APOSENTADOS E PENSIONISTAS COMEÇAM A RECEBER PRIMEIRA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO - MUDANÇAS NO FIEIS GERAM DISCUSSÕES - MORRE CONSELHEIRO DA SC-PAR PORTO DE IMBITUBA - DEPUTADA DE SC VOTA POR ENGANO - IMBITUBA SEDIA FASE MICRO REGIONAL DO JASC NESTE FIM DE SEMANA - NATAÇÃO ENCARA DESAFIO CASCA GROSSA - MUNICÍPIOS DA ADR RECEBERÃO PROGRAMA MULHER VIVER SEM VIOLÊNCIA - ESTAMOS DE OLHO NOS VÂNDALOS.

Coordenação Diocesana do Movimento de Irmãos da Diocese de Tubarão em visitas.
Coordenação Diocesana do Movimento de Irmãos da Diocese de Tubarão, coordenada pelo casal Julésia e Nardi Carlos Coan, como já vem realizando desde o inicio da sua coordenação, visitaram quinta-feira bdia 24, as Paróquias Santa Teresinha do Menino Jesus de Nova Brasília e Nossa Senhora da Conceição de Imbituba. Tendo como meta visitar às áreas e paróquias da Diocese de Tubarão, a Coordenação Diocesana formada pelos casal Coordenador, Julésia e Nardi Carlos Coan, Casal Vice-coordenador, Catiane e Marivaldo Leando, Casal Secretário, Carla e Roberto Guterro, Casal Tesoureiro, Casal Vanderleia e Evaldo da Silva, Casal Relações Públicas Natália e Adjaime da Silva, Casal Patrimônio, Zelandia e Dilnei Bressan e pelo Orientador Espiritual, Padre Joel Marcolino Bittencourt, vem realizando uma caminhada de visitas e até o final deste ano, quando encerra a sua missão, pretende visitar todas as paróquias e áreas que abrangem o Movimento de Irmãos na Diocese de Tubarão. 
Nas duas paróquias visitadas quinta-feira, foi levada a mensagem do terço conforme lembrou Julésia, não poderia ser diferente, “estamos vivendo o ano mariano e é justo que levemos aos irmãos por onde passamos o reforço e a importância de se rezar o terço diariamente”, disse. O vice Coordenador Diocesano Marivaldo Leandro, agradeceu a recepção dos encontristas de Imbituba relatando que “a caminhada tem sido muito bem aceita pelos irmãos e que todos estavam gratificados por estar realizando um trabalho de evangelização junto aos encontristas da Docese”. Após a reza de uma dezena de Ave Maria, Julésia soliciou que cada encontrista concluíssem o terço em casa. Além da linda mensagem, a Coordenação Diocesana presenteou a cada casal presente com lindo Rosário, personalizado pelo Movimento de Irmãos.
Aposentados e pensionistas começam a receber primeira parcela do décimo terceiro.
O pagamento será feito na folha de agosto e segue até 8 de setembro -Arquivo/Marcelo Camargo/Agência BrasilMais de 29,2 milhões de aposentados e pensionistas do setor privado começam a receber hoje (25) a primeira parcela do décimo terceiro. O pagamento será feito na folha de agosto e segue até 8 de setembro, conforme o cronograma mensal de depósito dos benefícios. O decreto presidencial que permitiu a antecipação de 50% do décimo terceiro para agosto foi publicado no fim de julho. Segundo o Ministério da Previdência Social, a medida injetará R$ 19,9 bilhões na economia em agosto e setembro.
O pagamento começará pelos benefícios de um salário mínimo com final 1. Para benefícios superiores a um salário mínimo, a primeira parcela do décimo terceiro só começará a ser depositada em 1º de setembro. O cronograma de liberação está disponível na página do Ministério da Previdência na internet.Como determina a legislação, não haverá desconto de Imposto de Renda na primeira parcela. O imposto sobre o décimo terceiro somente pode ser cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina. Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto. Somente em 2015, o pagamento foi adiado para setembro, por causa do ritmo fraco da economia e da queda da arrecadação.
Estamos de olho: Placas de sinalizações de ruas são danificadas em Imbituba.
Imbitubenses que ajudam a preservar o patrimônio público de Imbituba têm denunciados o estado precário em que se encontram algumas placas de sinalizações de ruas em vários bairros da cidade, conforme registra a nossa foto. Algumas não foram bem fixadas e estão sucumbindo ao forte vento nordeste que naturalmente sopra na nossa Zimba e outras por atos de vandalismo. Solicitamos a atenção especial da prefeitura e do secretário Alexsandro Carpes para que recupere as determinadas placas para que os danos não sejam maiores, ao mesmo tempo em que solicitamos as pessoas de bem e que lutam por uma Imbituba cada vez melhor que fiquem atentos e ajudem a fiscalizar o nosso patrimônio. Afinal é o nosso dinheiro que está sendo jogado fora. Estamos de olho.
PREFEITURA PROMOVE 3ª EDIÇÃO DA “PREFEITURA NO BAIRRO” EM VILA NOVA ALVORADA.
O programa chega em sua terceira edição, e leva o prefeito Rosenvaldo Júnior, o vice-prefeito Luiz Gonzaga e seus secretários, ao bairro Vila Nova Alvorada (Divineia). Cada mês, um bairro recebe a equipe da administração municipal, como forma de descentralizar a Prefeitura e estar mais perto dos imbitubenses. Neste domingo (27), a partir das 8:30 horas, na EEB Engenheiro Álvaro Catão, o prefeito Rosenvaldo Júnior e sua equipe estarão à disposição para ouvir pedidos, críticas e sugestões da comunidade. O programa. Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, a ideia surgiu no ano passado, ainda durante a campanha. “Nas visitas aos bairros e aos eleitores, ouvi muitos relatos que as pessoas tinham muita dificuldade em falar com a prefeitura ou com os secretários, principalmente as pessoas que moram em locais mais afastados. Nossa intenção é promover o contato direto com a comunidade”, explica. Os encontros são promovidos mensalmente e todos os bairros serão visitados. “Todos estarão à disposição para ouvir reivindicações e tirar dúvidas. Tudo será documentado e o cidadão ficará com uma via do seu pedido onde também estará informado seu nome e telefone para que possamos dar retorno. Iremos avaliar tudo e, na medida do possível, todos serão atendidos”, revela Júnior. Fonte: Tuliana Rosa
--------------------------------------------------- 
Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
---------------------------------------------------
Municípios de abrangência da ADR de Laguna receberão em setembro o Programa Mulher Viver Sem Violência.
Os municípios de Laguna, Imbituba, Garopaba e Pescaria Brava foram contemplados com o Programa Mulher Viver Sem Violência / Mulheres e Cidadania, por meio de uma unidade móvel estarão disponíveis atendimentos às mulheres em situação de violência. O atendimento nos municípios de menor porte será realizado com a promoção de ações de caráter preventivo, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, sempre pautados no respeito aos direitos humanos e aos princípios do Estado Democrático de direito, norteados no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as mulheres. O programa Mulher Viver sem Violência, foi lançado em 2013, pelo governo federal com objetivo de integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça, segurança pública, rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira. Para alinhar estratégias com as instituições envolvidas na execução do programa, a Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna receberá na próxima terça-feira, dia 29, a Coordenadora do Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd para um encontro com os secretários municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, conselheiros tutelares e representantes da segurança pública. 
A gerente de Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas, Simoni Barbosa de Andrade, salienta a importância da participação de todos no encontro da próxima terça-feira, que acontecerá às 14 horas, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna, para alinhar e planejar as ações que serão desenvolvidas nos municípios. Agenda: Reunião sobre o Programa Mulher Viver Sem Violência / Mulheres e Cidadania. Data: 29 de julho (terça-feira) Horário: 14 horas. Local: Auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna. Centro Administrativo Hindemburgo Moreira. Avenida Colombo Machado Salles, s/n.° Fonte: Fabrícia Silveira Carneiro.
Natação de Imbituba encara desafio “casca grossa”
João Batista Coelho Jr., Marcelo Fortunato e Ricardo Nobre vão encarar 8 km em alto mar. Os maratonistas aquáticos de Imbituba vão iniciar a temporada 2017/2018 de maratonas aquáticas com um dos maiores desafios do sul do Brasil. Entre pouco mais de 100 grandes corajosos, eles desbravarão a 5ª Volta a Ilha do Macuco, uma prova que contorna uma ilha em alto mar na cidade Bombinhas, em um total de 8 km de muitas braçadas, neste domingo, dia 27. Os nadadores João Batista Coelho Jr da Academia Corpo e Arte, Marcelo Fortunato e Ricardo Nobre, largam da praia da Conceição e contornam o costão em direção ao alto mar, contornando a bela ilha da cidade e com a chegada novamente na mesma praia. Dos três nadadores, apenas Marcelo Fortunato, o Seco, faz o trajeto pela primeira vez. 
--------------------------------------------
PRETTA PLÁCIDO: A Nossa Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 99139-1966. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.
--------------------------------------------
A expectativa é de cerca de duas horas de braçadas, acompanhados da equipe de suporte, liderados por Gean Carvalho da Imbwave, sempre presente nesses desafios de aventura. Também integrantes e parceiros da equipe Imbituba Travessias, que representam o grupo em algumas competições, os nadadores da Associação Tubaronense de Natação (ATN) Bruno Oliveira e André Lemos, de Tubarão, vão participar da prova. Fonte: ClickSul Comunicação Integrada.
IMBITUBA SEDIA FASE MICRO REGIONAL DO JASC NESTE FIM DE SEMANA.
Nesta sexta-feira (25), a partir das 19:00 horas, no Ginásio de Esportes Olivar Francisco, começam as disputas de mais uma fase Micro Regional do Jogos Abertos de Santa Catarina, nas modalidades de Futsal Masculino e Voleibol Feminino. Será confronto direto entre as equipes de Imbituba e Imaruí, numa melhor de três partidas em ambas modalidades.  As equipes de Imbituba na modalidade Futsal Feminino e Voleibol Masculino já foram classificadas direto para a seletiva regional do JASC, assim com a equipe de Handebol Masculino que foi campeã em casa da fase Micro Regional há duas semanas atrás. 
“Um fato importante é que Imbituba foi único município a ser representada nas três modalidades de Futsal, Handebol e Voleibol, tanto nas equipes masculinas, quanto nas femininas, mostrando que estamos conseguindo reconstruir nossas equipes e a autoestima de nossos atletas,” comentou Marcelo Martins, Gerente de Esportes do Município. O Diretor de Esportes Norton Evaldt e equipe, não mede esforços para fazer esporte de verdade no município de Imbituba. “Desde já convidamos todos os amantes do esporte de Imbituba a prestigiar nossos guerreiros das quadras em ação, defendendo as cores do nosso município, em mais esta importante competição rumo ao JASC 2017”, ressalta Norton. Fonte: Tuliana Rosa
Deputada de SC é a única a votar a favor do fundo eleitoral bilionário: “me equivoquei”.
A Câmara dos Deputados discutiu na noite de quarta-feira parte da Reforma Política em tramitação no Congresso Nacional. Um dos pontos votados foi a polêmica destinação fixa de 0,5% da receita da União para o fundo eleitoral, que em 2018 daria R$ 3,6 bilhões. A proposta vincula o financiamento pública de campanha aos valores recebidos dos tributos pelo governo federal e havia sido aprovada na Comissão Especial que discute a reforma. No plenário, no entanto, foi derrubada por 441 votos a um. O único voto contrário foi da deputada federal catarinense Geovânia de Sá (PSDB). Rapidamente após a votação, ele foi até o microfone e pediu a retificação: “Me equivoquei na votação anterior, sou contra qualquer tipo de fundo partidário, e criação de novo fundo. Me equivoquei no votar, quero justificar. Acompanhei o partido e pediria que fosse retificado, porque inclusive fui a única. Quando vi a votação, o meu voto é não, com o relator e com o PSDB”. A assessoria da deputada informou que ela não voltou atrás no seu posicionamento, mas errou na hora de votar. “A deputada tem um posicionamento a favor do cidadão em todas as votações, ficando contra o partido muitas vezes”, disse a equipe de comunicação de Geovânia.
NOTA DE FALECIMENTO
É com grande pesar que comunicamos o falecimento do sr. Nerci Tercílio Corrêa, advogado, contador e grande entusiasta do setor portuário, que esteve à frente da presidência do Conselho Fiscal da SCPar Porto de Imbituba de maio de 2014 a fevereiro de 2017. Nerci era natural de São José do Cerrito (SC) e tinha 58 anos. Exerceu cargos como membro do Conselho Estadual de Contribuintes de SC; presidente do Sindicato dos Contabilistas de Lages e diretor administrativo da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina. Deixa mulher, dois filhos e um neto. O velório está sendo realizado no Parque da Saudade, em Lages, e o sepultamento está marcado para às 10h desta sexta-feira (25), no mesmo local. À família nossos sentimentos e agradecimento ao empenho e dedicação à SCPar Porto de Imbituba.
Mudanças no Fies geram discussões.
As mudanças propostas pelo governo federal no Fundo de Financiamento Estudandil (Fies) têm gerado discussões e sendo vistas com resistência pelas instituições de ensino superior comunitárias e particulares. As modificações propostas através de medida provisória (MP 785/2017), que está  em tramitação, se forem aprovadas entram em vigor em 2018. No entanto, o Fies já tem gerado queda no número de estudantes interessados pelo financiamento. “De forma pontual, já em 2016 houve queda significativa no número de contrato, por conta de todas as mudanças, que são ruins tanto para a instituições quanto para o aluno”, aponta o presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Sebastião Salésio Herdt, responsável por 16 instituições de ensino superior no Estado. Segundo ele, por ser um financiamento estudantil, o governo federal deveria investir na educação e estar preocupado em desenvolver talentos. 
“Quanto maior o índice de acesso ao ensino superior, melhor o desenvolvimento do país. O Fies tem tomado um rumo que não agrada nem aos alunos e nem às instituições. Para ter uma ideia, o Sistema Acafe conta com 150 mil estudantes. Em 2014, atendeu quase seis mil alunos pelo Fies. Hoje, o número está em 1,9 mil. A queda foi brutal”, explica Salésio. Somente na Unisul, que faz parte do Sistema Acafe, houve apenas 150 adesões de contratos de alunos com o Fies. “As mudanças são pesadas para os dois lados. No que tange às instituições, por exemplo, o governo quer que assumam um ônus que não é delas, como a inadimplência. Também quer eliminar a carência para o aluno pagar ao término da faculdade, que deveria ser de 12 a 24 meses. 
Isso desfavorece a adesão do aluno”, aponta. Salésio ainda explica que grande parte dos reitores do Sistema Acafe irão participar da Frente Parlamentar Pró-Universidade Comunitária, na próxima terça-feira, em Brasília. “Estamos mobilizados. Inclusive, sugerimos alterações aos deputados e queremos mostrar o quanto é importante adequar a lei para o bem das instituições, mas acima de tudo dos estudantes. O Fies deve ser usado como forma de inclusão social, desde que tenha o tratamento adequado. O momento do país não é o melhor, do ponto de vista financeiro, mas a educação não pode sofrer restrições”.Fonte: DS.
Assinado convênio de R$ 500 mil com Jaguaruna.
O secretário executivo Nilton de Campos, da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão, e o prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, firmaram convênio para recapeamento asfáltico de ruas do perímetro urbano, no valor de R$ 500 mil, através da emenda do deputado estadual Ricardo Guidi. “Recebemos o prefeito para assinar esse convênio que vai ser fundamental para a mobilidade urbana do município de Jaguaruna. É o início de uma via mais segura para o acesso ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi”, afirma Nilton de Campos. De acordo com o prefeito, esses recursos serão importantes porque melhoram o acesso ao hospital. “Só temos que agradecer ao governo do Estado pela liberação desta verba, que vai melhorar e muito a estrada que leva até o hospital. E também já é o início de uma grande luta da população, que é o acesso, via centro de Jaguaruna ao aeroporto”, explica Edenilson. 
Para o deputado Ricardo Guidi, esse investimento do governo é muito importante para os municípios. “Temos essa condição de buscar, junto ao governo do Estado, emendas que vão melhorar a mobilidade, a infraestrutura das cidades, além dos recursos que vêm direto da administração. Fico satisfeito que o governador Raimundo Colombo tenha liberado esse recurso para Jaguaruna”, declara. Além desta via, também estão contempladas as ruas Laguna e Padre Ernesto, que também irão receber drenagem e pintura. Fonte: DS.

0 comentários: