SC-PAR PORTO DE IMBITUBA EXERCE A AUTORIDADE PORTUÁRIA DO PORTO DE IMBITUBA. SENDO RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DA INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA - SOBREVOO REGISTRA 21 BALEIAS FRANCAS NA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA - JUNTA COMERCIAL DO ESTADO IM PLANTA SISTEMA TOTALMENTE DIGITAL - IFSC ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS EM TUBARÃO - NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SC PAR PORTO DE IMBITUBA. - SOBREVOO REGISTRA 21 BALEIAS FRANCAS NA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA


PONTE DE IBIRAQUERA - RODOVIA SC-434 - RETORNO DA BR 101
Semana passada marcamos uma reunião no DNIT, onde fomos atendidos pelo superintendente Ronaldo. Nos acompanhou prefeito municipal e sua equipe técnica, além do nosso deputado estadual Mauricio Eskudlark que junto do Jorginho agilizaram esse encontro. Nesta reunião, recebemos total apoio do DNIT/SC, no entanto, existe a questão legal e burocrática, para que a ponte emergencial do exército seja instalada. Por envolver o exército brasileiro, que foge totalmente da abrangência, competência do DNIT/SC, visto que no Brasil parece que tem 5 pontes dessas, onde temos uma em SC, no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado no município de Porto União. Fato, é o diálogo entre os órgãos que está difícil e parece que deve ser ordem de Brasília, já que são órgãos federais. A luta do superintendente junto com o deputado federal Jorginho Mello, está sendo muito intensa, inclusive na última quarta-feira, Jorginho teve uma agenda com o ministro de transportes e nossa ponte estava na pauta, na busca de recursos federais. Agendou também, para próxima semana, onde devemos ir junto com o prefeito, uma reunião em Brasília com o Diretor Geral do DNIT, Dr. Halpher, na busca de soluções urgentes. 
Na câmara municipal, foi aprovado nosso requerimento em conjunto do vereador Anderson, para ser criada uma comissão, aonde tem o objetivo de acompanhar todo processo da ponte, desde cobrança para que aconteça, busca recursos, fiscalização, etc. Conversamos a pouco com o prefeito, vamos nessa reunião em Brasília na quarta feira e no caso de não conseguimos uma resposta imediata, o prefeito irá contratar uma empresa para montar uma ponte flutuante, inclusive já realizou o contato. Essa ponte custará em torno de 200 mil reais e garantiram a montagem em 20 dias. Então, o prefeito Rosenvaldo Júnior nos garantiu que no verão teremos o acesso por essa via, aonde irá amenizar os problemas e prejuízos. Durante esses dias, também estamos trabalhando junto ao prefeito municipal para refazer o calçamento e colocar drenagem na Rua Cecina de Souza, visto que está muito pouco transitada devido interdição da ponte. Infelizmente tudo depende de outros órgãos, mas estamos trabalhando com muita intensidade para resolver o quanto antes e, essa ponte do exército hoje seria a solução para amenizar os problemas durante a temporada. O superintendente do DNIT está empenhado. Falamos quase diariamente e o problema maior é essa articulação com o exército, disse que acreditada que no caso de superar esse processo burocrático, a instalação é rápida, prevê em torno de 15 dias. Também surgiu recentemente como outra alternativa, a questão de pontes da defesa civil de Santa Catarina. Prefeito informou que o município já viu essa possibilidade, mas são pontes muito pequenas, nossa ponte tem vãos de 25 metros e uma dessa da defesa civil não chega nem nessa metragem. 
Então, na próxima semana junto do nosso deputado federal Jorginho Mello, teremos uma audiência em Brasília com o Diretor Geral do DNIT e no caso de não obtermos uma resposta rápida e imediata a prefeitura irá instalar uma ponte flutuante. RODOVIA SC-434. Como já sabem, foi feito a licitação da obra e a empresa Britagem Vogelsanger Ltda. foi a vencedora. Após a licitação, visto processo eleitoral e uma possível mudança no governo, entramos com um requerimento na câmara, onde solicitamos várias informações e cobramos a homologação, ou seja, a assinatura do contrato para que a obra aconteça mesmo na troca do governo do estado. Recebemos a notícia que já foi assinado a ordem de serviço e já começaram os trabalhos, mas nesse primeiro momento seria o recapeamento, ficando as rótulas (trevo alemão) para o ano que vem após o carnaval. Nosso deputado Mauricio Eskudlark já marcou uma audiência para próxima semana no DEINFRA onde vamos tentar incluir essas rotulas no início, visto que com a Rua Cecina de Souza está tendo pouco acesso, devido a ponte interditada, seria propicio resolver esse problema, principalmente de segurança na via, fazendo essa rótula. Hoje inclusive teve outro acidente no local. RETORNO DA BR 101. O Retorno, a parte da obra já foi concluída, apenas falta à parte de sinalização para que seja liberado. Cobramos do deputado Jorginho e nos informou que é outra empresa que faz esse serviço e deve nos próximos dias vir realizar e liberar o acesso. 
FALA DO PREFEITO. O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, destacou que a recuperação da ponte é uma prioridade. “Além da liberação do acesso ser uma grande preocupação, a maior delas é vida, então vamos analisar os projetos com muita atenção”, assegurou. Quanto aos demais assuntos debatidos o prefeito se colocou à disposição para discutir soluções em conjunto. Outros assuntos relevantes como coleta de lixo, fiscalização de ambulantes e empresas ilegais foram discutidos. “O projeto Jogue Limpo com a Praia do Rosa já atua há 8 anos na limpeza e preservação da praia. O Jogue Limpo hoje é uma estratégia de organização do destino e sustentabilidade no sentido de sobrevivência da natureza e do turismo. Fonte: Vereador Beto do Zé Neide.
PORTO DE IMBITUBA LANÇA LIVRO INFANTIL SOBRE A BALEIA FRANCA.
O dia 8 de novembro marcou o lançamento do livro infantil “A Grande Tempestade”. A obra foi desenvolvida com os alunos da Escola Básica Municipal Joaquim Ramos, de Imbituba, por meio do Projeto Mar de Letras, uma iniciativa da SCPar Porto de Imbituba, em parceria com a prefeitura local e a empresa Acquaplan, que executa o Plano de Controle Ambiental do porto. A 1ª edição de A Grande Tempestade tem duas mil unidades impressas. O livro esta sendo distribuído para as escolas e bibliotecas de Imbituba e passa a integrar as ações de educação ambiental realizadas aos visitantes mirins do Porto de Imbituba. Durante o evento, alunos, professores e autoridades se reuniram na escola para conhecer e prestigiar o resultado do projeto. Em frente a uma plateia lotada de olhos curiosos, a coordenadora de educação ambiental e oceanógrafa da Acquaplan, Giseli Aguiar, narrou o processo de criação da obra, realizado entre março e maio deste ano. Ao longo de três meses, a equipe do porto ensinou e sensibilizou 11 crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano, através do curso Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade Marinha. O grupo participou de atividades semanais no contraturno escolar, as quais incluíram dinâmicas em sala de aula e expedições ao complexo portuário e aos ecossistemas costeiros da região – trilha de Itapirubá, Museu das Conchas e Instituto Australis/Projeto Baleia Franca. A jornada de aprendizagem do Mar de Letras resultou em três histórias escritas pelos integrantes do projeto e em uma mostra desenhos que envolveu toda a escola. 
Após análise do material, uma comissão julgadora escolheu a melhor narrativa e os 20 desenhos mais criativos. Tanto os participantes do Mar de Letras quanto os alunos que tiverem seus desenhos escolhidos para compor o livro receberam um certificado e uma premiação. “Buscamos construir um conhecimento junto às crianças que pudesse traduzir conhecimentos científicos sobre as baleias-francas, grandes protagonistas da história, em peripécias e interações entre os trabalhadores portuários e os animais marinhos. O resultado foi uma história divertida e envolvente, capaz de inspirar atitudes em favor da conservação da vida selvagem”, destaca Robson Busnardo, gerente de meio ambiente da SCPar Porto de Imbituba. Sinopse Nessa incrível aventura, a baleia-franca Mari e sua filhote Fran percebem a aproximação de uma grande tempestade, enquanto descansam nas praias de Imbituba. Elas arriscam suas vidas para ajudar os trabalhadores portuários a enfrentar a tormenta que estava a caminho. Depois desse feito, os laços de amizades entre homens e baleias se mantêm, mesmo após muitos anos, quando se reencontram em uma situação especial e emocionante. Durante as migrações reprodutivas, a filhote Fran se depara com inúmeros aprendizados, os quais nos levam a refletir sobre o delicado equilíbrio da vida marinha e como as nossas ações terrestres podem prejudicar ou proteger esse ambiente tão especial. Fonte: Comunicação Porto de Imbituba.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SC PAR PORTO DE IMBITUBA.
A SCPar Porto de Imbituba, empresa pública do Estado de Santa Catarina, inscrita no CNPJ 17.315.067.0001/18, vem a público alertar sobre a ocorrência de fraudes em nome da empresa. Nos últimos dias, um fraudador vem ilegalmente se identificando como colaborador da SCPar para supostamente vender cargas de um leilão de produtos apreendidos pela Receita Federal. Cabe destacar que A SCPAR PORTO DE IMBITUBA EXERCE A AUTORIDADE PORTUÁRIA DO PORTO ORGANIZADO DE IMBITUBA, SENDO RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DA INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA. O Fraudador se identificou como Carlos Alberto Miranda, do Departamento de liberação SCPAR S.A., divisão que sequer existe na SCPar Porto de Imbituba, com os telefones: +55 48 4042-2728 e +55 48 98492-7389. Marcou reunião com um empresário (vítima) em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e o levou a um café para apresentar os documentos necessários para realização da suposta transação comercial. Havia outro cúmplice que se identificava como "Auditor da Receita Federal", afirmando que iria fazer o "desembaraço da carga". A SCPar Porto de Imbituba reitera que não realiza qualquer operação comercial de compra ou venda de cargas, sendo responsável unicamente pela gestão da infraestrutura portuária. Quaisquer dúvidas e/ou solicitação de informações devem ser realizadas diretamente nos canais de comunicação oficiais da empresa:
Site: www.portodeimbituba.com.br Telefone: (48) 3355-8900 E-mail: ouvidoria@portodeimbituba.com.br Facebook: https://www.facebook.com/scpar.portodeimbituba/ A Administração.
SOBREVOO REGISTRA 21 BALEIAS FRANCAS NA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA.
Avistagens ocorreram durante último censo aéreo da temporada 2018 do Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPar Porto de Imbituba. A SCPar Porto de Imbituba realizou na manhã desta segunda-feira, 5 de novembro, o último sobrevoo da temporada 2018 de avistagens de baleias-francas (Eubalaena australis) em Santa Catarina. O censo aéreo ocorreu entre Florianópolis e Balneário Rincão, que compreende a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, estendendo-se até Torres. Durante o percurso, foram avistadas 21 baleias-francas, sendo 10 adultas e 11 filhotes, além de quatro golfinhos nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), conhecidos como "boto da tainha". O sobrevoo integra o Programa de Monitoramento de Cetáceos do porto e envolve pesquisadores do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca e da empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental. Ao todo, três especialistas participaram da amostragem, sendo dois observadores e um fotógrafo. O objetivo da ação foi realizar a contagem dos indivíduos, verificar sua distribuição espacial e fotografá-los para posterior identificação. Avistagens de 2018. Novembro marca o fim da temporada de avistagens das baleias-francas em Santa Catarina. Neste período, os animais já estão retornando às áreas de alimentação nas regiões da Antártica, onde permanecem durante o resto do ano. Por isso, o número de indivíduos encontrados na região é bem menor que o registrado nos dois sobrevoos anteriores, realizados em julho e em setembro. Neste ano de 2018, quando o Porto de Imbituba completou dez anos de monitoramento, um recorde de avistagens foi registrado em setembro. 
Durante o segundo sobrevoo, 284 baleias-francas foram observadas, batendo as 194 baleias avistadas em 2006. Antes, no mês de julho, foram avistadas 36 baleias. A maior concentração tem ocorrido nas enseadas de Garopaba, Imbituba e Laguna. Além das francas, também foram registradas em 2018 outras espécies de cetáceos, como os já mencionados golfinhos-nariz-de-garrafa ou boto da tainha (Tursiops truncatus), espécie que realiza a pesca cooperativa junto aos pescadores no município de Laguna; e as toninhas (Pontoporia blainvillei), raras na região. Os resultados anuais surpreenderam, até mesmo, a equipe técnica que acompanha o Programa de Monitoramento de Cetáceos. "Este foi um ano extremamente positivo tanto pelos recordes de avistagens, o que pode indicar uma recuperação nos níveis populacionais da espécie, quanto pela quantidade de dados que pudemos coletar, possibilitando avaliar a eficácia das ações de conservação já aplicadas e desenvolver novas medidas para monitorar e acompanhar o ciclo de vidas das baleias", aponta Robson Busnardo, gerente de saúde, segurança e meio ambiente da SCPar Porto de Imbituba. O Programa de Monitoramento. Este é o 10º ano que o Porto de Imbituba realiza o Programa de Monitoramento de Cetáceos. Desde sua criação são utilizadas duas metodologias: o monitoramento aéreo e a observação terrestre dos mamíferos marinhos que visitam a região (baleias, golfinhos, etc.). 
Atualmente o Programa é realizado no âmbito do Plano de Controle Ambiental (PCA) da SCPar Porto de Imbituba, autoridade portuária, executado pela empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental e o Instituto Australis/Projeto Baleia Franca. Conforme explica Camila Amorim, oceanógrafa da SCPar Porto de Imbituba, o objetivo do programa é monitorar a frequência dos cetáceos avistados na região do porto e compreender o comportamento deles frente às atividades portuárias. "Como os navios que chegam a Imbituba atravessam a APA da Baleia Franca, o monitoramento da frequência de pequenos e grandes cetáceos no entorno do porto, estudando o seu comportamento e acompanhando o tráfego de embarcações, evita possíveis interações negativas e promove maior segurança para a conservação da espécie em seu habitat natural". Durante a temporada, o monitoramento terrestre ocorre diariamente, em dois pontos de observação, nas enseadas das praias do Porto e Ribanceira, em Imbituba. 
O tempo de observação padrão é de seis horas diárias, divididas em dois turnos, podendo variar de acordo com a quantidade de horas/luz diárias e as condições climáticas, bem como a movimentação dos navios. Boas práticas. Além dos monitoramentos, também se destaca no Porto de Imbituba o Procedimento Interno de Boas Práticas, implantado na temporada passada com o objetivo de conscientizar a tripulação das embarcações que circulam no porto (navios, rebocadores, lanchas, etc.) sobre a presença das baleias-francas na região. A equipe técnica de meio ambiente do porto realiza a abordagem junto aos comandantes e à tripulação das embarcações, levando informações sobre o comportamento das baleias-francas, mostrando o mapa com os limites da APA e explicando como ocorre o monitoramento dos cetáceos. Números sobrevoo de monitoramento baleias-francas novembro Locais e números de avistagens. Guarda do Embaú: 4 baleias. Gamboa: 4 baleias. Siriú: 4 baleias. Ribanceira: 7 baleias. Praia do Gi: 2 baleias. Tempo de voo: 4h15min. Fonte: Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba.
JUNTA COMERCIAL DO ESTADO IM PLANTA SISTEMA TOTALMENTE DIGITAL
A Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) deu um passo importante para a modernização e desburocratização dos negócios. A autarquia iniciou esta semana a implantação do sistema que torna totalmente digital atos de Registro Mercantil – abertura, alteração ou fechamento de empresas. Os procedimentos passarão a ser feitos exclusivamente no sistema digital da junta. O presidente da Jucesc, Gerson Antonio Basso, e o diretor de Registro Mercantil, Deoclésio Beckhauser,visitaram a sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), que abriga um dos 58 escritórios da autarquia no Estado. “O governador Eduardo nos solicitou e também nos deu todas as condições para que ainda neste ano a junta se tornasse totalmente digital, será o fim do papel. Com o apoio de técnicos, com a realização de treinamentos e o investimento em equipamentos conseguimos concretizar este desafio”, coloca Basso. Em Criciúma, o processo digital obrigatório iniciará a partir de 8 de fevereiro de 2019. “Atualmente, em todo o Estado o processo digital já ocorre, porém agora estipulamos prazos em que deixaremos de receber os processos físicos, o que trará mais eficiência, comodidade,  economia e, especialmente, segurança, uma vez que os dados não ficarão armazenados somente na junta, mas também no Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina”, explica o presidente da Jucesc. 
O diretor de Registro Mercantil, Deoclésio Beckhauser, reforça ainda o processo com relação ao protocolo de livros contábeis. “A partir de 2 de janeiro de 2019 tanto na sede em Florianópolis como nos escritórios regionais se inicia a obrigatoriedade digital também para os livros”, complementa, destacando ainda a segurança com relação a possíveis fraudes. “Com a assinatura digital será praticamente impossível a falsificação de uma assinatura”, reforça. Entrave à competitividade.  O sistema legal e tributário do Estado foi um dos oito macrotemas mais mal avaliados pelos empresários na Carta do Comércio elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).  O quesito recebeu a pontuação de 8,19- em uma escala de 1 a 10, sendo 10 a pior nota- atrás apenas da infraestrutura. A “quantidade e complexidade” de documentos e procedimentos envolvidos no atendimento das obrigações acessórias (8,36) estava entre os principais entraves para a competitividade, já o “tempo” nos processos na Junta Comercial do Estado (6,98) recebeu a melhor nota entre os seis itens avaliados. Informações e dúvidas sobre o novo sistema podem ser supridas por meio do site www.jucesc.sc.gov.br. Fonte: Deize Felisberto/Acic.
Rede Globo pergunta pela Escola do Bananinha.
A Rede Globo de Televisão, através dos produtores do programa Caldeirão do Huck, quer saber em que estágio está o projeto da Escolinha de surfe do professor e surfista Leandro Elias, o Bananinha, prometido pelo prefeito de Imbituba Rosenvaldo da Silva Júnior. Os produtores ligaram no início da semana para o Bananinha perguntando sobre a sede da escolinha e como eles devem proceder para enviar os equipamentos que o Bananinha ganhou ao participar do programa da Globo. Bananinha está preocupado e muito agitado com o esquecimento da promessa do prefeito e que até o momento não saiu do papel. Uma outra preocupação é encontrar um local seguro para alojar a premiação recebida do programa para a sua Escola de Surfe na comunidade de Vila  Nova Alvorada. O secretário do Meio Ambiente de Imbituba, Paulo Márcio de Souza, lembra que os trâmites legais já estão em andamento junto aos órgãos competentes e que é viável sim, a construção da sede.
PRECISOU DE PILATES, O BLOG RECOMENDA ADRIANO PLÁCIDO, STÚDIO DE PILATES, RUA IRINEU BORNHAUSEN, 209, SALA 04 CLIMATIZADA. TELEFONE 999458829, EM FRENTE A ESCOLA HENRIQUE LAGE, IMBITUBA SC. 
------------------------------------------
AUDIÊNCIA PÚBLICA 
A Câmara de vereadores de Imbituba realizou quarta-feira, no Plenário Epitácio Bittencourt a audiência pública para tratar sobre o “Projeto de Lei Complementar nos 443/2018 que revoga e altera dispositivos na Lei Complementar nº 3.019, de 28 de dezembro de 2006, que institui o Código Tributário Municipal”, que trata sobre a taxa de coleta de resíduos sólidos. Os trabalhos foram coordenados pelo vereador Luiz Cláudio Carvalho de Souza, Presidente da Câmara Municipal de Imbituba e vereador Humberto Carlos do Santos, Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Transportes, Obras, Urbanismo, Agricultura, Pesca e Fiscalização - 400 empresários reunidos. Mais de 400 empresários estão reunidos desde ontem em Imbituba e o motivo são os eventos promovidos pelos núcleos da Associação Empresarial da ACIM o encontro é focado em associativismo, empreendedorismo, networking, informação de mercado e, o principal, geração de negócios. A Semana Global do Empreendedorismo e o Encontro de Negócios criam um ambiente favorável para que empresários descubram mercados e fortaleçam relacionamentos - Turismo Inteligente. O verão chegou e a cidade de Imbituba espera receber milhares de turistas. Na Praia do Rosa o Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Praia do Rosa reuniu as lideranças locais no Seminário de Turismo Inteligente – Verão 2019. O objetivo do evento foi discutir o planejamento estratégico da temporada e criar um ambiente de diálogo sobre as ameaças e oportunidades da Praia do Rosa. “Precisamos destes encontros para pensar o momento mais movimentado da cidade sejam permanentes. Acredito que o DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local poderá nos auxiliar neste processo”, afirma Adilson Silvestre, Presidente da ACIM.
IFSC ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS EM TUBARÃO
O prazo para inscrições vai até o dia 2 de dezembro. O processo seletivo é feito por sorteio público. O Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC abriu nesta quinta-feira (8) o período de inscrições para os cursos técnicos em Eletrotécnica e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Tubarão, com início no primeiro semestre de 2019. Os cursos são gratuitos e não possuem taxa de inscrição. O prazo para inscrições vai até o dia 2 de dezembro. O processo seletivo é feito por sorteio público. O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas é da modalidade concomitante ao Ensino Médio. Neste caso, o estudante faz o curso técnico no IFSC enquanto estuda no Ensino Médio em outra instituição. Para ingressar no curso, o candidato deverá ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio até a data da matrícula. O curso é vespertino e tem duração de três semestres. Já o curso técnico em Eletrotécnica é noturno e subsequente ao Ensino Médio. Esta modalidade é para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja fazer um curso técnico no IFSC. A duração do curso é de quatro semestres. É a primeira vez que o Câmpus Tubarão oferece o curso de Eletrotécnica. As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço sistemadeingresso.ifsc.edu.br. A divulgação dos sorteados ocorre no dia 7 de dezembro. Mais informações podem ser consultadas no Portal do IFSC: www.ifsc.edu.br. Fonte: Comunicação Imprensa IFSC.


0 comentários: