PONTE TERÁ MANUTENÇÃO ELÉTRICA - SEMANA ESTADUAL DA JUVENTUDE COM ATRAÇÕES PARA TODAS AS TRIBOS - TESTE DO PEZINHO PASSA A SER REALIZADO EM DEZ UNIDADES DE SAÚDE - VENCEDORA DO PRÊMIO MULHERES EM DESTAQUE - ENOGASTRONOMIA SEGUE ATÉ O FINAL DE SEMANA NA PRAIA DO ROSA - AGROPONTE COMEÇA A GANHAR FORMA - BARRA DE IBIRAQUERA REALIZA FESTIVAL DE INVERNO.

Ponte Anita Garibaldi em Cabeçuda, Laguna terá manutenção elétrica nesta quinta-feira.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) fará, nesta quinta-feira, dia 10, trabalhos de manutenção e melhorias no sistema elétrico que gerencia a iluminação do segmento estaiado da ponte Anita Garibaldi. As duas torres são iluminadas por 64 lâmpadas de LED (Light Emitting Diode, ou “diodo emissor de luz”) e são geridas por central eletrônica instalada na estrutura. Parte deste sistema apresentou problema na programação e, por isso, as luminárias da torre Norte não estão operacionais. Para a manutenção no segmento estaiado da ponte, ambas as pistas terão espaço restringido entre as torres. Das 9h30 às 18 horas desta quinta-feira, a faixa de rolagem da esquerda estará interrompida, para abrigar com segurança trabalhadores e equipamentos envolvidos no serviço. Com a finalização das atividades, o tráfego de veículos será liberado na plataforma. 
Em caso de chuva, a manutenção será cancelada e realizada em nova data. Ao longo das pistas da Ponte Anita Garibaldi foram instalados 182 postes de iluminação, com 64 pontos de luz no estaio. Cada unidade tem 12 metros de altura e foram instalados a cada 30 ou 36 metros, dependendo do tamanho do vão. As luminárias são equipadas com luzes de LED, com 275 watts de potência cada. Já as luminárias das torres foram afixadas nos 56 cabos de sustentação no centro da estrutura e oito pontos instalados nos cabos laterais. O Dnit/SC pede aos usuários da BR-101 Sul e demais rodovias federais catarinense que, em caso de danos em sistemas elétricos, subestações ou quadros de força de iluminação de pistas e obras de arte especiais, não se aproximem destes locais. O contato para comunicação de problemas no sistema elétrico da ponte Anita Garibaldi pode ser repassado pelo telefone 0800 6030 101. Fonte: Muriel Albonico / Dnit
Semana Estadual da Juventude tem atrações para todas as tribos.
Com o intuito de impulsionar e fortalecer as políticas públicas voltadas para a juventude catarinense, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Coordenadoria da Juventude realiza entre os dias 12 e 18 de agosto, a Semana Estadual da Juventude. O Governador Raimundo Colombo recebeu o convite para o evento das mãos do Coordenador Estadual da Juventude, Teilor Topanotti, juntamente com o secretário da pasta, deputado estadual Valmir Comin.  A programação aborda atividades direcionadas aos mais diferentes jovens, a todas as tribos. No primeiro dia do evento, o primeiro emprego vai pautar o papo sério das atividades que serão realizadas na cidade de São José. Mas, a caravana da juventude vai contar também com grafite e festival de hip hop. 
No domingo, o programa Fala Juventude vai tratar de saúde, trabalho, empreendedorismo social, escolhas, apoios, idéias. E as sugestões e participações das pessoas serão recebidas via email. A segunda-feira terá como foco a construção do Plano Estadual de Enfrentamento ao homicídio do jovem negro e pobre. Na terça, reúnem-se gestores municipais e conselheiros de juventude de todo o estado. Na quarta é a vez do encontro de jovens rurais e do mar do litoral catarinense. Na quinta os conselheiros estaduais da juventude serão recebidos pelo secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e na sexta haverá o lançamento do programa Identidade Jovem, na comunidade indígena de Ibirama. De acordo com o Coordenador, Teilor Topanotti, a missão é formular, elaborar, gerenciar e acompanhar programas em conjunto com outras secretarias de governo para que o desenvolvimento da identidade e a autonomia dos jovens sejam assegurados na construção de políticas públicas do Governo de Santa Catarina. Para o Secretário Comin, é preciso que os jovens sejam mais atuantes. “O jovem merece as ações voltadas a ele, pois a juventude representa uma parcela muito importante em nossa sociedade e estes eventos permitem que a interação seja ampliada. Com semanas dedicadas a eles, os jovens começam a se preocupar mais cedo com a busca por qualificação profissional, educação e por buscar o seu lugar ao sol”, resumiu ele. Fonte: Kênia Pacheco.
TESTE DO PEZINHO PASSA A SER REALIZADO EM DEZ UNIDADES DE SAÚDE.
Ter um filho saudável é o desejo de todos os pais. Para isso, é fundamental levar os bebês para fazer determinados exames, a exemplo do Teste do Pezinho, que pode detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas nos recém-nascidos. Ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o exame ajuda a diagnosticar e tratar precocemente doenças que afetam o desenvolvimento de crianças, uma delas a anemia falciforme, que é a forma mais grave da doença falciforme que acomete mais de 30 mil brasileiros. Em Imbituba, estava sendo realizado em apenas três Unidades de Saúde da Família (USFs) e agora, passa a ser oferecido, gratuitamente, em dez unidades: Policlínica, Vila Nova, Vila Nova Alvorada, Mirim, Nova Brasília, Alto Arroio, Araçatuba, Ibiraquera, Guaiuba e, em breve, Roça Grande. Para a secretária de saúde, Graciela Ribeiro, o objetivo é facilitar o acesso ao exame e as famílias que precisam levar os recém-nascidos para realizarem o teste. 
“A coleta dentro da unidade facilita o acesso ao serviço e a realização do exame dentro do período ideal, que é do terceiro até o quinto dia. Isso também contribui para a qualidade de vida das crianças, pois direciona para o tratamento precoce de doenças que podem trazer sérios problemas para o seu desenvolvimento mental e físico”, avalia. “Esse serviço também pode ser oferecido nas próprias unidades com agilidade, graças as subagências dos Correios que estão sendo mantidas pela administração municipal, já que os exames são enviados via correio para a Fundação Ecumênica de Apoio ao Excepcional (FEPE), em Curitiba (PR), onde são feitas as análises”, completa. A gerente de imunização, Joana Dias Melo, ressalta que os pais ou responsáveis precisam se conscientizar de que o Teste do Pezinho é de extrema relevância para a saúde dos bebês. “Os pais, cientes da importância do diagnóstico precoce, devem ficar atentos não só a realização do teste, mas ao acompanhamento e retirada do resultado. Caso os resultados estejam alterados, o laboratório entrará em contato imediato com a unidade onde a coleta foi realizada para que os profissionais de saúde façam a busca pela família. Se os pais já estão acompanhando, fica muito mais fácil e rápido. 
--------------------------------------------------
Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.
---------------------------------------------------
Uma segunda coleta de material será necessária para a realização de exames confirmatórios”, orienta a gerente informando que de janeiro a julho deste ano já foram realizados 243 testes. Para realizar o exame, basta levar o bebê em uma das dez unidades informadas acima, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Levar o cartão de vacina, cartão do SUS da mãe e da criança, o registro de nascimento ou DNV (declaração de nascidos vivos). O exame. O exame laboratorial, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Esse exame é popularmente conhecido como teste do pezinho, pois a coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê. O teste do pezinho é obrigatório por Lei em todo o Brasil e a simples atitude de se realizar o exame faz com que doenças causadoras de sequelas irreparáveis, no desenvolvimento mental e físico da criança, sejam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas. O diagnóstico precoce oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando a deficiência mental. Existem diferentes tipos de exames do pezinho. O Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu o Teste do pezinho, por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal, e que cobre a identificação de doenças como a Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Doenças Falciforme, Hemoglobinopatias Deficiência da Biotinidase Hiperplasia Adrenal Congênita. Importante. Não esqueça de buscar o resultado. Não se preocupe se tiver que repetir o exame. O teste do pezinho exige repetição para esclarecer o primeiro resultado, quando suspeito de normalidade ou quando o teste é realizado antes de 48 horas de vida. Um resultado normal, mesmo no teste ampliado, não afasta a possibilidade de outras doenças neurológicas genéticas ou adquiridas. O teste não diagnostica, por exemplo, a Síndrome de Down. Fonte: Tuliana Rosa
Jantar de Negócios destaca empreendedorismo feminino.
Vencedora do Prêmio Mulheres em Destaque 2017 na categoria Negócios, Rosane Souza da Ótica Nany, foi a palestrante da noite. O Núcleo de Mulheres Empresárias da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Mulher realizou nesta terça (8) mais uma edição do Jantar de Negócios. A convidada especial que compartilhou sua trajetória pessoal e profissional foi Rosane Souza, proprietária da Ótica Nany, vencedora do Prêmio Mulheres em Destaque 2017, na categoria Negócios. Cerca de 50 pessoas prestigiaram o evento realizado no Zoca Restaurante e Grill. A empresária, carinhosamente conhecida como Nany, apresentou um pouco de sua história empreendedora, contando momentos em que lutou contra as maiores dificuldades e também os momentos de virada, em que arriscou com coragem e perseverança para realizar seu sonho de ter uma ótica em Imbituba. “Sucesso não é o dinheiro. Sucesso é você ser feliz com aquilo que faz. O sucesso vem do trabalho, é o trabalho”, destacou Nany.  Para a coordenadora do núcleo, Fernanda Ramos, o evento foi um sucesso e uma ótima oportunidade de estreitar relacionamentos e compartilhar experiências. “Nos jantares conseguimos ouvir histórias inspiradoras de empresárias que já superaram dificuldades e hoje colhem os frutos do sucesso. Uma parte de nossa missão é contribuir para o crescimento pessoal, empresarial e social da mulher e este networking é fundamental para atingirmos este resultado”, afirma. Fonte: Emanuelle Alves Quirino de Alviz.
------------------------------------------
A Família Mari Pescados de Imbituba. Agradece clientes e colaboradores que vem a cada dia colaborando e ajudando no nosso aperfeiçoamento com o comércio de frutos do mar. É uma longa e árdua caminhada que nos faz acreditar que com passadas curtas e criatividades estamos chegando ao nosso objetivo que é fornecer frutos do mar em quantidade e qualidade. Aos nossos clientes em geral, um muito obrigado pelo carinho e preferência. Geremias, Mari e funcionários.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O melhor da enogastronomia na Praia do Rosa segue até o final de semana.
Evento consolidado, o Del Vino entrou na sua quarta edição reunindo gastronomia, vinhos e turismo na Praia do Rosa. A iniciativa do Núcleo de Turismo da Praia do Rosa da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Praia do Rosa, busca atrair turismo para o Rosa na baixa temporada, época perfeita para descansar a aproveitar tudo que a charmosa praia tem de bom, sem o agito do verão. O evento deste ano estreou na sexta (4), na pousada Vida, Sol e Mar, quando, como de costume, todos os dez restaurantes participantes do Del Vino, levaram pratos para degustação, além da participação das vinícolas participantes deste ano, entre elas a Chandon, do grupo LVMH. O Agosto Del Vino vai até o domingo de Dia dos Pais (12) com programação especial nos restaurantes participantes. Dia 10 de agosto Jantar harmonizado Del Vino Horário: 20:30 Local: Bistrô Pedra da Vigia Dia 11 de agosto Almoço harmonizado Del Vino Horário: 13:00 Local: Restaurante Mirador Jantar harmonizado Del Vino Horário: 20:30 Local: Restaurante Tigre Asiático Dia 12 de agosto Workshop com o enólogo François Hautekeur Horário: 11:00 Local: Restaurante Engenho do Mar Picnic Chandon & Engenho do Mar Horário: 14:00 Local: Vida Sol & Mar Ecoresort Palestra Baleia Franca Horário: 15:00 Local: Vida Sol & Mar Ecoresort Sunset em ritmo caribenho Horário: 17:00 Local: Restaurante Lua Marinha Fondue & Vinhos Horário: 20:30 Local: Refúgio do Pescador
Estrutura para a 7ª AgroPonte começa a ganhar forma.
Para que um grande evento seja realizado com sucesso o trabalho começa muito antes mesmo de ele iniciar. Exemplo disso é a montagem da estrutura da 7ª edição da AgroPonte, que já começou esta semana. Aproximadamente 30 mil metros quadrados de estrutura estão sendo preparados para receber todos os visitantes ao longo dos cinco dias de evento (de 16 a 20 de agosto), no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. “Como é uma estrutura gigantesca, temos que iniciar a montagem com certa antecedência, para que tudo ocorra bem durante o evento”, pondera do diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes. Ao todo, 150 expositores farão parte do evento, que tem se tornado referência no estado a cada edição. “A AgroPonte reúne em só lugar indústrias, concessionárias, distribuidores e representantes de máquinas; equipamentos e insumos para a agricultura e pecuária; além de produtores rurais de toda região. Esta é uma das marcas da feira, que traz para Criciúma e região o que há de melhor e mais moderno no setor”, explica Backes. A tradicional Feira e Exposição Estadual de Animais está confirmada e este ano chega à 5ª edição na AgroPonte. “Mais de 300 animais já estão confirmamos. 
A exposição é muito aguardada, assim como o 2º Leilão AgroPonte, que traz para o Sul catarinense um formato inovador, que proporciona venda direta do criador para o pecuarista de terminação”, acrescenta. Além disso, o espaço interno contará com praça de alimentação com restaurante e café colonial, mais uma maneira de unir o a cidade com os sabores do campo. “Queremos que quem visite a AgroPonte perceba o quanto a nossa agricultura é importante e é de qualidade o que, automaticamente, acabará movimentando ainda mais a economia da nossa região”, finaliza Backes. Entrada. Para ter acesso ao evento, será cobrado na bilheteria o valor de 5,00. No entanto, a organização da AgroPonte distribuiu 5 mil convites em toda a região. As pessoas que apresentarem o convite terão acesso gratuito. Horários: 16/08, quarta-feira: das 17h às 22h. Abertura oficial às 19h30 17/08, quinta-feira: das 14h às 22h 18/08, sexta-feira: das 14h às 22h. 19/08, sábado: das 10h às 22h. 20/08, domingo: das 10h às 18h. Fonte: Stephanie Barbosa Lemos.
Lições de vida: oito décadas de um neuropediatra são eternizadas pela Editora Unisul.
As histórias fantásticas de uma trajetória exemplar e a expressão da felicidade que o professor e neuropediatra do curso de Medicina da Unisul, Alvaro José de Oliveira, construiu há oito décadas, com a tenacidade e destemor de um grande médico, foram eternizadas pela Editora Unisul. Mais do que uma autobiografia de um avançado neuropediatra, profissional de ideias férteis, o livro ‘A Felicidade do pediatra da inovação’ evidencia a capacidade de superação dos indivíduos e a relevância no avanço do ensino médico para a humanização da assistência às crianças com necessidades especiais. A publicação do Dr. Álvaro está recheada de narrativas que resumem a vida, o espírito sacerdotal e os desafios do cidadão, do médico, do professor e de um sujeito que não teve medo de construir a sua felicidade e de investir tempo e conhecimento em sua profissão, cujos alicerces ajudaram a transformar a cultura da pediatria nacional e de milhares de crianças com necessidades especiais, a exemplo de sua filha Kika. Para o professor João Ghizzo Filho, coordenador do curso de Medicina da Unisul, do Campus Grande Florianópolis, o neuropediatra é um exemplo de que quando o ser humano é feliz, ele está em harmonia consigo mesmo e com os outros. “A felicidade faz parte da própria essência do ser humano. Professor Álvaro proporciona ao curso de medicina, aos colegas docentes e aos alunos, uma visão multidisciplinar, com a consciência de que a medicina precisa da integração e da versatilidade para abreviar respostas aos desafios que surgem constantemente”. 
--------------------------------------------
PRETTA PLÁCIDO: A Nossa Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 99139-1966. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.
--------------------------------------------
Para o coordenador do curso de Medicina, o professor Álvaro apostou na formação de novas gerações de médicos, aguçando suas consciências e na necessidade de humanizar a profissão (identificar-se com a família do paciente): “somos eternamente gratos ao Dr. Alvaro pelas suas lições de médico inteligente e de um incansável professor humilde em ouvir, aprender e sugerir”, sublinhou. Inúmeros amigos, familiares e autoridades estiveram presentes, dentre os quais, os professores Mauri Luiz Heerdt, Reitor da Unisul, Murilo Ronald Capella, Secretário Adjunto da Saúde do Estado de Santa Catarina, e Nelson Grisard, Presidente do Conselho Regional de Medicina, além do ex-Reitor da Unisul e ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Prof. Gerson Luiz Joner da Silveira, da Sra. Alice Kuerten, representando o Instituto Guga Kuerten, e das representações da Associação Catarinense de Medicina e da Fundação Catarinense de Cultura. O professor Mauri Luiz Heerdt reiterou em seu pronunciamento o orgulho para a Unisul no registro dessas oito décadas da trajetória do Dr. Alvaro e, especialmente, ao retratar a peculiaridade de quem jamais teve dúvidas sobre a direção e o caminho da felicidade (a sua e a dos seus pacientes). Fonte: Cilene Macedo.
Barra de Ibiraquera realiza 3º Festival de Inverno neste final de semana.
O Núcleo de Turismo da Barra de Ibiraquera e Região da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Barra realiza neste final de semana, dias 12 e 13 de agosto a 3ª Edição do Festival de Inverno da Barra de Ibiraquera. Para envolver visitantes e moradores os empresários preparam atrações culturais e descontos de 20% em hospedagens das pousadas nucleadas e pratos especiais. No Restaurante Tartaruga o prato promocional será “Pescada à Milanesa ao Molho de Camarão” e no Restaurante Zequinha será “Tainha Grelhada”. As atividades serão concentradas na tenda que será instalada na rua da lagoa, em frente à pracinha. Durante todo o final de semana estarão presentes produtores locais de artesanato e também a Kombi de cerveja artesanal da Terra Nova. Além disso brinquedos para crianças poderão ser aproveitados gratuitamente. O Projeto Baleia-Franca estará durante todo o dia com atividades interativas. Nos últimos anos o evento tem sido importante para incrementar o movimento na temporada de inverno. “Quem vier passar o final de semana na Barra terá atividades para toda a família, boas opões de gastronomia e hospedagem, além de poder observar as baleias-francas que estão dando show por aqui. A previsão é de tempo bom e estamos com a expectativa de aumentar em pelo menos 30% o movimento”, espera o coordenador do ACIM Barra, Kléber Marques. Mais informações no site www.barradeibiraquera.imb.br. Programação. Sábado, 12/8. 9h – Yoga na praia. 9h às 17h - Atividades do Projeto Baleia-Franca. 10h às 20h – Piscina de bolinhas e pula-pula gratuito para crianças. 14h30 – Demonstração de Salto de Paraquedas. 15h30 – Caminhada e condução ambiental com o Coletivo Taiá Terra 18h – Apresentação de Humor com Christian Ribeiro (Kiki) 20h – Brincadeira de Boi de Mamão. Domingo, 13/8. 10h às 15 – Atividades do Projeto Baleia Franca. 10h às 16h – Piscina de bolinhas e pula-pula gratuito para crianças.

0 comentários: