MINISTRA CARMÉN LÚCIA ASSUME PRESIDÊNCIA DO BRASIL NA SEXTA-FEIRA - SENADO APROVA PROPOSTA QUE PERMITE SAQUE DO FGTS A QUEM PEDE DEMISSÃO - COM INSTITUTO VOTORANTIM BUSCA MELHORIA NA EDUCAÇÃO EM CAPIVARI DE BAIXO - PALESTRA O EQUILIBRIO NA RELAÇÃO DE CONSUMO - PORTO DE IMBITUBA PROMOVE CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS - DATA E ATRAÇÕES DA FESTA DO VINHO DE URUSSANGA SÃO DEFINIDAS.


'SESSENTA LULAS’ DO PT SURGEM NO CONGRESSO NACIONAL.
"Sessenta Lulas na Câmara". Assim o PT intitulou o comunicado com o qual informou que todos os seus deputados incorporaram "Lula" a seus sobrenomes parlamentares, em um protesto contra a prisão de seu líder no fim de semana passado. "Venho através deste solicitar que seja feita a substituição nessa casa do nome parlamentar de Paulo Pimenta para Paulo Lula Pimenta", segundo o ofício enviado pelo líder do bloco do PT ao presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, ao qual a AFP teve acesso. Pedidos similares estão sendo enviados a todos os legislativos que tenham painel eletrônico, incluindo em estados e municípios, explicou um porta-voz do partido nesta quarta-feira. "É uma forma de se solidarizar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siva (2003-2010)", disse, antes de citar que a presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, também se somou à causa. 
A partir da mudança, cada vez que os legisladores do PT forem mencionados para um debate ou uma votação deverão ser chamados pelo novo nome, que inclui o do ex-presidente. A agora senadora Gleisi Lula Hoffmann teve um grande protagonismo durante as quase 48 horas em que Lula se abrigou no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo antes de se entregar à polícia, no sábado passado. Ícone da esquerda latino-americana e gestor de programas que permitiram tirar o país do mapa da fome da ONU, o ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por aceitar um tríplex da construtora OAS, envolvida no caso de corrupção revelado pela Operação 'Lava Jato' que também trouxe à tona bilionários subornos a políticos. Sua prisão sacudiu o mundo político. Lula lidera com folga as pesquisas de intenção de voto para as eleições de outubro, embora um eventual terceiro mandato tenha se tornado improvável, já que as leis brasileiras impedem que condenados em segunda instância, como é o seu caso, sejam candidatos. 
Além disso, Lula tem outros seis processos em curso. - A guerra dos clones - O protesto dos legisladores do maior partido de esquerda da América Latina motivou uma rápida resposta de seus adversários políticos, usando uma tradição do Congresso na qual muitos mudam seus nomes de batismo. É o caso do deputado José Augusto Rosa, do Partido Republicano, policial militar de profissão, e que é chamado oficialmente de Capitão Augusto, cargo que ocupa na instituição. Agora o legislador decidiu acrescentar o sobrenome de Jair Bolsonaro, que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos. Seu novo nome parlamentar ficou Capitão Bolsonaro Augusto, confirmou sua assessoria de imprensa.Mas a guerra dos clones não se limitou ao nível federal. O vereador de São Paulo Fernando Holiday (DEM) também recorreu à mudança de nome para demonstrar seu apoio ao trabalho do juiz federal de primeira instância Sérgio Moro, responsável pela prisão de Lula.Informo que passarei a usar o nome Fernando Moro Holiday para as atividades parlamentares", escreveu em sua conta do Twitter. Fonte: Yahoo.
MINISTRA CARMÉN LÚCIA ASSUME PRESIDÊNCIA DO BRASIL NA SEXTA-FEIRA
Com uma relação marcada por idas e vindas com Michel Temer, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carmén Lúcia, terá de assumir a Presidência da República na próxima sexta-feira (13). Com a ausência do emedebista no país, que viajará ao Peru para participar da Cúpula das Américas, ela exercerá o cargo por apenas um dia para evitar que os presidentes da Câmara e do Senado se tornem inelegíveis neste ano. Segundo a reportagem apurou, Cármen evitará despachar no Palácio do Planalto. Os substitutos do presidente costumam adotar postura discreta para evitar suspeitas de que tenham interesse no cargo. Será a primeira vez que ela comandará o Executivo e a segunda mulher a exercer o posto. A expectativa é de que Temer retorne ao Brasil no sábado (14), reassumindo o cargo. O presidente do STF é o quinto na linha sucessória. Com a ausência do presidente, assumiria o vice-presidente. Com o impeachment de Dilma Rousseff, contudo, o país não tem ninguém à frente da função. 
Na sequência, viriam os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Os dois, no entanto, serão candidatos neste ano. A lei eleitoral determina que quem assume a Presidência da República seis meses antes das eleições se torna automaticamente inelegível. Maia é pré-candidato à sucessão presidencial pelo DEM e Eunício disputará a reeleição como senador pelo Ceará. Para não assumirem o Executivo, eles precisariam apenas se licenciar do cargo, mas resolveram também se ausentar do país. Eunício viajará ao Japão e Maia se deslocará ao Panamá na quinta-feira (12). Em 2014, em ano eleitoral, o então presidente do STF, Ricardo Lewandowski, também comandou o Executivo com viagem de Dilma Rousseff aos Estados Unidos. Na história, é a sexta vez que um presidente do STF assume o Executivo. O primeiro a exercer o cargo foi José Linhares, em 1945. Desde que assumiu o STF, Cármen tem uma relação de idas e vindas com Temer, com momentos de aproximação e de distanciamento. Em conversas reservadas, o presidente costuma reclamar de decisões tomadas pela ministra em assuntos relacionados ao Executivo. Fonte: (Gustavo Uribe, Folhapress)
SENADO APROVA PROPOSTA QUE PERMITE SAQUE DO FGTS A QUEM PEDE DEMISSÃO.
O trabalhador que pedir demissão está mais perto de poder sacar integralmente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS. Um projeto de lei do Senado com esse objetivo, o PLS 392/2016, foi aprovado nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Assuntos Sociais – CAS da Casa. Como o projeto foi apreciado em caráter terminativo, caso não haja apresentação de recurso para análise do tema no plenário da Casa, o texto seguirá diretamente para apreciação na Câmara dos Deputados. Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT já prevê o resgate de 80% do FGTS em casos de demissão por acordo entre patrão e empregado. Para o relator da matéria na CAS, senador Paulo Paim (PT-RS), este é um passo a mais rumo à “correção de uma distorção histórica” na legislação que trata do FGTS, que buscava restringir o acesso a esses recursos que são do trabalhador. Fonte: Nádia Franco / Agência Brasil
COM INSTITUTO VOTARANTIM BUSCA MELHORIA NA EDUCAÇÃO EM CAPIVARI DE BAIXO.
Capivari de Baixo começa nos próximos dias 11 e 12, quarta e quinta-feira, uma parceria com o Instituto Votorantim que prevê a realização de uma série de atividades com professores e profissionais da área de Educação no município. O Programa Votorantim na Educação - PVE é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas da Votorantim. O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de educação. A iniciativa, certificada pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social, tem acumulado resultados positivos, com impacto, também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo o Instituto Votorantim. 
PANIFICADORA E LANCHONETE DIPRODAM, EM VILA NOVA ALVORADA, DIVINÉIA E NO CENTRO DA CIDADE. DIREÇÃO DOS IRMÃOS EDIR E EDINHO. TELEFONE 3255-0306.
----------------------------------------------
Um estudo comparativo entre os municípios com o PVE e um grupo-controle, realizado de 2007 a 2013, indicou avanço de 30% de evolução do índice nos municípios que aplicaram a metodologia do programa em relação aos demais. Em 2016, o estudo indicou um avanço ainda maior: a evolução do Ideb nos municípios do programa foi de 38% no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e de 45% no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). Para 2018, ano do centenário da Votorantim, o intuito é atingir 100 municípios com o PVE. Para isso, além da modalidade individual da iniciativa, em 2017, a atuação também ocorre por meio de polos. Nesta modalidade, a atuação é feita de maneira conjunta em dois a quatro municípios, estimulando a troca de experiências e cooperação entre eles. Capivari de Baixo integra um pólo do qual fazem parte também os municípios de Imbituba e Pinhalzinho. Desde ontem (9) o projeto está sendo executado em Imbituba. Na quarta e quinta-feira as atividades acontecem em Capivari. Na sexta-feira, uma equipe da Secretaria de educação de Capivari de Baixo vai até Imbituba, quando as atividades serão feitas em conjunto. Na quarta-feira as atividades acontecem na sala de treinamentos da Votorantim e na quinta-feira, no auditório da EMEB Stanislau Gaidzinski Filho. Programação: 
Quarta-feira (11) 8h às 10h. Apresentação do PVE + Aplicação da Matriz de Competências de Gestão Educacional Participantes: Secretária de Educação + Técnicos da Secretaria de Educação (incluindo técnicos formadores e técnico de mobilização) + Mobilizador Local: Sala de treinamentos da Votorantim 10h às 12h Apresentação do PVE + Aplicação da Matriz de Competências de Gestão Escolar Participantes: Diretores Escolares + Coordenadores Escolares + Técnicos formadores (inicialmente) + Técnico mobilizador (inicialmente) + Mobilizador Local: Sala de treinamentos da Votorantim 14h às 18h Reunião com Gestores Escolares. Participantes: Técnicos Formadores de Gestores Escolares + Coordenadores e Diretores das escolas Local: Sala de treinamentos da Votorantim. Quinta-feira (12). 8h às 12h Reunião com Gestores Escolares (Trabalho de Campo) Participantes: Técnicos Formadores de Gestores Escolares + Coordenadores e Diretores das escolas Local: EMEB Stanislau Gaidzinski Filho 13h30min às 17h Oficina com estudantes e educadores (Criativos da Escola) Participantes: 20 estudantes da rede + 15 educadores da rede + técnico mobilizador + mobilizador Local: EMEB Stanislau Gaidzinski Filho. Fonte: Álvaro Dalmagro.
PALESTRA O EQUILIBRIO NA RELAÇÃO DE CONSUMO.
O Prefeito Municipal de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, através do Procon Municipal, convida você e sua família para a palestra “O equilíbrio na relações de consumo – como evitar problemas com os órgãos de defesa do consumidor”, proferida pelo Vereador da Câmara Municipal de Florianópolis, Gabrielzinho que, por 12 anos atuou como Diretor dos Procons Estadual e Municipal da Capital Catarinense, e acontece nesta quinta-feira, dia 12 de abril de 2018, às 19:30 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Imbituba, Centro. O evento conta com o apoio da OAB – 30° Subseção de Imbituba, ACIM e CDL. Sugere-se a doação de um pacote de fraldas geriátricas que serão doadas à Casa de Repouso Imaculada Conceição. Fonte: Tuliana Rosa.
PORTO DE IMBITUBA PROMOVE CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS.
Reforçando ainda mais a relação Porto-Cidade, a SCPar Porto de Imbituba promove o curso de elaboração de projetos para iniciativas culturais e socioambientais nos dias 24 e 25 de abril. A oficina faz parte do Programa de Educação Ambiental da Autoridade Portuária e surgiu como uma demanda da comunidade durante o diagnóstico socioambiental realizado no final de 2017 pela empresa Acquaplan, a qual executa o Plano de Controle Ambiental da SCPar Porto. O curso gratuito pretende ensinar seus participantes a escrever projetos com foco principal no Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba (Procult). As inscrições podem ser feitas na Prefeitura de Imbituba, durante o período vespertino, até o dia 13 de abril. Mais informações na Diretoria de Cultura Municipal - (48) 3355 8120 Setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SCPar Porto de Imbituba - (48) 3355 8900. Fonte: Social SCPar Porto de Imbituba.
DATA E ATRAÇÕES DA FESTA DO VINHO DE URUSSANGA SÃO DEFINIDAS.
Abertura dos envelopes que definiu a empresa parceira do evento ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 10 de abril. Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 10, a abertura dos envelopes para definir a empresa parceira para realização da XVIII Festa do Vinho. A X9 Promoções Artísticas LTDA ME foi a única empresa que apresentou proposta para a realização do evento que ocorrerá de 08 a 12 de agosto de 2018, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. A XVIII Festa do Vinho é uma realização da Prefeitura de Urussanga, por meio da Comissão Central Organizadora, em parceria com as entidades do município, e a empresa X9 Promoções Artísticas LTDA ME. Principais atrações da XVIII Festa do Vinho: 8 de agosto (quarta-feira): Axé Anos 90; 9 de agosto (quinta-feira): Zé Neto e Cristiano; 10 de agosto (sexta-feira): Chitãozinho e Xororó; 11 de agosto (sábado): Roupa Nova; 12 de agosto (domingo): Jorge e Mateus; Fonte:: Jéssica Pereira – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Urussanga.
MAIS RICOS GANHAM 36 VEZES MAIS DO QUE OS MAIS POBRES.
Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira, 11, detalha os níveis da concentração de renda e a desigualdade entre os brasileiros em 2017. A pesquisa Rendimento considerou todas as fontes de renda da população, como aposentadorias, pensões, salários e programas como o Bolsa Família. Ela aponta que no ano passado, 10% dos cidadãos detinham R$ 4,33 a cada R$ 10 existentes no país.1%  mais rico A faixa mais rica da população brasileira, correspondente a 1% do total, ganhou 36,1 vezes mais do que a metade com menos dinheiro, faturando, em média, R$ 27,2 mil por mês, enquanto o rendimento mensal dos mais pobres foi de R$ 754, cerca de 0,7% da renda total. De acordo com o instituto, o valor, apesar de alto, é menor do que o obtido em 2016: na época, era 36,3 vezes maior.Igualdade. A renda média per capita foi reduzida em 2017, passando de R$ 1.285 em 2016 para R$ 1.271, uma queda de 1,09%. 
PENSOU EM PILATES, PENSOU EM ADRIANO PLÁCIDO STÚDIO DE PILATES, RUA IRINEU BORNHAUSEN, 209, SALA 04, CLIMATIZADA. TELEFONES 3255-8449 - 999458829.
------------------------------------------------------
O IBGE aponta que se a distribuição de renda no país fosse igualitária, cada pessoa receberia por mês cerca de R$ 2,1 mil. Regiões Em todas as regiões do país, com exceção do Sudeste, que registrou uma ligeira queda na concentração de renda, houve aumento na desigualdade social. Para analisar a desigualdade nas regiões do Brasil o IBGE considerou o Índice de Gini, um indicador que vai de 0 a 1, sendo que 0 significa uma distribuição perfeita de dinheiro e 1 a pior possível. A região Sudeste teve nota 0,529, enquanto a região Nordeste ficou em 0,567, Norte com 0,544, Sul com 0,477 e Centro-Oeste com 0,523. De onde vem o dinheiro? Cerca de 60% da população brasileira teve, em 2017, algum tipo de fonte de renda. O número de pessoas que teve rendimentos vindos do trabalho caiu, passando de 42,4% para 41,9%, enquanto a parcela que teve acesso ao dinheiro vindo da aposentadoria cresceu, saindo de 13,9% para 14,1%.  A pensão alimentícia, a mesada e a doação não registraram aumento, ficando em 2,4%. Os alugueis tiveram um pequeno aumento em relação a 2016, saindo de 1,8% para 1,9% no ano passado. Fonte: IBGE.

0 comentários: