ESTÁ FALTANDO ESPAÇO NOS CEMITÉRIOS DE IMBITUBA - FORQUILHINHA TEM MODELO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - AEDES AEGYPTI É ENCONTRADO EM IMBITUBA - CEREM COMEMORA 10 ANOS DE ATIVIDADES - IMBITUBA TERÁ NOVA SÉRIE DE CASTRAÇÃO - IMBITUBA DOMINA JASC EM GAROPABA - PROJETO VAI TRANSFORMAR BIBLIOTECA PÚBLICA - LAUDO DA ANP NÃO CONFIRMA FRAUDE EM COMBUSTÍVEL


BALEIAS-FRANCAS ANTECIPAM A TEMPORADA 2018 DE AVISTAGEM
Chegada dos mamíferos é mais uma celebração para o Porto de Imbituba, que neste ano completa uma década de monitoramento aéreo e terrestre das baleias-francas. As baleias-francas estão chegando a Santa Catarina. Tradicionais visitantes da região sul do Brasil no período de julho a novembro, a espécie tem sido avistada no litoral catarinense desde o dia sete de junho. Antes, no dia 15 de maio, uma fêmea com filhote foi avistada no Espírito Santo, entre as praias de Itaparica e Barra do Jucu, em Vila Velha. Este foi o primeiro registro do ano em águas brasileiras, abrindo assim, extraoficialmente, a temporada 2018 de avistagens no país. A boa nova está sendo comemorada pelo Porto de Imbituba, que neste ano completa 10 anos de monitoramento aéreo e terrestre das baleias-francas e de outros mamíferos marinhos, através do Programa de Monitoramento de Cetáceos. Atualmente o Programa é realizado no âmbito do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Porto, e tem como objetivo o monitoramento dos mamíferos marinhos que visitam a região do Porto de Imbituba. Desde sua implantação, o monitoramento utiliza a metodologia de avistagem para catalogar a localização geográfica e o comportamento desses animais, a fim de ampliar o conhecimento acerca da ecologia das espécies frente às atividades portuárias. 
Como os navios que chegam a Imbituba atravessam a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, local de grande concentração de baleias, o monitoramento da frequência de pequenos e grandes cetáceos no entorno do porto, estudando o seu comportamento e acompanhando o tráfego de embarcações, evita as rotas de colisão e zelam pela preservação da espécie. Anualmente, mais de 100 baleias são registradas, em média, em Santa Catarina. A maioria são fêmeas em fase de procriação, que "passeiam" entre o litoral Norte do Rio Grande do Sul e a região Sul de Santa Catarina, limites da APA da Baleia Franca. Elas vêm para a costa sul-brasileira à procura de águas quentes e enseadas protegidas para o nascimento de seus filhotes. Estima-se que a cada três anos as baleias-francas têm um novo filhote, sendo que o tempo de gestação é de 12 meses. Elas partem da Antártica, onde se alimentam e acumulam reserva energética em forma de gordura para a jornada rumo ao continente sul-americano. O Programa de Monitoramento. As avistagens feitas pelo Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Imbituba são realizadas a partir de pontos estratégicos do litoral, dentro e no entorno da área portuária. Os trabalhos são conduzidos pela equipe de especialistas da empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, atual contratada para executar o serviço, e supervisionados pela equipe de meio ambiente da SCPar Porto de Imbituba. 
Durante a temporada, o monitoramento terrestre ocorre diariamente, em dois pontos de observação, nas enseadas das praias do Porto e Ribanceira, em Imbituba. O tempo de observação padrão é de seis horas diárias, divididas em dois turnos, podendo variar de acordo com a quantidade de horas/luz diárias e condições climáticas, bem como a movimentação dos navios. Também integra a metodologia de avistagem o monitoramento aéreo, que consiste na realização de três sobrevoos de helicóptero, com duração estimada de 10 horas cada voo. Os sobrevoos ocorrem em toda a extensão da APA da Baleia Franca, com objetivo de registrar a localização, contar, fotografar e identificar os cetáceos através das calosidades únicas que cada baleia possui sobre a cabeça. Além dos monitoramentos, também se destaca no Porto de Imbituba o Procedimento Interno de Boas Práticas, implantado na temporada passada com o objetivo de conscientizar a tripulação dos navios sobre a presença das baleias-francas no entorno do porto. "Nessa abordagem junto aos comandantes e à tripulação, eu levo informações sobre o comportamento das baleias-francas, mostro para eles o mapa dos limites da APA e também explico como ocorre o monitoramento dos cetáceos no porto", comenta a oceanógrafa Camila Amorim, analista portuária da SCPar Porto de Imbituba. 
Essa atuação focada na preservação das baleias, enquanto dá continuidade às operações portuárias de forma sustentável, rendeu ao Porto de Imbituba três premiações: o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, categoria Preservação Ambiental, nos anos de 2016 e 2017 e o 23º Prêmio Expressão de Ecologia, categoria Conservação da vida silvestre. Sobre as baleias-francas. A histórica tradição da caça às baleias-francas em Santa Catarina quase levou a extinção da espécie na década de 1970. Apenas na década de 1980 as francas voltaram a ser observadas na costa brasileira, resultando no Decreto nº 92.185, de 20 de Dezembro de 1985, que pôs fim à caça de todas as espécies deste mamífero no Brasil, a partir de 1º de janeiro de 1986. Avistagens realizadas esporadicamente nos anos 1990 confirmaram o retorno da espécie à região sul do Brasil. Isso motivou o governo federal a instituir, em 2000, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, que se estende de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, até a região sul da Ilha de Santa Catarina. "Elas costumam retornar sempre ao mesmo local para terem os filhotes. Todos os animais visualizados pelo monitoramento na região da APA e no entorno do Porto de Imbituba são catalogados por meio de fotografia e filmagem das calosidades que elas têm em cima da cabeça, que são únicas para cada animal, como se fosse uma digital. Com isso, podemos saber se elas retornam", explica o oceanógrafo Gilberto Oliveira Endoh Ougo, especialista da Acquaplan. Fonte: Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba.
PROJETO VISA TRANSFORMAR A BIBLIOTECA PÚBLICA DE IMBITUBA.
A Biblioteca Pública Municipal de Imbituba, Cônego Itamar Luiz da Costa, foi selecionada no projeto “Conecta Biblioteca”. O programa nacional, que é realizado pela ONG Recode e Caravan Studios, visa estimular à transformação social por meio de bibliotecas públicas. Agora, o projeto chega a quarta etapa. Fase que pretende saber a opinião da população sobre os serviços que são oferecidos pela. A comunidade será o principal agente da mudança, que vai promover a transformação social por meio da biblioteca. A bibliotecária Gláucia Maindra, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura, que representou Imbituba no 2º Encontro Nacional Conecta Biblioteca, no Rio de Janeiro, ocorrido em maio, conta que, a partir de agora, inicia-se a divulgação do projeto para os gestores locais e o planejamento das ações que serão praticadas. “O programa vai nos capacitar e orientar numa caminhada junto com a comunidade, para melhorar os serviços, conhecer mais o nosso lugar e descobrir o que as pessoas desejam da biblioteca”, explica. Para isto, está sendo iniciada uma consulta pública com a população e também com diversas instituições, tais como, escolas, associações e entidades representativas. A consulta já está aberta e segue até o dia 30 de junho. Para mais informações, basta acessar o site: www.abre.ai/consulta_conectaFonte: Rodrigo Speck
CASTRAÇÃO: CERCA DE 200 ANIMAIS, ENTRE CÃES E GATOS, SERÃO CASTRADOS EM IMBITUBA.
Desde o início do ano, a Vigilância em Saúde de Imbituba está realizando a castração de cães e gatos de rua no município. Até o momento, já foram castrados 205. O projeto surgiu como forma de controle populacional desses indivíduos, diminuindo assim, a taxa de natalidade. O programa prevê a castração, total, de 400 animais até o fim do ano. Até o momento, já foram castradas 130 cadelas, 35 cães, 35 gatas e 5 gatos. Cerca de 200 animais ainda serão castrados. De acordo com a responsável pela Vigilância em Saúde do município, toda semana são castrados 10 animais, de acordo com o cronograma organizado nos bairros. “O trabalho é realizado através do recolhimento dos animais para uma clínica veterinária licitada, que procede a castração cirúrgica e, após todos os procedimentos, os animais são devolvidos para o seu local de origem. Nós contamos com a parceria das protetoras de animais, cadastradas na vigilância, que fazem o papel de identificar os cães e gatos que, realmente, necessitam do procedimento”, informou a Diretora da Vigilância em Saúde de Imbituba, Joana Diniz. O projeto visa, a longo prazo, diminuir a população de animais abandonados nas ruas de Imbituba. O programa também busca, por meio de palestras educativas nas escolas, conscientizar a população sobre o abandono de animais e a importância da adoção responsável. Fonte: Rodrigo Speck. 
IMBITUBA DOMINA MICRO REGIONAIS DOS JASC EM GAROPABA.
As equipes de Futsal masculino e Voleibol Feminino foram campeãs da fase micro regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Já a equipe de Handebol masculino foi vice da campeã.  As três modalidades garantiram vaga para a fase regional dos JASC, que será realizada em Florianópolis, com data a ser definida pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A fase Micro Regional dos JASC, ocorrida em Garopaba, reuniu 5 municípios da região: Laguna, Imbituba, Garopaba, Imaruí e Paulo Lopes. As disputas foram realizadas nas modalidades de Futsal, Voleibol e Handebol, nas categorias masculina e feminina. Imbituba foi representada pelas equipes de Futsal masculino, voleibol masculino e feminino e Handebol masculino, formadas por atletas da cidade e dos projetos esportivos da Diretoria Municipal de Esportes (DME). “Estamos no caminho certo, conseguindo resgatar a autoestima e o potencial esportivo dos nossos atletas e das nossas equipes. Tanto que e os resultados já estão aparecendo”, comentou orgulhoso o Diretor Municipal de Esportes, Norton Evaldt.
CEREM DE IMBITUBA COMEMORA 10 ANOS
Uma palestra para as representantes dos bairros de Imbituba marcou as comemorações de 10 anos do Centro de Referência da Mulher (Cerem). Durante uma tarde inteira, a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro, e o Prefeito Rosenvaldo Da Silva Júnior, conversaram com os grupos sobre assuntos de interesse público. Entre os temas discutidos, o chefe do executivo e a responsável da saúde do município falaram sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, sobre as ações que estão em atividade no município e as que serão implantadas nos próximos meses, além da importância da limpeza dos terrenos para se evitar a proliferação dos focos do Aedes Aegypti. O Centro de Referência da Mulher é um espaço que atende, aproximadamente, 1800 mulheres todos os meses, com especialidades como ginecologia, enfermagem, nutrição, clínica geral, obstetrícia, serviço social, psicologia e mastologia.
LAUDO DA ANP NÃO CONFIRMA FRAUDE EM COMBUSTÍVEL.
O laudo da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que apurava uma suposta irregularidade na venda de gasolina em um dos postos de combustíveis de Imbituba, informou nesta sexta-feira (22), que o produto comercializado estava dentro dos padrões. Que a gasolina vendida era mesmo aditivada, como estava descrito nas bombas. Segundo o Procurador-Geral do Município, Gustavo Borba Benetti, com a fiscalização dos estabelecimentos comerciais, o PROCON torna mais sólida a garantia dos direitos do consumidor. “Em parceria com ANP, foram colhidas amostras de combustível e, felizmente, o laudo demonstrou que determinada loja se encontrava dentro dos padrões legais. Isso é o que desejamos garantir ao consumidor”, informou o Procurador. No último dia 06 de junho, a Procuradoria Geral do município de Imbituba solicitou que os fiscais do Procon fossem até o estabelecimento para apurar uma suposta denúncia feita por um consumidor. Junto com os fiscais da Agência Nacional do Petróleo (ANP), os agentes foram até o local e analisaram o produto. Na época, os reagentes usados pelos técnicos da ANP indicaram uma suposta irregularidade. Mas o erro não foi confirmado. Os responsáveis pelo estabelecimento, que é considerado de “bandeira branca”, porque recebe combustíveis de seis distribuidoras, afirmaram aos fiscais que não teriam cometido qualquer infração, o que se confirmou no laudo técnico oficial.
AEDES AEGYPTI: 11º ENCONTRADO EM IMBITUBA.
O estado de atenção, por conta do Aedes Aegypti, está mantido em Imbituba. Isso porque, mais um foco do mosquito da dengue foi confirmado no município. Até agora, já são 11. O problema é que, de acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Eduardo Cardoso Carvalho, basta mais um foco para que Imbituba entre na lista dos municípios infestados em Santa Catarina. “Já identificamos 35 larvas do Aedes Aegypti ao longo do trabalho. Se encontrarmos mais uma larva, aí o município será considerado infestado. Lembrando que, desses 11 focos encontrados pela nossa equipe, quatro foram em residências e sete em armadilhas”, alertou o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Eduardo Cardoso Carvalho. Com sete agentes de endemias trabalhando no município, aproximadamente, 1500 imóveis já foram vistoriados. Ao todo, foram encontrados quatro focos no bairro Nova Brasília, quatro no bairro Porto da Vila, um no Campo da Aviação, um no bairro Vila Nova e, agora, um no bairro Araçatuba.“Toda a parte de prevenção está sendo feita pelos nossos agentes. Já treinamos até o pessoal que faz a coleta de lixo. Só que, o mais importante, é a colaboração da população em relação a limpeza dos terrenos. A gente tem o setor de ouvidoria, onde o morador pode fazer a denúncia. Mas isso também pode ser feito na própria Secretaria de Saúde ou na Vigilância Epidemiológica. Assim, a gente consegue tomar as providências necessárias”, informou a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro. Nos próximos dias, deve ser assinado, entre a Prefeitura de Imbituba e a Polícia Militar, um convênio para que a fiscalização dos terrenos baldios seja intensificada. A intenção é, inclusive, aplicar multas aos moradores que não mantiverem os seus terrenos limpos e sem lixo. 
SICREDI ABRAÇA A DOAÇÃO DE SANGUE NO DIA C DE COOPERAR.
Além de programação especial no Hemosc, agências celebram o cooperativismo em iniciativas de arrecadação e melhorias para entidades e comunidades. A busca por realidades mais justas, sustentáveis e felizes soma milhões de brasileiros e será celebrada, em 30 de junho, no Dia C de Cooperar. O Sicredi, mais uma vez, se une à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) na formação de uma corrente do bem pelo país. Na região, a mobilização se concentrará no Hemosc de Criciúma, entre os dias 25 e 29, envolvendo colaboradores, associados e comunidade. “Será uma programação especial para evidenciar que quando cada um colabora, doa algo ou se doa, o resultado é impactante. Assim é com o cooperativismo, crescemos juntos, com a participação de cada membro e desenvolvendo as comunidades em que estamos inseridos”, enaltece Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.  A expectativa, segundo a responsável pelo setor de captação do hemocentro, Maria Regina Boteon Buttne, é conscientizar que a doação de sangue é um gesto simples, porém fundamental para o atendimento de 25 clínicas e hospitais, de Imbituba a Passo de Torres. “O ideal é registrarmos de 50 a 70 doações por dia, mas nem sempre conseguimos”, relata. 
-------------------------------------------------
TAINHA COM OVA E SEM OVA, CAMARÃO, FILÉS E ANCHOVA, VOCÊ ENCONTRA EM MARI PESCADOS, NA DIVINÉIA. TELEFONE: PARA PEDIDOS 3255-1741.
------------------------------------------------
Os doadores também poderão cooperar com outra causa reconhecida na região. No decorrer da semana, o Hemosc será ponto de arrecadação da Farmácia Solidária, iniciativa sem fins lucrativos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) que arrecada medicamentos e, após triagem, distribui gratuitamente mediante apresentação de receita médica. Programação pela região. Pela região, diversas comunidades e instituições descobrirão como a cooperação pode fazer a diferença. Em Araranguá, a Casa Lar Irmã Carmen, atualmente com 42 crianças e adolescentes acolhidos, move o Dia C. Leite, achocolato, bolacha, fralda, materiais de higiene pessoal e produtos de limpeza podem ser entregues na agência e na Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva).Em Braço do Norte, o Consórcio Intermunicipal da Criança e Adolescente – Ciaca também está contemplado na iniciativa, com a arrecadação de leite e agasalhos. No Distrito de Rio Maina, a agência convida a comunidade a contribuir com alimentos não perecíveis, a serem destinadas a famílias carentes do distrito. Ainda em Criciúma, no bairro Próspera, a mobilização é por fralda geriátrica, leite e bolachas em prol da Casa de Repouso Bom Jesus. Um dia especial, com almoço e música, marcará a entrega das doações. Em Tubarão, o Abrigo dos Velhinhos, também participa desta rede do bem. Como principais necessidades, estão leite, adoçante e amido de milho. Já em Imbituba, colaboradores e parceiros estão mobilizados por melhorias na Casa de Repouso Imaculada Conceição. 
PRECISOU DE PRODUTOS NATURA É SÓ LIGAR: 3255-3032 - 991391966. CONSULTORA PRETTA PLÁCIDO.
--------------------------------------------------
Um bingo beneficente também será realizado para angariar recursos à entidade. Em Morro da Fumaça, os trabalhos já iniciaram. Junto à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf) e parceiros, colaboradores do Sicredi cooperaram para o desenvolvimento de uma horta comunitária em Estação Cocal, a primeira de três. A agência está engajada ainda em arrecadar livros para a Biblioteca Social, iniciativa de moradores da rua Tadeu Sigieski Jr. Em Içara, o módulo de esportes será repaginado, com a cooperação da Associação Empresarial de Içara (ACII) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A estrutura recebe mais de quatro mil pessoas anualmente. Já a Casa de Repouso Santo Expedito, em Meleiro, receberá os colaboradores de Forquilhinha para uma manhã de integração, com um café especial e brincadeiras. Sobre o Dia C. O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Em 2017, o Dia C beneficiou mais de dois milhões de pessoas. Fonte: Daniela Soares
FALTA ESPAÇO NOS CEMITÉRIOS DE IMBITUBA.
Como medida urgente, o município passou a cadastrar os túmulos. Os responsáveis pelos espaços abandonados estão sendo chamados para esclarecimentos Assim como grande parte dos municípios da região, Imbituba vive um dilema que precisa de solução imediata. A cidade, que conta com cinco cemitérios, sendo dois públicos, e três sob responsabilidade da Igreja Católica, quase não apresenta mais espaço para novos sepultamentos. Só restam alguns locais para enterros. A situação ainda não se tornou caótica porque a maioria dos sepultamentos é feita em túmulos familiares. Isso evita que outros locais sejam utilizados. Para tentar amenizar a situação, a Prefeitura de Imbituba está reorganizando os cemitérios e cadastrando todas as sepulturas. A intenção é identificar os túmulos em estado de abandono ou em situação de ruína. 
Dessa forma, caso os responsáveis não tomem as medidas necessárias para a conservação, será possível a retirada das ossadas e a reutilização das respectivas áreas em novos sepultamentos. Em 2012, a então Supervisão do Serviço Público Funerário apresentou uma proposta de construção de um “Gavetário”, em um terreno próprio do município. O projeto teria 360 gavetas e 60 ossários. Mas a falta de recursos na época e os entraves burocráticos não permitiram a realização da obra. O Prefeito Rosenvaldo Silva Júnior já determinou que o projeto seja novamente orçado e encaminhado para o setor de licitação. “Já existem projetos para um gavetário, num local onde a gente poderia abrir várias novas vagas. O que daria para o nosso município, uma tranquilidade por, pelo menos, dez anos”, informou o chefe do executivo. O prefeito confirmou ainda que já conversou com os responsáveis pelo setor de infraestrutura, para que o projeto seja realizado nos próximos meses. “Pelo menos, a licitação de um desses projetos nós queremos agilizar. Se possível, já esse ano”, ratificou o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior. Fonte: Rodrigo Speck.
AÍ ESTÁ O GRANDE SONHO DOS IMBITUBENSES. UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SEMELHANTE AO MODELO INSTALADO NA CIDADE DE FORQUILHINHA, NO SUL DO  ESTADO. QUEM SABE A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E A SERRANA, SE INSPIREM E FAÇAM O MESMO TRABALHO EM IMBITUBA, NÃO É MESMO?
O QUE É PILATES E QUAIS SÃO OS SEUS BENEFÍCIOS? 
O Pilates é um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução. Além disso, o Pilates é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental. O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve). Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios do Pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Os movimentos do Pilates priorizam o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Saiba mais, visitando o fisioterapeuta e professor Adriano Plácido, à Rua Irineu Bornhausen, 209, sala 04, climatizada em frente a Escola de Educação Básica Henrique Lage, altos da Vigilância Sanitária de Imbituba. Telefone: 99945-8829.


0 comentários: