sobre ética
Local: Centro e Nova Brasília
22/11 - Aniversário da ACIM
- Palestra "O que você tem a ver com a corrupção?" 
- Lançamento da Revista da ACIM
Local: Imbituba Atlético Clube | Horário: 19h30 | Evento gratuito com coquetel
Retirar convite com antecedência na ACIM
29/11 - Palestra "Um motivo para a ação"
Local: Imbituba Atlético Clube
Horário: 19h | Ingresso 1kg de alimento
Trocar com antecedência na ACIM ou Sicredi. Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz. 

DEPUTADOS CATARINENSES GASTARAM EM SETEMBRO 460 MIL.
A partir do levantamento dos gastos do gabinete do deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB-SC), relativos ao mês de setembro, veio à tona com força nos últimos dias, nas redes sociais, o debate sobre os recursos dispensados para manutenção do Congresso Nacional. Em um levantamento junto ao Controle Cidadão da Câmara dos Deputados foi possível constatar que, somente em setembro, toda a bancada federal de 16 parlamentares de Santa Catarina consumiu R$ 460.262,40 em recursos públicos para custos de combustível, alimentação, hospedagem, escritórios e outros itens. O deputado catarinense que mais gastou em setembro em Brasília foi Celso Maldaner (PMDB), que custou R$ 43,5 mil. Em segundo lugar aparece a deputada criciumense Geovânia de Sá(PSDB), cujo gabinete consumiu R$ 41,9 mil nas despesas discriminadas. Em terceiro está Valdir Colatto (PMDB), com gasto de R$ 36,5 mil, seguido por Jorginho Mello (PR), João Rodrigues (PSD) e Ronaldo Benedet aparece em sexto lugar. 
PRETTA PLACIDO, a sua CONSULTORA NATURA, Rua Presalino Pires - Bairro Paes Leme, em frente a Lagoa da Bomba. Telefones - 3255-3032 e 99139-1966.
------------------------------------------
O deputado que menos gastou no mês de setembro da bancada federal catarinense foi Jorge Boeira (PP), com R$ 4,1 mil. Entre as rubricas discriminadas nas críticas a Benedet, o gasto com combustíveis, a bancada inteira gastou, na soma R$ 65,4 mil no mês citado. Benedet, com R$ 6 mil, está entre os que mais gastou ao lado de Décio Lima (PT) e Pedro Uczai (PT). Depois aparecem Marco Tebaldi (PSDB) e Geovânia de Sá, com R$ 5,9 mil. Jorge Boeira foi o único que não gastou com combustível em setembro. Outro item apurado, o da alimentação, a bancada gastou R$ 7 mil, sendo os primeiros Rogério Peninha Mendonça (PMDB) e Ronaldo Benedet, cada um com R$ 1,2 mil. Décio Lima (PT), o terceiro, gastou R$ 1 mil. Geovânia de Sá consumiu R$ 346 e Jorge Boeira não gastou. Fonte: G1
JOSÉ NEI ASCARI É O NOVO CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
Indicação havia sido aprovada horas antes pela Assembleia Legislativa. Ascari renunciou nesta quarta ao cargo de deputado estadual. Indicado pelo governador Raimundo Colombo (PSD), o ex-deputado José Nei Ascari foi empossado nesta quarta-feira (8) conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Horas antes, ele teve a indicação ao cargo no TCE-SC aprovada na Assembleia Legislativa – Alesc e, por isso, renunciou ao mandato parlamentar. Entre a indicação feita por Colombo e a posse como conselheiro passaram-se pouco mais de 24 horas. O governador oficializou o nome do então deputado nessa terça-feira (7) à Alesc. No mesmo dia, o ofício do chefe do Executivo foi lido em sessão plenária e montada uma comissão com sete deputados que teriam 10 dias para avaliar a indicação. Ainda na terça, Ascari pediu desfiliação do PSD, mesmo partido do governador, porque conselheiros não podem exercer atividade político-partidária. Na tarde dessa quarta, Ascari teve a indicação aprovada por 31 votos a favor e uma abstenção. Após o ato, a Alesc havia informado que não havia ainda data marcada para a posse no TCE-SC. Ascari tem 49 anos e é advogado. Os conselheiros do TCE-SC têm mandato vitalício e recebem, em média, R$ 40 mil mensais, conforme o Portal da Transparência do Tribunal de Contas.Fonte: site G1 SC
PAPA FRANCISCO PROIBE VENDA DE TABACO NA CIDADE DO VATICANO.
Pontífice argumentou que 'nenhum lucro pode ser legítimo se está custando a vida das pessoas'. O papa Francisco ordenou a proibição de vender tabaco na Cidade do Vaticano nesta quinta (9) por considerar imoral lucrar com o comércio do produto. A Santa Sé lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco causa de mais de 7 milhões de mortes ao ano no mundo todo. Segundo o anúncio do porta-voz do Vaticano, Greg Burke, a medida passa a valer a a partir de 2018. "A Santa Sé não pode cooperar com uma prática que prejudica claramente a saúde das pessoas", justificou. Até agora, os empregados e aposentados do Vaticano podiam comprar os cigarros com desconto no supermercado que se encontra no estado pontifício, o que representa uma fonte de receita para a Santa Sé. "No entanto, nenhum lucro pode ser legítimo se está custando a vida das pessoas", segundo a opinião do pontífice, usada como argumento pelo escritório de imprensa do Vaticano. Fonte: Agencia EFE
------------------------------------------
STUDIO DE PILATES ADRIANO PLACIDO,agora na Rua Irineu bornhausen, em frente a Escola Henrique Lage, no centro da cidade. Telefones 3255-8449 - 999458829.
------------------------------------------
MINISTÉRIO DA SAÚDE INCORPORA MEDICAMENTO PARA ALZHEIMER NO SUS.
Substância memantina está disponível no sistema público para casos graves e moderados. Após avaliação, o Ministério da Saúde incluiu o medicamento memantina para casos de Alzheimer moderados e graves no SUS. A inclusão foi oficalizada nesta quinta-feira (9) em publicação no Diário Oficial. O medicamento já é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A memantina age impedindo a ação do excesso do glutamato nos neurônios. Altos níveis do composto facilitam a entrada do cálcio nas células neuronais, levando-os à morte. O medicamento foi indicado para casos moderados e graves. Não há indicação para casos leves. Para os casos graves, o composto deve ser combinado com medicamento inibidor de colinesterase, substância que inibe a ação de enzimas que destroem a acetilcolina, neurotransmissor atuante na memória. Já nos casos leves, a memantina pode ser usada isoladamente. A recomendação da incorporação no SUS foi feita por comissão de avaliação em julho desse ano. O relatório concluiu que "apesar do tamanho do efeito ser pequeno, ele é significativo e influencia favoravelmente a qualidade de vida dos doentes e cuidadores", diz. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que acomete 33% dos indivíduos com mais de 85 anos e compromete de mais de 35 milhões de pessoas no mundo. A condição leva ao declínio de habilidades cognitivas, como a memória e orientação no tempo e no espaço. Há também mudanças na personalidade e no comportamento, bem como prejuízos na habilidade de realizar funções diárias.

0 comentários: