Coluna Eletrônica de Gervázio Plácido. 03.05

Congresso de Direito Eleitoral discute as principais regras para as eleições deste ano.

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina e com a Escola do Legislativo Catarinense, realizará, nos próximos dias 12 e 13 de maio, no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), o Congresso de Direito Eleitoral. O evento tem como objetivo discutir as principais regras relacionadas às eleições de 2016, em especial temas polêmicos - decorrentes da reforma eleitoral - Lei nº 13.165, de 2015 -, como a proibição de doações de pessoa jurídica, o registro de candidatura, as inelegibilidades, as condutas vedadas e a propaganda eleitoral. O Congresso, com carga horária de 12 horas, conta com apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de Santa Catarina (OAB/SC), Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site da ESMESC (WWW.esmesc.org.br).

Segue, abaixo, a programação do Congresso de Direito Eleitoral: 12 de maio de 2016

8h - Início do credenciamento
9h - Composição da mesa de autoridades e abertura oficial
9h30min - Conferência de abertura – Reforma Política e Democracia
Conferencista: Walber Agra
10h45min - Convenção, Registro e Impugnação à Registro de Candidatura
Palestrantes: Alexandre Rollo e Mauro Antonio Prezotto
12h15 às 14h – Almoço livre
14h às 15h30min - Aspectos Polêmicos Referentes às Causas de Inelegibilidade e às Condições de Elegibilidade
Palestrantes: Marcelo Ramos Peregrino Ferreira e Flavio Cheim Jorge
15h30min - Coffee Break
16h às 17h30min - Sistema Eleitoral em Crise?
Palestrantes: Cesar Luiz Pasold, Rogério Duarte Silva e Fernando de Castro Faria

13 de maio de 2016

9h às 10h30min - Financiamento de campanha e prestação de contas
Palestrante: Denise Goulart Schlickmann
Convidado Especial: Pierre Vanderlinde
10h45min às 12h15min: Propaganda Eleitoral
Palestrantes: Guilherme Gonçalves e Alexandre Basílio
12h15 às 14h – Almoço livre
14h às 15h30min: Abuso de Poder, Condutas Vedadas, Compra de Votos e Fraude
Palestrantes: André Stefani Bertuole Geórgia Nunes
15h30min - Coffee Break
16h às 18h - Processo Judicial Eleitoral – Aspetos Polêmicos
Palestrantes: Luiz Fernando Pereira e José Jairo Gomes

Fonte: Fabrício Severino.


Homenagem da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Imbituba), homenageia as Mães imbitubenses através da Mãe do ano, Priscila Freitas Espezim e seus filhos, Maria Eduarda e os trigêmeos Helena, Miguel e Vinicius. Orgulhoso está o pai do quarteto e marido da feliz Mamãe Priscila, Fabiano Francisco.


A turma aí da foto, o colunista, Nei e Eliane, Adriana e Géo, Pretta, Tânia e Pedro, Nany e Edson, os anfitriões que nos receberam sábado a noite em sua aconchegante residência com um gostoso MISTURADO, regado a cerveja, refrigerantes e um bom vinho, como a noite fria pedia. Foi aquele encontro e a turma já está pedindo bis.


Restaurante Marcão espera por você para uma noite especial a base de fruto do mar e os melhores cardápios da região, localizado na Avenida Beira Mar, com a direção do amigo Antônio Clésio Costa - Imbituba SC Tel: 3255-0064. 

Pescadores capturam mais de dez toneladas de tainha no Farol

A safra da tainha começou com tudo em 2016. Pescadores artesanais do Farol de Santa Marta capturaram nestes últimos três dias cerca de 15 toneladas do pescado. Um momento histórico para a comunidade. Somente na manhã desta terça-feira, dia 3, foram capturadas 10 toneladas de tainha num único cerco. No domingo foram duas e segunda-feira, dia 2, foram três toneladas. A safra da tainha abriu, oficialmente, no domingo, dia 1º, e já é motivo de comemoração. Está sendo uma das melhores safras da história, em Laguna. Grandes quantidades também foram pescadas em Garopaba, Imbituba e Praia dos Ingleses, em Florianópolis. Nesta época do ano a tainha sobre através de correntes marítimas vindas do sul, impulsionadas pelo vento sul, para desovar. É neste período que os pescadores concentram seus esforços na captura do pescado. A pesca da tainha é liberada a cada período diferenciado, conforme o tipo de rede, embarcação e classificação.
Saiba o período de liberação para cada um:
Pesca artesanal com rede de arrasto (canoa sem motor)
1º de maio a 31 de julho
Pesca artesanal com rede anilhada
15 de maio a 31 de julho
Pesca industrial
1º de junho a 31 de julho
Restrições à prática de surfe no Farol
Praticantes de surfe, bodyboard, kitesurf, windsurf, jet ski e outras modalidades aquáticas realizadas no mar, precisam ficar atentos às restrições nesta época do ano. Até o dia 15 de julho, temporada de pesca da tainha, fica proibida a prática desses esportes nos costões da Prainha do Farol de Santa Marta e Praia do Cardoso. Isso porque, nestas regiões ocorre a pesca de cerco com barcos. Nos costões de outras praias, como a Praia do Gi e Itapirubá por exemplo, não há restrições. Toda a Praia do Mar Grosso, Praia do Iró, Galheta, Gravatá e algumas outras também ficam liberadas. Em dias de ressaca, quando não há possibilidade de lançamento dos barcos ao mar, o surfe pode ser praticado livremente. Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Laguna.


Sobrinhos charmosos e lindos, Leandro Luciano Alano e Ketelin, de Tubarão fazendo uma visita surpresa a nossa coluna.


Maria Teresinha de Souza com o marido Alcir Ferreira, foi a aniversariante de ontem e para comemorar a data o casal foi até Nova Trento para também agradecer.

Visite o Taréco Automóvel de Imbituba e conheça as dezenas de veículos zero e semi novos e seja um dos concorrentes de um HB 20 no final do ano.

Projeto “Construindo Saberes” já atende 300 crianças

Escolas de Imbituba trabalham dificuldades de aprendizagem com jogos e brincadeiras
Ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem e aumentar o rendimento escolar, reduzindo o índice de reprovação. É isso que o Projeto “Construindo Saberes” tem feito nas escolas de Imbituba. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação já atende cerca de 300 crianças do 1º ao 5º ano com aulas de reforço no período contrário às aulas na escola. O projeto começou as atividades no ano passado e atua nas nove escolas do município, trabalhando a alfabetização e a aprendizagem de forma lúdica e divertida. Os alunos são encaminhados para o programa depois da avaliação de uma equipe de professores, para trabalhar dificuldades como leitura, escrita e raciocínio lógico. “Em sala de aula, o professor aplica os conteúdos de maneira coletiva. Com o reforço, conseguimos ajudar cada aluno individualmente. Assim, as crianças que têm alguma dificuldade conseguem acompanhar os colegas”, explica a coordenadora do programa, Nilcélia Lopes. Além de auxiliar na aprendizagem, o trabalho colabora para elevar a autoestima das crianças e estimular as relações sociais. Quem participa do projeto já vê esse resultado. É o caso da professora Vanderléia Virgínio, que dá aulas de reforço na Escola Municipal Belarminda de Souza Pires, na comunidade de Campestre. Segundo ela, as principais dificuldades dos alunos são as quatro operações matemáticas e a interpretação de texto. “Desde o início do projeto já tivemos um grande avanço. Mais da metade dos alunos alcançaram os objetivos das aulas. O trabalho com jogos e atividades manuais é fundamental, pois é no brincar que a criança aprende”, comenta. Todos os meses, as professoras realizam um encontro para contextualizar suas experiências e trazer novas ideias. Elas também participam de oficinas, em que produzem os materiais para utilizar nas aulas. São jogos e brincadeiras feitos, principalmente, com material reciclado. “Essa troca é importante, pois conseguimos identificar dificuldades nossas, propor novas maneiras de trabalhar e ter acesso a jogos e atividades que não conhecíamos”, destaca Vanderléia.O “Construindo Saberes” atende aos alunos duas vezes por semana em todas as escolas de Imbituba. Mais informações: Secretaria de Educação (48) 3255-4133.Fonte: Lorraine Amorim Corrêa.


Professora Sueli e radialista Osny Silva Filho, da Rádio 89.3 de Imbituba, curtindo um final de semana num dos lindos jardins da florida Curitiba.



Para aquecer esses dias de frio, fica uma dica da coluna, Ouça, O amor é Mais, com o Rei Roberto Carlos. 


Um comentário: