20 DE NOVEMBRO DIA DA COMEMORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA - EX-SENADORA SELMA ELIAS WESTPHAL RECEBE HONRARIA DA AL - AMUREL E ENTIDADES PROMOVEM 1º SEMINÁRIO CATARINENSE DE MELIPONICULTURA - DECORAÇÃO DO NATAL GANHA RUAS DE IMBITUBA E PAPAI NOEL JÁ É ESPERADO COM ANSIEDADE NA CIDADE - COORDENADOR DA TRANSIÇÃO CONFIRMA DESATIVAÇÃO DAS ADRs EM 2019 - PORTO DE IMBITUBA CRESCE 16% DE JANEIRO A OUTUBRO E ATRAI NOVOS INVESTIMENTOS -


A MAIS BELA NEGRA DO SUL DO ESTADO EM 2018 É DE CAPIVARI DE BAIXO.
A jovem Jennyfer Barcelos Rosa da Silva, 19 anos, foi eleita a mais bela negra do Sul do Estado no último domingo, num evento em Braço do Norte que reuniu outras 14 concorrentes  de vários municípios do Sul de Santa Catarina. O evento Zumbi Afro Regional, realizado no Clube União, no Bairro Rio Bonito, celebrou a consciência negra e contou com várias outras atividades, como missa, apresentações artísticas e gastronomia. Além de Capivari de Baixo, havia representantes dos municípios de Criciúma, Içara, Braço do Norte, Tubarão, Gravatal, Grão Pará e Jaguaruna. Jennyfer é natural de Capivari de Baixo e estuda Direito. Ela é filha dos servidores públicos Maria Lúcia Barcelos (Secretaria de Educação) e Ademir Oliveira da Silva (Serviço de Acolhimento/Assistência Social). Os três visitaram o prefeito Nivaldo de Sousa na manhã de hoje (20) para agradecer o apoio recebido do prefeito. Fonte: Álvaro Dalmagro
20 DE NOVEMBRO DIA DA COMEMORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembroem todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou ara preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. Importância do Dia da Consciência Negra - A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros. Como surgiu o Dia da Consciência Negra? - Durante o governo Lula (2003-2010), a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, determinava a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar. Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra: “Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.” No entanto, foi somente no governo de Dilma Rousseff e através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, que essa data foi oficializada. Nesse documento foi criado o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, sem obrigatoriedade de que ele fosse feriado.
O Dia da Consciência Negra é Feriado? O dia da Consciência Negra não se constitui feriado nacional, mas estadual e, em mais de mil cidades, feriado municipal. Por sua vez, o 20 de novembro é feriado estadual no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul. Quem foi Zumbi dos Palmares? - Popularmente chamado de Zumbi dos Palmares, ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, durante o período colonial. Filho de africanos escravizados e nascido nesse quilombo, Zumbi foi educado por um sacerdote e depois retornou ao seu local de nascimento. Ali, lutou para que o quilombo não fosse destruído pelos colonizadores que consideravam um perigo aquela reunião de negros libertos. Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. Foi decapitado e sua cabeça levada para Recife onde ficou exposta em praça pública. Emvárias cidades do ,país e do sul de Santa Catarina, o dia da Consciência Negra é comemorado.
EX-SENADORA SELMA ELIAS WESTPHAL RECEBE HONRARIA DO PODER LEGISLATIVO CATARINENSE.
A Imbitubense, Selma Westphal foi a homenageada da Deputada Estadual Ada De Luca para receber a Comenda do Legislativo Catarinense. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 19, na Assembleia Legislativa e teve outros 39 homenageados que foram prestigiados por autoridades políticas, lideranças empresariais e religiosas, familiares e amigos que lotaram as galerias do Plenário Deputado Osni Régis. A maior honraria concedida pelo Parlamento de Santa Catarina reconhece personalidades e organizações que promovem o engrandecimento social, cultural, político e econômico do estado."Selma deu sua contribuição, principalmente, na educação dos catarinenses. Além disso ajudou nossa Santa Catarina a se desenvolver econômica, política e socialmente. Tenho orgulho dessa guerreira e esta homenagem é mais que merecida", disse a deputada Ada De Luca. Com formação em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Selma luta pela qualidade do ensino catarinense há anos. 
Ocupou cargos importantes como secretária da educação do município de Imbituba e secretária Adjunta da Educação do Estado de Santa Catarina. "Estou muito emocionada por receber esta homenagem. Dentre tantas pessoas que tem histórias parecidas de luta, fui escolhida e só tenho a agradecer". completou Professora Selma. Quem é? Selma nasceu no município de Imbituba em abril de 1948. Casada com Fúlvio e mãe da Flávia e da Rafaela. Formada em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Selma teve sua carreira na área da educação, onde teve a oportunidade de melhorar a vida dos seus alunos e pais para melhor. Fez sua especialização em Metodologia e ocupou cargos importantes na área como secretária da Educação do município de Imbituba e de secretária Adjunta da Educação do Estado de Santa Catarina.  Além de educadora decidiu seguir a carreira política. Filha do ex-prefeito de Imbituba, Eduardo Elias, Selma se filiou ao MDB e construiu sua história de muitas lutas. Foi presidente do MDB Mulher de Santa Catarina e em 2002 foi eleita suplente de senadora junto com Leonel Pavan, assumindo o mandato de Senadora em 2010 em virtude de Leonel Pavan ter sido eleito vice-governador de Santa Catarina. Em 2011, aceitando o convite do então governador Raimundo Colombo, assumiu a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do governo do Estado de Santa Catarina. Em 2013 assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social, em Imbituba..Fonte: Cláudia Búrigo de Menezes

AMUREL E ENTIDADES PROMOVEM 1º SEMINÁRIO CATARINENSE DE MELIPONICULTURA
A prefeitura de Santa Rosa de Lima, Fecam, Amurel e diversas entidades parceiras promovem no próximo dia 22, quinta-feira, no próprio município de Santa Rosa de Lima, o 1º Seminário Catarinense de Meliponicultura. Os objetivos dos organizadores e promotores do evento é aprimorar as técnicas conservacionistas da abelha sem ferrão, discutir as dificuldades enfrentadas pelo produtor em relação à comercialização e profissionalização da atividade no sul do país, e debater quais caminhos a serem seguidos para o enfrentamento das dificuldades do setor. O evento acontece na pousada Cantinho da Família, na localidade de Mata Verde, das 8h3min até o fim da tarde. 
O período da manhã está reservado para a palestra de Cristiano Menezes, pesquisador doutor da Embrapa de São Paulo, que falará sobre atualidades e perspectivas da meliponicultura. No período da tarde haverá oficinas temáticas em locais distintos e o grupo se dividirá em cinco, conforma a escolha do tema no momento da inscrição. As oficinas têm as seguintes temáticas: 1- implantação de meliponários; 2- alimentação artificial das colmeias; 3- multiplicação de colmeias; 4- manejo de colmeias jovens e adaptação; 5- qualidade de enxames para a comercialização; Ainda há poucas vagas. Interessados podem ser inscrever no portal da Amurel (www.amurel.org.br) Além da Amurel, Fecam e prefeitura de Santa Rosa de Lima, são promotores do evento a Associação de Meliponicultores das Encostas da Serra Geral – Amesg; Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina- Faasc; Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri; e Polícia Militar Ambiental. Fonte Álvaro Dalmagro.
DECORAÇÃO DO NATAL GANHA RUAS DE IMBITUBA E A FIGURA DO PAPAI NOEL JÁ É ESPERADO COM ANSIEDADE NA CIDADE..
A pouco mais de um mês do Natal, o clima festivo já pode ser visto pelas ruas de Imbituba. No município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico (Sedetur) já iniciou a instalação da decoração natalina e a aguardada chegada do Papai Noel está marcada para o dia 11 de dezembro, na Praça Henrique Lage. 
Em vários pontos da cidade, estruturas foram montadas para lembrar o Natal. Como exemplo, na Praça Henrique Lage, no Centro da cidade, onde um grande presépio, todo iluminado, serve de cenário para a área de lazer. Próximo dali, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição, uma bota gigante do Bom Velhinho chama a atenção de quem passa. No calçadão da Rua Nereu Ramos, a Sedetur instalou ainda uma armação que lembra uma caixa de presentes. Além disso, uma grande árvore natalina foi colocada no calçadão da Avenida Beira Mar da Praia da Vila. “A decoração vai se concentrar na Praça Henrique Lage, para que as famílias possam aproveitar mais o local. Teremos lá, entre os dias 18 e 23 de dezembro, as atividades do Sesc (Serviço Social do Comércio), algumas apresentações culturais e passeios com a Jardineira com o Papai Noel”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Carina Genovez Ferreira.
COORDENADOR DA TRANSIÇÃO CONFIRMA DESATIVAÇÃO DAS ADRs EM 2019
O coordenador de transição do governo eleito, professor Luiz Felipe Ferreira, confirmou nesta terça-feira (20), que as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) serão desativadas logo no início da administração de Carlos Moisés, que assume como governador em 1º de janeiro. Segundo ele, a equipe de transição já está trabalhando no levantamento dos serviços realizados pelas ADRs, que passarão a ser assumidos pelas pastas de origem. “Nosso plano com relação às ADRs iniciou na eleição e, agora, com a equipe de transição, nós estamos fazendo todo o levantamento necessário para verificar quais as demandas de cada ADR. Passando essa etapa, nós teríamos então a desativação das ADRs”, disse Ferreira, acrescentando que a extinção ocorrerá posteriormente, por meio de um processo legislativo. 

O professor afirmou ainda que os serviços hoje realizados pelas Agências serão assumidos pelas pastas de origem: Saúde, Educação, Infraestrutura e assim por diante. E garantiu que a interface com os municípios continuará a existir, por meio das secretarias centrais, como a Casa Civil. “Todos os serviços prestados serão assumidos pelas próprias pastas. A interface com os municípios será feita por meio das secretarias. Existe a Casa Civil e o gabinete do governador. A nossa intenção é que não haja prejuízos nem para o Estado nem para os municípios”.
 PORTO DE IMBITUBA CRESCE 16% DE JANEIRO A OUTUBRO E ATRAI NOVOS INVESTIMENTOS.
O ano nem terminou e o Porto de Imbituba já tem muitos motivos para comemorar: registra crescimento de 16% de janeiro a outubro na movimentação; teve três recordes mensais operacionais, em junho, agosto e setembro; exportou novas cargas, como o arroz em casca e toras de madeira; e realiza aproximadamente 17 milhões de reais em investimentos em infraestrutura. Até outubro, o complexo portuário movimentou 4.5 milhões de toneladas, operação 16% superior à registrada no mesmo período de 2017, quando passaram pelo porto 3.9 milhões de toneladas. Nesse ritmo, o único porto da Região Sul Catarinense deve fechar 2018 com a maior movimentação de sua história, com a perspectiva de alcançar os cinco milhões de toneladas anuais. Estados Unidos (EUA), Chile e Argentina são as principais origens das cargas de importação. 
Na exportação, China, EUA e Holanda estão entre os destinos mais frequentes. A navegação de longo curso (importação/exportação) apresenta 14,5% de crescimento. Ainda melhor, a cabotagem (navegação na costa brasileira) reflete o reaquecimento da economia nacional com aumento de 16,5% nos dez primeiros meses do ano, comparado a 2017. Quanto aos navios, já atracaram em Imbituba 241 embarcações, 12,6% a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior. A operação de coque, soja, contêineres e sal têm se destacado no Porto de Imbituba. Entre eles, o crescimento mais expressivo foi na movimentação de sal (+68,9%) e, principalmente, de contêineres, que apresenta aumento de 87,5% no número de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), ultrapassando os 70 mil TEU – volume histórico para o terminal. Atendendo sua capacidade multipropósito, o Porto de Imbituba também ampliou seu portfólio de cargas em 2018. 
Adicionar legenda
E maio, pela 1ª vez a agroindústria de Santa Catarina exportou o arroz em casca a granel a partir dos portos do estado. Em setembro, a exportação inédita no Brasil de madeira de reflorestamento em navio break bulk também ocorreu a partir de Imbituba. Ainda, voltou a ser operado no complexo portuário o gado vivo (livestock), com o envio de três navios com destino à Turquia. Em um mercado altamente competitivo, a SCPar Porto de Imbituba, estatal de Santa Catarina que administra o porto, soma investimentos na casa dos R$ 17 milhões. Destes, R$ 12,7 milhões estão sendo destinados a contratos em execução e R$ 4,3 milhões para projetos em andamento. A lista de melhorias inclui a dragagem de manutenção; a recuperação do cais 3; a manutenção predial, mecânica e elétrica, preventiva, corretiva e emergencial; a reforma dos tanques de granel líquido e a demolição de edificações ociosas. Com os bons resultados operacionais e financeiros que o porto tem alcançado, o diretor-presidente da SCPar, Osny Souza Filho, prospecta um cenário positivo para 2019. "Trabalharemos para dar continuidade ao crescimento sustentável do porto, ampliando, modernizando e tornando mais eficiente sua estrutura, de forma a continuar atraindo novas cargas e novas linhas de navegação e a aproveitar o reaquecimento do mercado nacional, posicionando cada vez mais o Porto de Imbituba como agente de desenvolvimento de Santa Catarina, em especial do sul do estado", destaca o gestor. Fonte: Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba.

INICIADAS AS OBRAS DE REFORMA DO GARAJÃO DO PORTO DE IMBITUBA.
A SCPar Porto de Imbituba iniciou, neste mês, as obras de reforma e adequação do armazém 10, o "garajão", para um centro de atividades múltiplas. O novo espaço proporcionará ambientes adequados e acessíveis para a realização de eventos, conferências, cursos e outras atividades de formação e integração. O prédio 690 m² contará com anfiteatro, área de convivência, salas de reuniões e de uso múltiplos, copa, vestiários e um foyer/memorial. A previsão de conclusão da obra é de 10 meses.
COLABORADORES DA SCPar PORTO DE IMBITUBA RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE MANEJO DE ANIMAIS.
Na tarde do dia 31 de outubro parte da equipe veterinária e técnica do PMP-BS/UDESC realizou uma capacitação sobre manejo de animais marinhos encalhados e feridos para os colaboradores da SCPar Porto de Imbituba. A iniciativa com o convite partiu da administração do Porto de Imbituba em virtude da recorrente ocorrência de animais na área portuária. Buscou-se esclarecer os procedimentos de conforme o grupo animal, alertando sobre os cuidados e perigos no manejo. Após a apresentação, foi aberto um espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas. Destacou-se a importância da aproximação das duas instituições permitindo a implantação de uma parceria entre a SCPar Porto de Imbituba e o PMP-BS/UDESC. 
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com a PMP-BS/UDESC pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas! Fonte: Santiago Anguita - PMP-BS/UDESC.


0 comentários: