PREÇOS DA GASOLINA E DO BOTIJÃO DE GÁS SOBEM MUITO ACIMA DA INFLAÇÃO - CALOR SEGUE FORTE ATÉ AMANHÃ DOMINGO - DECISÃO JUDICIAL GARANTE CONCLUSÃO DE PAVIMENTAÇÃO NA SERRA DO CORVO BRANCO - CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL DE LAGUNA FECHA APÓS SAÍDA DO ANESTESISTA - DECRETO: HORÁRIO DE VERÃO SERÁ REDUZIDO EM 2018 - UNISUL E MINISTÉRIO DA CULTURA LANÇAM DOCUMENTÁRIO SOBRE IMAGENS SACRAS - NOVOS INTEGRANTES DA CIPA TOMAM POSSE NO PORTO DE IMBITUBA -PREFEITURAS DA REGIÃO DA AMREC ASSUMEM BANCOS DE OLHOS EM JANEIRO.

INAUGURADA PAVIMENTAÇÃO DO ACESSO AO FAROL DE SANTA MARTA EM LAGUNA.
Ato marca a entrega de uma reivindicação antiga da comunidade. Após anos de reivindicação da comunidade, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, a pavimentação asfáltica do acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna. Em toda a obra foram investidos R$ 3,9 milhões, pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). “Nossa preocupação era que se passasse mais um verão sem a obra pronta. Queríamos entregar até dezembro e conseguimos. Então fica nosso reconhecimento ao empenho de todos os envolvidos”, disse o governador Raimundo Colombo, durante a inauguração. O vice-governador Eduardo Moreira, que também participou do ato, afirmou que o acesso é uma conquista histórica. “Hoje o asfalto está trazendo o progresso, qualidade de vida para aqueles que moram aqui e vai estimular o turismo, que é uma atividade econômica impressionante e importante para Laguna e toda região”, disse. O novo acesso, com 2,4 quilômetros de extensão, recebeu os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de arte corrente, sinalização, obras complementares, obras de arte especiais e serviços diversos. O secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, salientou que a obra é muito importante para Santa Catarina e para o país. 
“É muito mais qualidade e com um visual que encanta a todos que conhecem. Ela é uma estrada humanizada, moderna com via de acesso, ciclofaixa e pista de caminhada. E, daqui uns dias, será feito o deck de madeira tratada com visual para o mar, nos metros finais da estrada”, explicou. Importância para a comunidade. Além de levar ao Farol de Santa Marta, o trecho liga a comunidade à SC-100 que liga Laguna a Jaguaruna - e durante todo o ano é o acesso de visitantes a 11 praias. O farol foi construído em 1891 por franceses e é considerado o maior da América Latina, com 29 metros de altura. O morador João Schmitz, proprietário de uma pousada e restaurante, destacou que a obra vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e turistas. “Temos a pousada desde 1970, era dos meus avós. Eles sempre sonharam com este acesso que hoje se torna realidade. O acesso era complicado, às vezes os carros quebravam, sem falar na poeira e no barro. É uma grande conquista a entrega desta obra”, comemorou. “Para nós é uma satisfação ver essa obra pronta. Contamos agora com um acesso de qualidade, e a ciclovia ficou linda. Sentimos que vai trazer muito benefícios para os pescadores, moradores e turistas. Ela vem aprimorar nossa região com a beleza que ela tem”, relatou a vice-presidente da Associação de União dos Pescadores da região da Ilha, Maria Aparecida Ramos. Fonte: Comunicação Governo SC. Foto:Júlio Cavalheiro/Secom.
OPERAÇÃO VERÃO: SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA REALIZA TRABALHOS EM VÁRIOS BAIRROS DE IMBITUBA.
A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento (Seinfra), vem realizando manutenções e revitalizações em praças públicas, estradas, Postos de Saúde e nas praias. Realizadas na última semana e com mais trabalhos previstos para a próxima, as ações fazem parte da Operação Verão 2017-2018 e são comandadas de perto pelo secretário da pasta, Alex Sandro Carpes. A Praça do bairro Vila Nova, por exemplo, recebeu uma equipe de dez homens que realizaram corte de grama, recolhimento de lixos e folhas secas, assim como uma nova caiação. O trabalho de limpeza foi estendido ao Posto de Saúde, que fica em frente à Praça. Na Praia da Vila, foi deslocada uma equipe para iniciar os trabalhos de recuperação dos decks de madeira já danificados pela ação do tempo, principalmente pela maresia.  Já na Praia do Rosa, no bairro Ibiraquera, uma equipe da Demutran realizou a pintura com tinta refletiva nos meios-fios, nos pontos onde o estacionamento não é permitido. Também foram realizados trabalhos de limpezas nas vias públicas do bairro. Segundo o Secretário, além desses serviços, outras obras, como de manutenção de estradas e limpeza de praias, vêm sendo realizadas em diversos locais de Imbituba. “Com a proximidade do verão a população de nossa cidade triplica, e as obras de melhorias no patrimônio público demandam mais mão de obra e horas trabalhadas, assim como veículos e combustível, elevando os gastos com manutenção, limpeza e conservação de praças, estradas, postos de saúde e demais locais de uso público. Estes serviços antecipam alguns dos trabalhos que deverão ser realizados no próximo mês, com a finalidade de reduzir custos e manter a cidade limpa”, explica Carpes. Fonte: Tuliana Rosa.
CDL VAI PREMIAR A MELHOR VITRINE DE NATAL EM IMBITUBA.
A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Imbituba está criando uma comissão externa para premiar a empresa com a vitrine que mais se destacar com o tema Natal. O concurso mensal de vitrines da entidade iniciou em junho, premiando diversas lojas associadas. Segundo a presidente da CDL, Marilúcia S. da Luz Bergler, as escolhas já foram feitas pela análise da entidade, por votação na internet e desta vez, foram escolhidas três pessoas da imprensa da cidade, para fazer o julgamento. “Os jurados irão analisar as vitrines no dia 19 de dezembro e a divulgação da loja vencedora será no dia seguinte”, explica a presidente. Para concorrer, o lojista deve ser associado à entidade e inscrever sua vitrine na CDL ou pelo telefone 48 3255 0756, até o dia 18 de dezembro. A loja vencedora ganhará um troféu destaque e suas colaboradoras um prêmio surpresa de participação. Fonte: Beth Ferreira.
UNISUL E MINISTÉRIO DA CULTURA LANÇAM DOCUMENTÁRIO SOBRE IMAGENS SACRAS.
Na próxima terça-feira, 19, a Unisul, em parceria com o Ministério da Cultura, realiza o lançamento do documentário ‘As Imagens Sacras (padroeiras) e seus significados para as imagens regionais dos municípios da Amurel’. Com o patrocínio do Giassi, Gam Medicamentos e Farol Shopping, a solenidade será no Espaço Integrado de Artes, às 19h. A entrada é gratuita. De acordo com a coordenadora da Área de Eventos e Projetos Culturais da Unisul, professora Valdézia Pereira, o documentário integra um projeto maior que é a ‘Preservação da memória material e imaterial por meio da imagem e som’, com a previsão de cinco documentários sobre a produção da história artística das cidades da região, realizados por meio de pesquisa histórica e científica. “Neste projeto em específico, nós não estamos falando sobre religião, mas sobre a religiosidade e os santos padroeiros que integram a vida em sociedade”, conclui Valdézia. Fonte: Patricia Laureano.
NOVOS INTEGRANTES DA CIPA TOMAM POSSE NO PORTO DE IMBITUBA.
No final de novembro (22), tomou posse a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Porto de Imbituba. Cássia Aparecida Reis Pereira, técnica de operações logísticas, e Maria Eduarda Benedete, assistente portuária, juntaram-se a Maurício Tonial, analista de engenharia civil e Fernanda Diniz Pasqualetti, técnica em edificações, para compor a Gestão 2017/2018. A cerimônia de transição do mandato reuniu os colaboradores da SCPar Porto de Imbituba e registrou a entrega do Livro CIPA Gestão 2016-2017 para o Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Robson Busnardo. O volume resume as ações e os projetos realizados pela gestão passada. Na oportunidade, também foram homenageadas a ex-presidente da Comissão, Rafaela Ellinger, assistente portuária, e a estagiária Júlia Freitas Coelho, pelas atividades que desempenharam durante o último ano para a CIPA. Ainda, foram reconhecidos os professores que ministraram o curso para os novos cipeiros, Juliano Blanco, analista de segurança do trabalho e Juliana de Paula Moraes, técnica de segurança do trabalho. Maurício Tonial, novo titular da comissão, ressalta a importância da atuação da CIPA no dia a dia dos funcionários. "Procuramos desenvolver ações e projetos que visam à integração dos setores envolvidos. Além disso, buscamos aprimorar as atividades que vêm sendo realizadas à prevenção de acidentes e melhorias no ambiente de trabalho", destaca.De acordo com a Norma Regulamentadora nº 5, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, tornando compatível o exercício da função com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. FONTE: Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba.
DECRETO: HORÁRIO DE VERÃO SERÁ REDUZIDO EM 2018.
Presidente assinou decreto nessa sexta-feira. Um decreto assinado pelo presidente Michel Temer nessa sexta-feira reduziu em duas semanas o Horário de Verão de 2018. No próximo ano, a medida passa a valer no primeiro domingo de novembro. Neste ano, o horário de verão entrou em vigor no terceiro domingo de outubro. Conforme informações da Agência Brasil, a data final não foi modificada, e continua sendo o terceiro domingo de fevereiro. A redução atende a um pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que solicitou a mudança em razão das eleições. Para o tribunal, a medida facilitará a apuração dos votos, uma vez que o país não terá uma diferença muito grande de fusos horários.
CENTRO CIRURGICO DO HOSPITAL DE LAGUNA FECHA APÓS SAÍDA DO ANESTESISTA.
Profissional está há quatro meses sem receber salário e honorários, segundo sindicato. Funcionários da unidade fazem protesto. O Centro cirúrgico do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, no Sul catarinense, amanheceu fechado nesta sexta-feira (15). O único médico anestesista do local pediu demissão após quatro meses sem receber salários e honorários de atendimentos. As informações do G1SC. No início deste mês os atendimentos eletivos deixaram de ser feitos em uma paralisação dos médicos da unidade por não receberem honorários de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por convênios. No entanto, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc) o anestesista que pediu demissão, além dos honorários, também não recebia salário há quatro meses. Na tarde desta sexta funcionários realizam protesto pelas ruas de Laguna. Às 13h cerca de 100 profissionais se reuniram em frente à unidade de saúde e às 13h30 saíram em caminhada pelas ruas do centro. 
PANIFICADORA E LANCHONETE DIPRODAM, Em dois endereços em Imbituba para melhor servir, Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, sob a direção dos irmãos Edir e Edinho. Telefone 3255-0306.
-------------------------------------------------
Eles devem encaminhar até o prédio da prefeitura protestando contra os atrasos e pedindo aumento de repasses de recursos ao hospital. Com a saída do profissional, cirurgias de urgência e emergência também deixam de ser feitas no local até que outro profissional seja contratado. A direção do hospital informou à NSC TV que um novo anestesista da cidade de Imbituba foi contratado para atuar temporariamente de acordo com a demanda a partir desta sexta e que um profissional fixo para o hospital deve ser contratado para janeiro. O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc) e funcionários do hospital informaram ao G1 que na manhã desta sexta o centro cirúrgico estava fechado. Conforme o sindicato, equipes dos bombeiros e do Samu estão sendo informados sobre a situação para que possam encaminhar os pacientes a outras unidades. O Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) deve ser notificado sobre a situação na tarde desta sexta. Os funcionários também farão uma mobilização durante a tarde contra os atrasos dos honorários. Sem acordo. O valor total da dívida seria de R$ 1,5 milhão, segundo o sindicato dos médicos. A direção do hospital também informou à NSC TV que pretende parcelar a dívida com os médicos. Segundo o sindicato, os atendimentos e cirurgias eletivas estão suspensos até que os médicos e a administração do hospital cheguem a um acordo sobre o pagamento. Ainda conforme o sindicatos dos médicos, há profissionais que estão sem receber os honorários há dois anos.Na manhã desta sexta a assessoria de imprensa da prefeitura de Laguna não tinha informações sobre o fechamento do centro cirúrgico. Quando começou a paralisação, prefeitura informou que “está em dia com os repasses financeiros tanto os do Governo Federal quanto os da Secretaria Municipal de Saúde para o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos” e que auxilia o hospital no que é possível.
PREFEITURAS DA REGIÃO DA AMREC ASSUMEM BANCOS DE OLHOS EM JANEIRO.
A Prefeitura de Criciúma seria responsável por 60% deste valor. O restante seria dividido entre os outros 11 municípios da região. Os prefeitos da Associação dos Municípios da região Carbonífera – Amrec, acertaram em assembleia na última reunião de 2017, por dividirem os custos e colocar em funcionamento o Banco de Olhos, a partir de primeiro de janeiro em Criciúma. A reunião entre os prefeitos ocorreu na tarde desta quinta-feira (14), e a noite, durante a confraternização de final de ano, os líderes anunciaram a decisão aos responsáveis pelo banco, o presidente da Cruz Vermelha, Almir Fernandes e Adalto de Souza. Conforme o presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, a estimativa apresentada pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, durante a reunião é de aproximadamente R$ 40 mil mensais para funcionamento. O que, segundo Almir Fernandes, pode reduzir no decorrer dos trabalhos, além de possibilidade de verbas federais para os serviços. A Prefeitura de Criciúma seria responsável por 60% deste valor. “O restante seria dividido entre os outros 11 municípios. Os números exatos e os detalhes desse processo ainda serão estudados e definidos pelos técnicos. Mas está definição é que as prefeituras serão solidárias nesse assunto”, explica. 
Para o presidente da Amrec, esse é um grande avanço conquistado entre as lideranças. “Considero que esse seja um dos meus últimos e mais importantes atos na presidência da Amrec. Nossa região já foi referência nacional em captação de córneas e temos tudo para voltar a este posto”, declarou. Principal incentivador do projeto, foi convidado a participar, na noite de ontem, de evento de encerramento da Amrec para iniciar as discussões sobre a melhor forma de colocar em prática os trabalhos. De acordo com Fernandes, o foco agora será a viabilização das questões jurídicas. “Esperamos por uma decisão como essa por muito tempo. Agora temos esse sinal e precisaremos ir em busca das questões técnicas. É uma novidade aqui”, declara. Conforme Almir Fernandes, não temos como estipular a data para funcionamento, já que tudo dependerá da agilidade das vigilâncias sanitárias do Estado e do Município, além da burocracia. Fonte; Antônio Rozeng – Assessor de Imprensa da AMREC.
DECISÃO JUDICIAL GARANTE CONCLUSÃO DE PAVIMENTAÇÃO NA SERRA DO CORVO BRANCO.
Uma decisão judicial, divulgada na noite desta sexta-feira (15), garante a conclusão da pavimentação da SC-370, na Serra do Corvo Branco, em Grão-Pará. O documento afirma que o Estado pode concluir a etapa de 1,1 quilômetro, ainda não asfaltado. A expectativa é de que a obra seja retomada em 8 de janeiro. O trecho tem um total de 23,4 quilômetros e um investimento de R$ 41,3 milhões. O relator do processo, desembargador Helio David Vieira Figueira dos Santos, acatou o “pedido de antecipação dos efeitos da tutela recursal, para determinar a imissão provisória do agravante na posse do imóvel objeto da lide, permitindo a continuidade das obras no local, após a transferência do depósito prévio aos agravados”. Imissão provisória significa que a justiça confere ao interessado a posse de determinado bem a que faz jus e do qual está privado. Com mais de 11 quilômetros com pavimentação asfáltica, a obra da SC-370, na Serra do Corvo Branco, em Grão-Pará, já está mais de 70% concluída. O trecho já possui as três pontes prontas. 
Para o término dos trabalhos no lote 3, o governo do Estado, por meio do Deinfra, realiza os processos de indenizações dos moradores que tiveram suas propriedades desapropriadas. O governo liberou mais de R$ 2 milhões para pagamento das indenizações. São mais de 20 máquinas e 45 homens trabalhando na finalização da pavimentação, que deve ser concluída ainda neste ano. As obras de pavimentação da Serra do Corvo Branco que liga Grão-Pará a Urubici e fomenta o turismo na região estão em fase final. A pavimentação foi dividida em três segmentos. O segmento 2, que compreende o trajeto de 9,3 quilômetros na subida da serra até o município serrano, apresenta alta periculosidade e deverá ser executado pela Divisão de Engenharia do Exército brasileiro. O governo do Estado já iniciou as tratativas por meio do Deinfra. Há quase dois anos, a empresa vencedora da licitação abandonou a obra devido ao alto grau de periculosidade do local. Um problema técnico fez o Deinfra forçar a suspensão de uma frente da obra. Fonte e foto: Notisul.
CALOR SEGUE FORTE AT´PE AMANHÃ DOMINGO.
Uma frente fria que avançou ontem pelo Rio Grande do Sul, agora está passando pelo oceano na altura do nosso estado. Esse sistema meteorológico acaba mandando um pouco de nuvens, principalmente ao longo da manhã, para cidades entre o Vale do Itajaí, Norte e Litoral norte do estado. Essas três regiões podem até registrar uma chuva pontual e passageira nas primeiras horas da manhã. Ao longo do dia essa condição muda. A imagem de satélite do amanhecer desta sexta-feira mostra bem as nuvens da frente fria, em sua maioria sobre o mar. Perceba que sobre o estado gaúcho nós já temos um ar mais seco, que deixa o céu com pouca nebulosidade (área escura na imagem). Esse ar mais seco chega aos poucos ao nosso estado, isso ao longo do dia, e dessa forma o sol vai aparecer bastante e até predominar em boa parte das regiões. As temperaturas seguem altas, novamente passam dos 30°C em muitas cidades, como o mapa mostra. Só chamamos atenção que todo esse calor traz possibilidade de pancadas isoladas entre a tarde e a noite de hoje, com chance maior para áreas entre o Oeste, Meio Oeste, Planaltos, Litoral Sul e Vale do Itajaí. Essas pancadas de chuva podem vir com temporais. FIM DE SEMANA SEGUE QUENTE. Um ar mais quente e úmido vai garantir a presença do sol entre nuvens ao longo dos dois próximos dias em Santa Catarina. Esse último final de semana de primavera também vai continuar sendo marcado por temperaturas típicas do auge do verão, com máximas novamente passando da casa dos 30°C em boa parte das cidades. O calor deve ser um pouco maior no domingo, quando pode chegar aos 38°C em pontos do Vale do Itajaí. Condição típica da estação mais quente do ano, por isso há chance de pancadas de chuva tanto no final do sábado, quanto no final do domingo, isso em todo o estado. Fonte: Ciram
PREÇOS DA GASOLINA E DO BOTIJÃO DE GÁS SOBEM MUITO ACIM A DA INFLAÇÃO.

Valor médio do combustível aumentou 11% e vasilhame de 13 quilos encareceu 18% em um ano no Rio. Os donos de automóveis e as donas de casa que usam gás de cozinha no Município do Rio já amargaram pesados aumentos de preços em um ano. Entre dezembro de 2016 e o mesmo mês deste ano, o valor médio do litro da gasolina nos postos da cidade subiu 11,38%. Já o botijão de 13 quilos de GLP teve alta média de preços de 18,63%, no mesmo período segundo dados da pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Em comparação com a inflação oficial, os dois produtos ficaram bem mais caros para o consumidor. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses terminados em novembro foi de apenas 2,80%. Os preços ficaram mais salgados com a entrada em vigor da política de correção dos valores da gasolina implementada pela Petrobras em julho deste ano nas refinarias. Desde então, os preços estão sendo alterados, em algumas ocasiões, de um dia para o outro. 
A estatal argumenta que a ideia é repassar com maior frequência as flutuações do câmbio, do petróleo e, com isso, permitir "maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo", dando condições de competir "de maneira mais ágil e eficiente". Os ajustes nos preços poderão ser feitos "a qualquer momento, inclusive diariamente" desde que a variação acumulada no mês por produto esteja dentro da faixa de 7% ou -7%. Levantamento feito pelo DIA, com base na pesquisa da ANP, mostra que a variação de preços da gasolina é grande. Conforme os dados da agência, o valor máximo do litro do combustível chegou a R$ 4,795 este mês, em um estabelecimento na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O preço mínimo encontrado por técnicos da agência foi de R$ 4,049, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte. Em média, o motorista está pagando R$ 4,411 por litro para encher o tanque, conforme a agência. A pesquisa mostrou ainda que em dezembro do ano passado a gasolina custava, em média, R$ 3,960, o litro. O valor mínimo estava em R$ 3,699 e o máximo, em R$ 4,299, por litro do combustível. Consumidor chega a pagar até R$85 pelo GLP em postos de venda. 
Já para quem usa o gás de cozinha, o negócio é pesquisar muito os preços. O valor do botijão de 13 quilos de GLP em pontos de venda na cidade chegava a R$ 85 no começo deste mês, que foi o valor máximo encontrado pela pesquisa da ANP. O preço médio era de R$ 63,57, enquanto o mínimo foi de R$ 49,90. Enquanto isso, no fim do ano passado, a agência constatou que o botijão era vendido, em média, por R$ 53,59. O valor máximo cobrado na ocasião era de R$63 e o mínimo, de R$43,99. A elevação dos preços da gasolina motivou protestos, como o revelado pelo Dia Online em 28 de novembro, que ocorreu em Volta Redonda, no Sul Fluminense. Indignados com o valor da gasolina, que chegou a R$ 4,84 nas bombas preço considerado exorbitante e um dos mais caros do país , moradores da cidade iniciaram um boicote inédito aos postos de combustíveis. Pelas redes sociais, instituíram o chamado "Calendário Selvagem" (em alusão ao filme 'Relatos Selvagens', que aborda atos de vingança contra abusos). 
ESTÚDIO DE PILATES ADRIANO PLÁCIDO. Agora em novo endereço, Rua Irineu Bornhausen, 209, sala 4, em frente a Escola de Educação Básica Henrique Lage. Telefones 3255-8449 - 999458829.
------------------------------------------------------
Foram listados os 23 maiores estabelecimentos do ramo na região. Identificado por cores, diariamente, de segunda a sexta, quatro postos foram boicotados. O protesto deu resultado. A maioria dos estabelecimentos reduziu em pelo menos R$0,10 o valor, que chegou a R$4,74. Mesmo com a redução, os manifestantes continuam apertando o cerco aos empresários, exigindo que o preço do litro caia para R$ 3,50. Em nota, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência no Estado do Rio (Sindestado-RJ) alegou que "os postos compram combustíveis das companhias distribuidoras, e não das refinarias, e que por isso os custos dependem dos preços cobrados pelas distribuidoras, que muitas vezes variam conforme o local". Fonte: Jornal O Dia.

0 comentários: