LINHA ÁSIA DO PORTO HENRIQUE LAGE DE IMBITUBA É DESTAQUE NO RIO GRANDE DO SUL - INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIROS TERMINAM NESTA QUINTA-FEIRA EM SC - LAVA JATO TEM SÉRIE DE PEDIDOS DE ARQUIVAMENTO NAS CORTES SUPERIORES - SINE OFERECE MAIS 1,9 MIL VAGAS DE EMPREGOS NO ESTADO - SAÚDE COMEMORA RESULTADOS DO PROGRAMA COMBATE AO TABAGISMO - PARTICIPAÇÃO POPULAR E NOVOS PROJETOS MARCAM 3ª EDIÇÃO DO, “PREFEITURA NO BAIRRO” – MAIS UMA COLETIVA DE IMPRENSA – GASOLINA E DIESEL FICAM MAIS CAROS A PARTIR DE AMANHÃ - AVISO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA N° 005/2017 - MAIS LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA APÓS OS 70 ANOS.

LINHA ÁSIA DO PORTO DE IMBITUBA É DESTAQUE NO RIO GRANDE DO SUL
No dia 22 de agosto, importadores e exportadores dos mercados, gaúcho e sul catarinense conheceram mais de perto as vantagens competitivas da nova linha de longo curso para a Ásia, que passa a escalar o Porto de Imbituba a partir do próximo final de semana. O encontro promovido pela Empresa Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres (Tecon Imbituba), foi realizado em Porto Alegre e reuniu aproximadamente 150 empresários. O presidente da SCPar Porto de Imbituba, Rogério Pupo, abriu as apresentações destacando sua grande satisfação com a inclusão da nova rota. “É realmente um divisor de águas, e o nosso foco está na capacidade de vencer os desafios com agilidade e flexibilidade para trazer soluções a vocês, destacou Pupo. 
Representante da Autoridade Portuária de Imbituba, responsável pela gestão da infraestrutura do porto, Pupo descreveu as características estruturais e operacionais da instalação, mostrando os resultados e investimentos, com destaque para a recente restauração do acesso rodoviário norte, que liga a BR-101 ao porto, um trabalho em conjunto da SCPar Porto, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura de Imbituba, que têm garantido maior eficiência e segurança no transporte de cargas. “Temos espaço para crescer, temos condições de crescer e estamos aqui para convidá-los para crescer conosco”, concluiu o presidente. Em seguida, o diretor comercial da Santos Brasil, Marcos Tourinho, ressaltou os custos competitivos, em virtude da qualidade logística e da capacidade estrutural do porto para recebimento da nova frota de supernavios que estarão chegando ao mercado até março de 2018. “O Porto de Imbituba é um porto totalmente preparado, uma alternativa logística extremamente importante para a carga. É por isso que os armadores estão apostando em Imbituba, onde não há limitação física, em função da profundidade do acesso marítimo e dos berços de atracação, além das condições climáticas favoráveis, que permitem operações ininterruptas”, explicou Tourinho. A linha Ásia é formada por uma joint venture de cinco armadores – Hamburg Sud, Hapag-Lloyd, Hyundai, Maersk e NYK – e será realizada por uma frota de 13 navios, com escala semanal, transit time de 30 a 45 dias, e 15 dias de free time de exportação. 
A perspectiva da comunidade portuária é de que chegada da nova linha incremente em 100% a movimentação de contêineres no Porto de Imbituba ainda este ano, alcançando até 60 mil TEU. O evento em Porto Alegre promoveu ainda um bate-papo com os empresários, esclarecendo dúvidas sobre a nova linha e a capacidade do Porto em atender as suas demandas específicas. Além dos palestrantes, participaram da rodada de perguntas e respostas o diretor de operações Marlos Tavares, o diretor comercial de operações portuárias, Danilo Ramos e o diretor executivo do Tecon Imbituba, Paulo Pegas, todos da Santos Brasil. A apresentação do Porto de Imbituba, com foco na escala de longo curso para a Ásia, também será realizada para a comunidade importadora e exportadora de Santa Catarina na próxima quarta-feira, 30 de agosto, às 14h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. Mais informações sobre o evento. Fonte: Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba.
INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIROS TERMINAM QUINTA-FEIRA.
Interessados em ingressar no Corpo de Bombeiros Militar como soldado têm até a quinta-feira, dia 31, para realizar a inscrição e iniciar as etapas do processo seletivo. Estão sendo oferecidas 300 vagas, sendo 282 para homens e 18 para mulheres. As inscrições devem ser feitas por meio do site da empresa licitada para realizar o concurso. Depois da inscrição, o próximo passo dos candidatos é passar pela prova de conhecimentos gerais, prevista para acontecer no final de setembro, em cinco cidades do estado: Florianópolis, Blumenau, Curitibanos, Chapecó e Criciúma. Entretanto, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros e presidente da Comissão de Concurso, coronel João Valério Borges, alerta para a necessidade de quitar a taxa de inscrição para efetivar a participação no processo de seleção. “Até o momento, temos mais de dez mil inscritos, mas apenas cerca de 25% das inscrições foram quitadas. 
Por isso, é importante que as pessoas se atentem para os prazos de inscrição e para o pagamento da taxa”, disse. Depois da prova escrita, composta por 50 questões objetivas e redação, os candidatos precisarão apresentar boa condição de saúde física e mental, demonstrando à comissão do concurso, os laudos dos exames solicitados no edital. Em seguida, serão submetidos aos testes de aptidão física, avaliação psicológica e social, demonstrando bons antecedentes e lisura em exames toxicológicos. Após todas estas etapas, ocorre a entrega de documentos pessoais e a homologação da aprovação do concurso para início do curso de formação, que deverá iniciar em 19 março de 2018. Somente após a conclusão do curso de formação, previsto para durar cerca de nove meses, é que são abertas as vagas de lotações e os aprovados no curso iniciam a atuação profissional como soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
LAVA JATO TEM SÉRIE DE PEDIDOS DE ARQUIVAMENTO NAS CORTES SUPERIORES.
A Operação Lava Jato sofreu revezes nas últimas semanas, com pedidos de arquivamento de investigações sobre importantes figuras da política nacional. A reportagem é do jornal Folha de S. Paulo. Entre os motivos para não levar adiante acusações de delatores, estão informações incompletas, falta de provas e conflitos entre versões. O caso mais recente foi o da ex-presidente Dilma Rousseff. Citada pelo ex-senador Delcídio do Amaral, a polícia disse em relatório que não encontrou indícios da participação dela numa trama para interferir no andamento da Lava Jato ao escolher um ministro do Superior Tribunal de Justiça. O relatório da polícia não significa necessariamente o encerramento do caso, mas reforça a tese de arquivamento.Também há outros casos como o do senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Delatado pelo lobista Fernando Baiano, a PF não encontrou indícios de que ele tenha pedido doação em troca de facilidades a uma construtora na Petrobras. Ainda figuram nessa lista de vitórias desse teor recentemente o tucano Aécio Neves, o petista Fernando Pimentel e o ex-presidente José Sarney. Sarney se tornou alvo de inquérito junto com outros dois caciques do PMDB, Romero Jucá e Renan Calheiros, por suposta tentativa de interferir no andamento da Lava Jato. A suspeita decorria de conversas gravadas pelo delator Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro (subsidiária da Petrobras). O caso provocou a primeira queda de um ministro no governo de Michel Temer, em 2016. 
A PF, porém, considerou em julho que as atitudes dos envolvidos eram “meras cogitações”.Na delação da Odebrecht, dois governadores já tiveram arquivamentos encaminhados: além de Pimentel, os procuradores consideraram que não havia indícios contra Paulo Hartung (PMDB). A Lava Jato vem sendo criticada por políticos de grupos adversários, como o presidente Michel Temer e o ex-presidente Lula. No Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes se tornou o principal opositor da operação. Segundo a Folha, a distância até o período dos fatos dificulta a investigação. No caso de Aécio Neves, por exemplo, a apuração, sobre suspeitas em Furnas, abordava fatos ocorridos de 1996 a 2005. O tucano é alvo de mais inquéritos e já foi denunciado.
--------------------------------------------------- 
Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
---------------------------------------------------
SAÚDE COMEMORA RESULTADOS DO PROGRAMA COMBATE AO TABAGISMO. 
Imbituba comemora, no Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08), o resultado de mais de 25% de participantes do programa que deixaram o vício definitivamente. O Programa Tabagismo de Imbituba, executado em nove unidades de saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, atendeu somente neste ano, mais de 80 pacientes que sonham em largar o vício e ter uma qualidade de vida melhor longe do cigarro. Vinte e um pacientes, ou seja, 25,6% dos pacientes atendidos pelo programa, conseguiram largar o vício definitivamente. “Para cada uma pessoa que para de fumar, significa uma qualidade de vida melhor e ter baixo risco de desenvolver câncer, problemas cardiovasculares e doenças pulmonares obstrutivas crônicas, entre outro agravos a saúde. Também significa uma economia pessoal de 210-230 reais mensais para quem fuma até um maço de cigarros e 420-460 reais mensais para quem fuma dois maços”, registra Camilo Marques Campos, responsável pelo programa. O tratamento é totalmente gratuito e, para participar, basta procurar a unidade de saúde de seu bairro. 29/08 – Dia Nacional de combate ao Fumo O tabagismo passivo mata cerca de 600 mil não fumantes todos os anos no mundo, dos quais 165 mil são crianças menores de 5 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera a epidemia de tabagismo a maior ameaça à saúde pública que o mundo já enfrentou. “A fumaça de cigarros, charutos e cachimbos contém as mesmas substâncias tóxicas e cancerígenas que o fumante inala e pode causar, em não fumantes, doenças graves como câncer e infarto”, enfatiza Eduardo Macário, diretor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (Dive/SES/SC).  
Segundo ele, mesmo quando o ato de fumar se dá ao ar livre, uma pessoa próxima ao fumante pode inalar até 50 vezes mais materiais tóxicos do que inalaria em um ambiente externo não poluído. Esses dados integram a campanha “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”, lançada este ano pela OMS e reforçada pelo Instituto Nacional do Câncer em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. O impacto do tabagismo sobre a mortalidade e a qualidade de vida no Brasil é diretamente responsável pela perda, a cada ano, de 4.203.389 anos de vida e é responsável por 12,6 % de todas as mortes que ocorrem no país em pessoas maiores de 35 anos. “Considerando esses dados, 156.216 mortes por ano poderiam ser evitadas”, alerta Gladis Helena da Silva, gerente de vigilância de agravos da Dive/SC. 
-------------------------------------------
PRETTA PLÁCIDO: A Nossa Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 99139-1966. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.
--------------------------------------------
As principais doenças provocadas pelo tabagismo são câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Considere-se, ainda, que o tabagismo gera custos médicos diretos por ano de R$ 39,4 bilhões, o equivalente a 8% de todo o gasto com saúde, e R$ 17,5 bilhões em custos indiretos decorrentes da perda de produtividade devida à morte prematura e incapacidade, de acordo com a Nota Técnica “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento” do INCA/Ministério da Saúde. Ainda conforme o documento, as perdas anuais no país em decorrência do tabagismo chegam a R$ 56,9 bilhões, 1% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país. A arrecadação tributária da venda de cigarros é de cerca de R$ 13 bilhões ao ano, valor que cobre apenas 23% das perdas causadas pelo tabagismo. Fonte: Tuliana Rosa
SINE OFERECE MAIS 1,9 MIL VAGAS DE EMPREGOS NO ESTADO.
Depois de quase um mês com um número de vagas abaixo do esperado, o Sistema Nacional de Empregos (SINE), inicia a última semana de agosto com mais de 1.9 mil vagas em ofertas para Santa Catarina. São vagas para quem trabalha de pedreiro, operador de grua, vendedor pracista, motorista entregador, gerente comercial, carpinteiro, açougueiro, assistente administrativo, confeiteiro, cuidador de idosos, soldador, servente de obras, promotor de vendas, zelador, vigilante. As oportunidades de emprego estão disponíveis nos 23 postos de execução direta do órgão, distribuídos nos municípios. Interessados devem procurar o SINE da sua cidade. As oportunidades estão nos municípios de Araranguá (17);  Araranguá – PcD (2); Balneário Camboriú (221); Blumenau (471); Blumenau – PcD (18); Caçador (1); Chapecó (229) Chapecó – PcD (8); Concórdia (202); Concórdia –PcD (8); Criciúma (46); Criciúma – PcD (15); Curitibanos (11); Florianópolis (52); Florianópolis – PcD (154); Itajaí (26); Itajaí  – PcD (2); Ituporanga (17); Ituporanga – PcD (1); Joaçaba (28); Joaçaba  – PcD (3); Joinville (86); Joinville – PcD (6); Lages (23); Laguna (2); Mafra (29); Palhoça (7); Palhoça – PcD (2); Rio do Sul (38); São José (53) São Miguel do Oeste (23); Taió (5); Timbó (29); Tubarão (69); Tubarão – PcD (7). Fonte: Kênia Pacheco.

COLETIVA DE IMPRENSA
O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina – CREA-SC e a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Rio Tubarão - AREA-TB, têm a honra de convidá-lo (a) para uma coletiva de imprensa no dia 31 de agosto de 2017, quinta-feira, às 15h30min, na sede do AREA-TB, localizada na Avenida Marcolino Martins Cabral, 2001, sala 102, (ao lado do Posto Canário – Ed. Portugal) Vila Moema, com o presidente da AREA-TB, engenheiro Ney Francalacci, e o vice-presidente da entidade, engenheiro Atamir Brunel Alves. Na oportunidade, os dois dirigentes falarão sobre a programação e os objetivos do 2º Seminário e Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, a realizar-se nos dias 14 e 15 de setembro de 2017, no Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo. Fonte: D’Alma Comunicação & Design e Fogaça Comunicação Integrada Contatos: (48) 99659-1841 (D’Alma) e (48) 99670-9848 (Fogaça).
PARTICIPAÇÃO POPULAR E NOVOS PROJETOS MARCAM 3ª EDIÇÃO DO PREFEITURA NO BAIRRO.
O programa, que chegou em sua terceira edição neste domingo (27), levou o prefeito Rosenvaldo Júnior, o vice-prefeito Luiz Gonzaga e seus secretários, ao bairro Vila Nova Alvorada (Divineia). Em seu pronunciamento, o prefeito Rosenvaldo Júnior anunciou a volta da escolinha de futebol no campo da comunidade, uma das principais reivindicações dos moradores. A área vinha sendo invadida e, após a ação na última semana, o prefeito realizou a entrega de materiais esportivos e falou sobre o retorno do projeto previsto para iniciar nos próximos dias. Outra ação, anunciada por Rosenvaldo no último domingo (27), foi a assinatura do contrato com a nova empresa que irá realizar a manutenção da iluminação pública na cidade, realizada nesta segunda-feira (28), um problema que vinha afetando toda a população, com a grande quantidade de lâmpadas queimadas nos postes de todo o Município. O programa
A cada mês, um bairro recebe a equipe da administração municipal, como forma de descentralizar a Prefeitura e estar mais perto dos imbitubense onde estiveram à disposição para ouvir pedidos, críticas e sugestões da comunidade. Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, a ideia surgiu no ano passado, ainda durante a campanha. “Nas visitas aos bairros e aos eleitores, ouvi muitos relatos que as pessoas tinham muita dificuldade em falar com a prefeitura ou com os secretários, principalmente as pessoas que moram em locais mais afastados. Nossa intenção é promover o contato direto com a comunidade”, explica. Os encontros são promovidos mensalmente e todos os bairros serão visitados. “Todos estarão à disposição para ouvir reivindicações e tirar dúvidas. Tudo será documentado e o cidadão ficará com uma via do seu pedido onde também estará informado seu nome e telefone para que possamos dar retorno. Iremos avaliar tudo e, na medida do possível, todos serão atendidos”, revela Júnior. Fonte: Tuliana Rosa
AVISO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA N° 005/2017
O Presidente da Câmara Municipal de Imbituba, Vereador Renato Carlos de Figueiredo, no uso de suas atribuições e com fundamento na legislação em vigor, juntamente com Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Transportes, Obras, Urbanismo, Agricultura, Pesca e Fiscalização, Vereador Humberto Carlos dos Santos, comunicam que, no dia 31 de agosto de 2017, quinta-feira, às 19h00min, no Plenário nas dependências da Câmara Municipal de Imbituba, será realizada Audiência Pública visando colher subsídios e informações adicionais junto à sociedade civil para as discussões sobre o Projeto de Lei n° 4.948/2017 que Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2018 e dá outras providências. Imbituba/SC, 17 de agosto de 2017. Renato Carlos de Figueiredo - Presidente da Câmara Municipal de Imbituba. Humberto Carlos dos Santos - Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.
GASOLINA E DIESEL FICAM MAIS CAROS A PARTIR DE AMANHÃ.
Mais um aumento que começa a vigorar, e não para por aí… O Brasil se afunda em uma crise sem precedentes, um cálculo astronômico, uma dívida ativa que soma R$ 3,357 trilhões, conforma a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. E a partir desta terça-feira (29), o preço da gasolina nas refinarias sofrerá um aumento de 1,1% e o do diesel de 0,4%. O anúncio foi feito nesta segunda (28) pela Petrobras e segue a nova política de ajuste de preço, que tem como base o valor de paridade de importação. O ajuste anterior havia sido anunciado no sábado (26), com aumento de 1,2% na gasolina e redução de 0,7% no diesel. A nova política foi adotada no começo de julho e, desde então, os reajustes são feitos quase que diariamente. Os percentuais podem ser acompanhados no site da Petrobras. Além do acréscimo no preço dos combustíveis, o que acarreta em um aumento em cadeia de milhares de vários de outros produtos, já que o Brasil é um país ainda muito rodoviário, o cidadão ainda terá que pagar, a partir de sexta-feira, mais no preço do botijão do gás de cozinha, da energia elétrica, da água, cesta-básica, do transporte público, entre vários outros serviços essenciais à sobrevivência.

O processo de envelhecimento é algo inevitável em nossas vidas. Podemos recorrer a tratamentos miraculosos, nos esforçar para mantermos, a todo custo, a força da juventude, segurar os ponteiros do relógio na tentativa de parar o tempo, mas, quando percebemos, já estamos velhos. Viver é envelhecer. É algo inerente à nossa condição humana. Mas nem tudo são espinhos. Como todos alcançaremos esse estágio em nossas vidas, sempre haveremos de encontrar pelo caminho quem compartilhe conosco esses mesmos desafios. Neste momento, por exemplo, milhares de pessoas no mundo todo vivenciam o sentimento de impotência, a angústia da diminuição do vigor físico e as doenças e perdas próprias da terceira idade. No mundo – e, em especial, no Brasil – está ocorrendo um crescente aumento da população de idosos. As estimativas apontam que, em 20 anos, teremos 13% dos brasileiros com idade superior a 60 anos. E quando é que começamos a sentir os primeiros “sintomas” da velhice? Mario Prata em uma das suas crônicas usou um termo curioso. Segundo ele, quando estamos com idade entre 45 e 65 anos, viveríamos a nossa fase “envelhecente”. É exatamente nesse momento da vida que percebemos os primeiros comprometimentos da idade – e, consequentemente, buscamos formas de adaptação à nova realidade. Se projetarmos uma existência de 100 anos (o que é muito comum hoje é dia), a casa dos 50 será o divisor de águas (ou seja, ainda haverá muita água para rolar sob a ponte do rio da vida). Em meu trabalho, dedico, em média, dez horas por dia lidando com pessoas cuja idade varia entre 50 e 100 anos, todas independentes e autônomas. 
Cheias de projetos e expectativas, essas pessoas reinventaram suas vidas na terceira idade. Buscaram conhecer as novas tecnologias, aprenderam informática, praticam exercícios físicos, dançam, namoram, cantam, vivem, enfim. É claro que também convivem com a hipertensão, o diabetes, a osteoporose e algumas outras visitas indesejadas comuns a esta fase da vida, mas encontraram meios de diminuir a incidência de tais males em seu dia-a-dia. Penso que a melhor forma de enfrentarmos a velhice é o aprendizado contínuo da adaptação, da renovação e da aceitação das novas condições que a vida impõe. Cuidar da mente, mantendo-a ativa com a prática de leituras e jogos que exijam raciocínio, frequentar atividades culturais e desenvolver alguma habilidade artística ou artesanal são práticas recomendáveis. Cuidar da espiritualidade, buscando-se a consciência interior, bem como manter o corpo ativo com a prática diária de algum exercício físico apropriado à idade, também é fundamental. Outra receita é evitar a solidão, que leva à depressão e à queda da autoestima. Em São Paulo, há inúmeras possibilidades de lazer exclusivas para quem já passou dos 50. Já que envelhecer é inevitável, por que não fazermos de nossa “envelhecência” o melhor momento de nossas vidas? Fonte: Cristiane Felipe.

0 comentários: