IMBITUBA RELEMBRA OS 30 ANOS DA CHUVA DE GRANIZO - LADIADA ASSUME A PREFEITURA POR 18 DIAS - JOÃO RAIMUNDO COLOMBO MUDA DE ADVOGADO - LULA DIZ QUE QUEM ACHA QUE É O SEU FIM VAI QUEBRAR A CARA - ITÁLIA QUER O FUTEBOL DE RÓGER GUEDES - FEIRA DE PRODUTOS COLONIAIS É UMA GRANDE OPORTUNIDADE NA REGIÃO - INTEGRANTES DO PROJETO RONDON REALIZAM ATIVIDADES SOCIAIS EM IMBITUBA.

Morre uma estrela da música catarinense, Tânia Pacheco Guimarães.
Imbituba e Santa Catarina perde uma das mais belas vozes. Morreu ontem à tarde no Hospital de Caridade de Florianópolis, a cantora imbitubense Tânia Pacheco Guimarães, filha de Itamar Guimarães Pacheco e de Ana Pires Pacheco, mãe de Wanderlei Guimarães Júnior e Letícia Pacheco Guimarães, irmã do médico Odimar Pires Pacheco, do engenheiro Itamar Pacheco, o Ita, do Sulampa e da saudosa Lucinha Siduro, tia de Ana Maria Pacheco Dalbosco e Omar Pacheco, família tradicional de Imbituba. Nos anos 60, 70 e 80, Tânia Pacheco foi considerada uma das melhores cantoras brasileiras, inclusive com convites para gravar e trabalhar nos grandes centros do país, como Rio de janeiro e São Paulo, mas por influência da família, optou por ficar em Imbituba e pelo casamento com o também imbitubense Wanderlei Guimarães com quem teve um casal de filhos e dois netos. Nos anos 60, Tânia Pacheco era a principal voz dos programas de auditório da Rádio Difusora de Imbituba, apresentado pelo radialista Manoel de Oliveira Martins e nos anos 80, já afastada da música, aceitou dois convites da Rádio Difusora para cantar nos programas de serestas realizados diretamente dos bairros da cidade e apresentado pelo radialista Osny Silva Filho, hoje na Rádio FM 89.30 e por este blogueiro.
Além de Tânia Pacheco, a equipe de cantores era formada por Nilton Constantino, Amaury Castro, Levy Martins, Mauro Garatéia, Marron do Sax, Laerce Miranda, os Irmãos João e Manéquinha Espindola, Ângela Maria, Antônio João Tavares, músicos dos The Claytons e outros novos cantores. Tânia Pacheco Guimarães faleceu aos 69 anos de idade. O corpo está sendo velado na Capela Vaticano, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis e às 16 horas desta quinta-feira dia 13, haverá uma celebração e em seguida o corpo será cremado, como era o seu desejo. Os amigos e familiares estão tristes, mas o céu está em festa e comemorando a chegada de mais uma estrela. Aos familiares, os nossos pêsames. 
Imbituba relembra os 30 anos da Chuva de Pedra que destruiu a cidade portuária.
No dia 13 de julho de 1987 Imbituba viveu um dia de intenso calor, isso em pleno inverno e o imbitubense desconfiado sabia que não era normal aquela alta temperatura num estação fria, mas não sabia e jamais advinharia o que estava por vir. Era uma tarde de segunda-feira, quando muito rapidamente o céu escureceu por volta das 17h30 a chuva caiu e em seguida veio o gelo em forma de pedra. O desespero de quem estava na cidade foi grande e a destruição mais ainda. Naquela mesma noite o prefeito Jerônimo Lopes entrou em ação para socorrer as dezenas de residências que ficaram praticamente destruídas, móveis quebrados, veículos perfurados pelo gelo numa autêntica imagem de filme de guerra. Qg foram montados no Imbituba Atlético e na minha residência no Paes Leme, que por ser de cobertura de laje, foi solicitada para atendermos os moradores do bairro mais atingido pelas pedras. 
Eram pedras de gelo de vários tamanhos e pesos, destruíram veículos estacionados pelas ruas da cidade e as redes de telefone água e energia entraram em pane, transformando a cidade em estado de calamidade pública. Quem viveu os quase 30 minutos de queda das pedras de gelo, jamais esquecerá o pânico e as consequências decorrentes do granizo, casas e veículos danificados foram totalmente desvalorizados e muitos imbitubenses foram embora da cidade. Os imbitubenses foram socorridos com donativos de todas as partes do Estado, como alimentos, roupas, lonas e telhas distribuídas através dos pontos de reciclagem localizadas no Imbituba Atlético Clube e no Paes Leme. Durante o período de recuperação da cidade que durou mais de um mês, a prefeitura contou com a presença de soldados do Exército de Florianópolis e Tubarão, que muito trabalharam na reconstrução de Imbituba. Foto do saudoso Vilmar Goulart Pereira. da Laje da residência deste blogueiro.
--------------------------------------------
Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.
Prefeito interino Ladiada de olho na Avenida joão Rimsa.
--------------------------------------------
Vereador e presidente da Câmara Municipal Renato Carlos Figueiredo, o Ladiada (PSD), assumiu ontem a prefeitura de Imbituba com a ausência do prefeito Rosenvaldo Júnior e do vice Luiz Gonzaga de Carvalho, ambos com viagens marcadas para o exterior. O prefeito em exercício fica no cargo até o final do mês e têm como meta instalar na Avenida João Rimsa, mais 500 vagas transversais para veículos e motos, a exemplo da Avenida Santa Catarina.
INTEGRANTES DO PROJETO RONDON REALIZAM ATIVIDADES SOCIAIS EM IMBITUBA
Durante nove dias, palestras e oficinas são desenvolvidas pelos universitários para moradores do município. O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), deu início à Operação Caminhos do Sul em 22 municípios integrantes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, Tubarão, Laguna e também Criciúma. Até 21 de julho, as comunidades atendidas receberão oficinas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção. Durante nove dias, os rondonistas estarão instalados em Imbituba e ajudarão no que for possível. Um cronograma de atividades foi criado pelos gestores do projeto em parceria com as secretarias municipais, que indicam as prioridades de cada local. O nome da 13ª operação do núcleo da Udesc – Caminhos do Sul contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária. 
Atuação do NER. O núcleo possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade. Para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade. Em 12 operações, feitas a partir de 2010, o NER já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas em 114 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina. Integração com a sociedade. A atuação extensionista tem proporcionado aos acadêmicos a percepção de que a IES cumpre com o princípio de que é imprescindível para a formação do profissional cidadão sua efetiva interação com a sociedade, seja para se situar historicamente, para se identificar culturalmente e/ou para referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá que enfrentar. Fonte: Tuliana Rosa
De casa nova, Guarda Municipal recebe fardamento e está às atividades
O prefeito Nivaldo de Sousa e o vice Aurimar da Silva reuniram-se na manha desta quinta-feira, 13, com os sete integrantes da Guarda Municipal (GM) de Capivari de Baixo. A conversa, ocorrida na casa reformada exclusivamente para abrigar  a GM, serviu para acertar o retorno às atividades habituais dos guardas municipais e os detalhes de como se dará o trabalho a partir de agora. Em seguida, o prefeito entregou os kits com roupas, calçados e demais materiais usados no dia a dia do trabalho dos guardas. Amanhã de manhã a equipe se apresentará fardada para o reinício das atividades. Os guardas municipais – seis homens e uma mulher – passaram por treinamento na Academia de Polícia de Santa Catarina – Acadepol, no ano passado e o reaparelhamento está sendo feito aos poucos. Recentemente foram comparadas duas bicicletas e restaurado um veículo para uso exclusivo da GM. Fonte: Álvaro Dalmagro.
Feira de Produtos Coloniais é uma boa oportunidade para conhecer os sabores da região.Um evento que reúniu as delícias e os talentos da nossa região. Assim pode ser definida a Feira de Produtos Coloniais que  omeçou ontem dia 13, no Farol Shopping. A feira reunirá diferentes produtos agrícolas e ainda contará com um delicioso café colonial, feito com produtos fresquinhos provenientes da agricultura familiar. “Eventos como este dão oportunidade para os produtores rurais entrarem na área urbana, mostrando que nossa região é rica em variedade e qualidade quando o assunto é produção rural”, pontua o gerente regional da Epagri de Tubarão, Gustavo Claudino. Há anos a Feira de Produtos Coloniais é realizada em Tubarão. O evento é uma parceria entre a Epagri, Farol Shopping e Governo de Santa Catarina e se consolida a cada edição. 
“A feira já se tornou tradição e muitas pessoas já esperam ansiosas, para poder provar comidas saborosas, apreciar a arte regional e também passear em família”, comenta a gerente de Marketing do Farol Shopping, Georgia Menegaz. Além da exposição e comercialização dos produtos, haverá um café colonial, para que os visitantes possam degustar o que há de melhor na culinária colonial da nossa região. O evento ocorrerá de quinta a domingo (13 a 16 de julho), das 13h às 22h, no piso térreo do estacionamento do Farol Shopping, a entrada é gratuita. Ao todo, 20 municípios estarão representados no evento. São eles: São Ludgero, Armazém, Capivari de Baixo, Tubarão, Pescaria Brava, Laguna, Garopaba, Imbituba, Paulo Lopes, Imaruí, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Braço do Norte, Sangão, Gravatal, Treze de Maio, Rio Fortuna, Jaguaruna, Grão Pará e Pedras Grandes. Fonte: Stephanie Barbosa Lemos Vieira.
Italianos querem Róger Guedes. Tigre desconhece
O jornal Gazzetta dello Sport da Itália informa na edição desta quinta-feira que a Atalanta, quarta colocada no último Campeonato Italiano, estaria disposta a pagar 10 milhões de euros, em torno de R$ 36,5 milhões, para comprar o atacante Róger Guedes, ex-Criciúma e que está no Palmeiras. A informação é do Globo Esporte. Como é detentor de 55% dos direitos econômicos do atleta - os direitos federativos pertencem ao Palmeiras -, o Criciúma precisa ser consultado. “Qualquer sondagem que aparece nós somos comunicados pelo Palmeiras. E já apareceram algumas, mas não da Atalanta. Mas não temos em vista qualquer negócio concreto”, afirma o presidente Jaime Dal Farra. 
“Teoricamente o Palmeiras não pode negociar apenas os direitos federativos, por isso seremos parte atuante em qualquer transação que envolva o Róger”, reforça. O Palmeiras pagou R$ 2,5 milhões para tirar Róger do Criciúma ainda no primeiro semestre do ano passado, com opção de compra no final do ano, o que não foi exercido. “São valores que já entraram faz tempo nos cofres do Criciúma e foram reinvestidos no clube. O Palmeiras não nos deve nada”, observa Dal Farra. Róger Guedes vem vivendo boa fase no Palmeiras. Ontem, foi um dos poucos destaques da equipe na derrota por 2 a 0 para o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.  
Cinco pescadores ficam à deriva após tombamento de embarcação, em Imbituba
O Corpo de Bombeiros de Imbituba foi acionado por volta das 15 horas dessa quarta-feira (12), para socorrer tripulantes de uma embarcação de pesca artesanal que haviam ficado à deriva na Barra da Ibiraquera, em Imbituba. Os pescadores estavam de colete salva-vidas e conseguiram chegar por meios próprios até a faixa de areia. Quando os bombeiros chegaram no local, os pescadores de 36, 45, 51 e 60 anos estavam em segurança e recusaram encaminhamento médico. Um quinto tripulante, de 63 anos, precisou ser encaminhado ao Hospital São Camilo, de Imbituba, com alterações nos seus sinais vitais após ficar engalhado por alguns instantes em uma rede de pesca, conforme informações do Corpo de Bombeiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na zona de arrebentação da Barra da Ibiraquera depois da rede dos pescadores enrolar na hélice da embarcação, que, posteriormente, foi retirada do local. Todos os pescadores são moradores da região.
--------------------------------------------------- 
Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
---------------------------------------------------
"Quem acha que é o fim do Lula, vai quebrar a cara", diz ex-presidente após ser condenado por Moro
Lula fez, nesta quinta-feira (13), seu primeiro pronunciamento após a condenação. O ex-presidente falou, no final da manhã, direto da sede do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo. – Quem acha que é o fim do Lula, vai quebrar a cara – disse o ex-presidente ao encerrar o discurso. O discurso também teve ataques ao juiz Sergio Moro, à Polícia Federal e à Operação Lava-Jato. O ex-presidente afirmou que o "estado de direito democrático está sendo jogado na lata de lixo" ao comentar a sentença de Moro. Para ele, a condenação a nove anos e seis meses de prisão "é uma tentativa de me tirar do jogo político." — Eles estão destruindo os fundamentos da democracia no nosso país — afirmou. O ex-presidente disse que previu o que aconteceu em artigo publicado em outubro do ano passado. — Querem me condenar. Tento compreender essa caçada como parte de uma caçada política — disse. Em apoio ao ex-presidente, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocou ato para o dia 20 nas capitais e cidades do país com mote "eleição sem Lula é fraude". Lula afirmou, ao iniciar a coletiva, que não quis falar com a imprensa na quarta-feira sobre a sentença de Moro porque teve de ver o Corinthians vencer o Palmeiras. Ao começar suas declarações, disse que Moro tem um "enorme otimismo" sobre ele: — Pela condenação, de 19 anos sem exercer um cargo público, significa que ele está permitindo que eu vá ser candidato em 2036. Isso significa que eu vou viver muito e vocês vão ter que me suportar. 
----------------------------------------------------------
Restaurante e Pizzaria Marcão, Avenida Beira Mar na Praia da Vila em Imbituba espera por você com saborosas pizzas e cardápio especial até às 24 horas diariamente e na sexta-feira e sábado, música ao vivo nas sextas-feiras e sábados. A direção é de Antônio Clésio Costa. Telefone 3255-0064.
-----------------------------------------------------------
Não é o Lula que pretendem condenar, é o projeto político que me represento — disse o ex-presidente. A sentença tem "componente político muito forte", afirmou Lula, ressaltando que o texto tem mais de 900 parágrafos, dos quais apenas cinco da defesa foram incorporados ao texto. — Moro precisou escrever 60 páginas para justificar a acusação — complementou, Lula criticou a imprensa em diversos momentos da entrevista e disse que será capa novamente de todas as revistas semanais neste fim de semana. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Família Mari Pescados de Imbituba. Agradece clientes e colaboradores que vem a cada dia colaborando e ajudando no nosso aperfeiçoamento com o comércio de frutos do mar. É uma longa e árdua caminhada que nos faz acreditar que com passadas curtas e criatividades estamos chegando ao nosso objetivo que é fornecer frutos do mar em quantidade e qualidade. Aos nossos clientes em geral, um muito obrigado pelo carinho e preferência. Geremias, Mari e funcionários. Obs. Neste final de semana a Mari Pescados está com tainhas, anchovas e uma grande quantidade de frutos do mar a sua disposição. Uma dica da Mari é o delicioso bolinho. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
O petista foi acusado pela força-tarefa da Operação Lava-Jato de receber propina da construtora OAS, que tinha contratos com a Petrobras. Lula teria recebido benefícios como um apartamento triplex no balneário do Guarujá, no litoral de São Paulo. Para Moro, Lula recebeu R$ 2,2 milhões em propina: R$ 1,1 milhão na aquisição do triplex e mais R$ 1,1 milhão na reforma e decoração do imóvel. O magistrado salienta que a "culpabilidade é elevada", principalmente porque Lula teria recebido vantagem indevida "em decorrência do cargo de presidente da República, ou seja, de mandatário maior". Além da pena de nove anos e meio de prisão, o petista foi condenado a pagar multa de R$ 669,7 mil.
Colombo muda de advogado na Lava-Jato.
Esta coluna foi produzida pela Redação do Diário Catarinense. O colunista Cacau Menezes está em férias e retorna a este espaço em agosto.  Alexandre Peralta Collares, sócio de dois escritórios em Brasília, é o novo advogado do governador Raimundo Colombo no inquérito que tramita na corte especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde dezembro de 2016 e investiga o governador na operação Lava-Jato. A mudança ocorreu esta semana. Collares é jovem como seu antecessor, Daniel Meirelles Ferreira, entrevistado pelo DC em abril, então com 30 anos, e primeiro advogado do governador no processo. Mas diferente de Ferreira, cujo nome aparecia como representante legal em 41 processos no STJ, Peralta tem muito mais: 154 procedimentos. As áreas de atuação de Peralta nas ações do STJ são diversas, vão desde direito do trabalho e da família até contratos bancários e direito tributário, entre outros. Em 19 de junho, a agenda do ministro do STFEdson Fachin, que levantou o sigilo de delações que trazem o nome do governador de SC, tem registrada no site do STF um encontro entre Fachin e Peralta. Na pauta, o assunto era outro procedimento. Fonte: Leonardo Thomé.

Cras fará reunião integração com novos oficineiros nesta sexta-feira, 14. A Secretaria de Assistência Social e a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Capivari de Baixo farão uma reunião nesta sexta-feira, 14, às 10 horas, com os profissionais contratados para executar oficinas a serem ofertadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, um dos programas desenvolvidos pelo Cras. A equipe do Cras e do Serviço de Convivência fará uma apresentação dos objetivos, projetos e programas realizados no Cras e Secretaria de assistência. Esta reunião também tem o objetivo de promover a integração da equipe. Estão programadas oficinas de teatro, de teatro para idosos, violão,  dança, canto coral, artes, cidadania e relações humanas. As oficinas acontecem de segunda-feira à sexta-feira, de manhã e à tarde, menos na sexta-feira, que será só à tarde. Haverá ainda um encontro noturno do coral dos idosos, sendo que o dia da semana em que ele acontecerá ainda será definido. As oficinas devem começar na próxima semana e se estenderão até o final do ano. Fonte: Álvaro Dalmagro.






0 comentários: